Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Selvagens, Um Sonho, Tornando-se Realidade

Diário de cultivo completo.
SELVAGENS, UM SONHO, TORNANDO-SE REALIDADE PARTE 1

Já faz algum tempo que venho tentando conseguir esporos limpos de cogumelos selvagens, abaixo está o resultado de muita luta!:cool:

Primeiramente agradeço a nossa poderosa mãe natureza por tudo, e é claro, agradeço a toda a família CM...

Bem, vou descrever aqui Passo a Passo a melhor forma que achei para adaptar a espécie Psilocbe Cubensis selvagem em ambiente artificial...Ainda estou aperfeiçoando e estudando, mas ai vai!:)

Raça/Strain: Psilocbe Cubensis(strain em desenvolvimento)
Fornecedor: Mãe Natureza!

:teo_seta_direita:Parte 1 Adquirindo esporos limpos

O cogumelo "Matriz" foi encontrado em seu ambiente natural crescendo em estrume de eqüino, suas características eram:
indisp.png
  1. 9,6cm de altura;
  2. chapéu bem aberto de 5,7cm (diâmetro);
  3. Sua estipe era relativamente grossa, 1,7cm;
  4. Bom esporulador;
  5. A psilocibina apresentou-se azul-esverdeada quando separei o chapéu do talo.
Higienizando o cogumelo
Não o limpei com água para não machucar as lamelas, peguei uma pinça(da minha irmã) esterilizei-a com álcool, e retirei todos os "verminhos" que pude, retirei pedaços de vegetais, etc.

FASE 1
OBTENDO ESPOROS
Os esporos foram retirados da maneira tradicional, em uma folha de papel limpo coloquei o chapéu com as lamelas viradas para baixo(é óbvio), um copinho foi colocado acima para que ele não perdesse muita água para o ambiente e para não cair seres indesejáveis...
Deixei por 24hs esporulando, neste período fiz dois carimbos bem escuros. Retirei o copo de cima, retirei o chapéu(o que eu fiz com a estipe e ele falo em outro tópico) e deixei os esporos secarem por 2hs... Guardei os dois prints em um Zip-Lock, limpo anteriormente com álcool. Nomeei os esporos como Psi-Cub1 pois tenho outros esporos selvagens aqui que também estou estudando...
A SERINGA DE ESPOROS
Sempre usei a Técnica da Sporeworks e a do CM, ambas descritas aqui na biblioteca do CM então não vou ficar falando muito sobre:rollees:...
Segui os procedimentos, guardei a seringa em um zip-lock para reidratar os esporos durante + ou - 24hs.
OS FRASCOS
Aconselho usar frascos pequenos, copinhos de 130mls de vidro.
Mas usei desta vez copos de Nutella, deve dar uns 220mls...
Como os esporos são selvagens, muitos contaminantes podem estar junto a eles, então utilizo estes copinhos só para inocular, use a lógica: Mais substrato mais risco de contaminação, menos substrato, menor as chances de contaminar.
O SUBSTRATO
De início pode se fazer um PF tradicional(estou estudando outros meios, menos propícios a contaminação), 1 copo de farinha de arroz integral, dois de vermiculita e 1 de água...Não vou ficar explicando como faz o meio(tem muitos tópicos explicando):p:, mas sempre misturo a água e a vermiculita antes de adicionar a farinha...Limpei a borda da boca dos copos com papel toalha seco e adicionei o SELO DE VERMICULITA. Cobri os copos com papel alumínio como descrito nas técnicas da biblioteca...
ESTERILIZANDO
Eu costumo esterilizar uns 50min, mas, tive melhores resultados com 1:30h de esterilização na pressão, em fogo baixo. Como os copos são baixinhos, coloquei-os em cima de dois panos, adicionei água até a base dos copinhos e segui todas as recomendações e passos descritas no CM.
INOCULAÇÃO
A inoculação foi simples, é só ter calma(mas seje rápido), tive certeza de que tudo esta bem estéril, inclusive eu mesmo..."inocule em quatro pontos eqüidistantes", Sempre usei Flambagem(coloque a agulha em chama até ela ficar vermelha, para que ela não passe contaminação de um copo para outro), só não exagerei na suspensão para não fazer uma piscina num copinho deste.
INCUBAÇÃO
Guardei os copinhos embrulhados em um saco plástico LIMPO, e coloquei-os em uma incubadora simples, lâmpada + pano para proteger os bolos da luz, + um timer velho que tenho aqui só para regular a temperatura que oscila entre24C a 30C.
MICÉLIO
O micélio deste meu selvagem "Psi-Cub1" aparece geralmente em 4 a 5 dias neste tipo de substrato e incubação,
o micélio apresentou-se de forma risomórfica com velocidade média de crescimento.
Os copos que apresentam micélio e contaminates eu faço um "rescue" ou "resgate"(nem sei se já existe algo assim) técnica que consiste em resgatar o micélio e inocula-lo como Spawn em outro tipo de substrato. Os copinhos colonizam rápido, quando estão a 100% colonizado eu faço spawns, para isso quebre os bolinhos em pequenos pedaços, eu faço isso em ambiente aberto, no meu quintal, e nunca tive problemas com contaminação, parto o micélio com um canivete limpo.
Os micélios que passam por rescue eu guardo separado dos campeões.
Depois, embrulhei em um plástico de PVC e deixei-os em temperatura de incubação por no máximo 1 dia(pode se deixar na geladeira por mais tempo).

FASE 2
SEGUNDO SUBSTRATO
Com os Spawns em mão você deve preparar um novo tipo de substrato eu uso uma mistura de esterco de eqüinos e bovinos secos. Peguei o necessário para meu filho(micélio), com uma pá de jardim eu pico o esterco em pequenos pedaços(quanto menor melhor), deixo então secando no Sol por horas para matar alguns seres indesejáveis, pegue o esterco misture BEM com pouca água, deixe úmido, eu sempre deixo o estrume no Sol por meia hora só para garantir que não vou ter problemas com água.
Pegue copos ou potes, de vidro ou de polipropileno de 200mls a 300mls, encha ¾ do copo, com esterco ÚMIDO, feche os copos com folhas de papel alumínio.
ESTERILIZAÇÃO(segunda vez)
Esterilizei o meio em pressão por 30min, e esperei a panela esfriar, blá blá blá...
INOCULANDO(Segunda vez)
A inoculação foi ainda mais simples, em cultivos anteriores percebi que o esterco tem menos chances de contaminar...peguei meus Spawns, furei a tampa de alumínio com uma caneta, e joguei em média 5 em cada copo, lacrei o buraco feito pela caneta com durex, coloquei mais uma tampa de alumínio em cima e sacudi para espalhar os spawns.
INCUBAÇÃO
Incubados novamente, os potes colonizam mais rapidamente(Spawn + Sacudida + Estrume).
Em 10 a 14 dias meus copos estavam 100% colonizados, não faço sacudidas freqüentes, só a da inoculação, mais fica a critério de vocês.

O TERRÁRIO
O meu terrário é assim: Caixa de isopor + argila expandida + Aquecedor de aquário + Termômetro + Água, a tampa fiz de vidro para poder aproveitar a luz Solar INDIRETA que bate em baixo da janela do meu quarto. Eu usava um aquecedor regulável + ele quebrou e estou usando um de 5 W. A temperatura regulo com a quantidade de água... Resultado consigo temperatura que oscila entre 20C a 25C, a umidade fica bem alta, as vezes pinga nos bolos(o que não é bom) mas nunca tive muitos problemas com isso.
indisp.png

ANIVERSÁRIO
Agora com os copos 100% colonizados e o terrário pronto, eu fiz diversas técnicas para aniversariar, Dunk and Roll é minha favorita para bolos, os meus potes in-vitro só dou um Dunk, com um dos bolos fiz um casing simples, dunkei um bolo, peguei um pote de margarina que foi apenas limpo, no fundo coloquei vermiculita seca e estéril no microondas, acima dela coloquei estrume estéril para teste, quebrei o bolo acima dele e deixei fechado com a própria tampa da margarina, por um dia na incubadora. No dia seguinte peguei mais vermiculita umedeci-a e esterilizei no microondas, esperei esfriar e cobri o micélio, que já estava crescendo. Coloquei tudo no terrário(nem todos foram no mesmo dia).
OS FRUTOS
Percebi que depois de +ou_ 10 dias os meus bolos, o meu in-vitro e meu mini-Casing começaram a frutificar não juntos(pois não foram no mesmo dia para o terrário). Percebi que em meus cultivos com "bosta", os cogumelos crescem maiores e mais largos(geralmente no segundo flush). Os raros bolos de 200mls PF que não contaminaram, geraram muitos frutos pequenos a médio, em 5 flushes... Todos os esporos obtidos foram selecionados pelas características gerais do fungo(micélio mais rápido, rizomorfismo, tempo do crescimento do "fruto", etc).
Na "bosta":
indisp.png
Flushes do Raro PF:
indisp.png

ESPOROS LIMPOS
Para concluir esta primeira parte do projeto(conseguir cogumelos maduros e esporos limpos), retirei os esporos limpos obtidos em condições artificiais e livre de contaminantes(espero), os esporos depositados em papel alumínio e guardados em um Zip-Lock limpo para dar continuidade ao projeto.
OBS: Todas as características desde a germinação foram e devem ser anotadas...
Agora, com esporos LIMPOS do selvagem Psi-Cub1, vou partir para a parte 2 do meu projeto, tentar com a ajuda de vocês, fazer uma nova linhagem deste cogumelo que me deu luz e foi tão importante para mim em minha primeira experiência, dedicada a todos vocês do CM que me deram apoio e conhecimento(direto e indiretamente) durante estes tempos de estudo micológico...Em um futuro nada distante vocês é quem vão dar o nome para a provável Linhagem....OBRIGADO Família CM...
Seguem mais algumas fotos deste projeto...
indisp.png

Aguardem...;)

Ah, e por favor, Comentem...
Novas Idéias são muito bem vindas!:D
E algumas dicas para os próximos passos são essenciais!:)
Cultivados secos em abril de 2007.jpg
 
Nao é possivel.
Você tá zuando...

aueuhaeuhae

Caramba que emoçao meu amigo.

Lindos frutos, OTIMAS anotaçoes e cara..

Hoje o dia foi especial mesmo.

qdo eu retomar o folego eu continuo.
 
Show de bola. Tb estou fazendo uns experimentos com Selvagens e em breve eu posto novidades.. :rolleyes:
 
Nao é possivel.
Você tá zuando...

aueuhaeuhae

Caramba que emoçao meu amigo.

Lindos frutos, OTIMAS anotaçoes e cara..

Hoje o dia foi especial mesmo.

qdo eu retomar o folego eu continuo.

Bem nada melhor do que um pouco de dedicação e estudo...
me apeguei aos selvagens pois alem de serem muito especiais, mais desafiadores, eu achei que daria muito trabalho para pedir uma Strain, então começei logo do difícil!
Mas acredite não foi de primeira que acertei, tive MUITOS problemas com contaminantes, falta de experiência e outros!
Mais valeu errando muito acabei aprendendo um pouco!:)
Puts eu não paro de colher a 1 mês meu terrário está lodado!!!!:)
Tá mó fila lá na incubadora:D!
Valeu a força Alienardo!
 
Show de bola. Tb estou fazendo uns experimentos com Selvagens e em breve eu posto novidades.. :rolleyes:

Que ótimo ver isso, a era SELVAGEM! huahauhauhauh
logo logo, teremos muitas linhagens CM!:D
Paz!
 
Figuraça, devo admitir que estou emocionada tb..
Muito lindo esse diario..
Putz cara, esses carimbos selvagens são de ouro pelo visto..
Parabens pela vitoria, to acompanhando aqui do outro lado do oceano..
Não deixa de ir postando mais fotos, que bom que vc conseguiu ativar conta pra poder postar..
Meus parabens mesmo..
E muito sucesso e felicidades te desejo...:)
 
hehehe Obrigado pela força linda!
Felicidades e sucesso para vc e seu esposo!
Bem os esporos selvagens são bem mágicos(tirei a prova pelo pai deles)!
é e são de ouro! mais não foi fácil transformar o chumbo em ouro(coisa de alquimísta)!
Paz
Mais
Felicidades!
 
Que figura hein?

Parabéns meu irmão estamos muito felizes, por aqui temos uns prints de selvagens da nossa região e sem dúvida seu diário será um bom caminho a seguir para quando for a hora de usá-los.....

Paz e Luz e muito sucesso em sua jornada.....
 
Dai figurinha, po velho, eu já tinha pensado em tirar esporos de selvagens, mas falaram que já estaria contaminado, vc provou ao contrário, parabéns, quando colher de novo nos campos vou tantar tirar alguns tbm para fazer testes (pesquisas) como vc, parabéns de novo pela iniciativa, continue neste caminho que para vc está iluminado...............:)

abração
 
Dai figurinha, po velho, eu já tinha pensado em tirar esporos de selvagens, mas falaram que já estaria contaminado, vc provou ao contrário, parabéns, quando colher de novo nos campos vou tantar tirar alguns tbm para fazer testes (pesquisas) como vc, parabéns de novo pela iniciativa, continue neste caminho que para vc está iluminado...............:)

abração
Digo ele nao provou que eles ESTAVAM limpos, mas que PODERIAM SER LIMPOS, através de um pouco de TRABALHO E DEDICAÇAO.
é diferente.
ele pegou um print sujo, inoculou em um meio,isolou material limpo, inoculoou em outro meio estéril, pra a partir dai , dem terrario, conseguir carimbos limpos de selvagens, que por acaso, edeve levar o nome que ele quiser, ou da fazenda aonde encontrou ou qualquer outro que ele queira.:D
 
Fala Figurinha

Parabéns pelo trabalho e dedicação!!!

Domar um selvagem não é assim tão fácil, sua persistência foi o elo que lhe trouxe sucesso!!!

Uma nova idéia: estude culturas líquidas, então você escolhe o melhor fruto do seu terrário, com o procedimento vc adquire um pedacinho de micélio vivo, e o cultiva nessa cultura líquida, sendo facilmente o inóculo para seus próximos cultivos com essa mesma strain. Faça diversos tipos de substratos e veja em qual melhor se adapta o micélio.

Belo trabalho, novamente parabéns!!!

segue firme!!:pos::pos::pos:
 
Fala Figurinha

Parabéns pelo trabalho e dedicação!!!

Domar um selvagem não é assim tão fácil, sua persistência foi o elo que lhe trouxe sucesso!!!

Uma nova idéia: estude culturas líquidas, então você escolhe o melhor fruto do seu terrário, com o procedimento vc adquire um pedacinho de micélio vivo, e o cultiva nessa cultura líquida, sendo facilmente o inóculo para seus próximos cultivos com essa mesma strain. Faça diversos tipos de substratos e veja em qual melhor se adapta o micélio.

Belo trabalho, novamente parabéns!!!

segue firme!!:pos::pos::pos:

Sir...
hauahuahuahuu
Estava pensando em técnicas de papelão a princípio, mais também, li muito sobre micélio em suspensão, Gostei da idéia pode funcionar..:pos:
Quanto ao substrato, é algo que quero deixar mais para o final!
Já tenho escrito muitos dos passos que darei(sempre planejo tudo), mas como sempre estes passos podem ser melhorados com a ajuda de novas idéias como está que vc me deu!:)
Valeu SIR....
 

Eu aguardava por este dia meu jovem!

Só tenho uma coisa a declarar: MINEIRO É FODA! :D

Minas Gerais marcando presença no CM !!


 
Fantástico!!

Seu diário está perfeito! parabénss pela experiência e pela perseverança!!!

muito obrigado por compartilhar!!!!

Paz e luz pra vc!!
abraços
 
Eu aguardava por este dia meu jovem!​


Só tenho uma coisa a declarar: MINEIRO É FODA! :D


Minas Gerais marcando presença no CM !!​

huahahuah Legal!!
Mas sou "nativo" de Sampa, moro aqui em Minas a alguns bons anos UAI!!!
 
Muito bom, sempre quis fazer isso e nunca tive como. Como vai chamar a strain? De onde ela é?
 
Grande projeto, selvagens são fantásticos. Espero postagens a respeito da potência dele no terrário. Parabéns, você é muito louco melo!
 
Esse não é uma figurinha é uma figuraça!!!rsrs
Pior é que eu estava pensando nisso esses dias, pensando se eu fizesse isso que nome eu daria a strain!!!rsrs
Abraço a todos!
 
sabe quando a gente faz aquela resposta linda e maravilhosa, mas quando aperta enviar resposta o forum responde: ESTA PAGINA NAO PODE SER EXIBIDA....
que bosta.
depois eu do um jeito de editar aqui e colocar tudo dinovo
poxa.. que bad esse erro.
 
Back
Top