Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segunda tentativa.

Diário de cultivo completo.
Olá galera, paz!

Sou muitíssimo novo no cultivo de cogumelos, nunca consumi, cultivei ou procurei cogumelos, lembro apenas de ter achado cogumelos quando criança, mas nem dei bola, moro na grande São Paulo e por aqui não é tal fácil achar algo natural, eu acho. :p

O titulo do tópico referece a o que vou começar a compartilhar com vcs aqui, pois a primeira tentativa, por mais que eu tenha feito "certo" não vingou, chegou a aparecer pontos de um matérial branco bem clarinho que parecia micélio, mas não vingou, parou no tempo, ficou quase um mês lá e não evoluiu.

Eu deixei essa primeira seringa que eu mesmo fiz pouco tem hidratando, não sei se foi isso, alias comprei os esporos A+ albino, pela NET então não sei o tempo que eles estava ali parado. Enfim, fiz tudo que achava que deveria fazer e não deu certo.

Lembrando que eu procuro deixar tudo sempre limpo e tals, mas não tenho glovebox nem nada do tipo, ainda.

Então vamos lá, essa segunda tentativa, minha seringa de esporos já esta a 4 dias na geladeira, nem sei se fiz certo em deixa-la tanto tempo, mas esta lá, esterilizada e enrolada em papel alumínio. Ontem 04/05 preparei meus bolos, fiz o substrato inicialmente da seguinte forma 4 partes de vermiculita 2 agua, e misturei, depois coloquei duas partes de farinha de arroz integral (peguei o arroz integral e moi ela no liquidificador), então fui acrescentando aos poucos a farinha de arroz a vermiculita úmida, quando terminei a gororoba, peguei um pouco e apertei para ver se estava úmida e não saiu nem uma gota de agua, nem a minha mao ficou molhada, então coloquei mais meio copo de agua (todas as medidas são feitas em copos americanos) e mesmo assim, nada de gota de agua nem espremendo mto rs, então coloquei mais meio copo de agua, ou seja, agora já são no total 3 copos de agua, e mesmo assim não saiu nenhuma gota, preferi parar por ai, pois dava para ver a olho nú que o substrato estava úmido, porem bem soltinho, dava vontade até de comer rsrs.

Então cobri os copos com papel alumínio e os leveis até a panela de pressão, onde ficou por 1hr e 30 minutos (depois de pegar pressão), isso já era 00i30 de hj (05/05), desliguei a panela e fui dormir, quando acordei hj de manha, abri a panela e viu tirando um por um e lacrando com fica isolante.

Ainda não inoculei os bolos, vou fazer isso daqui a pouquinho, estou torcendo mto que dê certo, espero que vcs possam ajudar um novato mto ansioso rs.

Ah, foram 6 copos americanos no total e minha seringa é de 20 ml.

Tem uma coisinha, eu fiz uma especie de encubadora, com uma caixa térmica, uma lampada incandescente de 60w e um dimmer, para manter a temperatura pelo menos estável, eu ainda não tenho termometro, mas a temperatura não fica mto alta e a lampada fica a uns 20 cm de distancia dos copos. E para garantir que a luz não iria atrapalhar eu fiz uma espécie de bolsa para os copos, na verdade eu enrolei os copos em papel alumínio 100%, queria que falassem sobre isso, pois nao vi em nenhum lugar se eu posso fazer isso, levando pela logica não teria problemas, já que os copos estão no escuro.
Depois eu tiro foto para melhor entendimento.

Por enquanto é isso galera, se tiverem alguma dica sobre a inoculação to aceitando rs, vou fazer isso daqui a pouco.

Grande abraço a todos vcs e desde já, mto obrigado.
 

Anexos

  • IMG_20150505_075205205.jpg
    IMG_20150505_075205205.jpg
    69.3 KB · Visualizações: 39
Obrigado a todos, estão ajudando bastante e as informações estão batendo...
Os 6 copos que inoculei dia 5/5 não aconteceu nada, mas pelo motivo que @Arcturus e @Mauricio disseram mesmo, eu fritei os esporos :(

Mas eu quis fazer um teste, então dia 9/5 eu peguei um copo com substrato e inoculei ele com a mesma seringa que inoculei os outros 6, porem não coloquei esse na estufa/encubadora, queria ter certeza que tinha esquentado de mais os esporos, então passou uma semana (semana de frio em São Paulo) e nada de aparecer Micélio, então dei um tempo, não havia descartado nenhum copo até então, peguei esse copo que estava separado coloquei lá junto com os outros 6 e desliguei a lampada e esqueci, deixa lá para serem descartados, porem nada fiz, antes de ontem, 29/05 fui descarta-los e para minha surpresa o copo que fiz de teste esta com 50% colonizado, fiquei Mto feliz, Mto mesmo, isso quase fez eu fazer merda, pq voltou a esfriar nesse dia e então eu liguei a lampada para mante-los aquecidos, porem deixei Mto quente, durante um dia, ai fui ver e quase chorei, o copo esta mto Mto quente, então baixei a luz, deixei bem fraquinha mesmo, da para segurar a lampada sem queimar a mao, e fiz um contorno em todo o Micélio que estava no copo para ver se ele iria continuar crescendo depois da burrice que fiz, bom, para minha alegria, a caixa esta com uma temperatura bem agradável e o micélio esta se desenvolvendo bem rápido, acho que certa de 2mm por dia ou mais :D

Porem vejam como eu fiz esse copo que esta se desenvolvendo:
Eu não triturei a arroz, alias respondendo a pergunta @Mauricio, eu não trituro o arroz a esse ponto, mas é inevitalvel se criar um pouco de pó de arroz. Enfim, dessa vez quis inventar e cozinhei o arroz antes, na minha cabecinha ficaria maia fácil do esporos se alimentarem do arroz cozido Haha, foi a única coisa que fiz diferente.

Sobre a qualidade dka esporos, eles aparentam estarem saudáveis, pq surgiu micélio na minha primeira tentativa, porem eu descartei achando que estava demorando, isso pq não se passou nem duas semanas, mas um vez fiz besteira, e agora de nv ele esta se desenvolvendo, e se desenvolveria nos outros copos se eu não tivesse passado de 50°C com a lampada... :/

Vou colocar uma foto aqui para vcs verem a colonização. (a canetinha azul foi a marcacao que fiz a dois dias atrás)

Obrigado à todos
 

Anexos

  • IMG_20150531_101458124.jpg
    IMG_20150531_101458124.jpg
    48.1 KB · Visualizações: 30
O arroz parece muito cozido ou muito úmido, esta grudado nas paredes do copo, é bem provável que não chegue a colonizar essas partes grudadas dai quando você sacar o bolo contaminara.
 
Paz irmão!
Estou mto feliz :)
Dia 04/06, eu descartei os meus 6 bolos que não deram resultados nenhum, e fiz mais e bolos, inoculei eles com a mesma seringa que inoculei todos os outros, um deles, depois de dois dias esta surgindo uma nuvem branca bem fininha, acho que é micélio :D, mas não estou com pressa, to de boa, sei lá, mas vai me surpreender uma serinaga guarda (sem mtos cuidados) dentro da geladeira funcionar por um mês funcionar, mas de boa, sem pressa.

Já o meu outro copo, o ultimo que falei, que fiz o teste com arroz cozido e o nosso amigo @Arcturus disse que iria contaminar devido a partes não colonizadas (acho que era isso) me fe pensar em uma solução, então pensei, "bom, ele só pode contaminar se entrar em contato com contaminantes, e essas partes não colonizadas estão realmente muito grudadas, então vou desgruda-las sem deixar contaminar" Pensei em fazer isso numa glove box, mas ai pensei melhor e resolvo soltar o bolo dentro do copo mesmo e ver se ele consegue colonizar as partes que antes estavam grudadas na parede do copo, então peguei o copo e virei, achando que iria soltar o bolo haha (inocente), entao dei umas pancadas no fundo do copo com a mao e nada, tive que bater com um sapato no fundo do copo kkkk ai ela soltou, então deixei ele guardado de cabeça para baixo, e estou feliz pq esta funcionado mto bem, o micélio esta ficando mais espeço e tomando conta Aeeee (acho que isso é bom)

Segue fotos para o pessoal!

Ah estou pensando em fazer um terrário de pet de 3 litros, como vi aqui, pq estou sem dinheiro, o que acham?

obrigado a todos pela dicas e todo p conteúdo do forum :)
Acho que logo chegará a minha hora de experimentar a experiencia magica. Já estou me preparando :)

obs: as fotos ficaram ruins, eu acho, devido a baixa qualidade da câmera do celular...
 

Anexos

  • IMG_20150607_095839587.jpg
    IMG_20150607_095839587.jpg
    49.1 KB · Visualizações: 27
  • IMG_20150607_095941838.jpg
    IMG_20150607_095941838.jpg
    47.9 KB · Visualizações: 28
Já o meu outro copo, o ultimo que falei, que fiz o teste com arroz cozido e o nosso amigo @Arcturus disse que iria contaminar devido a partes não colonizadas (acho que era isso) me fe pensar em uma solução, então pensei, "bom, ele só pode contaminar se entrar em contato com contaminantes, e essas partes não colonizadas estão realmente muito grudadas, então vou desgruda-las sem deixar contaminar" Pensei em fazer isso numa glove box, mas ai pensei melhor e resolvo soltar o bolo dentro do copo mesmo e ver se ele consegue colonizar as partes que antes estavam grudadas na parede do copo, então peguei o copo e virei, achando que iria soltar o bolo haha (inocente), entao dei umas pancadas no fundo do copo com a mao e nada, tive que bater com um sapato no fundo do copo kkkk ai ela soltou, então deixei ele guardado de cabeça para baixo, e estou feliz pq esta funcionado mto bem, o micélio esta ficando mais espeço e tomando conta Aeeee (acho que isso é bom)

Ah estou pensando em fazer um terrário de pet de 3 litros, como vi aqui, pq estou sem dinheiro, o que acham?

Já fiz procedimentos para separar substratos não colonizados e também em contaminados, a diferença era o local de manipulação dos bolos. Mas nunca tentei forçar o micélio a devora-lo.

Quando o bolo por motivo de umidade ou outros não conseguia terminar a colonização eu pegava os bolos e separava partes colonizadas das não colonizadas, dependendo da quantidade de área colonizada você pode frutificar como bolo mesmo ou pode dar uma quebrada no bolo (em partes não muito pequenas) e montar um casing.
Os bolos que estavam colonizando bem e no meio do processo contaminam eu separava as partes colonizadas das contaminadas, e preparava um outdoor OU utilizava para inocular substrato pasteurizado. (foi assim que comecei a domesticação de um selvagem em 2006).

Sobre o congelamento dos esporos, pode sim afetar a viabilidade, mas há relatos de que alguns esporos ainda podem sobreviver ao congelamento!

Quando o bolo terminar de colonizar (se terminar), mantenha-o na incubadora por mais um ou dois dias extras, isso vai garantir uma colonização mais profunda das partes recém colonizadas, isto ajuda a evitar contaminações que costumam ocorrer no dunk.

Como pretende montar o terrário de garrafa? você precisa pensar na maneira para troca gasosa e ainda sim manter a umidade suficiente. Já frutifiquei bolos em garrafa, mas casing são menos exigentes nestes terrários improvisados (pelo menos na experiência que tive).

Boa sorte e boas vibrações VitMellado!
 
Última edição:
kkkkkk VitMellado haha
Valew pelas energias @figurinha.
Sobre o terrário, tem uns manuais aqui, e parece que o pessoal gostou, mas é só para esse bolo, eu acredito que vá da certos, tem mais 3 copos, mas acha que só vai colonizar daqui um mês e olhe lá, se o clima ajudar haha.

Obrigado e paz!
Estou mto contente, poia estou confiante.
Preciso apenas ler um pouquinho mais sobre dunk, ai já eras ;)
 
1 - Os carimbos de albinos verdadeiros são de esporos brancos, então só podem serem vistos contra um fundo escuro. Mas as strains chamadas pelos cultivadores de "albinas" incluem algumas que são na verdade leucísticas, quer dizer, o corpo do cogumelo tem cor branca, mas eles podem produzir pigmentos, ao contrário dos albinos, e assim depositam esporos escuros, que podem serem vistos contra um fundo branco.

@Ecuador me ajuda aqui, eu comprei esporos que o vendedor me disse ser A+ Albino, porem os esporos são pretos, logo não são verdadeiros albinos? É isso? Fui enganado?

Como saber agora a Strain que estou cultivando?
 
@Ecuador me ajuda aqui, eu comprei esporos que o vendedor me disse ser A+ Albino, porem os esporos são pretos, logo não são verdadeiros albinos? É isso? Fui enganado?

O A+ albino na verdade é leucístico, ou seja: https://teonanacatl.org/wiki/leucistico/

Sobre essa strain você pode ler aqui: https://teonanacatl.org/repositorio/a-albino.169/


Como saber agora a Strain que estou cultivando?

Só confiando em quem te enviou os esporos.
 
Como saber agora a Strain que estou cultivando?
Você pode pedir para um laboratório de biologia molecular fazer uma comparação genética, mas para isso você vai precisar de uma amostra da variedade que você tem 100% de certeza para poder comparar. :hilario:
 
Última edição:
O A+ albino na verdade é leucístico, ou seja: https://teonanacatl.org/wiki/leucistico/

Sobre essa strain você pode ler aqui: https://teonanacatl.org/repositorio/a-albino.169/




Só confiando em quem te enviou os esporos.

Entendo :)
Mto obrigado, entao se eles nascerem bancos (não necessariamente 100%) eu posso considera-los A+ Albinos e ai não fui enganado RS.
vlw

Você pode pedir para um laboratório de biologia molecular fazer uma comparação genética, mas para isso você vai precisar de uma amostra da variedade que você tem 100% de certeza para poder comparar. :hilario:

haha, deixa, ai é mto trabalho!
 
Entendo :)
...entao se eles nascerem brancos (não necessariamente 100%) eu posso considera-los A+ Albinos e ai não fui enganado
Sim, se desenvolverem chapéu pálido, são da variedade chamada A+ Albino.
 
Olá amigos!
Desculpe-me se estou usando esse espaço para essa duvida, eu procurei no forum, mas não encontrei o que eu procuro, se alguem poder me indicar o lugar onde estiver essa informação sou grato. É mto simples a minha duvida:

A Psilocibina é encontrada igualmente em todo o cogumelo? Ou mais no chapéu ou mas na estipe?

Obrigado à todos!
 
Olá amigos!
A Psilocibina é encontrada igualmente em todo o cogumelo? Ou mais no chapéu ou mas na estipe?
aehahaeu mas que dúvida estranha cara (comer o cogumelo inteiro parece mais fácil do que responder a esta pergunta), faça o teste, coma 2g de chapéu (seco) e em outra ocasião 2g de estipe (seca), e nos mostre os resultados do seu experimento! :)
 
Última edição:
A Psilocibina é encontrada igualmente em todo o cogumelo? Ou mais no chapéu ou mas na estipe?


Nas duas espécies mais coletadas e cultivadas por aqui (Psilocybe cubensis e Panaeolus cyanescens) os princípios ativos são encontrados em todo o cogumelo. Em cubensis a concentração é ligeiramente maior no chapéu, pelo menos conforme o artigo do link abaixo, que diz:

"The psilocin/psilocybin contents in Psilocybe cubensis were in the range of 0.14–0.42%/0.37–1.30% in the whole mushroom (0.17–0.78%/0.44–1.35% in the cap and 0.09–0.30%/0.05–1.27% in the stem), respectively."


Veja que conforme o mesmo artigo nos pans cyans não parece haver uma diferença tão grande entre o chapéu e a haste.

"The hallucinogenic alkaloids in Copelandia were 0.43–0.76%/0.08–0.22% in the whole mushroom (0.64–0.74%/0.02–0.22% in the cap and 0.31–0.78%/0.01–0.39% in the stem)."


De qualquer modo a diferença entre chapéu e haste é muito pequena para se pensar em aproveitar somente uma parte do cogumelo.


O artigo pode ser encontrado no tópico Análise morfológica e química dos cogumelos mágicos no Japão.
 
aehahaeu mas que dúvida estranha cara (comer o cogumelo inteiro parece mais fácil do que responder a esta pergunta), faça o teste, coma 2g de chapéu (seco) e em outra ocasião 2g de estipe (seca), e nos mostre os resultados do seu experimento! :)

haha, valeria o teste. :p

Nas duas espécies mais coletadas e cultivadas por aqui (Psilocybe cubensis e Panaeolus cyanescens) os princípios ativos são encontrados em todo o cogumelo. Em cubensis a concentração é ligeiramente maior no chapéu, pelo menos conforme o artigo do link abaixo, que diz:

"The psilocin/psilocybin contents in Psilocybe cubensis were in the range of 0.14–0.42%/0.37–1.30% in the whole mushroom (0.17–0.78%/0.44–1.35% in the cap and 0.09–0.30%/0.05–1.27% in the stem), respectively."


Veja que conforme o mesmo artigo nos pans cyans não parece haver uma diferença tão grande entre o chapéu e a haste.

"The hallucinogenic alkaloids in Copelandia were 0.43–0.76%/0.08–0.22% in the whole mushroom (0.64–0.74%/0.02–0.22% in the cap and 0.31–0.78%/0.01–0.39% in the stem)."


De qualquer modo a diferença entre chapéu e haste é muito pequena para se pensar em aproveitar somente uma parte do cogumelo.


O artigo pode ser encontrado no tópico Análise morfológica e química dos cogumelos mágicos no Japão.

Entendi, obrigado pela explicação. :l




Galera, mta umidade???



E qual o problema de mta umidade, tipo pode estar a 98%, ao meu ver 100% de umidade seria ele mergulhado na agua, certo?

Estou pensando em usar uma especie de umidificador, mas ele ficaria o tempo todo ligado, ele pulverizaria agua dentro do terrário, a própria agua do fundo, para não correr o risco de contaminar, ele ficaria circulando essa agua lá dentro, e ao mesmo tempo injetaria ar filtrado, mas como eu disse, o tempo todo...
 
Última edição por um moderador:
Não vi o vídeo, mas me parece que tem um pouco de excesso de água no fundo. O ideal, até onde sei, é água até a metade da altura das bolotas de argila, sem deixar nenhuma fora da água. :)
 
Não vi o vídeo, mas me parece que tem um pouco de excesso de água no fundo. O ideal, até onde sei, é água até a metade da altura das bolotas de argila, sem deixar nenhuma fora da água. :)

Eu vou usar um umidificador, por essa razão não irei usar a argila expandida, ao meu ver fica meio redundante, apenas a agua no fundo, pois o esquema que vou fazer vai ficar reutilizando a mesma agua (pulverizando dentro do terrário a agua do fundo), mas peço que me informe caso eu esteja fazendo alguma coisa errada.

E outra, já tenho um bolo 100% colonizado, até quando ele pode esperar dentro do copo antes de ir para o terrário?

Paz, pessoal!
 
Eu vou usar um umidificador, por essa razão não irei usar a argila expandida, ao meu ver fica meio redundante, apenas a agua no fundo, pois o esquema que vou fazer vai ficar reutilizando a mesma agua (pulverizando dentro do terrário a agua do fundo), mas peço que me informe caso eu esteja fazendo alguma coisa errada.

E outra, já tenho um bolo 100% colonizado, até quando ele pode esperar dentro do copo antes de ir para o terrário?

Paz, pessoal!

Espere uns 2 a 3 dias e pode aniversariar!
 
Galera, boa tarde...
Com dois copos americanos eu fiz o casing da foto, e coloquei em um terrário super improvisado, que fica pulverizando agua com a ajuda de um aparelho de inalação caseiro, a humidade no ar fica em torno de 75 e 80 %, mas como a agua é pulverizada para o alto o casing fica sempre bem humido, tanto que eu achei mais seguro fazer uns furos embaixo para a agua escorrer, temperatura entre 24 e 26 °C, olhem por favor, e vejam se eles se apresentam saudaveis, tentem observar que tem um pequenininho atrás do maior que ele esta estranho, esta com a ponta meio que descascando, soltando o chapéu, o que pode ser?

IMPORTANTE: Aconteceu um acidente enquando eles ainda eram pins, o meu terrário inundou com agua da rua (a mesma agua que é pulverizada, ou seja agua não esterilizada, fornecida pela concessionaria de abastecimento do meu estado SABESP), o casing ficou totalmente encharcado, mto molhado mesmo, resolvi o problema e observei se eles iriam parae de se desenvolver, as fotos prova que nao, mas sera que eles possam estar contaminados? Ou possam se tornar venenosos?

Mto Obrigado pela atenção de todos, vcs são de mais!

Abraços e paz
 

Anexos

  • IMG_20150712_122607967.jpg
    IMG_20150712_122607967.jpg
    80.2 KB · Visualizações: 30
  • IMG_20150712_121903919.jpg
    IMG_20150712_121903919.jpg
    84.9 KB · Visualizações: 31
  • IMG_20150712_122548587.jpg
    IMG_20150712_122548587.jpg
    76.4 KB · Visualizações: 24
Back
Top