Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segunda tentativa.

Diário de cultivo completo.
Olá galera, paz!

Sou muitíssimo novo no cultivo de cogumelos, nunca consumi, cultivei ou procurei cogumelos, lembro apenas de ter achado cogumelos quando criança, mas nem dei bola, moro na grande São Paulo e por aqui não é tal fácil achar algo natural, eu acho. :p

O titulo do tópico referece a o que vou começar a compartilhar com vcs aqui, pois a primeira tentativa, por mais que eu tenha feito "certo" não vingou, chegou a aparecer pontos de um matérial branco bem clarinho que parecia micélio, mas não vingou, parou no tempo, ficou quase um mês lá e não evoluiu.

Eu deixei essa primeira seringa que eu mesmo fiz pouco tem hidratando, não sei se foi isso, alias comprei os esporos A+ albino, pela NET então não sei o tempo que eles estava ali parado. Enfim, fiz tudo que achava que deveria fazer e não deu certo.

Lembrando que eu procuro deixar tudo sempre limpo e tals, mas não tenho glovebox nem nada do tipo, ainda.

Então vamos lá, essa segunda tentativa, minha seringa de esporos já esta a 4 dias na geladeira, nem sei se fiz certo em deixa-la tanto tempo, mas esta lá, esterilizada e enrolada em papel alumínio. Ontem 04/05 preparei meus bolos, fiz o substrato inicialmente da seguinte forma 4 partes de vermiculita 2 agua, e misturei, depois coloquei duas partes de farinha de arroz integral (peguei o arroz integral e moi ela no liquidificador), então fui acrescentando aos poucos a farinha de arroz a vermiculita úmida, quando terminei a gororoba, peguei um pouco e apertei para ver se estava úmida e não saiu nem uma gota de agua, nem a minha mao ficou molhada, então coloquei mais meio copo de agua (todas as medidas são feitas em copos americanos) e mesmo assim, nada de gota de agua nem espremendo mto rs, então coloquei mais meio copo de agua, ou seja, agora já são no total 3 copos de agua, e mesmo assim não saiu nenhuma gota, preferi parar por ai, pois dava para ver a olho nú que o substrato estava úmido, porem bem soltinho, dava vontade até de comer rsrs.

Então cobri os copos com papel alumínio e os leveis até a panela de pressão, onde ficou por 1hr e 30 minutos (depois de pegar pressão), isso já era 00i30 de hj (05/05), desliguei a panela e fui dormir, quando acordei hj de manha, abri a panela e viu tirando um por um e lacrando com fica isolante.

Ainda não inoculei os bolos, vou fazer isso daqui a pouquinho, estou torcendo mto que dê certo, espero que vcs possam ajudar um novato mto ansioso rs.

Ah, foram 6 copos americanos no total e minha seringa é de 20 ml.

Tem uma coisinha, eu fiz uma especie de encubadora, com uma caixa térmica, uma lampada incandescente de 60w e um dimmer, para manter a temperatura pelo menos estável, eu ainda não tenho termometro, mas a temperatura não fica mto alta e a lampada fica a uns 20 cm de distancia dos copos. E para garantir que a luz não iria atrapalhar eu fiz uma espécie de bolsa para os copos, na verdade eu enrolei os copos em papel alumínio 100%, queria que falassem sobre isso, pois nao vi em nenhum lugar se eu posso fazer isso, levando pela logica não teria problemas, já que os copos estão no escuro.
Depois eu tiro foto para melhor entendimento.

Por enquanto é isso galera, se tiverem alguma dica sobre a inoculação to aceitando rs, vou fazer isso daqui a pouco.

Grande abraço a todos vcs e desde já, mto obrigado.

Anexos

• IMG_20150505_075205205.jpg
    IMG_20150505_075205205.jpg
    69.3 KB · Visualizações: 39
Talvez essa demora no crescimento do micélio seja para que trabalhes uma importante virtude, a PACIÊNCIA
Essa dai tem que ser bem preparada é pra trip mesmo, por que na hora que o bicho pega não tem pra onde correr, nem sai, muito menos passa rápido, so resta manter a calma, consciência, beber agua e esperar o organismo eliminar. Veja bem 6-8 horas não são 6-8 minutos :cautious:.

Última edição:
Essa dai tem que ser bem preparada é pra trip mesmo, por que na hora que o bicho pega não tem pra onde correr, nem sai, muito menos passa rápido, so resta manter a calma, consciência, beber agua e esperar o organismo eliminar. Veja bem 6-8 horas não são 6-8 minutos :cautious:.

Para isso eu estou Mto tranquilo, a falta de paciência não é assim como parecer ser, é que sou Mto lógico e ai as coisas me incomodam, tipo, pq fiz exatamente tudo igual ao fulano e o dele surgiu micélio em 4 dias e o meu já tem 9 e nada??
Mas ai paro e penso, sei que é uma coisa cheia de variáveis, inclusive as energias e tals.

Para a trip, eu ainda não estou preparado, tanto que não estou com pressa para usar, mas sim para ver os mellos crescendo, entende?

Estou em paz, e agradeço a todos pelo apoio... :)

10 dias :(
Vcs acham que devo espera mais?
A temperatura na minha em casa gira em torno de 20 graus, os copos estam gelados.
O que sera que esta acontecendo?
Vcs acham que deixei Mto tempo a seringa na geladeira? Ah, eu deixei a seringa perto da parede de trás da geladeira, tem a Parte que esfria mais, mas minha mae mexeu lá e enconstou a seringa nessa paredinha, e congelou um pouco a agua da seringa, isso mata os esporos?
Pessoas, me ajudem, eu estou pesquisando Mto, e não fiz aparentemente nada de errado, talvez tenha esquentado Mto os copos na estufa que fiz, foi a única coisa diferente que fiz...
E não tem sinal de contaminação nada, é como se eu tivesse colocado só agua lá nos copos...
Não estou desanimado, mas não queria ficar esperando por algo que não vai vingar...

10 dias :(
Vcs acham que devo espera mais?
A temperatura na minha em casa gira em torno de 20 graus, os copos estam gelados.
O que sera que esta acontecendo?
Vcs acham que deixei Mto tempo a seringa na geladeira? Ah, eu deixei a seringa perto da parede de trás da geladeira, tem a Parte que esfria mais, mas minha mae mexeu lá e enconstou a seringa nessa paredinha, e congelou um pouco a agua da seringa, isso mata os esporos?
Pessoas, me ajudem, eu estou pesquisando Mto, e não fiz aparentemente nada de errado, talvez tenha esquentado Mto os copos na estufa que fiz, foi a única coisa diferente que fiz...
E não tem sinal de contaminação nada, é como se eu tivesse colocado só agua lá nos copos...
Não estou desanimado, mas não queria ficar esperando por algo que não vai vingar...
cara, se olhares meu segundo diário, um dos copos só começou a mostrar sinais de micélio depois de duas semanas.

Essa temperatura esta muito baixa, tente pelo menos elevar a temperatura pra os 23°. Em relação ao congelamento matar os esporos nunca vi nada a respeito.

cara, se olhares meu segundo diário, um dos copos só começou a mostrar sinais de micélio depois de duas semanas.

Entao não vou mexer, vou esperar o meu termômetro chegar, arrumar a temperatura e espera umas 2 semana, se ai não aparecer nada ai vou refazer tudo... Vlw pelo apoio, Faceiro.

Acho que tá meio frio pra a colonização...
Tá frio assim dentro de casa? :eek:

Esta sim, eu acho né, lá fora estava uns 22, então aqui dentro deve estar maia gelado, minha casa é mto fria.

obrigado, SRgreen.

Essa temperatura esta muito baixa, tente pelo menos elevar a temperatura pra os 23°. Em relação ao congelamento matar os esporos nunca vi nada a respeito.

Arcturus, Blza?
Que bom que nunca ouviu falar sobre matar os esporos congelados, mas acho que matei eles queimados kkkk, se vc for ver eu tenho uma "estufa", mas não tenho termômetro, acho que consigo elevar a temperatura em até uns 60°C, mas como não tenho termometro não consigo saber, entendeu?! :/
Obrigado pela ajuda.

O mais preocupante pra mim foi a temperatura chegar em 40 graus. Não sei por quanto tempo isso aconteceu, mas os esporos são sensíveis ao excesso de calor...
Eu tenho uma incubadora de isopor parecida com a sua com uma lâmpada de 25W com dimmer. Raramente fica no máximo e aqui faz frio também. Em caso de clima frio o termômetro é essencial, eu tento manter a minha em 25 a 29 graus. Sugiro aguardar o termômetro e, na dúvida, deixar desligada a lâmpada por enquanto para não torrar seu cultivo ;). Estou na torcida, um abraço e boa sorte!

O mais preocupante pra mim foi a temperatura chegar em 40 graus. Não sei por quanto tempo isso aconteceu, mas os esporos são sensíveis ao excesso de calor...
Eu tenho uma incubadora de isopor parecida com a sua com uma lâmpada de 25W com dimmer. Raramente fica no máximo e aqui faz frio também. Em caso de clima frio o termômetro é essencial, eu tento manter a minha em 25 a 29 graus. Sugiro aguardar o termômetro e, na dúvida, deixar desligada a lâmpada por enquanto para não torrar seu cultivo ;). Estou na torcida, um abraço e boa sorte!

Haha então veja só, a minha lampada é de 100W com dimmer, deixei ela na metade, esquentou mtooo, a deixei bem fraquinho, e mesmo assim derreteu o bucal da lampada que era de plastico, e agora não está mais funcionando... kkkk
Então bem provável que eu tenha matado os esporos :(

Caso eu tenha matado os esporos, eu posso esterilizar de nv esses bolos e inocula-los de nv?

Obrigado, amigo.
abraços

Haha então veja só, a minha lampada é de 100W com dimmer, deixei ela na metade, esquentou mtooo, a deixei bem fraquinho, e mesmo assim derreteu o bucal da lampada que era de plastico, e agora não está mais funcionando... kkkk
Então bem provável que eu tenha matado os esporos :(

Caso eu tenha matado os esporos, eu posso esterilizar de nv esses bolos e inocula-los de nv?

Obrigado, amigo.
abraços

Olha, até pode, mas sabe né, é meio que "fazer aquele servicinho" :cautious:, mas se tiver com disposição, manda ver. Mas lembre que esterilizar novamente os copos pode acabar por secando o substrato.

Muito cuidado com essas parafernálias eletrônicas, podem ocasionar incêndios ou lhe machucar seriamente.

Olha, até pode, mas sabe né, é meio que "fazer aquele servicinho" :cautious:, mas se tiver com disposição, manda ver. Mas lembre que esterilizar novamente os copos pode acabar por secando o substrato.

Muito cuidado com essas parafernálias eletrônicas, podem ocasionar incêndios ou lhe machucar seriamente.

Então se não der certo, irei refazer tudo fo zero, também acho melhor.

E sobre incêndios e me machucar, não se preocupem, tenho um certo conhecimento, tanto que até sabia que iria dar no que deu, mas era o que tinha em maos, também sabia que não passaria de onde passou, a única preocupação mesmo era não saber a temperatura que estava...

Obrigado.

Sem termômetro? Sem problemas. O melhor jeito de medir a temperatura de incubação que eu conheço:

Ponha a mão dentro da incubadora.

Está frio? Então está frio para os cogumelos, também.
Está confortável (nem quente nem frio)? Então está bom.
Está calor? Então provavelmente está muito quente.

A temperatura de incubação é muito parecida com o que é confortável para nós (na faixa dos 22 ~ 26 °C).

Eu não uso aquecedor na incubadora, apenas deixo os potes dentro de uma caixa de papelão, agrupados igual pintinhos.
Não tive problemas até uma temperatura ambiente de uns 15 °C. Dentro da caixa fica mais ameno, provavelmente uns 18 °C, e os bolos ficam "quentes" ao toque.
Abaixo disso a colonização vai parando, mas volta quando a temperatura sobe. E também colonizei bolos normalmente a uma temperatura ambiente de ~35 °C.

Se dentro da incubadora tiver ficado quente o suficiente para você não conseguir ficar com a mão dentro, de tão quente, então com certeza passou de uns 45 °C. Nesse caso você provavelmente pasteurizou o substrato, matando os esporos, ou a maioria deles.

Sem termômetro? Sem problemas. O melhor jeito de medir a temperatura de incubação que eu conheço:

Ponha a mão dentro da incubadora.

Está frio? Então está frio para os cogumelos, também.
Está confortável (nem quente nem frio)? Então está bom.
Está calor? Então provavelmente está muito quente.

A temperatura de incubação é muito parecida com o que é confortável para nós (na faixa dos 22 ~ 26 °C).

Eu não uso aquecedor na incubadora, apenas deixo os potes dentro de uma caixa de papelão, agrupados igual pintinhos.
Não tive problemas até uma temperatura ambiente de uns 15 °C. Dentro da caixa fica mais ameno, provavelmente uns 18 °C, e os bolos ficam "quentes" ao toque.
Abaixo disso a colonização vai parando, mas volta quando a temperatura sobe. E também colonizei bolos normalmente a uma temperatura ambiente de ~35 °C.

Se dentro da incubadora tiver ficado quente o suficiente para você não conseguir ficar com a mão dentro, de tão quente, então com certeza passou de uns 45 °C. Nesse caso você provavelmente pasteurizou o substrato, matando os esporos, ou a maioria deles.

Salaam`aleik, bom dia!

Eu estava fazemdo mais ou menos isso ae que vc falou, e como eu gostado de quentinho, a temperatura que estava era boa para mim, e os copos estavam quentes, quentes mesmos, ainda era suportável ao toque, mas quentes, acredito que infelizmente sim, uns 40°, agora esta extremamente frio, não sei se tem alguem aqui que mora em osasco-sp, mas ta frio, os copos estão agrupados, dentro de uma caixa de isopor e não estão gerando calor, tipo, eu já estou com frio, ou seja, corpo ta mais gelado, eu toco nos copos, por ser vidro eles parecem estar mais gelados do que minha mao, mas pelo que entendi a temperatura baixa nao prejudica né?!

Mto obrigado pela ajuada, vou refazer o bucal da lampada que derreter, dessa vez com bucal de cerâmica, e vou deixar a lampada bem fraquinha, é melhor do que esse frio que esta dentro de casa...

Galera, acabei de acordar, e Hj sonhei que fui caçar cogumelos, em batucatu SP (nunca fui para lá), ai foi Mto fácil achar, quase não procurei, mas lembro que por algum motivo eu tirei minha blusa no sonho, não lembro qual, e eu tirei a minha blusa aqui no plano físico também, ai obvio, comecei a passar frio, ai toda hora que ia comer os cogus, eu meio que acordava por causa do frio, só que nao procurava minha blusa pq queria saber como era os cogus kkkk, então me encolia na cama e fechava os olhos e voltava para o sonho, acho que fiz isso umas 10 vezes e nada de experimentar os mellos kkk :(
Agora que eu fui colocar minha blusa, que é de moleton e de zíper, e eu a tirei sem abrir o zíper (não sou sonâmbulo), eu hein, extranho kkkkkk

:(
Vou recomeça o processo, não é possível, devo estar fazendo algo de errado :/

O arroz integral que eu uso é aquele que se compra em mercado, tem que ser outro tipo?
Devo tritura-lo no liquidificador ou coloca-lo inteiro?

Vai ser meu ultimo carimbo :(

Se vc puderem me dar alguma dica, fico mto feliz.

Abraços a todos!

Vou recomeça o processo, não é possível, devo estar fazendo algo de errado :/

Repasse e repense todos os passos. Se for o caso descreva-os detalhadamente aqui, desde a confecção da seringa. Um detalhe que eu acho que você deve mudar é essa preocupação com incubadora. Guarde os copos em uma gaveta e pronto.

Vai ser meu ultimo carimbo

Qual a idade desses carimbos? Como foram conservados? Qual a origem? É certo que estão viáveis?

Não compre mais esporos, jogue limpo com os fungos
Eles vão te agracia, boa sorte amigo.

Tente remover o excesso de fita isolante e ver se tem micélio, pelo que vi tem fita isolante até a metade do copo.
Lendo direito seu diário percebi que você estava utilizando uma lampada 100W numa incubadora, provavelmente você "fritou" seu cultivo, além de ter congelado os esporos, so não sei até onde isso possa ter afetado. Eu cheguei a utilizar por um tempo uma lampada de 40W + termostato digital numa incubadora e em poucos segundos ligadas já esquentava demais.

Abra um desses copos e veja se fermentou ou azedou por bactérias.

Faça outro teste com esporos não congelados e veja o que acontece em temperaturas de 23°-28°, muito estranho não ter germinado nem contaminantes, caso não vingue tente entrar em contato com quem te repassou ou se preferir já vá encomendando de outro fornecedor como a ProFungos.

Última edição:
muito estranho não ter germinado nem contaminantes, caso não vingue tente entrar em contato com quem te repassou ou se preferir já vá encomendando de outro fornecedor como a ProFungos.

Eu já tive casos de inocular oito copos, esperei uma semana, nada. Duas semanas, um mês, nada.

Após 45 dias eles estavam lá, intactos. Aí vi que não tinha jeito, descartei o subtrato e lavei os copos.

Passei pelo mesmo caso varias vezes com alguns carimbos de strains diferentes que recebi, o @Cosmik tinha até cogitado a possibilidade dos correios terem deixado o veiculo no sol durante o transporte e levado a morte dos esporos, já que os correios não possui tratamento diferenciado com a carga, mas nada concreto, apenas especulações...

minha seringa de esporos já esta a 4 dias na geladeira, nem sei se fiz certo em deixa-la tanto tempo, mas esta lá, esterilizada e enrolada em papel alumínio.

O melhor lugar para guardar uma seringa é na gaveta da geladeira, nunca no congelador, pois corre o risco de estourar, devido a expansao do liquido.

Ontem 04/05 preparei meus bolos, fiz o substrato inicialmente da seguinte forma 4 partes de vermiculita 2 agua, e misturei, depois coloquei duas partes de farinha de arroz integral (peguei o arroz integral e moi ela no liquidificador), então fui acrescentando aos poucos a farinha de arroz a vermiculita úmida, quando terminei a gororoba

Se a farinha de arroz mencionada é um po, isso é inadequado, e diminui a chance de sucesso numa colonizaçao

Tem uma coisinha, eu fiz uma especie de encubadora, com uma caixa térmica, uma lampada incandescente de 60w e um dimmer, para manter a temperatura pelo menos estável, eu ainda não tenho termometro, mas a temperatura não fica mto alta e a lampada fica a uns 20 cm de distancia dos copos.

Isso pode ter desidratado setores do bolo onde voce aplicou os esporos e inviabilizado a colonizaçao.

Back