Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segunda tentativa.

Diário de cultivo completo.
Olá galera, paz!

Sou muitíssimo novo no cultivo de cogumelos, nunca consumi, cultivei ou procurei cogumelos, lembro apenas de ter achado cogumelos quando criança, mas nem dei bola, moro na grande São Paulo e por aqui não é tal fácil achar algo natural, eu acho. :p

O titulo do tópico referece a o que vou começar a compartilhar com vcs aqui, pois a primeira tentativa, por mais que eu tenha feito "certo" não vingou, chegou a aparecer pontos de um matérial branco bem clarinho que parecia micélio, mas não vingou, parou no tempo, ficou quase um mês lá e não evoluiu.

Eu deixei essa primeira seringa que eu mesmo fiz pouco tem hidratando, não sei se foi isso, alias comprei os esporos A+ albino, pela NET então não sei o tempo que eles estava ali parado. Enfim, fiz tudo que achava que deveria fazer e não deu certo.

Lembrando que eu procuro deixar tudo sempre limpo e tals, mas não tenho glovebox nem nada do tipo, ainda.

Então vamos lá, essa segunda tentativa, minha seringa de esporos já esta a 4 dias na geladeira, nem sei se fiz certo em deixa-la tanto tempo, mas esta lá, esterilizada e enrolada em papel alumínio. Ontem 04/05 preparei meus bolos, fiz o substrato inicialmente da seguinte forma 4 partes de vermiculita 2 agua, e misturei, depois coloquei duas partes de farinha de arroz integral (peguei o arroz integral e moi ela no liquidificador), então fui acrescentando aos poucos a farinha de arroz a vermiculita úmida, quando terminei a gororoba, peguei um pouco e apertei para ver se estava úmida e não saiu nem uma gota de agua, nem a minha mao ficou molhada, então coloquei mais meio copo de agua (todas as medidas são feitas em copos americanos) e mesmo assim, nada de gota de agua nem espremendo mto rs, então coloquei mais meio copo de agua, ou seja, agora já são no total 3 copos de agua, e mesmo assim não saiu nenhuma gota, preferi parar por ai, pois dava para ver a olho nú que o substrato estava úmido, porem bem soltinho, dava vontade até de comer rsrs.

Então cobri os copos com papel alumínio e os leveis até a panela de pressão, onde ficou por 1hr e 30 minutos (depois de pegar pressão), isso já era 00i30 de hj (05/05), desliguei a panela e fui dormir, quando acordei hj de manha, abri a panela e viu tirando um por um e lacrando com fica isolante.

Ainda não inoculei os bolos, vou fazer isso daqui a pouquinho, estou torcendo mto que dê certo, espero que vcs possam ajudar um novato mto ansioso rs.

Ah, foram 6 copos americanos no total e minha seringa é de 20 ml.

Tem uma coisinha, eu fiz uma especie de encubadora, com uma caixa térmica, uma lampada incandescente de 60w e um dimmer, para manter a temperatura pelo menos estável, eu ainda não tenho termometro, mas a temperatura não fica mto alta e a lampada fica a uns 20 cm de distancia dos copos. E para garantir que a luz não iria atrapalhar eu fiz uma espécie de bolsa para os copos, na verdade eu enrolei os copos em papel alumínio 100%, queria que falassem sobre isso, pois nao vi em nenhum lugar se eu posso fazer isso, levando pela logica não teria problemas, já que os copos estão no escuro.
Depois eu tiro foto para melhor entendimento.

Por enquanto é isso galera, se tiverem alguma dica sobre a inoculação to aceitando rs, vou fazer isso daqui a pouco.

Grande abraço a todos vcs e desde já, mto obrigado.
 

Anexos

  • IMG_20150505_075205205.jpg
    IMG_20150505_075205205.jpg
    69.3 KB · Visualizações: 39
Quanto a incubadora tem que ver em quanto está a temperatura ambiente. Ideal seria em torno de 26 a 29ºC. Deixar enrolado em papel alumínio não tem problema.
O seu cultivo será de A+ Albino é isso?
 
Sobre a incubadora, voiu dar a mesma dica que dei antes pq pra mim funcionou bem... coloco meus bolos em cima da geladeira dentro de uma caixa... o motor esquenta levemente e a temperatura fica mais ou menos constante.

boa sorte no cultivo.
 
Quanto a incubadora tem que ver em quanto está a temperatura ambiente. Ideal seria em torno de 26 a 29ºC. Deixar enrolado em papel alumínio não tem problema.
O seu cultivo será de A+ Albino é isso?

Então a temperatura ambiente é doidera, um dia esta 35°c e no outro 18, por isso fiz a encubadora, para tentar manter pelo menos estável, mas se vc quis dizer dentro da encubadora, ainda não medi, mas acho que eu deveria colocar uma lampada de 100W, pois acho que fica entorno de uns 25 ou 28° C com a que esta no momento. E lembrando que tem o dimmer, como ele posso controlar a intensidade da luz.

E sim é são A+ Albino, pelo menos foi o que o cara falo né kkk :p
 
Sobre a incubadora, voiu dar a mesma dica que dei antes pq pra mim funcionou bem... coloco meus bolos em cima da geladeira dentro de uma caixa... o motor esquenta levemente e a temperatura fica mais ou menos constante.

boa sorte no cultivo.

Vlw.
Mas então em cima da minha geladeira é gelado, minha casa é gelada, hj por exemplo esta 20° na minha cidade, mas aqui na minha casa da mais gelado. rs
 
Bom, aí eu não sei... eu moro em Porto Alegre e aqui tá funcionando... tvz seja pq eu tenho um movel acima da geladeira, então o ar ali nao circula muito....
 
Bom, aí eu não sei... eu moro em Porto Alegre e aqui tá funcionando... tvz seja pq eu tenho um movel acima da geladeira, então o ar ali nao circula muito....
Entendi, então eu verifiquei e realmente é mto gelado em cima da geladeira, não sei se pq é duas portas e fica o frizer lá, sei lá rs
Mas mto obrigado pela dica, preciso comprar um termômetro para controlar melhor isso

:D

Ganhei um troféu de usuario simpático <3, sou um amor... kkkk Valew galera.

Bolos inoculados e no escuro :)
Coloquei mais ou menos 1 ml por copo e fechei os furos com esparadrapo micropore.

Agora vou até o mercado comprar uma lampada mais forte para a incubadora 100 ou 150 whats, pq ta frio haha.

Galera, em questao de alta temperatura, como ainda estou sem termômetro, qual a temperatura máxima que a incubadora pode chegar sem prejudicar o processo? Só para eu ter uma ideia...

agora só irei dar uma espiada domingo 10/05, até lá não vou nem mexer. kkk deixa quietinhos lá.
Espero que dê certo, torçam por mim :)
Obrigado à todos.

segue algumas fotos dos copos inoculados sem estar no escuro e cobertos com papel aluminio, (no escuro), e também a incubadora improvisada :p
 

Anexos

  • IMG_20150505_113540424_HDR.jpg
    IMG_20150505_113540424_HDR.jpg
    87.6 KB · Visualizações: 47
  • IMG_20150505_113548721_HDR.jpg
    IMG_20150505_113548721_HDR.jpg
    54.3 KB · Visualizações: 38
  • IMG_20150505_113620770.jpg
    IMG_20150505_113620770.jpg
    80.1 KB · Visualizações: 43
  • IMG_20150505_112411304_HDR.jpg
    IMG_20150505_112411304_HDR.jpg
    75.3 KB · Visualizações: 42
Última edição por um moderador:
Boa tarde, Galera.

Um amigo me disse que acha que a tampa fechado poderia estar impedindo a troca fe ar, eu abreirei todo dia a tampa, como fiz na primeira tentativa, mas será que foi isso que impediu que a minha primeira tentativa se desenvolvesse? Vcs acham que o calor da lampada atrapalhar nesse fator também? Eu poderia colocar um suporte para deixar a caixa um pouco aberta, o que vc acham?

Obrigado.
 
cara, eu compraria um termômetro... tem uns baratinhos por aí... só assim tu vais saber se a temperatura pode ou não estar afetando.
Mas olha so, acima de tudo é importante dar tempo ao tempo.

Eu inoculei e incubei 2 potes em condições idênticas, um com arroz inteiro e outro com farelo de arroz e a diferença na velocidade e forma de colonização está sendo bem significante:
https://teonanacatl.org/threads/2º-cultivo-south-american-pftek-clássica-e-com-arroz-inteiro.11047/

A causa eu só posso deduzir, mas pode ir de quantidade de ar no pote até quantidade de esporos inoculados, passando por vários pontos.

Se tu achas que tá demorando muito, começa a eliminar as possíveis causas pelas mais fáceis de serem avaliadas e a primeira delas é a temperatura.

Mas, na boa, tu inoculaste ontem! Segura as pontas aí tche se não tu vais ter uma crise de ansiedade! Espera ao menos uns 5 dias pra começar a tirar conclusões.
 
Faceiro, kkkk vc tem razão, vou morrer desse jeito. Mas serio, estou de boa, estou apenas eliminando os riscos, pois achei que foi isso que me prejudicou da primeira vez.

Eu acabei de encomendar meu termômetro, ele já vem com higrômetro, o que vai me ajudar na próxima fase.
Porem aqui em São Paulo ta frio, eu preciso manter uma temperatura mais alta, eu fiz uma nova caixa para manter a temperatura, dessa vez no isopor, com abertura para ar, tampada com coador de papel, aqueles de coar café. Fiz duas aberturas pequenas, e uma grande, na grande eu coloquei um cooler de PC, jogando o ar de dentro da caixa para fora (não sei se é o certo, caso precise da para inverter), mas achei que o filtro de café causa mto resistência, nem sinto o ar atravessa o filtro, mesmo com a "ventuinha".

Também tenho medo que a lampada derreta o isopor

Seguem as fotos, opinem, por favor, sou mto novo no cultivo, e não estou mto ansioso, tanto que nem olhei os copos, apenas me preocupei com as condições que eles estão, como disse, só vou olhar dia 10.

Abraços.
 

Anexos

  • IMG_20150506_154016.jpg
    IMG_20150506_154016.jpg
    54.2 KB · Visualizações: 22
  • IMG_20150506_153920997_HDR.jpg
    IMG_20150506_153920997_HDR.jpg
    70.2 KB · Visualizações: 20
Me parece legal... mas te diria pra testá-la antes de colocar os bolos colonizados aí, assim que chegar o termo-higrometro.
 
Me parece legal... mas te diria pra testá-la antes de colocar os bolos colonizados aí, assim que chegar o termo-higrometro.

Vlw.. :)

Então eu dei uma esterilizada e coloquei os bolos lá ontem, mas deixei a intensidade da luz baixa, pois a lampada fica Mto próxima dos bolos, coloquei uma folha de papel alumínio para refletir a luz de volta para a lampada e dar uma alivia e dividir melhor o calor, mas a lampada esta bem fraquinha, apenas um pouco mais quente que o lado de fora da caixa, quando chegar meu termo-higrômetro ai poderei regular melhor a temperatura.

Obrigado pela atenção! :D
 
De nada @VitMello, estou com meu primeiro cultivo frutificando agora e estive na tua situação pouco tempo atrás, então sei como é no que puder ajudar aqui estou.
boa sorte por aí ;)
 
Um amigo me disse que acha que a tampa fechado poderia estar impedindo a troca fe ar, eu abreirei todo dia a tampa, como fiz na primeira tentativa, mas será que foi isso que impediu que a minha primeira tentativa se desenvolvesse?
Na fase de colonização, os copos não trocam ar com o ambiente, a não ser que você faca uns furinhos no papel aluminio em cima e tampe com micropore, mas nem sempre é necessário. No seu caso eu imagino que os copos estejam lacrados então não iria fazer diferença se houvesse ou não circulação de ar..
 
O
De nada @VitMello, estou com meu primeiro cultivo frutificando agora e estive na tua situação pouco tempo atrás, então sei como é no que puder ajudar aqui estou.
boa sorte por aí ;)
Obrigado, Amigo. :)

Na fase de colonização, os copos não trocam ar com o ambiente, a não ser que você faca uns furinhos no papel aluminio em cima e tampe com micropore, mas nem sempre é necessário. No seu caso eu imagino que os copos estejam lacrados então não iria fazer diferença se houvesse ou não circulação de ar..

Entendi.
Então, os furos por onde eu inoculei eles estão tampados com micropore, mas se isso não influencia então melhor ainda, uma preocupação a menos.
:D
 
Última edição por um moderador:
Talvez ainda seja Mto cedo para chorar, mas meu seis copos que inoculei dia 05/05/15, não apareceu nada, acho que esquentei Mto eles na minha incubadora (devido estar sem termômetro) acho que passou de 40°C, sla) :(
Eu desliguei a lampada antes de ontem, mas está mto frio aqui 17 a 20°C.
Vou esperar o pessoa dos correios não acharam meu endereço para entragar meu termo-higrometro, ou seja, vai demorar mais... :(

Espero que dê certo...
 
meu seis copos que inoculei dia 05/05/15, não apareceu nada

Cara tem apenas 6 dias de inoculados e você já esta desacreditando?
espera uns 20 dias se não rolar nada, nem contaminante, esteriliza outra vez e inocula novamente.
 
Última edição:
Cara tem apenas 6 dias de inoculados e você já esta desacreditando?
espera uns 20 dias se não rolar nada, nem contaminante, esteriliza outra vez e inocula novamente.

Pensando bem vc esta certo, é que vejo uns caras aqui que no 4 dias já começa aparecer sinais se micélio, ao fico meio naquelas né, mas vou espera mesmo, ter mais paciência.

Vlw :)
 
Cara, vou te dizer como eu penso...

Não sei se teu objetivo com os cogumelos é de um trabalho de auto-conhecimento ou não, tb não sei se acreditas nas energias e conexões que existem em tudo, mas vamos lá.

Eu, a partir do momento em que comecei o cultivo (na verdade desde o pedido dos esporos) já "concebi" minha conexão com os fungos... acho que não precisa esperar colher os cogumelos para começar a aprender com eles... então, para mim, cada fase já é um aprendizado e cada acerto e erro tem um significado em si, desde que reflita sobre eles e busque fazer conexões.

Talvez essa demora no crescimento do micélio seja para que trabalhes uma importante virtude, a PACIÊNCIA, que será muito importante durante o cultivo (e certamente não somente no cultivo). Paciência para ver os esporos germinarem, paciência para vê-lo colonizando, paciência para vê-lo frutificando, paciência para colher os frutos e paciência pra chegar ao nível de experiência que se deseja.

Enfim, siga os conselhos da mother mary e "Let it be"... apesar de muitas vezes parecer, não somos nós quem está no controle ;)

boa sorte aí...
 
Eu penso dessa forma também, irmão.
Acredito sim em todas essas questões que vc citou, e até acho que talvez falte mais conexão, mas respeito Mto a natureza em geral...

Mto obrigado.
 
Back
Top