Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade

sequei atras do computador e la é meio quente, tenho medo de ter degradado algo do cogumelo por conta do calor...
até ond sei perde-se a psilo em temp. acima de 90 C
essa do pc vou tentar, pq mover a geladeira é tenso aki
uma dúvida...quanto tempo de vida tem a psilo num cogu podado e apenas armazenado...1 semana? uma luz ai, essa é importante.
vlw
 
uma dúvida...quanto tempo de vida tem a psilo num cogu podado e apenas armazenado...1 semana? uma luz ai, essa é importante.
vlw

Você poda cogumelos? Não me diga que faz enxerto também? o_O

Sua dúvida é muito vaga, há muitas variáveis; temperatura, local que foi armazenado, etc.
Já tentou usar a ferramenta de busca do fórum?
 
sequei atras do computador e la é meio quente, tenho medo de ter degradado algo do cogumelo por conta do calor...

É uma péssima idéia usar de calor para secar os cubensis.
 
vou por na geladeira pra testar, mas nao entendo a finalidade pois nao ventila atras da minha geladeira nem calor nem nada...
 
vou por na geladeira pra testar, mas nao entendo a finalidade pois nao ventila atras da minha geladeira nem calor nem nada...

Se não ventila e nem faz calor (o que recomendo) atrás da geladeira, é inútil utilizá-la.
 
...quanto tempo de vida tem a psilo num cogu podado e apenas armazenado...1 semana? uma luz ai, essa é importante.
vlw

Ae Adrius.... acho que vai depender bastante ... principalmente da geladeira...
A minha geladeira é frost-free, ou seja, ela retira a umidade de dentro dela... o que funciona até mesmo como pré-secagem dos cogus... Nunca tentei manter os cogus em geladeira por muito tempo... acredito que em uma frost free dure até uma semana.... mas nunca deixei mais de 2 ou 3 dias... nesse período não notei nenhum azulamento dos cogus... eles pareciam bem saudáveis...

Fica aí a questão para todos: O que é melhor como pré-secagem, geladeira frost-free ou ventilador?
 
Pessoal, a milenios os povos secam carne no sal, fui experimentar esse método, e deu bastante certo:

Espalhe em um tabuleiro os cogumelos e sal grosso;

Deixe o Tabuleiro em frente ao ventilador por 1 dia, durante o processo vc verá o sal molhando, quando toda a agua secar e o sal estiver completamente seco novamente, arrume um pote disponha os cogumelos sujos de sal e cubra-os com mais sal.

depois quando for comer já deixe a cervejinha bem gelada para ajudar!!!
 
sei não. Tem uma foto ai pra gente ver? Deles dentro do sal depois de uma semana?
 
eu ja comi, mas foi de uma semana atrás...deu certo!

realmente eles naum ficaram cracker dry, não sei se se sustentam muito tempo, mas deu certo!
 
Huuummmm....

Acho que pode dar certo sim.... mas eu cobriria os cogus completamente de sal refinado desde o início...
 
Pode dar certo, ou pode dar errado e você perder uma boa quantidade de cogumelos ...
 
hehehehehe...

O povo bate os cogus com cada coisa que um pouquinho de sal é o menor dos problemas....

Estou dando uma estudada sobre o cloreto de magnésio... retirado dos sais comerciais justamente por reter muita umidade, mas é amplamente utilizado como complementação alimentar....
 
Já ouviu falar em sílica gel, cloreto de cálcio e túnel de vento? :D
 
Mas é claro... Mas se houver um jeito mais barato e principalmente mais rápido seria bom não?
 
Mas é claro... Mas se houver um jeito mais barato e principalmente mais rápido seria bom não?
Ola @Mangano, em tres dias meus cogumelos estao 100% secos, 12-24h no ventilador(ou túnel de vento), 48h Sílica gel, e nao ficam salgados :)... Método testado e aprovado por muitos

Obs: é possivel reutilizar a silica varias e varias vezes...

Toda essa informação ja esta aqui!
 
Com a escala que o cloreto de cálcio e a sílica gel ganharam no mercado de dessecantes acho que vai ser difícil achar algo mais em conta. E devem ter ganho essa escala por algum motivo. Talvez eficiência? Quem sabe.

Secar no vento também não parece algo particularmente caro.

Quanto às alternativas, talvez estejam passando o carro na frente dos bois. Melhor testar bem antes e depois apresentar do que ficar falando sobre alternativas incertas.
 
Pessoal quer reinventar a roda? :eek:
Cultivo caseiro de cogumelos já existe há décadas. Será que os veteranos são tão ortodoxos assim ao ponto de nunca terem pensando em outras alternativas... baratas e simples?

:idea: Muitas dúvidas? Falta de experiência? Sigam o conceito K.I.S.S. - Keep it Simple and Straightforward - ou seja, mantenham a simplicidade. As chances de terem sucesso serão maiores!
 
vou por aqui, minha experiência em secagem, as vezes pode ajudar alguém...
eu peguei uma caixa de papelão que se usa para pizza, fiz vários furos na tampa e dentro forrei com vários filtros de café, aquele maior...coloquei os cogumelos deitados dentro, com caule e tudo...grandes e pequenos... e tampei a caixa de pizza e deixei em cima do meu armário...em 2 semanas eles ficam bem desidratados. Os menores ficam crocantes, bem secos, os maiores secam muito bem, porém não ficam crocantes como os pequenos, mas não apresentam nenhuma contaminação, mancha, etc... e o efeito é muito bom, a potência excelente. Moro em Curitiba e aqui chove, faz frio , faz calor, etc tudo em um único dia, então o clima é praticamente 98% instável... e mesmo assim este método deu muito certo. (graças ao bom e velho "Deus")
 
Xochipilli, pode ser que até tenha funcionado pra voce, agradecemos por compartilhar, mas ´há de concordar que é bem arriscado fazer isso.

Há muitos pessoas lendo o FORUM e podem repetir a experiência e não ter esse sucesso.
Deixar os cogumelos dentro de uma caixa por 2 semanas esperando secar, pode se agregar a eles várias bactérias e outros fungos. E depois ingerí-los nessas condições podem acarretar problemas de saúde.
Pense nisso.
 
Back
Top