Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade

Bah RainSpirit, muito obrigado pelas respostas cara. Obrigado mesmo.
Grande abraço guri!
 
hehe... :)

Qualquer coisa, é só perguntar! Afinal somos conterrâneos não é!
 
Olá cientistas do alto conhecimento,procurando por silica gel tive dificuldade de achar ,até que um amigo disse que vendia em petshop como opção a areia para higiene de gato.Achei,paguei r$13 em dois quilos.Minha pergunta é:Esse tipo é a mesma que a descrita no tópico?Porque diz na embalagem apenas"cristais de silica"Agradeço!
 
Achei que rolava por se chamar cristais de sílica....Pesquisarei melhor e pensarei melhor antes de postar uma nova pergunta,obrigado!!!
 
Caros,

sou novato no forum e fiz uma pequena colheita de P. Cubensis, 8 cogus pequenos (+- 5cm) e três médios (+ que 8cm). Não posso consumir imediatamente, por isso coloquei pra secar no ventilador por 36 horas e ontem a noite coloquei na sílica, fechei o pote e mandei pra geladeira. Fiz certo?

Vi que alguns falam sobre o azulamento do cogumelo. Entendi que o azulamento indica "perda" do princípio ativo ou contaminação. Em vários outros tópicos verifiquei que o azulamento é apenas um indicativo de que o Cogu é "mágico". O cocô estava bastante seco e na "raiz" do cogu tinha muita massa, qu enão saiu com água. Resolvi cortar essa raiz, o que fes com que os cogu´s azulassem quase imediatamente. Como saber se os cogu´s estão BONS após a secagem? Alguém tem fotos do processo de secagem em que os cogus estão com as características mantidas? E fotos de Cogus degradados?

Essa ajuda é de grande valia, pois moro no centro-oeste e não quero perder essa "pequena safra", já que chuva por aqui somente no mês de setembro."

Obrigado!
 
Hum, você realizou o processo corretamente, rgama. Creio que só resta esperar para verificar se os cogumelos ficaram crack dry , ou seja, crocantes e secos.

Não há problema em cortar a base dos mesmos, o azulamento ocorre com a transformação da psilocibina, não há com o que se preocupar.

Poste algumas fotos para verificarmos também. ;)
 
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida em relação a secagem.
Se estiver postando no lugar errado, peço que por favor apaguem o post.
Ganhei de um amigo cerca de 16 cubensis Lizard King frescos, 40 gramas, e os coloquei pra desidratar em um pote plástico com tampa hermética com 500 gramas de silica gel branca.
Os cogumelos estão a 3 dias no recipiente e nada deles secarem, inclusive na estipe de alguns cogumelos começou a surgir uma "penugem" branca que acredito que seja algum tipo de bolor.
Pergunto aos mais experientes, essa quantidade de silica gel não é o suficiente para essa quantidade de cogumelos?
 
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida em relação a secagem.
Se estiver postando no lugar errado, peço que por favor apaguem o post.
Ganhei de um amigo cerca de 16 cubensis Lizard King frescos, 40 gramas, e os coloquei pra desidratar em um pote plástico com tampa hermética com 500 gramas de silica gel branca.
Os cogumelos estão a 3 dias no recipiente e nada deles secarem, inclusive na estipe de alguns cogumelos começou a surgir uma "penugem" branca que acredito que seja algum tipo de bolor.
Pergunto aos mais experientes, essa quantidade de silica gel não é o suficiente para essa quantidade de cogumelos?

Tá fazendo errado. Antes de ir pra silica gel ou cloreto de cálcio, os frutos tem que passar no mínimo 48h no ventilador!

:)
 
Ou então a silica gel já estava saturada de água. Silica gel branca não indica quando já absorveu tudo que podia.

Em teoria esses 500g de silica gel, se secos, absorveriam 150g de água, mais do que o suficiente para secar 40g de cogumelos frescos.

É silica gel mesmo o que você tem, BlueMeanie? Ela estava seca quando você a colocou no pote com os cogumelos?

Aja rápido senão os cogumelos vão estragar.
 
Concordo contigo tupy, dei mole em não colocar no ventilador antes.


Ecuador,
É silica gel mesmo, comprei essa semana um tubo com 500 gramas da branca. Não sei se estava seca.
Acho que o problema pode ser o tamanho do grão 1 a 4 mm, ou então eu deveria a ter colocado no forno antes do primeiro uso.
Será que ainda há alguma salvação para os cogumelos, afinal são 3 dias fora da geladeira?
 
BlueMeanie,

A silica deve ter vindo saturada de água. Seque-a no forno durante uma meia hora.

É sempre bom comprar no mínimo aquelas que tem junto alguns grãos coloridos que servem de indicador.

Os cogumelos ainda podem ser salvos. Coloque-os no ventilador e quando a silica esfriar ponha-os de novo no pote fechado com a mesma.
 
Uma duvida, como vc coloca silica?eu tenho embrulhado ela em papel toalha, tem alguma forma mais pratica para secar depois?
Preciso esquematizar um metodo facil, pratico,quevou viajar deixarei aguem colhendo e secando,
 
Uma duvida, como vc coloca silica?eu tenho embrulhado ela em papel toalha, tem alguma forma mais pratica para secar depois?
Preciso esquematizar um metodo facil, pratico,quevou viajar deixarei aguem colhendo e secando,

Você pode colocar a sílica até a metade em um pote raso, em seguida um guardanapo e então os cogumelos por cima.

Eu geralmente dou uma enterradinha neles, mas não é muito aconselhado, principalmente se você estiver usando sílica gel com o indicador à base de cobalto. (Isso não deve ser feito!) ;)
 
Ae Cygnus X 1! Depois das 2 horas no vento, e 2 horas no tunel do vento, é pra colocar no dessecante. Qual seria? O mesmo usa-se no pote hermeticamente fechado?
 
Última edição por um moderador:
Olá!Gostaria de saber se vocês tem um método de conservar cogumelos colhidos á uma distância grande entre o lugar de coleta e o destino final.Aprendi aqui que, em duas horas, os cogumelos começam o processo de deteriorização,por isso fica difícil ir caçar muito longe,mesmo sabendo que á lugares que são verdadeiros paraisos!Tenho algumas idéias,mas antes de ficar tentando,quero saber se vocês já tem um método usado e aprovado...Agradeço!
 
Back
Top