Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade

Olá!Gostaria de saber se vocês tem um método de conservar cogumelos colhidos á uma distância grande entre o lugar de coleta e o destino final.Aprendi aqui que, em duas horas, os cogumelos começam o processo de deteriorização,por isso fica difícil ir caçar muito longe,mesmo sabendo que á lugares que são verdadeiros paraisos!Tenho algumas idéias,mas antes de ficar tentando,quero saber se vocês já tem um método usado e aprovado...Agradeço!

vejo que não tem muito segredo DORDJE, eu iria de saco de papel de pão, aqueles de padaria, ao invés de sacolas plásticas, já ajuda. E, claro, suas sugestões são bem vindas. Mas também pode ficar tranquilo que os frutos não vão deteriorar a ponto de estragar. Eu penso que 24h é um limite mínimo com que você pode trabalhar. Eu percebo isso através da retirada dos frutos para carimbar, chegam a ficar 2 dias carimbando, depois recolho os chapéus e coloco pra secar, normal, nunca estragou nada.
 
Olá pessoal, primeiramente queria parabenizar o Cygnus pelos conhecimentos compartilhados aqui no fórum! Bem, sou novo no cultivo/secagem e gostaria de saber se estou secando da forma certa...
Queria saber também se eles estão com uma cara boa(ou aceitável), eles estão aí a 24hrs só no ventilador mesmo, coloquei a silica agora mas n sei se é assim que se faz. Posso devorar? Grato desde já!

Quando Colhi:
0001.jpg

Como sequei:
0002.jpg0003.jpg0004.jpg
 
Última edição por um moderador:
Olá pessoal, sou novo no cultivo/secagem e gostaria de saber se estou secando da forma certa...
Queria saber também se eles estão com uma cara boa(ou aceitável), eles estão aí a 24hrs só no ventilador mesmo, coloquei a silica agora mas n sei se é assim que se faz. Posso devorar? Grato desde já!

quase isso.

a silica só vai usar depois que os frutos sairem do ventilador, e deve colocar os frutos dentro de um saco plastico ou pote fechado, juntamente com a silica.

https://teonanacatl.org/threads/simples-e-eficiente-crack-and-dry-100-garantido.8024/
 
Muito obrigado tupy!
Mas tipo, posso colocar na geladeira em um pote de vidro(aqueles que se guarda biscoito) tampado com a silica dentro? E tipo, com ESSA silica ae eu peguei essa silica numa embalagem de óculos de natação que comprei...Ah, e posso deixar então mais umas 30hs no ventilador antes de colocar no pote né?
 
Muito obrigado tupy!
Mas tipo, posso colocar na geladeira em um pote de vidro(aqueles que se guarda biscoito) tampado com a silica dentro? E tipo, com ESSA silica ae eu peguei essa silica numa embalagem de óculos de natação que comprei...Ah, e posso deixar então mais umas 30hs no ventilador antes de colocar no pote né?

vai sempre depender da quantidade de frutos o tempo de secagem no ventilador.
como tens ai uns 5 a 6 frutos deixe um dia no ventilador, e o restante do tempo em um pote fechado com silica gel. Não use geladeira!
 
vai sempre depender da quantidade de frutos o tempo de secagem no ventilador.
como tens ai uns 5 a 6 frutos deixe um dia no ventilador, e o restante do tempo em um pote fechado com silica gel. Não use geladeira!
Tudo bem, estou mais tranquilo, obrigado novamente pelas dicas.
 
E tipo, com ESSA silica ae eu peguei essa silica numa embalagem de óculos de natação que comprei...

Provavelmente essa sílica já está saturada. É possível reutilizar alguns tipos de sílicas esquentando por alguns minutos no microondas.
 
Última edição:
Amigos, estou preocupado...Os divinos estão cheirando estranho(mas também não sei como é o cheiro), estão cheirando tipo a cachorro molhado, não é um cheiro ruim ou podre, mas é um cheiro estranho...É normal?
Eles estão no pote com silica e Hermeticamente fechado(espero eu) há 3 dias dessa forma:

0005.jpg
Obs.: Além desse papel filme fechando, coloco a tampa do pote e uns livros por cima.

0006.jpg 0007.jpg
E em baixo do papel toalha deixo as sílicas

Desculpa a péssima qualidade do iPod, mas queria saber se está bom assim? Aceitável? E se é normal esse cheiro e a aparência deles. Abraços.

Edit: Foto de alguns que acabei de colher:
0008.jpg
 
Última edição por um moderador:
É com muita tristeza que informo que os cogumelos(aí de cima) que estavam secando estão podres.Resolvi abrir e o cheiro estava horrível, percebi algumas bolinhas brancas que se formaram em alguns, e todos eles estavam úmidos e moles. Acho que deixei pouco tempo no ventilador e/ou o pote que os deixei não estava herméticamente fechado. Também não descarto a possibilidade da Sílica estar usada e inútil.

Não use geladeira!

Tupy, uma pergunta, Por que não deixar na geladeira? O Cygnus falou que ele mesmo deixa o pote fechado com os cogus na gaveta da geladeira, e falou que da pra deixar por "anos".
Eu não queria perder esses que acabei de colher, por favor me ajudem, o que fiz de errado?

157muq.jpg

Queria saber se para fazer posso laricá-los frescos, estes que acabei de colher...Lavo-os e coloco pra dentro? Lavo-os e faço o chá? Suco batido com cogu no liquidi? Ou não lavo?

Abraços.
 
É com muita tristeza que informo que os cogumelos(aí de cima) que estavam secando estão podres.Resolvi abrir e o cheiro estava horrível, percebi algumas bolinhas brancas que se formaram em alguns, e todos eles estavam úmidos e moles.
Você ia comê-los em seguida? A quantidade de "mofo" era maior que a quantidade de cogumelos? Acredito que não, então bastava deixar cracker dry, e na hora de consumi-los fazer um chá (caso tenha micofobia).

Também não descarto a possibilidade da Sílica estar usada e inútil.
Realmente, essa sílica aí só está de enfeite.

por favor me ajudem, o que fiz de errado?
Deixou a preguiça e ansiedade tomar conta. Os cogumelos estão saudáveis.

Queria saber se para fazer posso laricá-los frescos, estes que acabei de colher...Lavo-os e coloco pra dentro? Lavo-os e faço o chá? Suco batido com cogu no liquidi? Ou não lavo?
Leia a biblioteca (Experimentando cogumelos) ou pesquise o fórum. Temos muitas informações à respeito. :ler:

Na próxima, deixe os kits de lado e tenha um cultivo próprio. A enteogenia agradece.

Próximo!
 
Eu estou usando uma caixa de secagem, dá uma olhada, é supereficiente com o secador na temperatura mais baixa (menos de 45 gC!). A Magia fica totalmente preservada.

Depois é só por no recipiente com um saquinho de sílicagel e já elra... cracking way!
2013-05-29 20.14.52.jpg
 
pois saiba que ficaram crocking way!!! kkk... vc visualiza uma coisa e acontece outra. A Vida é assim mesmo.


Podem até ficar "crocking way", mas o calor desse secador (mesmo abaixo de 45 graus) vai com certeza fazer com que os cogumelos percam a potência.
 
pois não fez, ao menos significativamente!


É foda né... bom, decida por vc mesmo então.

Mas que eu saiba os métodos existentes atualmente foram desenvolvidos com base em diversas tentativas, com falha e com sucesso.

Tentar fazer de um jeito esquisito só dá problema. Mas o aprendizado é pessoal.
 
Faço com a sacola na frente do ventilador por 10hrs e depois sílica, sequei 350g de cogumelos rapidão... n0ix
 
Back
Top