- 02/05/2019
- 1,481
- 11
- 29
Não diria que são importantes, é apenas algo que normalmente é bem conhecido, pelo menos a noção sobre as metáforas, ou mesmo apenas a ideia de genesis e de ter um apocalipse.Percebo que as narrativas abraâmicas são importantes pra você
Eu acabo gostando por ter "usado" as metáforas para ter reflexões atuais.
E da parte de vista religiosa, que eu passei a acreditar em tudo que me fala.
Se você me falar que já foi pra lua, vou acreditar e perguntar como se tivesse ido.
A biblia a mesma coisa, estou lendo e considerando que realmente foi escrita por algo não humano.
Não que eu acredite, apenas um exercício de confiança na primeira impressão, para depois ir eliminando.
Levando isso em conta, o apocalipse falando que ele é o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro, interpreto como se fosse um livro que faria sentido apenas no final "dos tempos" ou pelo menos da evolução social e tecnológica suficiente para algo se manifestar, no sentido de que um Deus, apesar de ser onipotente, não seria sensato chegar no ano 0 e levar computadores pra todo mundo.
Aqui eu não tenho o que discutir, 100% certo.Quando fazemos ciência, primeiro espalhamos na mesa as poucas coisas que temos alguma certeza e então botamos em cima um bloco por vez (hipóteses), tentamos derrubar de todos os ângulos e se ele resistir nos sentimos confiantes para arriscar um segundo andar.
Mas vamos assumir que há a possibilidade de ter sido tudo criado por um Deus, uma simulação.
Há a chance de toda a ciência ser baseada apenas em uma criação por uma "equipe de desenvolvedores", no sentido da simulação ter sido criada com esse objetivo, de responder todos os questionamento.
Por exemplo, o bigbang aconteceu, digamos que temos evidências suficientes de algo assim. Enquanto é uma teoria bem aceita, há a chance de ser apenas uma metáfora inserida na realidade e consequentemente tudo que aconteceu até hoje.
Pra citar as metaforas da biblia que eu gosto
"Na acasa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E se eu for, e vos preparar lugar, avirei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que bonde eu estiver estejais vós também."
E se Jesus ou qualquer divindade como Rá, Osiris e qualquer outra que se baseia em uma mãe virgem, seja apenas o criacionismo, em que ele surgiu do nada, já completamente evoluido, toda a nossa vida sendo esse lugar "preparado" por ele.
Não havia lugar para ele nascer, no sentido, não havia respostas, não havia informações, nada, apenas uma sala fechada com quatro paredes e ele dentro.
Faria um lugar, criaria toda uma historia lógica para nos sentirmos "pertencentes" ao universo. Mesmo a aleatoriedade, os fractais.
E apenas para explicar o pensamento, não acho que Jesus seja uma pessoa.
Se ele fosse realmente o OMEGA como falei, Je Sui Cristo, seria Eu sou cristo em francês.
"Ah, você ta forçando metáforas fazerem sentido"
Estou, por isso falei da fé inicial, apenas para acreditar que o livro foi escrito no final.
Não que ele foi escrito como destino ou roteiro, mas a descrição do que aconteceria, sem impactar no futuro, por isso com metáforas.
Então se é Je Sui Cristo, você falando isso, estaria dizendo Eu sou Cristo.
Na minha concepção, Cristo seria teu "cérebro" ou tua consciência.
Por isso o jogo de palavras.
Tem um meme que muita gente gosta "Você é só um cérebro pilotando um megazord de carne e osso".
É a gente assumindo que nós pilotamos ou que o corpo é nosso.
Mesmo que posas não ser verdade, dizer que o corpo é nosso é um pouco egocentrico, nesse sentido:
""O senhor respondeu: 'Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?."
Nós quem colhemos onde não plantamos, no momento que assumimos o controle do corpo com a nossa consciência.
A gente assume que nós somos nós desde a concepção, mas não é possível ter certeza, sem a memória do desenvolvimento.
Não que não seja, apenas digo a certeza.
Da mesma parabola
" 'Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado."
Não preciso te explicar sobre conexões neurais ou como o pensamento é formado, você sabe mais do que eu.
Mas ele sendo o "Cérebro", se você estuda 10 coisas, ele te dá 10 pensamentos novos derivado delas, se você não estuda nada, não tem o que ele fazer.
Diria que é tipo um leasing, se não criar renda, não haveria motivo para te manter ativo.
Por isso eu discordo da parte do despertar ser uma engrenagem que estragou.
Haveriam muitas formas de criar metais de sacrifício ou mecanismos pra evitar que estraguem e precisem ser removidas.
E o sentido do leasing não é matar, enviar pro inferno, pra um deposito.
Mas como se perdesse o carro e tivesse que andar de Uber.
Quem anda de Uber é quem assiste sua vida, sente o que você sente, mas não pode mudar a direção do carro, se quer escolher a viagem.
Vai só no car pool e precisa dar sorte de parar onde quer ir, ou vai acompanhar os outros no destino deles.
Só que sendo um destino melhor do que o que você iria sozinho.
Como se você cansasse da vida, desistisse de tudo e quisesse voltar para a casa dos pais, onde não tem boleto ou aluguel e ainda pode brincar o dia inteiro só ir pra escola.
Não tem liberdade pra várias coisas, mas muita gente voltaria.
Igual tudo que falei acima, sou eu fazendo o wishful thinking.sem perceber assumimos um sem fim de premissas não necessariamente verdadeiras pra fazer a história funcionar. E como no caso da sua interpretação sobre Adão, creio que acabamos botando um bocado de esforço e wishful thinking pra reciclar uma narrativa primitiva em algo válido.
Mas como falei, o meu exercício atual é ter essa única fé de que é real e foi escrito no final.
Está certo? Provavelmente não, é um exercício de pensamento.
Se o Stephen Hawking fez uma festa para viajantes do tempo, é o mesmo sentido.
Pode ser primitivo ou não, estou indo por aquele 0,1% de que pode ser verdade, mesmo sendo 99% improvável.
Como falei, o motivo tá ali em cima, pode ser que tudo seja formulado para explicar as coisas, desde a gravidade e as leis da física, até os fractais.
Ferramentas para fazer pensar e chegar em alguma conclusão.
Isso assumindo que tem um objetivo ou conclusão. Eu sei que pode não existir alguma.
Uma conclusão que provavelmente teria base na ciência, mas não seria ciência. E nem seria 42.
Essa frase tem a mesma fé de alguém que acredita cegamente em religiões.But then I realized that there is no bottom turtle. There’s just turtles all the way down.”
Você não tem como provar que são tartarugas até o final, assim como não tem que não são.
Talvez um dia tenha.
Mas dá pra entender o pensamento, como você falou, achavam que o átomo era a tartaruga de baixo, depois vieram os outros.
Faltou a parte mais científica, lindão.Esse é um ponto ótimo. Na janela do meu quarto tem uma árvore onde se acoplam várias lagartas enquanto fazem seus casulos, e eu sempre me pergunto: Será que elas sabem o que estão fazendo? Acho que não, apenas o fazem pq parece natural.
Os aborígenes antes do contato com os europeus acreditavam que a gravidez acontecia espontaneamente no corpo da mulher. O sexo antes dessa "descoberta" era apenas algo natural. A forma como nossas ações irão reverberar ao longo do tempo não é algo claro, especialmente se esse tempo for mais extenso que nossas vidas.
A genética que projeta essas ações.
Não que não seja natural, mas a lagarta não inventa algo novo a cada geração.
Precisa de uma mutação com minima chance pra mudar o que elas fazem, é apenas teste e erro, até acertar.
Comparado com os aborígenes, vai que pra lagarta tem mais prazer em fazer o casulo do que o sexo.
"Nossa, puta casulão que eu fiz, agora sim eu viro uma borboleta gata"
Se não houvessem humanos, como a natureza seria percebida?A narrativa bíblica e a visão ocidental é antropocêntrica e super estima esse grau de consciência. Cada átomo do seu corpo cumpre a função de te manter inteiro, mas duvido que eles estejam cientes da existência de um "Texugo". É ainda mais inconcebível que eles compreendam a existência das suas motivações internas de discutir meta física... num fórum... de internet (???). A existência deles gira em torno do balanceamento energético. O que emerge deles (no caso nós) são abstrações completamente intangíveis.
"Outro ser iria evoluir a consciência", só mudaria os personagens, o "antropocentrismo" seria daquele que se desenvolveu ali.
Mas deixa eu dar um exemplo, quanto tempo levou para se formarem as galáxias?
Até mais simples, quanto tempo levou para se chegar ao homo sapiens?
E quanto tempo levou para a consciência estudar tudo isso?
É bem menor do que o tempo de "gestação".
Biblia de novo "Então foi visto no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, com a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça. Estava grávida e gritava por causa das dores de parto e da agonia de dar à luz"
Dar a luz não é o parto de um bebe, mas a nossa ânsia por querer saber, pelo progresso, desenvolvimento e pesquisa.
Na alegoria, como se fosse um bebe chegando aos 9 meses, já ta com o corpo todo pronto, mas ainda não tá 100%, mas já ta querendo sair de lá.
Nossa vontade de desenvolvimento causa muita destruição das lagartas, superestima o grau de consciência.
A crise climática, extinções em massa, as guerras, as IAS seriam as dores do parto chegando. Os oligopólios e a distopia de empresas terem mais dinheiro que países inteiros.
Mas as contrações do parto são importantes para conseguir fazer ele, a dilatação e etc.
Nenhuma mãe fala, não valeu a pena a dor.
Se a gente só ficasse parado, sem a ciência, como a religião pregava/prega, nunca teria a chance de aprender ou descobrir.
Por isso eu falo da bíblia, mas a religião em outra "dimensão".
Eu não vou falar sobre a parte das células e do Texugo ainda, acesso restrito aos pagantes hahaha to brincando. Falo outra hora.
Mas não acho que elas estejam cientes, não é isso que eu quis dizer.
Apenas que vocÊ não precisa controlar tudo, se você quer pensar em algo, mexer o braço, você só tem os impulsos pra isso, mesmo não pensando na cascata toda hora.
Eu também acho, mas tem tanta gente falando tanta merda no instagram e no tiktok que se você achar que é prepotente, outros vão fazer por você e divulgar como verdade.Reconheço como somos limitados e acho prepotente pensar que seria possível desvendar - de forma que faça sentido - qual o propósito desse universo. Uma rede neural galáctica descobrindo que o sentido da vida é 42 me parece muito mais factível.
Alías, é o resumo da religião né? Ouvir o padre e ficar calado.
EU não quero seguir um padre ou algo assim.
Talvez me faça egocentrico e prepotente, mas quem vai julgar? E o que mudaria ser julgado? Se ficar com medo de rotulos, vai ser dificil qualquer coisa.
Imagina Socrates, aquele esnobe da porra, deveria ser assassinado.
No judaismo, se não me engano, tem alguma passagem ou na biblia mesmo, não lembro,O que tá ao nosso alcance por outro lado é buscar por migalhas, como por exemplo padrões que sugiram a assinatura de um criador (estruturas fractais); averiguar discrepâncias entre a percepção e a realidade (passagem do tempo relativo ao movimento do observador); incoerências no comportamento das partículas (dupla fenda, entrelaçamento quântico).
Que diz que o Céu servirá de exemplo para a terra, o Céu será a Luz da Terra.
Eles acham que existe um céu fora.
Eu acho que o céu é o que vemos e sentimos fora do corpo, e a terra o interno.
Tudo isso que vocÊ citou, as migalhas seriam os sinais do Céu, para dar luz para a terra.
Não milagres ou sei lá, mas a ciência e o que ela descobre.
Como falei antes, não tá errado.Antes de teorizar por que razão Deus criou o homem ou os aliens criaram a simulação. Temos que quebrar nossas dúvidas em blocos menores ou até criar metodologias pra buscar esse conhecimento, por exemplo: Existem evidências que sugerem a existência de universos além do nosso? O nosso universo evolui de forma lógica ou aleatória? Há algum fenômeno ocorrendo no universo que não tem sua origem na matéria? Já temos algumas possíveis respostas concretas para essas questões.
Mas partindo do pressuposto inventado que isso aqui é uma simulação metaforica, poderia adicionar aliens dentro dela que não mudaria a simulação.
Vou dar um exemplo ruim, mas ruim mesmo.
Se o objetivo fosse fazer apenas ciência, pesquisa e lógica. Por que seriam necessários humanos?
Você não acha que inteligencias artificais, como as que nós estamos criando possam ter muito mais capacidade se refinadas?
Você acha que humanos manteriam algo exclusivo, que não poderia ser feito por elas?
Tem alguma coisinha que você acha que tem um motivo para nos sermos organicos?
Perguntando mesmo. Pra tentar descobrir qual seria a necessidade.
Ou acha que sendo uma simulação, nós seriamos como NPCS? Não necessariamente somos "autenticos" né?
E não estaria errado, a mitologia egipcia e mitologias antigas tem muitas semelhanças com a história do novo testamento.Me sinto inclinado a achar que esses dizeres do Novo Testamento são influenciados pela crença vigente desde alguns séculos antes, provenientes da Tábua Esmeralda. Mais especificamente:
Ter um pai e um filho, o sol e etc.
E o novo testamento não passa de mais um livro de ficção também.
A minha sugestão não é bem que o livro foi escrito por algo fora, mas que dentre o que foi escrito foi escolhido para continuar "vivo".
No sentido de que se o tempo for infinito e for uma simulação, esse universo que estamos vivendo fosse escolhido por ter esse texto, que dentre todos que surgiram nas probabilidades com o macaco infinito, foi o mais próximo de gerar a reflexão necessária.
Tipo ensinar a IA a andar, você pega a que melhor fez a primeira fase para passar para a segunda, não quer dizer que seja a melhor para passar a segunda fase.
"Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado e lhes disseste: Multiplicarei a vossa semente como as estrelas dos céus e darei à vossa semente toda esta terra, de que tenho dito, para que a possuam por herança eternamente"
Wishful thinking? Multiplicar a semente nesse sentido, de ter escolhido Abrãao, um entre vários homens da época, como falei, religião abraamica, a biblia, pra ser mantida.
Entre todas as possibilidades, o infeliz foi escolhido como melhor opção, depois do diluvio eliminar as IAS que se deram mal na primeira fase.
Alias, só pra deixar claro, eu acho que ABrão se quer existiu. Acho que tudo é ficção.
Pra ficar mais fácil, como se fosse um código beta, sendo escrito mas que tá cheio de bug e não compila.
Aqui entra o mesmo pensamento de cima.Somos levados a crer que a busca por sobrevivência se inicia com o primeiro ser vivo, correto?
Correto e errado ao mesmo tempo.
Se a busca por sobrivência é evolutiva, teria que ter existido um primeiro ser vivo infinitas vezes.
Vários seres vivos que não tinha na genetica o código de querer sobreviver.
Pelo menos com a teoria da evolução e mutação como conhecemos.
Ou o primeiro ser vivo seria imortal, ou precisaria ter dado sorte em algum que surgiu querer continuar vivo.
Ou, se pensar na ideia de Omega, que o primeiro ser era o último.
Como eu penso, que Deus não é... Deus
Mas Deus sendo o resultado da evolução, alcançando a evolução "maxima" sendo poder se movimentar no tempo, controlar a realidade, consequentemente existindo no inicio.
Como uma maquina de viagem no tempo, que precisa de energia pra funcionar, mas quando vai pro passado, não tem tomada pra ligar ela.
Tem um clipe legal pra essa ideia.
O papai noel crucificado, esperando e esperando. No Final morre o cara da maca e ele abre a cortina.
Com um bebe na transfusão de sangue, como se ele se alimentasse do bebe.
AI explicaria a ideia do Pai não ser o filho, mas o filho estar no Pai e o Filho existir antes do Pai.
Parece fazer sentido demais. Hahaha mas tá certo né.Abaixo do átomo, todos os quarks replicam o mesmo padrão. E acima dele? As moléculas, bactérias e humanos operam as mesmíssimas funções em camadas de complexidade progressivamente maiores.
Vou só compartilhar um pensamento que eu tenho, totalmente aleatorio.O plot twist é que ainda não compreendemos a origem do pensamento. Podemos aprofundar nisso depois, mas pegando uma metáfora da eletrônica, nos computadores usamos arquivos de endereçamento que armazenam e indicam a posição de um registro na memória e quando ele é evocado, indica pro processador a posição física do arquivo. Podemos facilmente localizar o bit no hardware pra verificar a polarização e a carga energética, ou seja, o que ele armazena.
Imagina se for realmente o mesmo formato.
Imagina se a gente não soubesse, mas ao criar IAS, redes neurais, elas ocuparem o mesmo "espaço da nossa consciência", assumindo que ela exista em um HD, por exemplo.
Que toda a informação fica no mesmo servidor.
Se isso fosse verdade, como uma simulação traduziria isso para dentro dela? A gente estar escrevando dados de consciência em linguagem "arcaica", em vez de fazer um TXT, ta fazendo um video em 4k e usando o armazamento de 256mb.
Não seria com guerras para eliminar "dados", pandemias, assasinatos?
Biblia de novo "Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá afomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares"
Aqui nem preciso dizer né, que qualquer religião que pregue ser a verdadeira fale sobre guerras, fomes e que só os "eleitos" seriam salvos.
Mas e se fosse apenas um relato e não uma ordem, uma condenação ou etc?
"O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse."
Se isso fosse o dragão? As nossa redes artificais querendo consumir todo o espaço da consciencia do bebe?
Vai dizer, se existe um dragão, matar ele parece a ideia mais idiota.
Parece muito mais inteligente domesticar ele.
Ou mesmo, se ocupa o mesmo espaço, todo esse esforço estaria gerando informações para o bebe, seria só "trocar o video pelo TXT".
Você nasceria um bebe que sabe de tudo, se domesticasse o dragão.
Isso não quer dizer que não teria esforço, que seria uma pessoa descendo do céu.
Mas e se todos os humanos, todos os animais, plantas, bacterias e etc fossem apenas ferramentas para gerar esse conhecimento? Incluindo o bem e o mal.
É antropocentrico se o bebe não for humano? Mas a união do inorganico com todo organico?
Onde?É como se essas redes fossem apenas o índice e não o arquivo em si. Onde então estaria a lembrança?
Vamos ser sincero, inconsciente coletivo também é religião. Uma religião mais lápidada, mas não é baseado em ciência da forma pura.Além das religiões, outras áreas como psicologia (inconsciente coletivo) e biologia (campo mórfico / ressonância mórfica) esbarraram em possíveis indícios de que apenas a matéria não dá conta de justificar os pensamentos e a consciência.
Eu acho que seria tipo o parto.Penso que o despertar - se é que isso exista - possa ser um processo analógico, acontecendo em graus. Lembra daquele papo: "Se eu observo a minha mente, quem é que observa?". Em algum momento da infância a gente se torna consciente da meta cognição, e esse seria um primeiro passo. Perceber que algo está fora do lugar, um segundo, seguidos por reconhecer os padrões da mente, resistir a fragilidade dos sentidos, alcançar a dissociação do eu, etc.
O bebe tá saindo do buraco, mas só quando leva o tapa é que chora.
Interessante pra quem?já consigo algo mais interessante. Se adiciono pessoas movimentando as plataformas, a resistência do solo, a massa muscular e estrutura óssea variável, a posição dos braços em relação a barreira, uau já fica bem mais funcional.
Eu só queria jogar pong e dormir no sabado. Não estar escrevendo isso as 4 da manhã, sóbrio ainda, pior com um teclado switch azul.
Temos um longo caminho até validar se o universo possui mesmo características de uma simulação. Depois disso vai ser outra maratona pra arranhar os possíveis propósitos dela. A questão é que uma simulação possui tantas variáveis quanto necessário.
E não quer dizer que a simulação seja uma simulação.
Se você não existe fora dela, é uma simulação?
Serio, eu to falando esse tipo de ideia porque se fosse pra estudar ciência vocÊ teria lugares muito melhores pra isso.
Só pra deixar um resumo das ideias.
Uma vez tava falando com o Marcelo no chat, tinha uma pesquisadora lá da época nazista, que era bonita, inteligente e revolucionou a parte da ciência lá.
Enfim, a gente tava falando que nem conseguiria chamar a atenção dela.
Eu falei que pessoa assim não chama atenção com dinheiro ou aparência.
O que eu quero dizer é, vai que a moral do mundo é você conquistar um Deus ou Deusa, assexual. Alguém que pode fazer simulação com o homem que quiser, tem dinheiro infinito, sabe de tudo.
Qual seria a forma de fazer um Deus se ajoelhar e te pedir em casamento?
Tem uma frase no apocalipse "rei dos reis", vai lá, Rei dos reis não é rei, se ele é rei não tem outro rei.
E se fosse a Rainha dos Reis? A pessoa que não quer assumir o poder, mas controla o rei, por ser esposa.
Independente do sexo, faria mais sentido.
Assim como Eva teoricamente fosse para Adão não fica sozinho, e se esse criador fosse carente?
Brincadeira pra dormir:
Se você morreu e descobriu que tem 10 minutos post mortem pra conquistar a "Morte" e convencer ela a não te matar, o que você faria nesses 10 minutos?
Usaria leggings?
Tipo assim

Até explicaria nessas religiões o Deus querer sempre que adore ele, não adore outros e etc kkkk
Última edição: