Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo Psilocybe Cubensis - Mexican Dutch King - PF Tek

Diário de cultivo completo.
╔════•ೋೋ•════╗
Diário de Cultivo
╚════•ೋೋ•════╝

STRAIN: MDK - Mexican Dutch King

PROCEDÊNCIA: Ampola de esporos adquirido pela internet.

TÉCNICA: PF TEK - arroz integral, vermiculita (usei a fina) e água filtrada.

GLOVE BOX: ( ) Sim ( X ) Não



.·'¯(_.·'¯(_.·'¯(_ SUBSTRATO E MÉTODO DE ESTERILIZAÇÃO)¯`·._)¯`·._)¯`·.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia 09/08/2020


Utilizei o arroz cateto integral e liquidifiquei na velocidade "pulsar" por poucas vezes, a fim de obter uma farinha grossa ( mais ou menos na proporção de 50% mais fino e 50% de grãos quebrados com alguns mais inteiros). Misturei tudo em um recipiente de inox e ao apertar a mistura na mão pingava poucas gotas.
Escolhi usar copos de vidro baixos, daqueles tipo para Whisky. Após a higienização com água e sabão coloquei os copos para ferver em uma panela grande por 10 minutos. Após esfriarem um pouco passei álcool 92% com toalhas de papel recém tiradas da embalagem. Acomodei o substrato nos copos sem pressioná-los, deixando um espaço de 1 dedo, o qual completei com vermiculita seca. Cobri com quadrados de papel alumínio (como tampa) e vedei com algumas voltas de fita isolante. Optei ainda por colocar mais 2 camadas de papel alumínio soltas por cima (só encaixadas). Dividi em 2 panelas de pressão, uma maior com 3 copos e outra menor com 2 copos, que foram cuidadosamente acomodados em cima de um pano de prato novo e lavado para não correr o risco de quebra. Água até um pouco menos da metade dos copos e fogo alto até começar a pressão. Desliguei depois que completou 50 minutos sob pressão. Em todo o processo de montagem dos bolos usei touca na cabeça para evitar que cabelos caíssem e contaminasse algo.



.·'¯(_.·'¯(_.·'¯(_ INOCULAÇÃO_)¯`·._)¯`·._)¯`·.
---------------------------------------------------------------

Dia 10/08/2020

Montei uma Glove Box mas ficou muito pequena (viajei legal), quando comecei a usar ela vi que poderia acontecer um desastre derramando a ampola toda. Resolvi usa-la somente como base e segurança cobrindo os materiais esterilizados.
Usei o box do banheiro como laboratório previamente limpo com água sanitária e deixei a janela fechada. Coloquei uma mesinha forrada de papel alumínio para ter uma base limpa. Banhei com álcool 90% tudo ao redor. (*Sobre o álcool, soube que é mais eficaz usar na graduação de 70% para não haver desidratação da membrana das bactérias, dificultando assim sua assepsia total, mas ainda não li estudo algum sobre isso. Acabei usando o que eu tinha mesmo em 92%.* )
A pia do banheiro foi toda forrada com alumínio também para evitar ao máximo um lugar exposto à bactérias e fungos indesejáveis. e mais banho com álcool. Coloquei as panelas de pressão sob essa pia forrada, após ser limpa com papel toalha e adivinhem... mais álcool! rsrsrs
Usei meia lata de LISOFORM AEROSOL pelo ambiente todo e deixei em quarentena por uns 20m em média. Quase me intoxiquei, fiquei mais de 24h com uma sensação leve de dormência no nariz🤭😦🥴🤪😂
Agora sim, entrei no ambiente "estéril" como se estivesse na lua, com todos os movimento em slow motion para não movimentar o ar. Preparei a seringa, sugando e injetando de volta na ampola algumas vezes a fim de misturar os esporos para então injetar nos bolos.
Retirei as 2 capas soltas de alumínio, higienizei com álcool e injetei 1ml por furo, totalizando 4ml por bolo. Tapei com fita microporosa e coloquei de volta as camadas de papel al.
Nem preciso dizer que durante todo esse processo usei touca, máscara e roupas limpas. Não usei luvas, mas trabalhei sempre usando álcool nas mãos.




.·'¯(_.·'¯(_.·'¯(_ INCUBAÇÃO_)¯`·._)¯`·._)¯`·.
------------------------------------------------------------

Logo após os bolos estarem inoculados foram condicionados em uma caixa de isopor pequena ao redor de uma garrafa lacrada de água mineral com termostato e aquecedor dentro. Moro no sul do Brasil e tem feito dias frios. Coloquei o termostato em 30ºC. Estou aguardando chegar o termômetro para aferir a temperatura do ambiente incubador para ter certeza do clima perfeito.
Ontem, dia 19/08/2020, (9 dias após irem para a caixa) abri a caixa lentamente para verificar se não havia vazado água e constatei que a garrafa estava levemente morna e ainda não tem sinal de micélio algum.




Atualização 21/08/2020

Hoje o dia fez menos frio e batia sol forte no quarto onde está a incubadora, resolvi baixar a temperatura da água para 28ºC, conforme a dica da @mariafernnanda2 . Percebi leve umidade dentro dos copos, acredito estar tudo bem. Agora só abro daqui 10 dias.



Por enquanto é isso, galera!
 

Anexos

  • 20200810_005503.jpg
    20200810_005503.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 44
  • 20200810_011302.jpg
    20200810_011302.jpg
    3.8 MB · Visualizações: 39
  • 20200810_012637.jpg
    20200810_012637.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 37
  • 20200810_012829.jpg
    20200810_012829.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 50
  • 20200810_181706.jpg
    20200810_181706.jpg
    882 KB · Visualizações: 48
Última edição:
:eek:

Nunca ouvi isso e acho que vai gerar condensação no carimbo e estragar os esporos mais rapidamente.

Um carimbo após secar na feitura deve ser armazenado igual um cogumelo seco: em pote hermetico com sílica gel. (Por isso a sílica nunca precisa ser mudada, nobre @mysticgrower, que a umidade é ínfima de centenas de carimbos).

Desconheço outro método de conservação de carimbos...



É bem simples, você vai ver. ;)

Usa esse método, que é o mais simples existente e você pode simplificar ainda mais com a prática futura: Seringas extremamentes simples.
Obrigado pelas dicas.🙂
Vou agilizar o processo, então! Espero não ter condensado o carimbo.
Vai ser amanhã! 🥁
 
Obrigado pelas dicas.🙂
Vou agilizar o processo, então! Espero não ter condensado o carimbo.
Vai ser amanhã! 🥁

Montei 5 seringas de 5ml com o carimbo, estava bem sequinho, guardei em um saquinho na parte da geladeira que uso para secar ervas...
Inoculei mais 5 bolos em gloove box.
Espero agora ter sucesso e que apareçam mais rapidamente.:p


ATUALIZAÇÃO DO DIÁRIO

Sobre esse diário de cultivo:


O copo 1 está 90% colonizado pelo micélio, espero ansioso que conclua com êxito.
O copo 3 está somente com 1 hifa grande.
2 copos foram descartados por não apresentarem micélio e começarem com contaminantes.

1 copo está em "silêncio" absoluto. rsrs Não apresenta reação alguma, nem de micélio ou de contaminantes.
Já estão a 45 dias inoculados o_Oo_Oo_Oo_O
A temperatura no termostato estava ajustado em 28°C dentro da garrafa de água. Baixei para 27°C. Passou o inverno!
 
ATUALIZAÇÃO 01 OUTUBRO 2020

Eae pessoal!

Estou somente com o bolo 1 desse diário que hoje está 99% colonizado. O restante dos bolos enterrei na horta aqui de casa. Estou feliz por esse único bolo! Melhor que nada...

Penso em deixar em consolidação por uma semana... ou 10 dias, o que acham???

Dia 20 de setembro eu inoculei mais 4 copos com uma seringa que fiz a partir do carimbo que ganhei de uns amigos e hoje estão 90% colonizados. \0/ uhuull!!
Talvez crie um diário para esses copos pra não ficar falando deles aqui.

Sigo na esperança que esse bolo será lindo pela sua resistência e preguiça.

Até breve!🙌
 
ATUALIZAÇÃO
Pessoal! 🥱🥱🥱
Finalmente venho informar que o aniversário aconteceu ontem, dia 17/10/2020
Ufaaaaaaa! 😅😅
É isso mesmo! Demorou mas estamos aniversariando o primeiro bolo MDK da minha vida! E MAIS 4 bolos de uma strain que acredito ser albino... (irei confirmar) de um carimbo que ganhei de amigos (super rápida).
Não fiz cold shock... só esterelizei a vermiculita em panela de pressão e fiz um roll. Borrife água do filtro de barro e foi pro terrário.
Todos os bolos ficaram em 1 semana de consolidação, exceto 1 que não completou 1% da completude micelial nesta semana, então foi pro terrário igual.

PERGUNTO:
A temperatura está variando entre o dia e a noite entre 22°C e 24,8°C (chegou meu termômetro). Tem problema essa variação? Estou abanando 3 vezes por dia.

O terrário está com borbulhador a mil e com o aquecedor desligado. Mas hoje o borbulhador parou de funcionar... 🥵 Será que as pilhas grandes duram só 1 dia? AMANHÃ VOU TROCAR AS PILHAS E QUALQUER COISA VOU TER QUE TROCAR NA LOJA O BORBULHADOR.

Tem várias fotos em anexo com fácil distinção entre o que é o quê. 😁

VALEEEEEU
 

Anexos

  • IMG-20201018-WA0005.jpg
    IMG-20201018-WA0005.jpg
    60.4 KB · Visualizações: 14
  • 20201017_114440.jpg
    20201017_114440.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 14
  • 20201017_114428.jpg
    20201017_114428.jpg
    761.8 KB · Visualizações: 13
  • 20201017_114418.jpg
    20201017_114418.jpg
    724.2 KB · Visualizações: 12
  • 20201017_114404.jpg
    20201017_114404.jpg
    649.5 KB · Visualizações: 12
  • 20201017_114343.jpg
    20201017_114343.jpg
    756.8 KB · Visualizações: 12
  • 20201017_112518.jpg
    20201017_112518.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 14
  • 20201017_112444.jpg
    20201017_112444.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 17
  • 20201017_115322.jpg
    20201017_115322.jpg
    982.3 KB · Visualizações: 17
  • 20201017_115332.jpg
    20201017_115332.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 14
  • 20201017_115847.jpg
    20201017_115847.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 11
  • 20201017_115906.jpg
    20201017_115906.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 14
Última edição:
PS: o bolo do pratinho VERDE é desse diário. 😁
 
Hoje a temperatura do terrário chegou em 25,8°C, então coloquei uma garrafa de água congelada dentro. A temperatura passou a ficar em media 23,5, 24°C. Durante a noite tem ficado 23°.
Borrifei agua 3x até agora nas paredes do terrário quando ficaram com menos gotículas.

Problema do borbulhador resolvido, as pilhas que haviam se esgotado. Sim... em 2 dias! Agora comprei uma mais cara e de marca conhecida! 😄

Apareceram protuberâncias branquinhas e uns mini cogumelos em alguns bolos.

PERGUNTO, o borbulhador tem que ficar o tempo todo ligado? O barulho desse treco é terrível... parece um trator dentro de casa. 😁🤣😬

Tenho abanado umas 6x por dia e 1 X na madrugada.
 
Última edição:
Galera, alguns comentários que acho que precisava fazer para refrescar as ideias...

- Comprar cogumelo, comprar esporos etc., estraga a mágica do cultivo. O lance é vir aqui no fórum e pegar carimbo doado por algum cultivador. Aí vc recebe o esporo feito com carinho e doado com carinho. Diferente de alguém que vendeu pq queria dinheiro em troca.

- Sabem aquele requeijão Aviação no copo de vidro? Não tem melhor copo do que esse pra usar. Pode colocar eles direto no chão da panela de pressão com água até 2/5 da altura do copo que não tem erro. Pegou pressão, segura por 30 minutos e desliga. Cabem 4 copos destes na panela e não tem erro... essa técnica do pano dentro da panela de pressão pra mim parece lambança... rsrs

- Vermiculita... Sei lá qual o tamanho do grão dela... Sempre usei essa aqui: Substrato Vermiculita Dimy Para Vasos E Jardinagem 2 Litros - R$ 14,90 e não tem erro... C&C, Cobasi, qlq loja dessas tem a vermiculita Dimy (que é padrãozona e funciona muito bem). E outra, Mercado Livre não tem erro, qualquer coisa que precisem comprar, dá para encontrar, cotar o melhor preço e achar uma ótima forma de pagamento que melhor se adeque a cada um.

- Sobre o arroz.. PF-Cake é com farinha de arroz integral. Não com grão de arroz... É necessário quebrar os grãos.. Precisa do pózinho misturado com a vermiculita para um substrato adequadamente e minimamente bem nutritivo (tem técnicas de enriquecer esse substrato com outros nutrientes, mas aí a técnica já fica avançada e mais complicadinha)... Outra coisa: não pode ser pós de arroz integrar (é farinha, grãos quebradinhos), e cuidado para não compactar muito o substrato, pq senão fica sem espaço para ar ali dentro, o oxigênio e espaço pro fungo crescer é importante. Relembrando as medidas: 1 copos de água, 1 de fai e outros 2 de vermiculita... mistura bem.... e não tem erro.

- Esporos: pega um carimbo, coloca ele em água mineral em um pote de coleta. Use de 1/10 a 3/10 do carimbo no máximo...
Qdo eu recebo os esporos... eu só tiro do envelope no dia q vou fazer o potinho. Nem me preocupo com gelareira ou pote herméticamente fechado. Eu confio nos esporos enviados e pronto. Mexo o mínimo possível neles até o procedimento.

- Glovebox: pra mim é lambança kkk já tentei usar mto no início... mas mais dificultava o procedimento do que ajudava. Ambiente limpo e procedimento rápido, é a melhor coisa.

- Controle de temperatura: na real? Se o substrato está bom e os esporos ok, qlq temperatura entre 23 a 28 graus já tá bom... 30 graus pra mim vai estufar demais... vai facilitar contaminação bacteriana (sem sinais visíveis, mas deixa cheiro azedo).

- Na inoculação vc faz uma seringa... essa seringa tem que de dar pra 4 copos... no mínimo 4 furos equidistantes e deixando o liquido escorrer pelo canto do copo... eu ainda faço sempre mais uma injeção central... ou seja... 1 seringa cheia, 20 injeçõezinhas.

- Se errar e fracassar, tudo bem!!! O cultivo é ciência pura. Pura técnica! O processo de cultivo faz parte da nossa preparação e aprendizado para a experiência. Podem demorar meses... mas faz parte!!!! Errou, começa de novo. Faz melhor na próxima... Faz parte!! : )

- Outra coisa... Se o cultivo parecer problemático, não espere pra recomeçar. Arrume mais esporos e faça de novo logo. Senão pode se perder mtas semanas em um cultivo que não vai dar certo. Aí fica meio frustrante mesmo.

- Querem ver um cultivo que deu errado? Problemático - Do Tolueno para Psilocibina - Primeiro Cultivo Foi minha primeira tentativa, meu primeiro diário.. fracasso total!!! Kkk mas aprendi mto!

Grande abraço!

Paz e Luz!
 
Última edição:
Ficou bem legal a lista, concordo com a maioria dos pontos. Só quero fazer essa ressalva entre os que discordo:

- Vermiculita... Sei lá qual o tamanho do grão dela... Sempre usei essa aqui: Substrato Vermiculita Dimy Para Vasos E Jardinagem 2 Litros - R$ 14,90 e não tem erro... C&C, Cobasi, qlq loja dessas tem a vermiculita Dimy (que é padrãozona e funciona muito bem). E outra, Mercado Livre não tem erro, qualquer coisa que precisem comprar, dá para encontrar, cotar o melhor preço e achar uma ótima forma de pagamento que melhor se adeque a cada um.

Ela é tão eficaz quanto qualquer vermiculita, mas é cara. Nesse seu caso, sai a R$ 7,95/litro.

Se comprar o sacão de 100 litros, sai entre 40 a 90 centavos o litro, a depender se retira na loja ou paga frete.

O material é o mesmo, mas em um caso é ensacado e distribuído ao público que cultiva plantas, e pro outro caso para a construção civil. Por isso a diferença de preço.
 
Galera, alguns comentários que acho que precisava fazer para refrescar as ideias...

- Comprar cogumelo, comprar esporos etc., estraga a mágica do cultivo. O lance é vir aqui no fórum e pegar carimbo doado por algum cultivador. Aí vc recebe o esporo feito com carinho e doado com carinho. Diferente de alguém que vendeu pq queria dinheiro em troca.

- Sabem aquele requeijão Aviação no copo de vidro? Não tem melhor copo do que esse pra usar. Pode colocar eles direto no chão da panela de pressão com água até 2/5 da altura do copo que não tem erro. Pegou pressão, segura por 30 minutos e desliga. Cabem 4 copos destes na panela e não tem erro... essa técnica do pano dentro da panela de pressão pra mim parece lambança... rsrs

- Vermiculita... Sei lá qual o tamanho do grão dela... Sempre usei essa aqui: Substrato Vermiculita Dimy Para Vasos E Jardinagem 2 Litros - R$ 14,90 e não tem erro... C&C, Cobasi, qlq loja dessas tem a vermiculita Dimy (que é padrãozona e funciona muito bem). E outra, Mercado Livre não tem erro, qualquer coisa que precisem comprar, dá para encontrar, cotar o melhor preço e achar uma ótima forma de pagamento que melhor se adeque a cada um.

- Sobre o arroz.. PF-Cake é com farinha de arroz integral. Não com grão de arroz... É necessário quebrar os grãos.. Precisa do pózinho misturado com a vermiculita para um substrato adequadamente e minimamente bem nutritivo (tem técnicas de enriquecer esse substrato com outros nutrientes, mas aí a técnica já fica avançada e mais complicadinha)... Outra coisa: não pode ser pós de arroz integrar (é farinha, grãos quebradinhos), e cuidado para não compactar muito o substrato, pq senão fica sem espaço para ar ali dentro, o oxigênio e espaço pro fungo crescer é importante. Relembrando as medidas: 1 copos de água, 1 de fai e outros 2 de vermiculita... mistura bem.... e não tem erro.

- Esporos: pega um carimbo, coloca ele em água mineral em um pote de coleta. Use de 1/10 a 3/10 do carimbo no máximo...
Qdo eu recebo os esporos... eu só tiro do envelope no dia q vou fazer o potinho. Nem me preocupo com gelareira ou pote herméticamente fechado. Eu confio nos esporos enviados e pronto. Mexo o mínimo possível neles até o procedimento.

- Glovebox: pra mim é lambança kkk já tentei usar mto no início... mas mais dificultava o procedimento do que ajudava. Ambiente limpo e procedimento rápido, é a melhor coisa.

- Controle de temperatura: na real? Se o substrato está bom e os esporos ok, qlq temperatura entre 23 a 28 graus já tá bom... 30 graus pra mim vai estufar demais... vai facilitar contaminação bacteriana (sem sinais visíveis, mas deixa cheiro azedo).

- Na inoculação vc faz uma seringa... essa seringa tem que de dar pra 4 copos... no mínimo 4 furos equidistantes e deixando o liquido escorrer pelo canto do copo... eu ainda faço sempre mais uma injeção central... ou seja... 1 seringa cheia, 20 injeçõezinhas.

- Se errar e fracassar, tudo bem!!! O cultivo é ciência pura. Pura técnica! O processo de cultivo faz parte da nossa preparação e aprendizado para a experiência. Podem demorar meses... mas faz parte!!!! Errou, começa de novo. Faz melhor na próxima... Faz parte!! : )

- Outra coisa... Se o cultivo parecer problemático, não espere pra recomeçar. Arrume mais esporos e faça de novo logo. Senão pode se perder mtas semanas em um cultivo que não vai dar certo. Aí fica meio frustrante mesmo.

- Querem ver um cultivo que deu errado? Problemático - Do Tolueno para Psilocibina - Primeiro Cultivo Foi minha primeira tentativa, meu primeiro diário.. fracasso total!!! Kkk mas aprendi mto!

Grande abraço!

Paz e Luz!
Obrigado por postar essas dicas, JohnDoe. A ideia de criar esse diário justamente foi com o propósito de ajudar a quem está iniciando e quanto mais informações úteis melhor.
Muitas pessoas enrolam muito, dão atenção desnecessária a alguns fatores enquanto esquecem alguns primordiais.
Saquei, já no meu segundo cultivo (recém, bebê ainda) que a simplicidade e a praticidade são elementos fundamentais para um cultivo (e um cultivador) saudável. A natureza dos cogumelos vai trabalhar e agir sobre o cultivo, basta ter paciência e carinho que o tempo irá trabalhar a nosso favor.
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO 29/10/2020

:sleep::sleep::sleep::sleep::sleep::sleep::sleep::sleep:

Com imensa alegria (e preguiça devido a lentidão dessa strain rs) venho informar que o bolo MDK finalmente frutificou!!!
Outro cultivo que iniciei 1 mês depois da inoculação deste já está no segundo flush.

A frutificação se deu com pequenos cogumelos, no próximo cultivo vou forrar as bordas do terrário para entrar luz somente na parte superior. Faz muito calor e tenho um pouco de dificuldades em baixar a temperatura do terrário com blocos de gelo, fiquei receoso em aquecer muito com a forração.

Bem, o bolo rendeu em média 40g frescos, separei 4 píleos maiores para carimbo.

Se rolar mais flushes postarei aqui.


Obrigado à tod@s por acompanharem esse primeiro cultivo de MDK preguiçoso!

Qualquer dúvidas, estoy aqui!
MDK.jpg
 
Saaalve galera!
Fiquei uns dias sem tempo livre devido a vários trabalhos da faculdade e não passei mais por aqui.

Exatamente há 15 dias atrás, em 05 de novembro aconteceu a segunda frutificação do único bolo resistente dessa strain leeeenta...

Não fiz cold shock, somente foi hidratado com água filtrada borrifada várias vezes ao vida.
Nesse segundo flush notei uma pequena mudança na colocação do bolo e resolvi enterrar no jardim.

Notei que esses frutos vieram mais separados, diferentes do primeiro fluh, não tão aglomerados como shimeji.

Cheguei ao final do diário com a conclusão que DEU CERTO meu primeiro cultivo!
Mesmo só com um bolo restante, este rendeu vários cogumelinhos lindos em 2 flushs. Valeu pela experiência, aprendi muito sobre ter paciência e insistência.
No meio desse cultivo iniciei um segundo a partir de um carimbo doado... Foi lindo!
Frutificaram todos juntos!

Agradeço a toda galera envolvida no Teonanacatl.org! Parabéns!!
20201105_191307.jpg20201105_192549.jpg20201105_192636.jpg20201116_085846.jpg
 
Parabéns @druidaazul
Muito legal seu cultivo. Primeiro cultivo é muito satisfatório, mix de emoções e conhecimentos.
 
Back
Top