Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo Psilocybe Cubensis - Mexican Dutch King - PF Tek

Diário de cultivo completo.
╔════•ೋೋ•════╗
Diário de Cultivo
╚════•ೋೋ•════╝

STRAIN: MDK - Mexican Dutch King

PROCEDÊNCIA: Ampola de esporos adquirido pela internet.

TÉCNICA: PF TEK - arroz integral, vermiculita (usei a fina) e água filtrada.

GLOVE BOX: ( ) Sim ( X ) Não



.·'¯(_.·'¯(_.·'¯(_ SUBSTRATO E MÉTODO DE ESTERILIZAÇÃO)¯`·._)¯`·._)¯`·.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia 09/08/2020


Utilizei o arroz cateto integral e liquidifiquei na velocidade "pulsar" por poucas vezes, a fim de obter uma farinha grossa ( mais ou menos na proporção de 50% mais fino e 50% de grãos quebrados com alguns mais inteiros). Misturei tudo em um recipiente de inox e ao apertar a mistura na mão pingava poucas gotas.
Escolhi usar copos de vidro baixos, daqueles tipo para Whisky. Após a higienização com água e sabão coloquei os copos para ferver em uma panela grande por 10 minutos. Após esfriarem um pouco passei álcool 92% com toalhas de papel recém tiradas da embalagem. Acomodei o substrato nos copos sem pressioná-los, deixando um espaço de 1 dedo, o qual completei com vermiculita seca. Cobri com quadrados de papel alumínio (como tampa) e vedei com algumas voltas de fita isolante. Optei ainda por colocar mais 2 camadas de papel alumínio soltas por cima (só encaixadas). Dividi em 2 panelas de pressão, uma maior com 3 copos e outra menor com 2 copos, que foram cuidadosamente acomodados em cima de um pano de prato novo e lavado para não correr o risco de quebra. Água até um pouco menos da metade dos copos e fogo alto até começar a pressão. Desliguei depois que completou 50 minutos sob pressão. Em todo o processo de montagem dos bolos usei touca na cabeça para evitar que cabelos caíssem e contaminasse algo.



.·'¯(_.·'¯(_.·'¯(_ INOCULAÇÃO_)¯`·._)¯`·._)¯`·.
---------------------------------------------------------------

Dia 10/08/2020

Montei uma Glove Box mas ficou muito pequena (viajei legal), quando comecei a usar ela vi que poderia acontecer um desastre derramando a ampola toda. Resolvi usa-la somente como base e segurança cobrindo os materiais esterilizados.
Usei o box do banheiro como laboratório previamente limpo com água sanitária e deixei a janela fechada. Coloquei uma mesinha forrada de papel alumínio para ter uma base limpa. Banhei com álcool 90% tudo ao redor. (*Sobre o álcool, soube que é mais eficaz usar na graduação de 70% para não haver desidratação da membrana das bactérias, dificultando assim sua assepsia total, mas ainda não li estudo algum sobre isso. Acabei usando o que eu tinha mesmo em 92%.* )
A pia do banheiro foi toda forrada com alumínio também para evitar ao máximo um lugar exposto à bactérias e fungos indesejáveis. e mais banho com álcool. Coloquei as panelas de pressão sob essa pia forrada, após ser limpa com papel toalha e adivinhem... mais álcool! rsrsrs
Usei meia lata de LISOFORM AEROSOL pelo ambiente todo e deixei em quarentena por uns 20m em média. Quase me intoxiquei, fiquei mais de 24h com uma sensação leve de dormência no nariz🤭😦🥴🤪😂
Agora sim, entrei no ambiente "estéril" como se estivesse na lua, com todos os movimento em slow motion para não movimentar o ar. Preparei a seringa, sugando e injetando de volta na ampola algumas vezes a fim de misturar os esporos para então injetar nos bolos.
Retirei as 2 capas soltas de alumínio, higienizei com álcool e injetei 1ml por furo, totalizando 4ml por bolo. Tapei com fita microporosa e coloquei de volta as camadas de papel al.
Nem preciso dizer que durante todo esse processo usei touca, máscara e roupas limpas. Não usei luvas, mas trabalhei sempre usando álcool nas mãos.




.·'¯(_.·'¯(_.·'¯(_ INCUBAÇÃO_)¯`·._)¯`·._)¯`·.
------------------------------------------------------------

Logo após os bolos estarem inoculados foram condicionados em uma caixa de isopor pequena ao redor de uma garrafa lacrada de água mineral com termostato e aquecedor dentro. Moro no sul do Brasil e tem feito dias frios. Coloquei o termostato em 30ºC. Estou aguardando chegar o termômetro para aferir a temperatura do ambiente incubador para ter certeza do clima perfeito.
Ontem, dia 19/08/2020, (9 dias após irem para a caixa) abri a caixa lentamente para verificar se não havia vazado água e constatei que a garrafa estava levemente morna e ainda não tem sinal de micélio algum.




Atualização 21/08/2020

Hoje o dia fez menos frio e batia sol forte no quarto onde está a incubadora, resolvi baixar a temperatura da água para 28ºC, conforme a dica da @mariafernnanda2 . Percebi leve umidade dentro dos copos, acredito estar tudo bem. Agora só abro daqui 10 dias.



Por enquanto é isso, galera!
 

Anexos

  • 20200810_005503.jpg
    20200810_005503.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 44
  • 20200810_011302.jpg
    20200810_011302.jpg
    3.8 MB · Visualizações: 39
  • 20200810_012637.jpg
    20200810_012637.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 37
  • 20200810_012829.jpg
    20200810_012829.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 50
  • 20200810_181706.jpg
    20200810_181706.jpg
    882 KB · Visualizações: 48
Última edição:
Amigo, estamos passando por processos parecidos!

Também adquiri uma ampola de esporos MDK.
Como trata-se do primeiro cultivo, o medo e a apreensão são tantas que nem abri a embalagrem da ampola ainda hahahah
Também não consegui achar a vermiculita média, mesmo passando em 3 locais. Vai a fina mesmo!

Neste momento meus copos estão esterilizando na PP, amanhã começa a parte delicada! :D

Uma dúvida, antes de usar a seringa você sugou e expeliu água quente nela ou só tirou da embalagem e sugou os esporos?

Paz!
 
E como foi ou está sendo a colonização? :)

Hoje abri a caixa de isopor!
Por enquanto só 1 copo apresentou hifas (3 para ser mais preciso, no mesmo lado do furo da inoculação). Aqui o inverno não é tão rígido, está em media de 18°. Logo vou atualizar certinho e com mais detalhes.
Estou achando bem lento...
 
Hoje abri a caixa de isopor!
Por enquanto só 1 copo apresentou hifas (3 para ser mais preciso, no mesmo lado do furo da inoculação). Aqui o inverno não é tão rígido, está em media de 18°. Logo vou atualizar certinho e com mais detalhes.
Estou achando bem lento...

É, tá devagar sim.

A temperatura você está controlando, então não é problema.

Se a inoculação foi ME, não é genética que vai fazer 100% dos copos demorarem pra eclodir.

Você não compactou o substrato.

...

Não tenho a menor ideia de porque tá indo devagar, ainda mais com 4 pontos de inoculação de 1 ml em cada... Pode ser, e pode ser, que a seringa que você comprou chegou com poucos esporos viáveis ou que você tenha demorado entre a compra e inoculação tanto tempo que ela ficou praticamente inviável.

---

Eu já lidei com algumas eclosões de mais de 1 mês. Se quiser, espera mais um pouco.

Mas recomendo arrumar um carimbo e fazer sua própria seringa. Aí deve ficar 100%.
 
Amigo, estamos passando por processos parecidos!

Também adquiri uma ampola de esporos MDK.
Como trata-se do primeiro cultivo, o medo e a apreensão são tantas que nem abri a embalagrem da ampola ainda hahahah
Também não consegui achar a vermiculita média, mesmo passando em 3 locais. Vai a fina mesmo!

Neste momento meus copos estão esterilizando na PP, amanhã começa a parte delicada! :D

Uma dúvida, antes de usar a seringa você sugou e expeliu água quente nela ou só tirou da embalagem e sugou os esporos?

Paz!

Olá companheiro!

Que legal que está começando também! Se tiver ideia de criar um diário compartilhe aqui!
Fiquei bem nervoso e ansioso quando fiz o processo de inoculação, uma dica é preparar tudo antes do procedimento para não ter o risco de esquecer de algo e manter a calma. 😁

Usei uma seringa nova de 20ml e só abri na hora de usá-la. Não necessita de água quente. Não esquece de esterilizar a embalagem com álcool 70 antes de abrir!

Boa sorte!
É, tá devagar sim.

A temperatura você está controlando, então não é problema.

Se a inoculação foi ME, não é genética que vai fazer 100% dos copos demorarem pra eclodir.

Você não compactou o substrato.

...

Não tenho a menor ideia de porque tá indo devagar, ainda mais com 4 pontos de inoculação de 1 ml em cada... Pode ser, e pode ser, que a seringa que você comprou chegou com poucos esporos viáveis ou que você tenha demorado entre a compra e inoculação tanto tempo que ela ficou praticamente inviável.

---

Eu já lidei com algumas eclosões de mais de 1 mês. Se quiser, espera mais um pouco.

Mas recomendo arrumar um carimbo e fazer sua própria seringa. Aí deve ficar 100%.

Uns amigos queridos fizeram 1 carimbo para me doar. Assim que estiver em mãos irei montar minha própria seringa de esporos!


Não chegou meu termômetro ainda (atrasado desde o dia 11/08 😑), então não tenho certeza da temperatura do interior da incubadora. Um dia desses abriram a janela do quarto onde está a caixa e bateu sol nela, vi que estava um "bafinho" mas acredito não ter alcançado 40° ao ponto de matar os esporos...

Feliz em saber que já viu eclosões com mais de 1 mês. 😁😁
Eu já estava ficando tenso. Dei uma respirada agora... 😅

Vou esperar mais tempo com toda certeza!

@ExPoro A ampola de esporos chegou dia 21 de julho e segui recomendações de guardar na geladeira.
 
Última edição:

ATUALIZAÇÃO 09/9/20 (30 dias após inoculação)

Olá!

Hoje abri a incubadora novamente e tive uma surpresinha!
2 copos demonstram uma evolução.

No copo nª 1 o micélio apareceu em 2 partes. Aparentemente parece saudável e também bem preguiçosos. Os pontinhos escuros são da vermiculita (usei a fina)!
O copo nª 3 tem uma hifa pequena surgindo!
Os outros copos ainda nem sinal...

Abaixo fotos dos que apresentam evolução.


Sigo com esperanças que dará certo!!

Abraços!
 

Anexos

  • 20200909_170437.jpg
    20200909_170437.jpg
    878.2 KB · Visualizações: 34
  • 20200909_170629.jpg
    20200909_170629.jpg
    967.6 KB · Visualizações: 34
Última edição:
Amigo, seu diário está me dando esperança! Estou com a mesma strain. 11 dias de inoculação e nada! Pelo menos esse "nada" inclui contaminantes..
Mas a ansiedade é tanta que só de ver um contaminante eu já ficaria contente. Triste é ver esses copos mortos hhaha
 
Amigo, seu diário está me dando esperança! Estou com a mesma strain. 11 dias de inoculação e nada! Pelo menos esse "nada" inclui contaminantes..
Mas a ansiedade é tanta que só de ver um contaminante eu já ficaria contente. Triste é ver esses copos mortos hhaha
Pois é... esse vazio é difícil!
Ganhei um carimbo! \0/
Final de semana quero iniciar um novo cultivo, assim terei certeza da concentração da seringa.
 
terei certeza da concentração da seringa

Então, se eclodiu alguma coisa, a concentração com certeza é suficiente, o fator não está na seringa, a menos que ela seja velha ou de carimbo velho. Aí a questão não é a concentração de esporos, mas o percentual de esporos viáveis. Não se sabe quanto tempo a seringa ficou pronta antes de ser enviada...

----

Bem, lojas que vendem apenas esporos, seringas e materiais de cultivo são permitidas de constarem no Repositório do fórum, então posso dizer aos que vendem seringas que... Caramba, pelo menos envia uma seringa com uma concentração claramente visível ou até escura, né... que é melhor o cultivador que comprou arriscar ter um festival desnecessário de eclosões do que poucas ou nenhuma. ;)
 
Então, se eclodiu alguma coisa, a concentração com certeza é suficiente, o fator não está na seringa, a menos que ela seja velha ou de carimbo velho. Aí a questão não é a concentração de esporos, mas o percentual de esporos viáveis. Não se sabe quanto tempo a seringa ficou pronta antes de ser enviada...

----

Bem, lojas que vendem apenas esporos, seringas e materiais de cultivo são permitidas de constarem no Repositório do fórum, então posso dizer aos que vendem seringas que... Caramba, pelo menos envia uma seringa com uma concentração claramente visível ou até escura, né... que é melhor o cultivador que comprou arriscar ter um festival desnecessário de eclosões do que poucas ou nenhuma. ;)
Pois é... fico em dúvida da qualidade da seringa que me venderam. A loja vende cogumelos também, confiei na qualidade. Talvez querem dar foco pra vendas dos cogumelos e fornecem ampolas de má qualidade... o_O
Partindo do esporo deve ser mais fácil a certeza do que pode ter dar errado.

👉Me indicaram guardar o carimbo na geladeira até usar, correto?
Hoje vi que 2 bolos que ainda não apresentaram micélio apresentaram contaminação cinza. Separei-os dos outros bolos e enterrei na minha horta. Percebi, quando desmanchei, que no interior havia um pouco de micélio. Quem sabe um dia brote cogumelos na horta...

O copo n1 que apresentou micélio está tomado até a metade. Torço pra que tenha força de se espalhar completamente já que não vem outro ao encontro, mas aparenta estar saudável, porem preguiçoso demasiadamente.

O outro copo que apresentou sinal de hifas ainda está bem lento.

O terceiro nem sinal ainda... vou dar mais poucos dias de chances até enterra-lo na horta tbm.

Pretendo partir do zero em breve, desde a confecção da seringa.
 
Última edição:
Começando a partir dos esporos é mais prazeroso ainda todo o processo de cultivo... do esporo ao esporo hehe
A partir de um carimbo... se vc tiver uma contaminação generalizada em 100% dos potes pode saber que o proprio carimbo deve estar contaminado.
Carimbo guardado na geladeira nunca vi... aqui boto em um ziplock e dai boto num pote com silica so para prevenir... a silica nunca absorveu umidade continua laranja perfeita.
 
Me indicaram guardar o carimbo na geladeira até usar, correto?

:eek:

Nunca ouvi isso e acho que vai gerar condensação no carimbo e estragar os esporos mais rapidamente.

Um carimbo após secar na feitura deve ser armazenado igual a um cogumelo seco: em pote hermético com sílica gel. (Por isso a sílica nunca precisa ser mudada, nobre @mysticgrower, que a umidade é ínfima de centenas de carimbos).

Desconheço outro método de conservação de carimbos...

Pretendo partir do zero em breve, desde a confecção da seringa

É bem simples, você vai ver. ;)

Usa esse método, que é o mais simples existente e você pode simplificar ainda mais com a prática futura: Seringas extremamentes simples.
 
Última edição:
Back
Top