Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - PC South American(PF Tek)

Diário de cultivo completo.
Boa tarde a todos e a todas. Depois de algum tempo estudando e comprando materiais,hoje finalmente comecei meu cultivo. Utilizei a strain South American,comprada de um site(infelizmente :( ).

(utilizei o layout do diário do YellowSmile,perdão amigo rsrs)
  • Início - 10/01/2015
-Preparo do Bolo: Utilizei a receita básica para PF Tek. O rendimento foi de 4 copos e meio. Misturei o resto(após preencher os 4 copos) com vermiculita e grão de arroz integral,e coloquei uma colher de água(invenção própria). Limpei as bordas com Álcool 70 e preenchi o espaço vazio com vermiculita seca. Cobri com papel alumínio.
bolos (2).jpg

-Panela de Pressão: Forrei o fundo da panela com dois panos de prato,enrolados em espiral.Ficou um fundo de pano(risos). Coloquei os copos e botei água na panela até passar meio dedo do fundo do copo.
bolos (1).jpg

-Seringa de Esporos: Preparei a seringa na tampa do forno ligado. Utilizei potinho de exame de fezes kkk. (acho que errei nessa parte,torcer para ter sucesso). Quanto tempo deixo o carimbo hidratando? Pensei em deixar umas 8h,mexer nele depois que a panela de pressão esfriar.

Nesse momento a panela de pressão está no fogo. Que a Santa Psila me abençoe e a todos que cultivam :D

Aceito críticas e sugestões. Manterei o tópico atualizado.

Última edição:
Essas partes algodoadas são cob-web né?

Não. Micélio algodoado de cubensis não é incomum. E outra, cobweb é um parasita do micélio de cubensis. Comumente aparecem em casings, e não nessa fase do cultivo.

Essas partes pretas são contaminantes também?

Sim, as partes pretas são contaminantes.

Eles tem salvação ?

Os copos que tem mancha escura devem ser descartados, ou melhor, enterre-os. Tente um outdoor, há boas chances de você conseguir alguns frutos.

Não. Micélio algodoado de cubensis não é incomum. E outra, cobweb é um parasita do micélio de cubensis. Comumente aparecem em casings, e não nessa fase do cultivo.

Entendi. Vou acompanhar o desenvolvimento dos copos nesses dias.

Os copos que tem mancha escura devem ser descartados, ou melhor, enterre-os. Tente um outdoor, há boas chances de você conseguir alguns frutos.

Tento tirar o bolo inteiro,e se não conseguir tiro com uma colher e enterro,correto? Enterro com uma camada de terra de 1cm cobrindo(li isso em algum lugar no fórum) e depois? Precisa de alguma manutenção? Molho com água com certa frequência ou só no momento que enterrar?

Grato pela ajuda.

Aproveitando...

Terei que me mudar em 15 dias. Até lá,creio que os bolos não terão colonizados totalmente. Como faço pra viajar com os bolos? Já que,teoricamente,os copos estão vedados,posso só colocar na mala e levar pra frutificar no novo local?

Última edição por um moderador:
Precisa de alguma manutenção?

Não precisa de manutenção. Até porque esses bolos enterrados são um descarte, você está doando a natureza. Aliás, por estarem contaminados, não abra os copos dentro da sua casa. A mudança de cor do contaminante pode ser um indicativo que ele está esporulando.

Como faço pra viajar com os bolos? Já que,teoricamente,os copos estão vedados,posso só colocar na mala e levar pra frutificar no novo local?

Pode sim, mas para evitar que os copos entrem em contato com muitos contaminantes, não é má ideia cobri-los com plástico filme, ou coloque-os dentro daqueles sacos ziploc, ou em último caso use sacos de compras mesmo, desde que estejam limpos, é claro.

Se eu fosse você prepararia o terrário logo após a mudança. Tem pelo menos dois bolos inteiramente colonizados.

Os bolos 2 e 4 estão quase colonizados. Mas tem uma pequena faixa lateral e metade do fundo que ainda não estão colonizados. Não mandei foto por que quis mostrar nas fotos apenas as "anomalias" que eu achava que seriam.

Assim que me mudar,no mesmo dia,já prepararei o terrário. Ele já está pronto,na verdade. Então chegando lá já irei fazer o dunk e cold shok.

Não precisa de manutenção. Até porque esses bolos enterrados são um descarte, você está doando a natureza. Aliás, por estarem contaminados, não abra os copos dentro da sua casa. A mudança de cor do contaminante pode ser um indicativo que ele está esporulando.

Pode sim, mas para evitar que os copos entrem em contato com muitos contaminantes, não é má ideia cobri-los com plástico filme, ou coloque-os dentro daqueles sacos ziploc, ou em último caso use sacos de compras mesmo, desde que estejam limpos, é claro.

Certo @Cosmik e @Ecuador . Obrigado pela atenção no post. Atualizarei as informações em breve.

Última edição:
Foi feito furo para trocas gasosas nos copos? Tem copos saudáveis ai, micélio bom, assim como tem os contaminados, descarte logo.

Não @tupy . Só tinha visto essa dica do furo para troca gasosa depois da inoculação. Nos próximos tamparei com fita micropore,ao invés de fita isolante.

@Cosmik @Ecuador analisei melhor os copos e decidi aniversariá-los. Descartarei os 2 contaminados. Tem 2 que estão totalmente colonizados. Farei o dunk e cold ainda hoje. Outro está quase,acho que mais 10 dias de incubação e estará pronto para o aniversário.

Ainda crescendo:
10250332_728585990574112_8876179801884657836_n.jpg 10991395_728585967240781_2452362592809761947_n.jpg

Totalmente colonizados:
1509852_728585770574134_4012916868883053129_n.jpg 10639533_728585677240810_4263189292939824617_n.jpg 11018729_728585717240806_4400277819616203302_n.jpg

Esse aqui já tá pronto também? Todo ele está bem rizomorfo e preenchido,só essa parte que está "translúcida". Analisando outras imagens vi que isso é normal.
10986892_728585830574128_8183923248774008784_n.jpg

Terrário pronto,só esperando os bolos. Fita micropore nos furos para troca gasosa. Fio de água mineral no fundo do terrário e água mineral do borbulhador com 15 gotas de água sanitária(1,5L no total).

14364_728681513897893_80722841891390893_n.jpg

10445974_728681657231212_4032006965056352882_n.jpg

Esse copo que você chama "translúcido" já está pronto para ir, coisa linda.
Só teria mais cuidado com essa água sanitária, nem tem necessidade dela agora. Hipoclorito de sódio é muito forte.

Esse copo que você chama "translúcido" já está pronto para ir, coisa linda.
Só teria mais cuidado com essa água sanitária, nem tem necessidade dela agora. Hipoclorito de sódio é muito forte.

rsrs,tem dois no dunk e cold. O outro está na incubadora.

Pus para "esterelizar" a água do terrário e do borbulhador. Como só usarei o terrário amanhã de noite(24h de descanso da água e de dunk) acho que não terei problema.

Também preparei o borrifador com água e água sanitária(proporcionalmente,também),para borrifar quando for trocar a garrafa de gelo que botarei no terrário(região quente,temperatura média de 29º).

rsrs,tem dois no dunk e cold. O outro está na incubadora.

Pus para "esterelizar" a água do terrário e do borbulhador. Como só usarei o terrário amanhã de noite(24h de descanso da água e de dunk) acho que não terei problema.

Também preparei o borrifador com água e água sanitária(proporcionalmente,também),para borrifar quando for trocar a garrafa de gelo que botarei no terrário(região quente,temperatura média de 29º).

o que vc quer dizer com 24h de descanso da água e dunk? Vejo que vc quis dizer dunk(água) e cold shock, mas que descanso é esse?

Tenha cuidado para que essa água não respingue nos bolos. Assepsia moderada é bom, mas exagerada não. Até porque, não importa o que você faça o terrário nunca será estéril. Além disso, podemos contar com o próprio mecanismo de defesa do micélio.

Tenha cuidado para que essa água não respingue nos bolos. Assepsia moderada é bom, mas exagerada não. Até porque, não importa o que você faça o terrário nunca será estéril. Além disso, podemos contar com o próprio mecanismo de defesa do micélio.

É verdade hehe.

Pensei em borrifar nas paredes,para que a água não atinga os bolos. Como só serão dois,ficará mais fácil de fazer isso.

Mesmo assim recomendo que use apenas água esterilizada. Na água que fica no fundo do terrário você pode por 1 ou 2 gotas de água sanitária. Veja o que pode acontece quando há excesso de água sanitária: https://teonanacatl.org/threads/casing-de-a-albino.10758/#post-157003

Eita! hehe,vou trocar a água do borrifador então. Água esterelizada pode ser água da torneira fervida? Se não,água filtrada fervida?

Vou isolar o borrifador com plástico filme.Só abrir um buraquinho quando for borrifar(duas vezes por dia).

@Cosmik adiei minha viagem por motivos maiores,mais tempo para cuidar dos meninos hehe. Quanto tempo você acha que aquele copo que está quase colonizado levará para ficar totalmente colonizado?

Aqui(https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-albino-a-pf-tek.10723/page-2#post-157491) o @Ecuador falou que poderia ser qualquer água.

Enterrei os bolos contaminados hoje pela manhã.

10991451_728991063866938_2404711321847440330_n.jpg

Bolos no terrário. Pensamentos positivos agora. Não fiz o roll pq não lembrei de esterelizar a vermiculita ontem,e os bolos não podiam esperar mais no cold shock,já que já ia fazer 24h na geladeira.

23-02 terrario.jpg

Temperatura atual: 25,5°C. Deixei uma garrafa de água congelando para colocar quando a temperatura aumentar.

Última edição:
@caue.alencar Qual o motivo do vidro ser colocado na parte de baixo da tampa? Eu já li em algum lugar mas não me lembro. Estou pensando em fazer um terrário de isopor

Back