Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - PC South American(PF Tek)

Diário de cultivo completo.
Boa tarde a todos e a todas. Depois de algum tempo estudando e comprando materiais,hoje finalmente comecei meu cultivo. Utilizei a strain South American,comprada de um site(infelizmente :( ).

(utilizei o layout do diário do YellowSmile,perdão amigo rsrs)
  • Início - 10/01/2015
-Preparo do Bolo: Utilizei a receita básica para PF Tek. O rendimento foi de 4 copos e meio. Misturei o resto(após preencher os 4 copos) com vermiculita e grão de arroz integral,e coloquei uma colher de água(invenção própria). Limpei as bordas com Álcool 70 e preenchi o espaço vazio com vermiculita seca. Cobri com papel alumínio.
bolos (2).jpg

-Panela de Pressão: Forrei o fundo da panela com dois panos de prato,enrolados em espiral.Ficou um fundo de pano(risos). Coloquei os copos e botei água na panela até passar meio dedo do fundo do copo.
bolos (1).jpg

-Seringa de Esporos: Preparei a seringa na tampa do forno ligado. Utilizei potinho de exame de fezes kkk. (acho que errei nessa parte,torcer para ter sucesso). Quanto tempo deixo o carimbo hidratando? Pensei em deixar umas 8h,mexer nele depois que a panela de pressão esfriar.

Nesse momento a panela de pressão está no fogo. Que a Santa Psila me abençoe e a todos que cultivam :D

Aceito críticas e sugestões. Manterei o tópico atualizado.

Última edição:
Pus uma garrafa de gelo e a temperatura baixou de 28,7 para 22,7°C(durante o dia). Se eu fizer isso durante a noite,onde a temperatura do terrário está em 26,7°C,seguindo o padrão a temperatura ficaria em 20,7°C,que é bem abaixo do recomendado.

Posso deixar a garrafa durante o dia para manter em 22,7°C(esse valor não está muito baixo?) e durante a noite deixar em 26,7°C?

Posso deixar a garrafa durante o dia para manter em 22,7°C(esse valor não está muito baixo?) e durante a noite deixar em 26,7°C?

Não, essa temperatura de 22,7°C é aceitável. Meus cultivos já frutificaram a 20°C, mas obviamente quanto mais baixa a temperatura, mais lento é o desenvolvimento.

E durante a noite? Melhor deixar em 20,7°C(aproximadamente) ou a 26,7°C?

Acho que você está se preocupando demais nos detalhes. Veja como os cogumelos se desenvolvem na natureza. Lá fora, no mundo selvagem, a temperatura nunca é estável. Sendo assim, use o gelo somente quando a temperatura estiver crítica (a partir de 28°C durante a formação dos pins). No seu caso, durante o dia.

Keep It Simple!

Acho que você está se preocupando demais nos detalhes. Veja como os cogumelos se desenvolvem na natureza. Lá fora, no mundo selvagem, a temperatura nunca é estável. Sendo assim, use o gelo somente quando a temperatura estiver crítica (a partir de 28°C durante a formação dos pins). No seu caso, durante o dia.

Keep It Simple!

HAHA,verdade. A temperatura alta sempre foi uma preocupação minha desde o início. Obrigado pelas dicas,seguirei-as. :)

Isso estaria influenciando? Acredito que não.

Também acredito que não. Em cultivos multiesporos cada bolo tem uma identidade própria. Só é possível comparar a performance dos bolos quando são clones, e mesmo assim a performance pode variar porque cada bolo se adapta ao meio. Em minha opinião, essa imprevisibilidade é o que torna o cultivo tão fascinante. Eles são o mistério vivo!

Também acredito que não. Em cultivos multiesporos cada bolo tem uma identidade própria. Só é possível comparar a performance dos bolos quando são clones, e mesmo assim a performance pode variar porque cada bolo se adapta ao meio. Em minha opinião, essa imprevisibilidade é o que torna o cultivo tão fascinante. Eles são o mistério vivo!

Entendi... É verdade,é muito legal acompanhar o desenvolvimento de cada bolo,como cada um se comporta,a diversidade.

O bolo 1 tá crescendo feito doido. O bolo 2 começou a crescer mais agora. Tem um ou outro cogumelo nascendo de baixo do bolo 2,o que tá fazendo ele inclinar para o lado,engraçado :p

10847096_732538463512198_283552525_n.jpg

Quando um cogumelo abrir o véu posso retirá-lo e deixar os outros crescendo ou devo tirar todos de uma vez,até os menorzinhos?

Abrir o chapéu você quis dizer, né. Depende dos frutos, observe se as lamelas estão escuras, isso é sinal que começaram a produção de esporos.

Não precisa colher todos de uma vez, deixe os pequenos para que continuem se desenvolvendo.

Abrir o chapéu você quis dizer, né. Depende dos frutos, observe se as lamelas estão escuras, isso é sinal que começaram a produção de esporos.

Não precisa colher todos de uma vez, deixe os pequenos para que continuem se desenvolvendo.

Isso,abrir o chapéu kkk. Romper o véu :)

Entendi..estarei acompanhando então. Obrigado pela informação @Cosmik . Assim que tiverem maiorzinhos posto uma nova foto.

Alguns cogumelos já estão rompendo o véu. Porém,eles estão bem pequenos. O maior tem no máximo 10cm.

Cogumelos pequenos são normais? Isso pode ter ocorrido devido ao excesso de CO2? Os bolos tem cerca de 190~240ml(os copos).
11040037_732981430134568_1262470295_n.jpg

Tem um bolo terminando de incubar(só esperando os 7 dias,depois da colonização completa do copo). Farei o mini-casing ao estilo do @Goes . Seguirei seus conselhos e farei o dunk depois de deixar o casing incubando por mais dois dias, @Cosmik .

Primeira colheita. Deixei alguns crescendo no bolo, antes de partir pro segundo flush.
1505596_733180933447951_4490447227060742733_n.jpg

Alguns já estavam esporulando no terrário haha.

Última edição:
Cogumelos pequenos são normais? Isso pode ter ocorrido devido ao excesso de CO2? Os bolos tem cerca de 190~240ml(os copos).

São normais, mas o excesso de CO2 é o menor dos problemas. O fator genético é que determina boa parte. Cultivo multiesporos é sempre uma loteria.

Tem um Bolo terminando de incubar(só esperando os 7 dias,depois da Colonização completa do copo). Farei o mini-casing ao estilo do @Goes.

Neste link tem algumas dicas para PF Casing: https://teonanacatl.org/threads/método-pf-casing.42/

São normais, mas o excesso de CO2 é o menor dos problemas. O fator genético é que determina boa parte. Cultivo multiesporos é sempre uma loteria.

Ah,entendi. Futuramente farei clonagens para obter uma boa genética. Por hora,muito feliz com os resultados! Os cogumelos do bolo do lado estão crescendo lentamente,mas estão bem mais grossos que o do bolo recém-colhido.

Obrigado pelo link,vou dar uma olhada :)

@Cosmik fiz o casing experimental agora a pouco,utilizando apenas vermiculita. Vamos ver se dará certo.
11008922_733396423426402_600413772_n.jpg
(desculpem pela baixa qualidade da imagem,preguiça de tirar outra haha)

Atualizado(08/03).

Havia feito o casing experimental há 5 dias. Depois de 3 dias,o micélio estava estagnado. Depois descobri que possivelmente atrasou pq não estava havendo troca de ar(tinha tampado com a tampa da vasilha hermética). Cobri com plástico filme e fiz furos,cobrindo com micropore. 2 dias depois,o micélio já aparece em 5 pontos na superfície.
Casing:
das.jpg

Depois de 2 dias após aniversário(preparação para o 2º flush) os primeiros pins aparecem em um bolo. (P.S: esse outro foi para o terrário depois. Então só tem 1 dia de aniversário).
10423764_735504976548880_2297008879497552823_n.jpg

Casing no dia 09/03. Superfície 30% colonizada. Encharquei o casing e pus na geladeira para o dunk e cold shock,
11051224_736184223147622_1080001659_n.jpg

2º flush dos bolos vindo com força!
2 flush 09-03.jpg

10/03 - um exemplar pronto para colheita. Vou retirar amanhã,carimbar e esperar os outros maturarem.
10007070_736849236414454_1736366683766890418_n.jpg
(pedacinho do casing aparecendo).

Anexos

• 11050242_735744906524887_3865647156036931060_n.jpg
    11050242_735744906524887_3865647156036931060_n.jpg
    73.3 KB · Visualizações: 61
Última edição:
Terceiro flush pinando depois de 2 dias.
11050965_739849879447723_455563869_n.jpg

Casing no terrário. Tem alguns dias,esperando os pins :roflmao: Agora a pouco notei as primeiras primordiais.
11063198_739849866114391_1825632554_n.jpg

Atualização do dia 18/03:

1. Terceiro flush de ambos os bolos. O de baixo está no terrário há um dia. O de cima há 3.
18-03 (2).jpg

2. Casing com vários pins. Aguardando esses belezinhas.

18-03 (1).jpg

Uma dúvida... devo borrifcar água diretamente nos bolos e no casing? De cima do terrário em direção ao fundo do mesmo? @Ecuador vi você falando disso em outro post.

Última edição:
Estou com uma dúvida de outra inoculação que fiz. Não vou abrir outro diário,é só pra tirar uma dúvida sobre possível contaminação.

Tô com esse copo de 500ml possivelmente contaminado.Esse carimbo que fiz a seringa é bem complicado... tem potes do dia 24/02 que ainda não apareceu sinal de micélio. Outros do dia 09/03(esse é dessa segunda leva) que também n apareceu sinal de micélio... e esse que tá seguindo. Foi com esse mesmo carimbo que fiz meu primeiro cultivo(que está sendo um sucesso),porém demorou mais de 30 dias para o micélio aparecer.

Esse bolo tá bem doido rs. Tem esse pontinho de possível contaminação(ainda acho que é xixi) envolto por micélio. No fundo do pote tem dois pontos colonizados também. No outro lado tem micélio crescendo bastante.

Possível contaminante:
bolo 500ml 19-03(1).jpg
Outro lado bem colonizado:
bolo 500ml 19-03(2).jpg

eu acho que é excremento micelial,e vocês?

Esse bolo tá bem doido rs. Tem esse pontinho de possível contaminação(ainda acho que é xixi) envolto por micélio. No fundo do pote tem dois pontos colonizados também. No outro lado tem micélio crescendo bastante.

Possível contaminante:
View attachment 77703
Outro lado bem colonizado:
View attachment 77704

eu acho que é excremento micelial,e vocês?

Para mim está mais para uma contaminação, se houver troca gasosa nos copos, isole dos demais.

Back