Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - PC South American(PF Tek)

Diário de cultivo completo.
Boa tarde a todos e a todas. Depois de algum tempo estudando e comprando materiais,hoje finalmente comecei meu cultivo. Utilizei a strain South American,comprada de um site(infelizmente :( ).

(utilizei o layout do diário do YellowSmile,perdão amigo rsrs)
  • Início - 10/01/2015
-Preparo do Bolo: Utilizei a receita básica para PF Tek. O rendimento foi de 4 copos e meio. Misturei o resto(após preencher os 4 copos) com vermiculita e grão de arroz integral,e coloquei uma colher de água(invenção própria). Limpei as bordas com Álcool 70 e preenchi o espaço vazio com vermiculita seca. Cobri com papel alumínio.
bolos (2).jpg

-Panela de Pressão: Forrei o fundo da panela com dois panos de prato,enrolados em espiral.Ficou um fundo de pano(risos). Coloquei os copos e botei água na panela até passar meio dedo do fundo do copo.
bolos (1).jpg

-Seringa de Esporos: Preparei a seringa na tampa do forno ligado. Utilizei potinho de exame de fezes kkk. (acho que errei nessa parte,torcer para ter sucesso). Quanto tempo deixo o carimbo hidratando? Pensei em deixar umas 8h,mexer nele depois que a panela de pressão esfriar.

Nesse momento a panela de pressão está no fogo. Que a Santa Psila me abençoe e a todos que cultivam :D

Aceito críticas e sugestões. Manterei o tópico atualizado.
 
Última edição:
Isso ae @caue.alencar, boa sorte no cultivo. Quando a hidratação dos esporos dentro da seringa, 8h é o suficiente, não se preocupe quanto a isso. A preocupação deverá estar no carimbo, comprar na internet é uma roleta russa.
 
Quanto tempo deixo o carimbo hidratando? Pensei em deixar umas 8h,
Salve caue, eu deixaria no mínimo 24h, pois normalmente carimbo comprado vem sem data, e se o carimbo for mais velhinho requer um tempo maior de hidratação. Boa sorte.
 
Salve caue, eu deixaria no mínimo 24h, pois normalmente carimbo comprado vem sem data, e se o carimbo for mais velhinho requer um tempo maior de hidratação. Boa sorte.

Opa. Pois é,terminei seguindo as dicas do amigo acima e deixei umas 8h hidratando.

ATUALIZANDO

Retirei os copos da panela quando ela estava morna ao toque,mas suficiente pra deixar a mão e sentir um calor agradável(erro aqui,eu acho). Porém,os copos estavam em temperatura ambiente ou um pouco mais quente.Um dos copos(o que preenchi com grão de arroz) virou na panela,ele estava um pouco estufado.

Inoculei na porta do forno. Fiquei muito nervoso devido ao calor e por ser a primeira vez(nota pessoal - construir uma glovebox para a próxima vez). Consegui inocular normalmente,porém não consegui ter controle sobre a quantidade.Mas em média,foi 1ml por cada furo,totalizando 20ml. Selei os copos com fita isolante,e os furos também com fita isolante.Coloquei na incubadora(caixa de isopor) com uma garrafa de 500ml de água congelada. Trocar a cada 12h.
 
Opa. Pois é,terminei seguindo as dicas do amigo acima e deixei umas 8h hidratando.

ATUALIZANDO

Retirei os copos da panela quando ela estava morna ao toque,mas suficiente pra deixar a mão e sentir um calor agradável(erro aqui,eu acho). Porém,os copos estavam em temperatura ambiente ou um pouco mais quente.Um dos copos(o que preenchi com grão de arroz) virou na panela,ele estava um pouco estufado.

Inoculei na porta do forno. Fiquei muito nervoso devido ao calor e por ser a primeira vez(nota pessoal - construir uma glovebox para a próxima vez). Consegui inocular normalmente,porém não consegui ter controle sobre a quantidade.Mas em média,foi 1ml por cada furo,totalizando 20ml. Selei os copos com fita isolante,e os furos também com fita isolante.Coloquei na incubadora(caixa de isopor) com uma garrafa de 500ml de água congelada. Trocar a cada 12h.

É,... a primeira vez a gente nunca esquece, e sim, dá um nervosinho :cool:, mas foi bom não foi?
Só não entendi a garrafa de água congelada dentro da incubadora?
 
Consegui inocular normalmente,porém não consegui ter controle sobre a quantidade.

Devia ter treinado/mentalizado todo o processo antes de inocular, mas entendo que no começo a gente sempre se atrapalha um pouco.

Mas em média,foi 1ml por cada furo,totalizando 20ml.

O correto é 1 ml por recipiente (250 ml) e não por furo. Excesso de esporos não reflete em colonização mais rápida. Além disso, o excesso de água também pode desequilibrar a umidade dos potes, e assim prejudicando a colonização. Por exemplo, em meus cultivos eu inoculo apenas 2 ml para um pote de 1 litro.
 
Devia ter treinado/mentalizado todo o processo antes de inocular, mas entendo que no começo a gente sempre se atrapalha um pouco.

O correto é 1 ml por recipiente (250 ml) e não por furo. Excesso de esporos não reflete em colonização mais rápida. Além disso, o excesso de água também pode desequilibrar a umidade dos potes, e assim prejudicando a colonização. Por exemplo, em meus cultivos eu inoculo apenas 2 ml para um pote de 1 litro.

Pois é Cosmik. Mas aprendendo com os erros ;)

Eu fiz a seringa com 1/4 do carimbo,que não é tão denso. Pensei que não seria uma quantidade muito alta de esporos.Então optei por 1ml mesmo. Espero que dê tudo certo haha. Na próxima pretendo comprar uma seringa menor(10ml), pois nesse usei uma de 20ml e tive um pouco de dificuldades. Também farei numa glovebox. Odeio calor,suei muito!

A garrafa é para elevar a temperatura. Aqui na cidade é muito quente. Sem a garrafa,a incubadora fica a 30ºC.

Interior da incubadora.
10922621_707863085979736_2485322360455337814_n (1).jpg

Garrafa meio descongelada. 23ºC.
10712916_707863102646401_4308912654310786207_n.jpg
 
Muito bom chará! (Também tenho Alencar no sobrenome)... Acabei desanimando agora pois preparei a seringa e inoculei na mesma hora, ou seja, minhas chances devem ser mínimas, agora é só torcer, e amanhã devo estar preparando mais bolos e deixarei a seringa hidratando 24hs dessa vez.

Boa sorte e sucesso no seu cultivo meu irmão, um abraço!
 
Muito bom chará! (Também tenho Alencar no sobrenome)... Acabei desanimando agora pois preparei a seringa e inoculei na mesma hora, ou seja, minhas chances devem ser mínimas, agora é só torcer, e amanhã devo estar preparando mais bolos e deixarei a seringa hidratando 24hs dessa vez.

Boa sorte e sucesso no seu cultivo meu irmão, um abraço!

Acho que depende da idade do carimbo.Também errei na seringa.Aguardando pra ver o que acontecerá.

Massa xará :)
 

O @Cosmik já te respondeu essa em https://teonanacatl.org/threads/raças-de-cogumelos-que-suportem-o-clima.8821/page-2#post-156414. Por favor evite postar a mesma pergunta duas vezes.

Sem garrafa de gelo eles ficam a 30º. Com a garrafa ficam a 23º. Estão numa caixa de isopor. Qual seria a melhor temperatura entre as duas?

Por favor, evite inflar o fórum com dúvidas básicas como as suas. Crie o hábito de pesquisar o fórum e ler a biblioteca: https://teonanacatl.org/threads/qual-temperatura-é-alta-para-incubação-e-o-que-acontece-aos-frascos.202/
 
Oi @caue.alencar e ai como estamos? Acredito que agora já seja possível verificar como ficaram os bolos.
 
E ai @tupy .Desculpe a demora em responder. Eu estava viajando desde o dia 01,e não tive contato com os copos desde então. Cheguei nessa madrugada,e fui verificar os copos.

Após 42 dias de inoculação,os copos estão assim.

Copo 1:
01 (2).jpg 01 (5).jpg 01 (6).jpg 01 (8).jpg 01 (9).jpg

Copo 2:
02 (1).jpg 02 (2).jpg 02 (4).jpg

Copo 3:
03 (1).jpg 03 (2).jpg 03 (4).jpg

Copo 4:
04 (2).jpg 04 (4).jpg 04 (5).jpg

Copo 5:
05 (1).jpg 05 (2).jpg 05 (4).jpg 05 (5).jpg

Essas partes algodoadas são cob-web né? Em outros pontos ele parece está bem rizomórfico. Essas partes pretas são contaminantes também? O copo 5 é o que está mais debilitado,e por sinal foi o que preenchi com a "sobra" da mistura e com grãos inteiros de arroz.Eles tem salvação ?
 
Back
Top