Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, p. Cubensis Brasil. Pf tek.

Diário de cultivo completo.
Boas pessoal!
O meu primeiro contacto com os cogumelos foi a 2 anos atrás ! Desde então que fiquei muito curioso sobre o assunto, comecei a estudar e encontrei o CM! O que me levou a querer cultivar os cogus eu mesmo! Do esporo ao esporo! Então aqui vou eu!

Dia 27 de agosto: preparei 4 seringas de 10 ml de esporos, com um carimbo da fsre. Ficaram a hidratar no frigorífico por aproximadamente 24 horas.
image.jpeg

Dia 28 de agosto: preparei o substrato na proporção 2:1:1 (vermiculite, água e fai) e levei á panela de pressão . A partir do momento que começou a chiar deixei em lume médio/ baixo por aproximadamente 55 minutos.
image.jpeg image.jpeg image.jpeg

Dia 29 de agosto: como não tinha globebox, limpei o wc todo com água sanitária e com álcool 70% , inoculei e pus os 7 bolos na incubadora ! Espero que o Micelio se desenvolva saudável e sem complicações em todos :alien: :). Para manter a temperatura na incubadora coloquei um aquecedor de aquário dentro de uma garrafa de 1,5 litros.

Agora só me resta aguardar e providenciar a temperatura favorável ao crescimento do Micelio! Espero ter feito tudo bem sem contaminações!
Sintam-se livres de perguntar, aconselhar ou puxar as orelhas hihi..
Quando o Micelio der sinal atualizo!

Última edição:
Atualizando...

Dia 4 de outubro: hoje fiz a colheita de mais dois bolos, os chapéus são bastante pequenos mas lá apareceram dois um pouco maiores e, desses, estou a tirar um print..

Colhi e levei para o dunk!

É bastante curioso ver estes 3 primeiros bolos que já frutificaram renderem, todos, quase a mesma quantidade de cogumelos neste primeiro flush.

O bolo 1 rendeu 15 gramas de cogumelos frescos, o bolo 2 rendeu 13.5 gramas sendo que deste bolo tirei dois chapéus para os prints e ainda não Os pesei, mas devem pesar cerca de um grama o que perfaz cerca de 14.5 gramas, o bolo 3 rendeu 15.1 gramas .

Deixo algumas fotos:
image.jpeg image.jpeg

Última edição:
Primeiro, parabéns. Faz algum tempo que eu não cultivo e que não acompanho algum diario.

ecidi, então, fazer um dunk, sem coldshock, de apenas 6 horas, nesses 3 bolos.

Para fazer o dunk, achei apropriado, usar a nossa, querida amiga, panela de pressão porque como a panela fica selada achei que reduziria o perigo de contaminação.

Desinfectei, muito bem, a panela com álcool 70, enchi-a com agua da torneira até a cima, coloquei os bolos lá dentro, fechei a panela e coloquei-a num lugar limpo.

Quanto a esse passo, voce não precisa desinfetar a penela com alcool. Mas você precisa esterilizar a agua. Aproveite e faça tudo de uma vez, ferva um pouco de agua na panela por uns 15 minutos e espere esfriar =)
Além disso, evite agua da torneira. Pelo menos passe ela por um filtro. Agua da torneira possui cloro que é fungicida, seu micélio com certeza não vai estar recebendo massagem durante esse periodo. A pŕópria fervura da agua pode fazer evaporar uma boa quantidade do cloro presente na agua, mas recomendo utilizar agua filtrada ou mineral.

Atualizando....
Dia 7 de outubro: hoje sai de casa e espreitei o Outdoor que estou a tentar e PINOU!!!

Fiquei com uma duvida... A terra a superfície está seca.. Devo regar o vaso sem deixar a água tocar nos cogus ou deixo estar como está?

A terra por baixo está húmida só na superfície e que está seca...

Deixo umas fotos:
image.jpeg image.jpeg

Abraço, Dingo.​

Atualizando...
Dia 8 de outubro: hoje fiz a colheita de mais um bolo ( 1º flush)
image.jpeg

Desse bolo estou a fazer dois prints
image.jpeg

Os bolos que estão no segundo flush estão a frutificar M ambundancia mas julgo que vão ser cogus Pequenos.
image.jpeg image.jpeg

Em relação ao Outdoor como está a começar a fazer mais frio decidi colocar o caso dentro de casa junto a outras plantas que eu tenho é já notei algum crescimento
image.jpeg image.jpeg

Abraço, Dingo.

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    73.5 KB · Visualizações: 50
  • image.jpeg
    image.jpeg
    121.3 KB · Visualizações: 45
  • image.jpeg
    image.jpeg
    98.6 KB · Visualizações: 39
Última edição:
Atualizando....

Dia 9 de outubro: ontem já começou a fazer mais frio cá em Lisboa, pelo menos durante a noite, de dia tasse bem ainda mas ainda assim decidi trazer o vaso com o Outdoor para dentro dde casa onde estão os agradáveis 22\ 24 graus...

Como achava que os frutos estavam a crescer muito devagar Decidi colocar o caso dentro de um saco de plástico, fechei- o parcialmente e borrifei as paredes do saco com água para criar mais umidade no ambiente.

De ontem para hoje notei um grande crescimento dos frutos!

Estou bastante contente porque não estava nada à espera que este Out resultasse.

Deixo algumas fotos...
image.jpeg image.jpeg
Abraço, Dingo.

Que planta é a que está junto com os cogumelos?

Sim é um ficus! Tirei uma estaca de uma árvore grande o ano passado para fazer um bonsai ... Agora vai crescer com mais força com a ajuda do Micelio :troll:.

Abraço, Dingo.

Atualizando....
Dia 11 de outubro: hoje foi mais uma manhã bendita!

Fiz a colheita do segundo flush de 3 bolos que seguiram para o dunk.

Desses 3 bolos estou a tirar 4 carimbos.

O outdoor está lindo!!! Vou esperar até logo à noite para fazer a primeira colheita!
Como e que concorro a foto do mês?? :p

Ficam as fotos...
image.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg

Abraço, Dingo.

Lindos mesmo, bela estirpe. O outdoor está belíssimo também.

Adorei o outdoor!! Boa sorte nele e nos outros, que tão lindos por sinal!:whistle:

Atualizando....
Dia 11 de outubro: hoje foi mais uma manhã bendita!

Fiz a colheita do segundo flush de 3 bolos que seguiram para o dunk.

Desses 3 bolos estou a tirar 4 carimbos.

O outdoor está lindo!!! Vou esperar até logo à noite para fazer a primeira colheita!
Como e que concorro a foto do mês?? :p

Ficam as fotos...
View attachment 95835 View attachment 95834 View attachment 95833 View attachment 95832 View attachment 95831 View attachment 95830 View attachment 95829

Abraço, Dingo.
Lindo!
Tudo lindo!

Parabéns
Parece ter tudo corrido lindamente

PLUR

Zoint

Atualizando....
Dia 11 de outubro: depois jantar nada melhor que fazer uma colheita para desmoer :roflmao:.

Colhi uns maravilhos 54 gramas :):):)!

No início não estava a contar nada com estes frutos, pensei mesmo que não ia aparecer nada no vaso... Mas enganei-me eheh..

Devo espera mais frutos desde bolo que enterrei?

Mantive na mesma o saco em volta do vaso para ajudar na umidade.. Pode ser que se faća magia outra vez!

Ficam umas fotos do antes e do depois da colheita...

Pessoal obrigado pela energia e por todos os concelhos até agora...

Abraço, Dingo.​

Uau bela surpresa esse outdoor.
Como já está mais frio na rua e não tenho vasos suficientemente grandes em casa não vou poder experimentar, mas vou guardar a ideia.

Uau bela surpresa esse outdoor.
Como já está mais frio na rua e não tenho vasos suficientemente grandes em casa não vou poder experimentar, mas vou guardar a ideia.

Pois eu agr a ver se vem outro flush, tenho o vaso dentro de casa, pode ser que sim mas nãestou com muitas esperanças devido ao frio...

arualizando...
Dia 14 de outubro: hoje, depois do trabalho, foi hora de mais uma colheita!

Este 3º flush está a trazer os maiores cogumelos do cultivo apesar de não serem muitos..

Esta colheita rendeu 22.4 gramas!

Deixo uma foto...
image.jpeg

Abraço, Dingo.​

Última edição por um moderador:
Olhem só, mais alto que o próprio bolo o_O
Belo exemplar :fotos: tirou carimbo?

Paz

Olhem só, mais alto que o próprio bolo o_O
Belo exemplar :fotos: tirou carimbo?

Paz

Sim finganforn, desse bolo tirei dois carimbos dos chapéus maiores :)

Atualizando...

Dia 15 d outubro: hoje fiz mais uma colheita de um dos bolos.

É o 3º flush e como no bolo que colhi ontem este também trouxe cogumelos bem grandes e, relação aos flushes anteriores!

Estão no forno dois carimbos a fazer!

Coriosidade: no primeiro flush estes bolos renderam ambos, quase, exatamente o mesmo peso com muitos cogumelos pequenos... No segundo flush não comparei mas também nasceram em ambos muitos cogumelos mas pequenos.... neste 3º flush, os bolos, renderam, mais uma vez, praticamente as mesmas gramas sendo que A colheita d ontem rendeu 2.4 gramas e a de hoje 2.5 gramas.
Estes bolos parecem gémeos o_O

Deixo algumas fotos..
image.jpeg image.jpeg

Abraço, Dingo.

Última edição por um moderador:
Atualizando....

Dia 16 de outubro: hoje fiz mais uma colheita de um dos bolos.

Mais uma vez neste 3º flush vieram poucos cogumelos mas bem grandes em relação à flushes anteriores.

Esta colheita rendeu cerca de 20 gramas.

Tirei os dois chapéus maiores para fazer carimbos.

Deixo algumas fotos:

image.jpeg image.jpeg

Abraço, Dingo .​

Back