Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, p. Cubensis Brasil. Pf tek.

Diário de cultivo completo.
Boas pessoal!
O meu primeiro contacto com os cogumelos foi a 2 anos atrás ! Desde então que fiquei muito curioso sobre o assunto, comecei a estudar e encontrei o CM! O que me levou a querer cultivar os cogus eu mesmo! Do esporo ao esporo! Então aqui vou eu!

Dia 27 de agosto: preparei 4 seringas de 10 ml de esporos, com um carimbo da fsre. Ficaram a hidratar no frigorífico por aproximadamente 24 horas.
image.jpeg

Dia 28 de agosto: preparei o substrato na proporção 2:1:1 (vermiculite, água e fai) e levei á panela de pressão . A partir do momento que começou a chiar deixei em lume médio/ baixo por aproximadamente 55 minutos.
image.jpeg image.jpeg image.jpeg


Dia 29 de agosto: como não tinha globebox, limpei o wc todo com água sanitária e com álcool 70% , inoculei e pus os 7 bolos na incubadora ! Espero que o Micelio se desenvolva saudável e sem complicações em todos :alien: :). Para manter a temperatura na incubadora coloquei um aquecedor de aquário dentro de uma garrafa de 1,5 litros.
image.jpeg image.jpeg image.jpeg

Agora só me resta aguardar e providenciar a temperatura favorável ao crescimento do Micelio! Espero ter feito tudo bem sem contaminações!
Sintam-se livres de perguntar, aconselhar ou puxar as orelhas hihi..
Quando o Micelio der sinal atualizo!
 
Última edição:
Puxando uma cadeira e acompanhando!!! Parabéns e bem vindo!!

Se puder me contar sua experiência com o fsre, eles tem umas genéticas bem interessantes mas nunca me aventurei a pedir, sempre fiquei preocupado com a aduana.
 
Última edição por um moderador:
Obrigado koda!

Não entendi o que é a aduana( sou português, secalhar e por isso kk).

Bem com a fsre fiz o pocdimento normal como está aqui no CM eXplicado.. Se for ao site da fsre também estala tudo explicado, é bastante simples...

Comprei 2 envelopes, dentro de um envelope pus uma moeda de 2 euros colada à um cartão para que o pessoal dos correios não visse que é dinheiro que está lá dentro , coloquei também o outro envelope com a minha morada e fechei! Depois escrevi a morada da fsre e coloquei no correio.

Demorou um pouco a chegar.. Quase um mês.. Até já pensava que se tinha extraviado ou que alguém tinha tirado os dois euros( se o envelope chegar a fsre sem a moeda eles não enviam)...

Um dia cheguei ao correi e tava lá o tão esperado carimbo eheheh.

Boa sorte!
 
Última edição por um moderador:
Obrigado koda!
Não entendi o que é a aduana( sou português, secalhar e por isso kk).
Boa sorte!
Haha amigo, entendi obrigado. Aduana é o controle da policia federal ( e da receita) nas encomendas dos correios. Fico preocupado de passar material orgânico pela fronteira e até explicar para a policia do brasil que esporos não são ilegais, vai ter dor de cabeça. Você estando na Europa está tudo explicado. Se eu puder te ajudar, estamos ai. Estou acompanhando seu diário.
 
Última edição:
Acompanhando. Tudo bem feitinho ein!
:) Sucesso!!!
 
Atualizando...
Olá pessoal
Trago boas notícias :blackalien:;)
Dia 7 de setembro: hoje, devido às temperaturas estranhamente altas para esta altura do ano em Portugal, tive que abrir a encubadora para colocar uma garrafa pet congelada afim de baixar a temperatura da incubadora, que em uma altura esteve nos 32,5 graus. Estava curiosissimo para ver como estava o Micelio e por saber se haviam contaminações.
Para meu alívio todos os bolos estavam a colonizar bem e nem sinal de contaminantes.
O Micelio está a desenvolver-se, aparentemente, a mesma velocidade em todos os bolos, então com a paranóia dos contaminantes, para não me demorar muito com a incubadora aberta só tirei fotos de dois bolos hihi :rolleyes:
Ficam aqui as fotos:
Bolo 1image.jpeg Bolo 2 image.jpeg
O Micelio no primeiro bolo está com bastante melhor aspecto...
Eu acho que está tudo bem com ambos os bolos, o que vocês acham pessoal?



Um abraço, Dingo.​
 

Anexos

  • image.jpeg
    image.jpeg
    77 KB · Visualizações: 66
O Micelio no primeiro bolo está com bastante melhor aspecto...
Concordo, tem aspecto mais rizomorfo.
Acompanhando.:coffee:

Off topic:
Não pude deixar de notar tais coincidências. Você como português escolheu a strain Brasil pra cultivo. E ontem dia 7 de setembro (Independência brasileira) você nos trouxe boas noticias hehehe :D. Bem legal.
 
Atualizando...

Dia 8 de setembro: hoje voltei a abrir a encubadora para ver se estava tudo ok...
No bolo 2 notei um pequeno ponto que parece esverdeado... Mas não tenho a certeza se é um contaminantes ou não .. O Micelio parece estar a desenvolver-se bem..
Acham que é só paranóica ou devo isolar o bolo dos restantes?
Pessoal podem me dar as vossas opiniões? Por favor...
Deixo duas fotos do mesmo bolo..
image.jpeg image.jpeg

Um abraço, dingo.​
 
Última edição:
Aconselho esperar mais para ter certeza. Caso seja uma contaminação o micélio pode se sobrepor a ele. Pode enrolar esse bolo em uma sacola plastica só por precaução.
 
Obrigado pelo concelho finganforn!
Pus fita isoladora a camada exterior de alumínio, desinfectei uma caixa de cartão de sapatos e pus lá dentro. Tirei da incubadora para ter a certeza! Com exterior a temperatura está a rondar os 25graus .. Não deve afetar assim tanto o Micelio..
Abraço,
Dingo.
 
Poderia ter deixado na incubadora, já que a temperatura externa é baixa. Pode ser que esse micélio se desenvolva devagar por conta dessa temperatura. Já tem muitas precauções tomadas contra contaminações. Por outro lado se existe risco é melhor arriscar perder um copo do que todos. ;)

Paz.
 
Pensei melhor e segui o seu concelho!

Se for um contaminante, é muito pequeno ainda, sendo assim talvez seja melhor dar as condições que o Micelio precisa na esperança que vença o contaminante...

Desinfectei um saco transparente com álcool 70 e pus na incubadora!

Obrigado,
Dingo.
 
Última edição por um moderador:
Parabéns pelo cultivo!

Não tive a oportunidade de acompanhar um diário dessa strain, que legal!

Boa sorte senhor. :p
 
Última edição por um moderador:
No bolo 2 notei um pequeno ponto que parece esverdeado... Mas não tenho a certeza se é um contaminantes ou não .. O Micelio parece estar a desenvolver-se bem..
Acham que é só paranóica ou devo isolar o bolo dos restantes?


Acho que tem um contaminante sim.

Mas espere para ver se o micélio vai cobrí-lo, conforme já sugeriram.
 
Actualizando....
Dia 11 de setembro: hoje fui espreitar a incubadora! Estava curioso por causa do bolo que tive que isolar( apenas coloquei o bolo dentro de um saco transparente, selei e deixei na encubadora juntos aos outros) devido a um possível contaminante.
Nesse frasco, supostamente contaminado, o Micelio continuou a crescer e o substrato já está praticamente todo dominado pelo Micelio.. O ponto esquisito parece ter mudado de cor, ou seja, antes estava mais esverdeado, agora parece que ficou mais escuro.. Deixo fotos..
Antes image.jpeg image.jpeg Depois image.jpeg image.jpeg
Agora estou com uma duvida.. Se o bolo estiver contaminado, estando o contaminante a ganhar, o Micelio continuaria a desenvolver-se da forma que se está a desenvolver ( o bolo está praticamente todo dominado pelo Micelio tendo desenvolvido bastante desde que notei o contaminante)?
Os restantes bolos estão todos ok :) , o Micelio está a desenvolver-se , em todos, a mesma velocidade( aparentemente) . Diria que o Micelio já tomou 80/ 85% do substrato em todos os bolos :eba:!

Fico à espera das vossas sabias opiniões!
Um abraço,
Dingo.
 
Se o bolo estiver contaminado, estando o contaminante a ganhar, o Micelio continuaria a desenvolver-se da forma que se está a desenvolver ( o bolo está praticamente todo dominado pelo Micelio tendo desenvolvido bastante desde que notei o contaminante)?

Muitas vezes contaminantes criam áreas de crescimento estagnado no encontro dos micélios. No caso do contaminante não ser facilmente sufocado, vai ver muito mijo de micélio, além de ver o contaminante.
 
bem, o Micelio continua a desenvolver-se bem nesse bolo, sopostamente contaminado.. O contaminante não parece ter alterado em nada o desenvolvimento do Micelio, estando o bolo, já, com cerca de 90/95 % do substrato dominado pelo Micelio...
Na altura do aniversario devo aniversariar este bolo a parte dos demais? Devo tentar cortar\ raspar aquele ponto escuro?
Obrigado pelas dicas pessoal!
 
Na altura do aniversario devo aniversariar este bolo a parte dos demais?

Uma garrafa pet de 3 litros é uma boa pedida para esses casos. Isolado na garrafa os contaminantes não espalham pros outros bolos dos terrários. :bigode:

Devo tentar cortar\ raspar aquele ponto escuro?

Muita gente faz isso, corta a parte contaminada.

Eu prefiro sempre descartar ou tentar outdoor no caso de contaminações. :coffee:
 
Back
Top