Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, p. Cubensis Brasil. Pf tek.

Diário de cultivo completo.
Boas pessoal!
O meu primeiro contacto com os cogumelos foi a 2 anos atrás ! Desde então que fiquei muito curioso sobre o assunto, comecei a estudar e encontrei o CM! O que me levou a querer cultivar os cogus eu mesmo! Do esporo ao esporo! Então aqui vou eu!

Dia 27 de agosto: preparei 4 seringas de 10 ml de esporos, com um carimbo da fsre. Ficaram a hidratar no frigorífico por aproximadamente 24 horas.
image.jpeg

Dia 28 de agosto: preparei o substrato na proporção 2:1:1 (vermiculite, água e fai) e levei á panela de pressão . A partir do momento que começou a chiar deixei em lume médio/ baixo por aproximadamente 55 minutos.
image.jpeg image.jpeg image.jpeg

Dia 29 de agosto: como não tinha globebox, limpei o wc todo com água sanitária e com álcool 70% , inoculei e pus os 7 bolos na incubadora ! Espero que o Micelio se desenvolva saudável e sem complicações em todos :alien: :). Para manter a temperatura na incubadora coloquei um aquecedor de aquário dentro de uma garrafa de 1,5 litros.

Agora só me resta aguardar e providenciar a temperatura favorável ao crescimento do Micelio! Espero ter feito tudo bem sem contaminações!
Sintam-se livres de perguntar, aconselhar ou puxar as orelhas hihi..
Quando o Micelio der sinal atualizo!

Última edição:
Obrigado pelas sugestões pessoal!

Talvez faça um ooutdoor, até porque está a chegar a altura das chuvas... Ora chove ora faz um solinho... Pode ser que tenha sorte :fumar:!

Última edição por um moderador:
Atualizando..

Boas pessoal!

Dia 22 de setembro: hoje decidi que era o dia do aniversário :fumar:! Mas apenas de 3 dos 7 bolos que estão na incubadora! Os outros ainda vão fica a incubar pelo menos mais 5 dias, sendo que um deles é aquele que apresenta um ponto esquisito escuro e ainda não decidi o que vou fazer com ele. Estes 3, que aniversariei, ficaram na incubadora por mais 8 dias depois de eu notar que o Micelio tinha dominado todo o substrato( foi difícil controlar a ansiedade mas lá consegui aguentar :roflmao:).

Decidi, então, fazer um dunk, sem coldshock, de apenas 6 horas, nesses 3 bolos.

Para fazer o dunk, achei apropriado, usar a nossa, querida amiga, panela de pressão porque como a panela fica selada achei que reduziria o perigo de contaminação.

Desinfectei, muito bem, a panela com álcool 70, enchi-a com agua da torneira até a cima, coloquei os bolos lá dentro, fechei a panela e coloquei-a num lugar limpo.

Enquanto a os bolos estavam no dunk comecei a prepara o terrario.

Para o terrario usei uma caixa de isopor de 50 litros que encontrei no lixo( ou ela é que me encontrou a a mim, tendo em conta que já andava a procura de uma a algum tempo :p)

Desinfectei Bem a caixa com álcool 70, fiz cerca de 5 furos da espessura de uma caneta em cada lado e tapei-os com fita microporosa.

Para a troca de ar e humidade coloquei duas bombas de ar para aquários, uma delas dentro de um copo para fazer as bolhas (2.4 L por minuto) e outra apenas a enviar ar novo para o terrario( 1.6 L por minuto). No fundo pus argila expandida, que deixei 24 horas numa solução de água sanitária, com água no fundo sem tapar por completo a argila.

Decidi, também, por um acrílico na tampa para poder acompanhar melhor a frutificação sem ter que estar a abrir a caixa.

Para a manter a temperatura usei um termostato de aquário dentro de uma garrafa de 1.5l.

Já com o setup preparado, enchi uma bacia com vermiculite, levei ao microondas por 15 minutos( não deixei mais tempo porque o micro parou de funcionar porque aqueceu demais :facewall: pensei que tinha avariado mas depois lá começou a dar outra vez :anjo::D:D).
Deixei a vermiculite arrefecer, abri a panela que continha os bolos e fiz o roll, com a vermiculite seca! Acho que desta forma a vermiculite agarra-se melhor ao Micelio ( nunca tentei de outra forma visto que este é o meu primeiro cultivo mas vi vários vídeos e decidi optar por esta maneira).

Depois do roll coloquei os bolos no terrario e deixei-os lá ficar por meia hora, passado essa meia hora abri o terrario e borrifei os bolos ambundantemente.

durante as duas horas seguintes, com intervalos de meia hora, abria o terrario e borrifava os bolos para que a vermiculite ficasse bem húmida.

Já estou muito contente por ter conseguido chegar até aqui! Espero que o Micelio de notícia brevemente :troll:.

image.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg

Pessoal, estou aqui com uma duvida....

Para a humidade coloquei argila expandida, uma linha de água e um bobolhador...

É normal NAO aparecerem gotas de água no acrílico? Pensei que ia haver mais condensançao.. Será que é por a temperatura interior não ser muito diferente exterior?

No acrílico apenas estão uma ou duas gotas apesar do higrómetro marcar 99 % humidade..

image.jpeg

99 % humidade
Cuidado aonde coloca o Higrometro, se encostar água nele ele sempre marcará 99%. Experimenta colocar ele colado no acrílico (depois de deixar ele secar) e acompanha a umidade relativa lá por cima, pra ter um noção melhor. Se lar der 99%, então imagino que esteja agradável pros bolos

Obrigado Lucas.

O higrómetro está a meio do terrario, nem muito perto da argila nem muito perto da tampa...

Eu acho que não vejo as gotas de água no acrílico nem nas paredes do terrario porque a temperatura dentro do terrario e quase igual a temperatura fora dele... supostamente o vapor de água condensa quando toca numa superfície mais fria que o próprio vapor..

Se a temperatura interior for igual a exterior não existe uma superfície mais fria para que se possa dar a condensaçao...

Bem, esta é a minha conclusão otimista..!

Entretanto fico à espera de outras opiniões!

O termostato está regulado em quantos graus na garrafa? E qual a temperatura do terrário e do ambiente externo no momento?

Caro @Dingo Estive observando desde ontem seus posts e fotos, e fiquei pensando sobre seu terrário, antes de opinar, saiba que eu não tenho conhecimento sobre a caixa de isopor como terrário, eu utilizo aquela organizadora de plástico, uma de 50 litros. De forma desprovida de conhecimento técnico, vou dizer o que penso, o isopor já é um excelente isolante térmico (o que deve ser ótimo se a temperatura de fora é muito desfavorável).
nem nas paredes do terrario porque a temperatura dentro do terrario e quase igual a temperatura fora dele... supostamente o vapor de água condensa quando toca numa superfície mais fria que o próprio vapor.. Se a temperatura interior for igual a exterior não existe uma superfície mais fria para que se possa dar a condensaçao..

Bom, isso referente às paredes de isopor, pois não há o choque térmico assim para condensar.

Agora falando sobre o acrílico de cima não condensar, posso falar uma tremenda besteira agora, mas reparei nas fotos que a caixa é bem larga, então tem muito espaço para que a umidade consiga acumular e condensar (não tome isso como certeza, é uma suposição).

E só mais um detalhe, não sei sobre essa técnica da caixa do isopor, mas aqui na de plástico, além dos furos inferiores, é indicado fazer furos na tampa também, para que a troca gasosa ocorra, onde o CO² tende a ir para a parte superior (logo, expulso pelos furos superiores).

Outra coisa que percebi esses tempos, é quando ocorrem dias de muito ar seco aqui, pois moro numa região onde a umidade é constante e alta, mas ouve dias de estar nos 30 a 40% e reparei que o terrário sofreu essa influência dentro, logo fez eu pensar sobre isso também.

Depois dá um reporte aí sobre o que o amigo pensa e os demais.

Pois, como é o meu primeiro cultivo não tenho meio de comparação... Em relação aos furos na tampa vou esperar mais uns dias, se não pinar faço uns furos.

Entretanto já passaram 3 dias que os bolos estão no terrario e nem sinal de pins.. Mas acho que ainda não é caso para preocupação :unhas::)

Obrigado pelos concelhos!

supostamente o vapor de água condensa quando toca numa superfície mais fria que o próprio vapor..

Nossa... boa observação!

Ainda não pensei em nada pra justificar o teto não estar condensado, mas quero acrescentar que minha incubadora quando tava 99% úmida, as paredes não ficavam com gotículas também, eu passava a mão e não ficava com a mão úmida nem nada.

Bem lembrado, é uma caixa de isopor. Eu uso uma de 27 litros como terrário com uma tampa de vidro. A única vez que vi acumular água nas paredes é na hora de borrifar.

Rapidamente a água escorre, acho que o isopor não suporta o peso das gotículas de água ou não tem aderência. Onde realmente condensa realmente é na tampa de vidro, e somente quando amanhecia muito frio (20º +-).

Mas há casos e casos, fazem apenas 4 dias de aniversário então espere mais pelo tempo do micélio. ;)

Paz.

Atualizando...
Dia 26 de setembro: hoje decidi aniversariar os restantes bolos. Desta vez não fiz dunk e fiz o roll com a vermiculite já úmida, desta forma posso ver se existem diferenças entre os bolos com dunk e sem.
Notei que fazer o roll com a vermiculite já úmida funciona melhor, a vermiculite agarra melhor o Micelio.
O bolo que tinha o ponto estranho coloquei num vaso junto de um ficus. Apenas abri um buraco do tamanho do bolo e coloquei-o lá, tapando com uma ligeira camada de húmus.( o bolo parecia saudável, era apenas um ponto pequeno, e o Micelio tinha aquele cheirinho adocicado mas d cosi não juntar aos outros)
Em relaćao a condensaçao no acrílico, hoje como já fez um pouco mais frio já houve condensaçao. Conclui que se a temperatura ido interior do terrario for igual a temperatura exterior ou bastante próxima esse fomeno não acontece.
Os bolos que já estão no terrario a quatro dias ainda não apresentaram nenhum pin.
Deixo uma foto do terrario.
image.jpeg
Um abraço,
Dingo.

Atualizando...
Dia 1 de outubro( 1 mês e 4 dias depois da inoculação ):
Boas pessoal!
Queria partilhar este momento convosco... Finalmente pinou:D:D:D!
Os 3 bolos que coloquei primeiramente no terrario estão a pinar abundantemente e de forma mais ou menos homogênea ( estão a aparecer pins em todas as partes do bolo). Espero que não saiam muitos abortos :ressaca:!
Os outros 3 bolos que foram para o terrario 4 dias depois ainda não apresentaram apresentaram nenhum pin, mas já consigo ver pequenas primordias.
O Outdoor ainda não deu nenhum fruto.. As temperaturas tem rondado esmere 15 e 27 graus.
Para já está tudo a correr bem.
Obrigado a todos, estou muito grato!
Um abraço,
Dingo.​

Ficando show mesmo, muitos pins!

Atualizando...

Dia 2 de outubro: tudo a correr bem no terrario.

Os 3 bolos que foram mais tarde para o terrario ainda não pinaram mas parece que falta muito pouco, já os 3 iniciais estão continuao a frutificar, aparentemente, ainda sem nenhum aborto.

Deixo umas fotos:).

image.jpegimage.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg

Abraço, Dingo.

Bons clusters tem aí.

Atualizando...
Dia 3 de outubro: os chapeludos continuam na sua jornada (:..

Estou com uma duvida, notei 3 abortos, pequeníssimos, como podem ver na primeira foto..
Devo tirá-los já ou esperar pela colheita geral?

image.jpeg image.jpeg

Abraço,
Dingo.​

Atualizando...

Dia 3 de outubro: hoje, depois de jantar, fui dar um olho ao cultivo e reparei, que em um dos bolos, alguns cogumelos já tinha rompido o véu, então decidi fazer a colheita.

Este flush deu frutos pequenos, rendendo 14.9 gramas frescos.
Colhi e fiz dunk sem coldshock onde vai permanecer por 24 horas.

Reparei no azulamento dos cogus quando pressionados com mais força, deve ser bom sinal :D:D:D.

Nos outros dois bolos, tenciono, amanhã por esta hora fazer a colheita e levar para o dunk também.

Deixo algumas fotos:
image.jpeg image.jpeg

Abraço,
Dingo.

Tá dando tudo certo aí hein, bacana!
Não pude deixar de notar uma coisa: você fez 4 seringas de 10ml, pra 7 copos é muita coisa... Quantos ml colocou em cada copo?

Sim srgreen, eu sei que foi muito...

Como foi a primeira vez naosabia ao certo quantas seringas usar..

Se bem lembro tentei inocular 1.5 ml's por furo.. Claro que em uns pus mais e noutros menos devido à minha inexperiência..

Back