Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo : MDK

Diário de cultivo completo.
Falaí, galera

Esse será meu primeiro cultivo, e escolhi os MDK's pr começar, espero que tudo dê certo e vou atualizar sempre que puder.

Índice :
1ª Atualização ..... Logo abaixo - Preparo da Seringa
2ª Atualização .... Post #19 - Preparo do Substrato, Esterilização e Inoculação
3ª Atualização .... Post #22 - Primeiro sinal de micélio, 3 dias após a inoculação.

Vamos as informações básicas:

Strain: Mexican Dutch King
Carimbo : Pró Fungos
Inoculação : Seringa Multi-Esporos
Técnica : Casing direto no balde (recomendado pelo Anatman)
Substrato : 50% Vermiculita, 25% Farinha de Arroz Integral, 25% água
Camada de Casing : 50% Vermiculita, 50% pó de Côco


Bom, por enquanto só preparei a seringa, que neste momento está hidratando. O procedimento foi feito ontem de noite.

Usei uma Glove Box feita com uma caixa organizadora de 20L. Pena que tive alguns problemas na hora, porque aquela pringles cortada ficava saindo do lugar, e eu nao consegui prender com nada. Mas mesmo assim eu prossegui, já que fazer dentro da caixa, mesmo ela não estando completamente vedada, seria melhor do que fazer fora dela.

Procedimento:

Passei alcool 70 na caixa toda, deixei agir e comecei logo em seguida. Abri o potinho de coleta, que tava cheio de água destilada. Puxei com a seringa (10ml), deixando só um pouco d'água pros esporos não grudarem no fundo do potinho. Depois disso, abri o carimbo, que era bastante escuro e de um tamanho razoável (eu acho, primeira vez mexendo com isso) e raspei com a faca. Os esporos foram caindo na água e percebi que eles também grudaram um pouco na faca. Mexi a faca na água pra tentar tirar o excesso da faca. Depois joguei a água da seringa no potinho, e puxei. Repeti isso umas 4 vezes, pra misturar bem. No final das contas, eu consegui ver os esporos na água da seringa. Eu usei de 1/4 a 1/3 do carimbo, mais ou menos.
Fotos:
2013-01-18_21-28-24_344.jpg2013-01-18_21-29-41_151.jpg2013-01-18_21-30-58_639.jpg

PS: O processo foi mais complicado do que isso, porque eu nunca tinha mexido com isso, acabei me enrolando com algumas coisas, as foi mais ou menos isso.

Enrolei a seringa num alumínio previamente limpo com álcool 70 e coloquei na geladeira, numa gaveta perto do freezer.

To torcendo pra não ter contaminado nada!

Bom, foi isso aí, galera. A provável data de inoculação será no dia 21/01/13, e pretendo atualizar com o que rolar. Ah, e essa foi a primeira bateria. Pretendo fazer 5 ou 6 bolos com essa seringa, porque vou fazer mais com um carimbo que o nosso amigo Anatman ficou de me mandar... Agradeço também a ele, por ter me ajudado com bastante coisa! Valeu, Anatman!
 
Última edição:
dificil dizer, nao esqueça que somente colocar ele em uma garrafa pet nao vai isola-lo dos demais bolos, esporos de contaminantes sao microscópicos e aos milhares, voam livremente pelo ambiente, fique esperto.

nao é valido tirar carimbos desse bolo.

Os bolos estão dentro de um isopor, esse contaminado eu botei numa garrafa pet pra tentar frutificar. Vamos ver no que dá.

Bom, galera, venho com novidades. Acabei de fazer a camada de casing e colocar o spawn nela. Agora é só esperar alguns dias..

Detalhes do procedimento:

Usei 4 copos colonizados, aproximadamente 720ml de Spawn. Usei também 600ml de camada casing, sendo metade vermiculita, metade pó de côco e 1 colher de casca de ovo sem pele, pra corrigir o Ph.

Botei a primeira camada do casing com aproximadamente 1cm de espessura, ai botei uma camada do spawn, com 2,1cm de espessura e pra finalizar mais uma camada do casing, com uns 0,7cm de espessura. As duas camadas do casing estavam bem úmidas, porém não molhadas.

Fiz 4 furos no balde, do tamanho de uma moeda de 1 real e cobri todos com lã acrílica. Todos os furos estão logo acima da camada final de casing. Fechei o balde com filme plástico e botei num lugar escuro, tentando manter a temperatura de 27ºC para a "recolonização".

Há algo mais que eu preciso fazer? Ou alguma coisa que eu possa fazer para melhorar?

Fotos:
2013-02-09_15-46-33_191.jpg
2013-02-09_15-46-57_354.jpg
2013-02-09_15-56-17_487.jpgEssas fotos são dos bolos sendo quebrados.
2013-02-09_15-56-32_659.jpg
2013-02-09_15-58-50_491.jpg
2013-02-09_15-59-01_6.jpg
2013-02-09_16-15-49_539.jpgE essas são a finalização do casing.
2013-02-09_16-36-30_369.jpg
 
E aí, galera...

Será que meu Casing já tá bom pra aniversariar?

Foto:
2013-02-14_13-15-28_257.jpg

Esse é o estado do Casing com 5 dias de incubação. Será que ele já está pronto pra ser aniversariado? Ou ainda devo esperar mais? Como faço pra induzir o crescimento de primórdias/pinagem? Só com luz e umidade?

Valeu!
 
E aí, galera...

Será que meu Casing já tá bom pra aniversariar?

Foto:
View attachment 44016

Esse é o estado do Casing com 5 dias de incubação. Será que ele já está pronto pra ser aniversariado? Ou ainda devo esperar mais? Como faço pra induzir o crescimento de primórdias/pinagem? Só com luz e umidade?

Valeu!

Tá bonito viu! No ponto pra frutificar!

Agora você tem que ter em mente os 4 parâmetros a serem controlados para a frutificação:

  • Umidade alta
  • Trocas de ar (manuais, 4 por dia)
  • Iluminação +- 12 horas/dia
  • Temperatura +- 24°C
Daqui uns 5 dias eles aparecem aos montes por aí!!!
 
Tá bonito viu! No ponto pra frutificar!

Agora você tem que ter em mente os 4 parâmetros a serem controlados para a frutificação:

  • Umidade alta
  • Trocas de ar (manuais, 4 por dia)
  • Iluminação +- 12 horas/dia
  • Temperatura +- 24°C
Daqui uns 5 dias eles aparecem aos montes por aí!!!

Nossa, que bom saber! Bom, umidade alta acho que consigo manter com o borrifador, trocas de ar também. Iluminação é fácil. Agora essa temperatura mais baixa complica um pouco. Seria um problema muito grande eu não conseguir essa temperatura? Porque aqui tá ficando em torno de 27ºC e eu não consigo pensar em nenhum jeito pra diminuir a temperatura dentro do balde pela falta de espaço.

Então vou começar a etapa final do cultivo mesmo, tentando cumprir esses itens citados por você.

Valeu!
 
Essas são condições ótimas mas como disse o tupy, vao frutificar também em temperatura mais alta.
 
Fala aí, galera.. Tudo certo?

Bom, meu casing tá no terceiro dia de "frutificação". Digo frutificação entre aspas porque já estou tentando induzir a pinagem, como o Anatman e a tupy falaram ali em cima.
Bom, até agora eu acho que não deu em nada, mesmo controlando todos os parâmetros. Tirei umas fotos do casing porque eu não sei reconhecer primórdias, e gostaria que o pessoal do CM visse se já tem primórdias, se tá tudo bem com o casing e o que tá faltando.
Seguem as fotos:
DSC_0137 (Large).JPGDSC_0138 (Large).JPGDSC_0139 (Large).JPGDSC_0140 (Large).JPGDSC_0141 (Large).JPGDSC_0142 (Large).JPGDSC_0143 (Large).JPGDSC_0144 (Large).JPGDSC_0145 (Large).JPGDSC_0146 (Large).JPGDSC_0147 (Large).JPGDSC_0148 (Large).JPG

Só coloquei essa primeira foto porque achei que ela ficou legal. É um dos bolos que contaminou e eu tentei aniversariar numa garrafa pet. Mas eu nunca vou saber se ele ia dar frutos, já que ontem minha namorada deixou ele cair no chão. Ele acabou quebrando, então enterrei ele e mais um outro bolo com CobWeb no quintal. Fiz uma camada de pó de côco por baixo e uma por cima, vamos ver o que dá...

As outras fotos são do casing, gostaria que vocês vissem se está tudo correndo bem com ele, e se falta alguma coisa pra pinnar..

Valeu!
 
O balde ta indo bem! Agora so controlar a ansiedade :D.
Lá pelo sétimo dia voce vai ver as primordias se formando. A partir de agora NÃO BORRIFE ÁGUA EM CIMA DO CASING, somente nas laterias internas do balde e QUANDO ele secar um pouco. Borrifar agua em cima dos nós hifais causa abortos. Mantenha boas trocas de ar também para nao dar chances a cobweb.

Quanto ao outdoor, deixe sempre úmido que vão lhe render alguns cogus :)
 
FINALMENTE PRIMÓRDIAS!

Falaí, pessoal!
Hoje acordei com uma bela surpresa. Fui olhar o Casing pra fazer a ventilação e borrifação e me deparei com uma porção de bolinhas bem pequenininhas e branquinhas. Acredito eu que sejá os nós hifáis e as primórdias. Elas estão bem pequenas, não ia conseguir tirar uma boa foto. Mas com certeza amanhã ou depois vou postar uma foto pra vocês acompanharem!

Ah, isso me deixou uma dúvida: Quantos dias demora pra essas primórdias virarem pins? Quanto tempo para que uma primórdia chegue a um cógumelo maduro? Obrigado!
 
Yeah parabéns mano!
Depois que se tornarem pins, em 3 a 5 dias você vai estar colhendo!
 
Galera, como no fórum achei poucas imagens dos nós hifais e das primórdias, achei uma boa tentar tirar uma foto desse estágio do meu Casing. Consegui uma boa foto, pelo que parece. Talvez seja uma boa contribuição à comunidade.

Foto: 2013-02-19_01-29-09_96.jpg


Fui pesquisar também pra saber identificar melhor e acabei achando 3 imagens bem legais:
141717.jpg 141718.jpg 141719.jpg

Apenas a primeira foto é minha. As 3 últimas foram retiradas do fórum https://mycotopia.net/forums/forum.php , no link: http://mycotopia.net/archives/discus/messages/5/141716.html?1085880228

Valeu!
 
De nada.
 
PINSSS!!!!!!

E aí, galera! É com muito prazer que posto essa atualização aqui no meu diário, porque hoje eu sinto que foi um momento muito importante desse cultivo. Os pins vieram de repente. Olhei pela manhã e não tinha nem uma primórdia com pontinha marrom. Quando cheguei em casa e fui ventilar o casing tive essa grande surpresa!

Tirei a foto do grupo com os pins mais desenvolvidos, mas o casing está LOTADO de pins! Consegui contar aproximadamente 25, sendo que cada vez que eu contava "apareciam" mais.

Fotos: 2013-02-20_17-14-55_614.jpg 2013-02-20_17-14-30_494.jpg

Bom, galera, é isso aí, amanhã ou depois eu venho com mais fotos do desenvolvimento dos pins.

Valeu!
 
E aí, galera

Venho com mais uma. Essa não tem muitos comentários, é só a foto dos pins um pouquinho mais crescidos. Acho que tá indo tudo certo. Meu chute é que daqui a uns 4 dias eles estejam na época de colheita ou de tirar carimbos.

Foto: 2013-02-22_14-00-20_79.jpg


Valeu!
 
Back
Top