Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo : MDK

Diário de cultivo completo.
Falaí, galera

Esse será meu primeiro cultivo, e escolhi os MDK's pr começar, espero que tudo dê certo e vou atualizar sempre que puder.

Índice :
1ª Atualização ..... Logo abaixo - Preparo da Seringa
2ª Atualização .... Post #19 - Preparo do Substrato, Esterilização e Inoculação
3ª Atualização .... Post #22 - Primeiro sinal de micélio, 3 dias após a inoculação.

Vamos as informações básicas:

Strain: Mexican Dutch King
Carimbo : Pró Fungos
Inoculação : Seringa Multi-Esporos
Técnica : Casing direto no balde (recomendado pelo Anatman)
Substrato : 50% Vermiculita, 25% Farinha de Arroz Integral, 25% água
Camada de Casing : 50% Vermiculita, 50% pó de Côco


Bom, por enquanto só preparei a seringa, que neste momento está hidratando. O procedimento foi feito ontem de noite.

Usei uma Glove Box feita com uma caixa organizadora de 20L. Pena que tive alguns problemas na hora, porque aquela pringles cortada ficava saindo do lugar, e eu nao consegui prender com nada. Mas mesmo assim eu prossegui, já que fazer dentro da caixa, mesmo ela não estando completamente vedada, seria melhor do que fazer fora dela.

Procedimento:

Passei alcool 70 na caixa toda, deixei agir e comecei logo em seguida. Abri o potinho de coleta, que tava cheio de água destilada. Puxei com a seringa (10ml), deixando só um pouco d'água pros esporos não grudarem no fundo do potinho. Depois disso, abri o carimbo, que era bastante escuro e de um tamanho razoável (eu acho, primeira vez mexendo com isso) e raspei com a faca. Os esporos foram caindo na água e percebi que eles também grudaram um pouco na faca. Mexi a faca na água pra tentar tirar o excesso da faca. Depois joguei a água da seringa no potinho, e puxei. Repeti isso umas 4 vezes, pra misturar bem. No final das contas, eu consegui ver os esporos na água da seringa. Eu usei de 1/4 a 1/3 do carimbo, mais ou menos.
Fotos:
2013-01-18_21-28-24_344.jpg2013-01-18_21-29-41_151.jpg2013-01-18_21-30-58_639.jpg

PS: O processo foi mais complicado do que isso, porque eu nunca tinha mexido com isso, acabei me enrolando com algumas coisas, as foi mais ou menos isso.

Enrolei a seringa num alumínio previamente limpo com álcool 70 e coloquei na geladeira, numa gaveta perto do freezer.

To torcendo pra não ter contaminado nada!

Bom, foi isso aí, galera. A provável data de inoculação será no dia 21/01/13, e pretendo atualizar com o que rolar. Ah, e essa foi a primeira bateria. Pretendo fazer 5 ou 6 bolos com essa seringa, porque vou fazer mais com um carimbo que o nosso amigo Anatman ficou de me mandar... Agradeço também a ele, por ter me ajudado com bastante coisa! Valeu, Anatman!
 
Última edição:
Ae amigo, quando você colocou os copos na panela de pressão, você passou fita adesiva neles ? ou apenas colocou os copos com papel alumínio e depois de tirar eles da panela e fazer o procedimento você passo a fita neles ?​
Obrigado.​
 
Ae amigo, quando você colocou os copos na panela de pressão, você passou fita adesiva neles ? ou apenas colocou os copos com papel alumínio e depois de tirar eles da panela e fazer o procedimento você passo a fita neles ?​
Obrigado.​

Máximo, até onde sei (ainda estou aprendendo)... você tem opções, aqui no fórum vejo bastante gente dizendo que você pode colocar duas camadas de papel alumínio furadas em extremidades opostas e invertidas na hora de por no copo, ou seja... quando vc fura os alumínios você vai ter duas protuberâncias (elevações) do lado oposto... estas elevações precisam ficar para o lado de fora do pote (copo, etc...) e neste caso você isola a parte debaixo do alumínio com fita. Ou pode simplesmente pegar o papel alumínio e amassa-lo em torno da boca do recipiente para somente prende-lo durante o processo de esterilização. Porém ao abrir a PP você precisa passar fitas para prender o alumínio ou para tampar os buracos o mais rápido possível!!

Espero ter ajudado!! Abraços e boa sorte!! Paz! =)
 
MaximO , eu não passei fita não. Antes deles irem pra panela de pressão eu apenas apertei o papel alumínio na boca dos copos. Não precisa apertar muito, porque o vapor d'água precisa entrar no copo para promover uma melhor esterilização. Meus copos foram feitos com 2 camadas de papel alumínio.

Quando eu tirei eles da panela de pressão, eles foram direto para a Glove Box, onde eu retirava a primeira camada do papel alumínio, inoculava através da segunda camada de papel alumínio, depois eu colocava de volta a primeira camada e vedava com fita isolante.
 
Opa, vlw pela resposta.
Ultimas dúvida, você coloco algo no fundo da panela de pressão, ou coloco os copos direto na panela mesmo.
E também quanto de aguá você usou na panela de pressão.
E o arroz integral foi com casca ou sem casca, você compro ele no mercado ?
Belo primeiro Cultivo :)
Tentarei meu primeiro cultivo nessa ou na outra semana.
 
Opa, vlw pela resposta.
Ultimas dúvida, você coloco algo no fundo da panela de pressão, ou coloco os copos direto na panela mesmo.
E também quanto de aguá você usou na panela de pressão.
E o arroz integral foi com casca ou sem casca, você compro ele no mercado ?
Belo primeiro Cultivo :)
Tentarei meu primeiro cultivo nessa ou na outra semana.

Eu coloquei um pano de prato, só para os copos ficarem mais firmes e nao baterem uns nos outros ou tombarem. A aguá na panela de pressão ficou num nível um pouco acima da metade dos copos. Talvez em 2/3 da altura do copo. O arroz integral foi sem casca, comprado no mercado, de marca Uncle Ben's. Foi um que vem com vários saquinhos dentro de um saco.
Eu não triturei tanto eles, só um pouco.

Obrigado pelo elogio, desejo boa sorte no seu cultivo, e se tiver alguma dúvida, pode me perguntar! Pode mandar mensagem particular à vontade que eu ficarei feliz em ajudar!
 
Nossa cara, que cultivo lindo! Frutos muito lindos, nota 10! Vou me espelhar em ti para fazer meu cultivo. Só no aguardo dos esporossss! (consultando o site dos correios a cada 5 min. hahahahahah)

Continue assim! :D

Obrigado pelo elogio, Jack. Espero que dê tudo certo no seu cultivo também! Qualquer dúvida é só mandar uma mensagem que eu tento ajudar!

Abraço!
 
Quando estava na panela de pressão você deixo em fogo alto ? E lembra quanto tempo deixo a panela ligada no fogo ?​
Estou te fazendo essas perguntas por que vou usar os mesmos copos e quantidade que você.​
 
Quando estava na panela de pressão você deixo em fogo alto ? E lembra quanto tempo deixo a panela ligada no fogo ?​
Estou te fazendo essas perguntas por que vou usar os mesmos copos e quantidade que você.​

Eu deixei por volta de 1h10 no fogo, depois que a penela já tinha pego pressão. Eu deixei em fogo baixo.
 
Back
Top