Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo : MDK

Diário de cultivo completo.
Falaí, galera

Esse será meu primeiro cultivo, e escolhi os MDK's pr começar, espero que tudo dê certo e vou atualizar sempre que puder.

Índice :
1ª Atualização ..... Logo abaixo - Preparo da Seringa
2ª Atualização .... Post #19 - Preparo do Substrato, Esterilização e Inoculação
3ª Atualização .... Post #22 - Primeiro sinal de micélio, 3 dias após a inoculação.

Vamos as informações básicas:

Strain: Mexican Dutch King
Carimbo : Pró Fungos
Inoculação : Seringa Multi-Esporos
Técnica : Casing direto no balde (recomendado pelo Anatman)
Substrato : 50% Vermiculita, 25% Farinha de Arroz Integral, 25% água
Camada de Casing : 50% Vermiculita, 50% pó de Côco


Bom, por enquanto só preparei a seringa, que neste momento está hidratando. O procedimento foi feito ontem de noite.

Usei uma Glove Box feita com uma caixa organizadora de 20L. Pena que tive alguns problemas na hora, porque aquela pringles cortada ficava saindo do lugar, e eu nao consegui prender com nada. Mas mesmo assim eu prossegui, já que fazer dentro da caixa, mesmo ela não estando completamente vedada, seria melhor do que fazer fora dela.

Procedimento:

Passei alcool 70 na caixa toda, deixei agir e comecei logo em seguida. Abri o potinho de coleta, que tava cheio de água destilada. Puxei com a seringa (10ml), deixando só um pouco d'água pros esporos não grudarem no fundo do potinho. Depois disso, abri o carimbo, que era bastante escuro e de um tamanho razoável (eu acho, primeira vez mexendo com isso) e raspei com a faca. Os esporos foram caindo na água e percebi que eles também grudaram um pouco na faca. Mexi a faca na água pra tentar tirar o excesso da faca. Depois joguei a água da seringa no potinho, e puxei. Repeti isso umas 4 vezes, pra misturar bem. No final das contas, eu consegui ver os esporos na água da seringa. Eu usei de 1/4 a 1/3 do carimbo, mais ou menos.
Fotos:
2013-01-18_21-28-24_344.jpg2013-01-18_21-29-41_151.jpg2013-01-18_21-30-58_639.jpg

PS: O processo foi mais complicado do que isso, porque eu nunca tinha mexido com isso, acabei me enrolando com algumas coisas, as foi mais ou menos isso.

Enrolei a seringa num alumínio previamente limpo com álcool 70 e coloquei na geladeira, numa gaveta perto do freezer.

To torcendo pra não ter contaminado nada!

Bom, foi isso aí, galera. A provável data de inoculação será no dia 21/01/13, e pretendo atualizar com o que rolar. Ah, e essa foi a primeira bateria. Pretendo fazer 5 ou 6 bolos com essa seringa, porque vou fazer mais com um carimbo que o nosso amigo Anatman ficou de me mandar... Agradeço também a ele, por ter me ajudado com bastante coisa! Valeu, Anatman!
 
Última edição:
Muito bom! Agradeço demais a contribuição do Mago_Gnomo com todas as postagens e principalmente as imagens. Sou novo por aqui, estou iniciando meu primeiro cultivo, hoje inoculei 2 potes e 1 copo. Na minha experiência estou usando Alpiste e Vermiculita. Em breve vou tirar umas fotos e postar aqui também. Mago... só faltou as fotos do resultado final mas acredito que o resultado tenha sido muito bom!! Belo trabalho!
 
Muito bom! Agradeço demais a contribuição do Mago_Gnomo com todas as postagens e principalmente as imagens. Sou novo por aqui, estou iniciando meu primeiro cultivo, hoje inoculei 2 potes e 1 copo. Na minha experiência estou usando Alpiste e Vermiculita. Em breve vou tirar umas fotos e postar aqui também. Mago... só faltou as fotos do resultado final mas acredito que o resultado tenha sido muito bom!! Belo trabalho!
Não faltaram as fotos do resultado final não! Elas ainda estão por vir!
Os pins estão se desenvolvendo bem. Os maiores estão com uns 4 centímetros de comprimento. Com certeza vão rolar várias fotos do resultado final.

Desejo boa sorte pra você, Edgar! Pode ter certeza que vou dar uma passada no seu diário sempre!

Valeu!
 
Não faltaram as fotos do resultado final não! Elas ainda estão por vir!
Os pins estão se desenvolvendo bem. Os maiores estão com uns 4 centímetros de comprimento. Com certeza vão rolar várias fotos do resultado final.

Desejo boa sorte pra você, Edgar! Pode ter certeza que vou dar uma passada no seu diário sempre!

Valeu!

Kkkkkkk... eh verdade, me confudi e vi errado a data, achei que os posts fossem do ano passado. kkkk
Valew! Ancioso por suas novas fotos!!
Abraço!!
 
Tá aí mais uma fotinho só pra ilustrar:

Foto: 2013-02-23_19-45-17_550.jpg

Será que vai ser uma boa colheita? Tem algum aborto já? To percebendo que muitos pins aparentam não crescer, isso é normal?

Valeu!
 
Alguns abortos sim (coloração do píleo) mas em uma taxa excelente! geralmente vêem mais abortos. Parabéns!
 
Alguns abortos sim (coloração do píleo) mas em uma taxa excelente! geralmente vêem mais abortos. Parabéns!
Era bom eu remover esses abortos logos, não é? Eu não sei identificar, como faço pra saber e retira-los ainda quando estão "aproveitáveis"?

Já vi sobre abortos no glossário, mas nao ajudou muito..
 
Não precisa remover agora, só quando for fazer a colheita, ainda estarão viáveis.
 
Não precisa remover agora, só quando for fazer a colheita, ainda estarão viáveis.
Achei que tivesse que tirar antes, se não corria o risco de apodrecer e não poder ser usado. Então não preciso nem saber identificar, é só esperar a colheita e colher todos. Valeu!
 
E aí, galera!

É com muita satisfação, felicidade e agradecimento à toda ajuda prestada por vocês que eu comunico que o cultivo chegou ao fim! Peço que algum administrador ou moderador mude o tópico para COMPLETO.

Claro que eu não ia deixar de tirar umas fotos pra comunidade, né!

Fotos: 2013-02-24_14-56-56_419.jpg 2013-02-24_14-57-46_401.jpg 2013-02-24_14-58-07_476.jpg 2013-02-24_14-59-10_115.jpg 2013-02-24_14-59-28_622.jpg

Creio que eles já possam ser colhidos, né? Pretendo esperar mais umas 2 horas, pois todos já vão estar rompendo o véu. Vou deixar alguns abrirem mais o chapéu pra poder carimbar! Será que eu posso fazer essa "colheita por partes"? Porque estava pretendendo consumi-los hoje, teria algum problema em colher os que eu vou usar hoje e deixar o resto abrindo o chapéu pra tirar carimbos?

Valeu!
 
yeahh belissimos cogus mano! voce pode fazer a colheita parcial sem problemas.
 
yeahh belissimos cogus mano! voce pode fazer a colheita parcial sem problemas.

Valeu, Anatman! Acabei colhendo tudo de uma vez logo! Foram 38 cogus, com uma média de 8 centímetros cada. Vou fazer a pesagem ainda e posto aqui as informações finais.

Fotos da colheita: 2013-02-24_17-24-25_27.jpg 2013-02-24_17-24-40_862.jpg 2013-02-24_17-37-28_978.jpg 2013-02-24_17-37-39_362.jpg

Valeu pelo apoio, galera!

Gostaria de agradecer a todos, principalmente ao Anatman , por todas as dicas, ajudas, respostas e tudo mais!

Valeu mesmo!

Informações finais:
Primeiro flush com 38 cogumelos, pesando 122g no final. Cogumelos com comprimento médio de 8cm e azulavam bastante.

Valeu, galera!!
 
Isso ae brow, primeiro cultivo já bombando, e merecido. 122g pra um balde é uma excelente colheita. Agora é se preparar bem pra trip!
 
Mais um panorama geral:

Os outros 2 casings já pinaram e estão na fase de amadurecimento dos frutos. Um dos baldes pinou MUITO. Posso chutar que vai dar o dobro da colheita desse primeiro.

O balde que eu colhi os cogumelos já pinou de novo. Encomendei a silica gel anteontem, porque vou precisar secar todos esses cogus!

No geral é isso aí, acho que esse diário já deu o que tinha que dar. Em breve pretendo abrir outro, com outro cultivo de uma outra strain. Tenho bastante interesse no PESA, TKSSS, GT e Mazatapec. Talvez eu peça alguma dessa na PróFungos.
 
Bom, galera, esse é o post com o desfecho do cultivo:

Tempo da inoculação até a primeira colheita : 34 dias
Copos inoculados : 14 (copos americanos, 180ml)
Copos contaminados : 2
Tamanho do maior cogumelo : 19cm
Carimbos confeccionados : 14
Flushes : 3
Quantidade de cogus colhidos : 166 (sem abortos)
Pesagem dos cogus : Aproximadamente 600g

Essas informações são referentes aos 3 baldes que eu cultivei.

Acabei de inocular mais 10 copos de MDK pra continuar o cultivo, mas como esse diário já foi sobre os MDK, não vou continuar e nem abrir um novo. Espero conseguir um carimbo de Golden Teacher, porque estou querendo muito cultiva-los.

Faltou alguma informação?

Não poderia deixar de postar umas fotos dos cogus que acabei de colher:

2013-03-18_16-49-21_193.jpg 2013-03-18_16-51-23_818.jpg
 
Back
Top