Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Mazatapec

Diário de cultivo completo.
Olá a todos,
É com satisfação que informo ter dado início ao meu primeiro cultivo.
Segui a receita tradicional para os bolos (1 parte de arroz integral moído, 1 parte de água e 2 partes de vermiculita). Depois de uma hora na pressão, deixei esfriar a noite inteira.

Já havia improvisado uma glovebox com uma caixa de papelão forrada com papel alumínio por dentro.

Hoje (10/10) fiz a inoculação dos copos com o carimbo de Mazatapec que recebi ontem.
Apesar do nervosismo e falta de habilidade em alguns pontos, acredito ter corrido tudo dentro do esperado. Com atenção especial à assepsia (luvas e máscara sempre e descontaminação do ambiente e da glovebox com uma solução de agua sanitária, além da higiene pessoal com Protex).

No entanto, um detalhe me deixou intrigado. Não deixei furos nos copos, que também estão lacrados com fita isolante. Acreditam que possa prejudicar o crescimento do micélio? Em caso positivo, há algo que possa ser feito agora para contornar o problema?

De antemão peço desculpas caso este assunto seja repetido e em breve posto mais atualizações do cultivo.

Grande abraço a todos e obrigado desde já.

Segundo flush vem aí!

Deixo aqui, como rápida atualização, duas fotos do estágio atual dos bolos.

Estão saudáveis, sem contaminações e já geraram novos pins.

Apesar das altas temperaturas registradas em São Paulo na semana passada, consegui contornar o problema acrescentando gelo algumas vezes ao dia (nos dias mais críticos) ao borbulhador.

Além disso, fiz hoje a pesagem do primeiro flush. Ao todo foram 16,6g secos. Tenho utilizado cloreto de cálcio para secar e manter os cogumelos conservados, mas pretendo adquirir sílica gel posteriormente, por uma questão de maior praticidade e economia, já que pode ser reutilizada e é encontrada em quantidades maiores por um bom preço.

É isso por enquanto! Mantenho vocês informados do andamento!

Grande abraço!

Anexos

• 20151116_203028.jpg
    20151116_203028.jpg
    201.1 KB · Visualizações: 60
  • 20151116_203020.jpg
    20151116_203020.jpg
    206 KB · Visualizações: 54
E aí, como foi a segunda frutificação? :)

Colhi mais 3 cogumelos medianos, e tenho mais um já pronto para colheita.
Cerca de outros 4 estão em fase de desenvolvimento, mas não deve passar muito disso.

Devido ao baixo rendimento e diferentes estágios, não fotografei este flush. Assim como vou esperar colher tudo para verificar o peso seco total.

Após este segundo flush vou fazer um dunk & roll e ver o que acontece com o terceiro.

Os bolos perderam bastante em produtividade devido ao calor dos últimos tempos. Apesar de surgirem muitos pins, a grande maioria não vingou e abortou prematuramente.

Olá a todos,
Um dos bolos apresentou contaminação por Trichoderma e preferi descartar o mais rápido possível. Inseri em um saco ziploc e joguei fora, por falta de espaço para um outdoor.

Aproveitei e colhi mais 4 cogumelos ontem e limpei os dois bolos restantes, deixando-os livres de abortos e pins.
Um deles, que rendeu a colheita dos 3 cogumelos citados em um post anterior, já estava há cerca de 4 dias no terrário, só "descansando".

Mandei ontem para o dunk. Hoje farei o roll e colocarei de volta no terrário.

O outro bolo precisará de mais alguns dias no terrário antes do dunk, mas pretendo proceder da mesma forma, com o intuito de estimular uma melhor frutificação e garantir bons resultados o quanto antes.

Eu tinha esquecido de deixar eles descansando. Após a colheita mandei direto para dentro da agua por 48 horas :facewall:
Valeu por citar e lembrar dessa parte, agora vou lembrar nas próximas... É fazendo merda que se aprende haha

Eu tinha esquecido de deixar eles descansando. Após a colheita mandei direto para dentro da agua por 48 horas :facewall:
Valeu por citar e lembrar dessa parte, agora vou lembrar nas próximas... É fazendo merda que se aprende haha

O ideal é esperar entre 4 e 5 dias após s a colheita do flush antes de mandar pro dunk. Podemos fazer um comparativo e ver as diferenças entre os flushes do meu e do seu cultivo depois dessa etapa. Quem sabe a diferença não seja tão perceptível assim?! De qualquer forma, não acho que vá prejudicar seus bolos.

Boa sorte por ai! Torcendo pelo seu cultivo!

Sabe dizer o por que disso?

De acordo com o que li, esse período seria suficiente para que a camada exterior de micélio seque, evitando a formação de novos pins antes do dunk. Ao mesmo tempo, o interior do bolo continuaria úmido, já preparando um novo flush, que seria estimulado, então, pela reidratação.

Neste tópico do Shroomery há uma discussão sobre isso: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/10465375

E neste cultivo o @ExPoro diz ter observado uma melhora significativa no flush após o período de "repouso" do micélio (primeiro post na página): https://teonanacatl.org/threads/3º-cultivo-kc-pf-tek.11429/page-3

Mas não saberia entrar em maiores detalhes, @tupy. Caso tenha um esclarecimento maior sobre o assunto, seria ótimo!

Mas não saberia entrar em maiores detalhes, @tupy. Caso tenha um esclarecimento maior sobre o assunto, seria ótimo!

É... não só pra iniciar uma discussão mesmo. Não tenho grandes contribuições na área. Li o tópico que você me sugeriu, mas não há nada claro também por lá, só especulações. A própria colocação do RR não prova nada, só coloca uma "preferência" dele: "I like to wait up to a week after picking a flush before doing the above. During this rest time, allow the substrate to dry out a bit, and then soak as above and return to fruiting conditions. RR "

Acredito que teremos uma certeza mesmo só com testes e comparações. É um trabalho interessante de ser feito e coletado e medido os resultados, sendo que é um processo básico que todos nós fazemos.

É... não só pra iniciar uma discussão mesmo. Não tenho grandes contribuições na área. Li o tópico que você me sugeriu, mas não há nada claro também por lá, só especulações. A própria colocação do RR não prova nada, só coloca uma "preferência" dele: "I like to wait up to a week after picking a flush before doing the above. During this rest time, allow the substrate to dry out a bit, and then soak as above and return to fruiting conditions. RR "

Acredito que teremos uma certeza mesmo só com testes e comparações. É um trabalho interessante de ser feito e coletado e medido os resultados, sendo que é um processo básico que todos nós fazemos.

Um outro usuário comenta que, seguindo a lógica do ciclo natural, o micélio não estaria exposto sempre à umidade, então permitir esse repouso seria uma forma de simular as condições naturais de desenvolvimento. Não consigo pensar em como isso estaria associado a uma taxa maior de frutos, mas o argumento tem sua validade.

O @Barratorta está fazendo a experiência no cultivo de Mazatapec dele, com bolos direto no dunk após o flush e um em repouso antes do dunk. Acho que em alguns dias poderemos comparar a diferença entre os métodos.

Neste tópico do Shroomery há uma discussão sobre isso: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/10465375

É, tem uma discussão curta sobre o que fazer em ... casings.

Acho que além de ser muito sucinta para fundamentar uma mudança de procedimento, o cenário com bolos pode ser outro. Casings proveem mais umidade para o micélio, enquanto bolos secam mais rápido.

Talvez o melhor a fazer seja sentir pelo peso do bolo quanta água se perdeu, e aí fazer ou não o dunk. Mas é claro que tem que ter certa experiência para saber quanta água o bolo perdeu. A não ser em casos de azulamento, por exemplo. Aí eu voto por fazer o dunk logo após o flush.

Um outro usuário comenta que, seguindo a lógica do ciclo natural, o micélio não estaria exposto sempre à umidade, então permitir esse repouso seria uma forma de simular as condições naturais de desenvolvimento.

Depende do clima. E, se for mesmo recomendado deixar os bolos secarem um pouco, a própria diminuição recomendada de umidade enquanto os cogumelos crescem pode ser o suficiente para secarem até o ponto certo.

O @Barratorta está fazendo a experiência no cultivo de Mazatapec dele, com bolos direto no dunk após o flush e um em repouso antes do dunk. Acho que em alguns dias poderemos comparar a diferença entre os métodos.

Duvido que UM conjunto de resultados seja suficiente para determinar o que é melhor fazer.

A não ser em casos de azulamento, por exemplo. Aí eu voto por fazer o dunk logo após o flush.
Bom, um dos meus azulou sim quando retirei os cogumelos...

Duvido que UM conjunto de resultados seja suficiente para determinar o que é melhor fazer.
Ia falar isso. Nos 4 bolos que fiz a variação já foi tão grande que seria impossivel assimilar qualquer tipo de mudança a uma só causa... Um bolo deu apenas um cogumelo enorme e um médio, outro deu alguns médios, outro bolo deu vááários médios e o ultimo está começando a frutificar só agora pois demorou mais de um mês só para colonizar...

Mas fico feliz que isso ainda não seja verdade absoluta, sinal que meu cultivo não vai ser muito prejudicado :D

É, tem uma discussão curta sobre o que fazer em ... casings.

Acho que além de ser muito sucinta para fundamentar uma mudança de procedimento, o cenário com bolos pode ser outro. Casings proveem mais umidade para o micélio, enquanto bolos secam mais rápido.

Talvez o melhor a fazer seja sentir pelo peso do bolo quanta água se perdeu, e aí fazer ou não o dunk. Mas é claro que tem que ter certa experiência para saber quanta água o bolo perdeu. A não ser em casos de azulamento, por exemplo. Aí eu voto por fazer o dunk logo após o flush.

Defenderia um intervalo menor no caso dos bolos, @Ecuador?

E até que ponto acha válida a ideia de repouso dos bolos, visto que o dunk por si só se mostra efetivo, além de existirem as variáveis relacionadas à strain, condições climáticas no terrário etc?

Concordo. Quis dizer que é um dos cultivos aos quais podemos nos atentar para verificar os reflexos do método na frutificação. Mas claro que não seria parâmetro para uma conclusão definitiva sobre o tema.

Sobre o cultivo:

O bolo que estava no dunk já passou pelo roll e está de volta ao terrário.

Pretendia deixar o outro bolo por mais alguns dias em repouso antes do dunk, mas com o retorno do primeiro teria que ligar novamente o borbulhador, então a ideia de manter o bolo em repouso seco iria, ironicamente, por água abaixo.

Optei, então, por mandar o outro bolo também para o dunk. Amanhã faço o roll e mando de volta ao terrário para aguardar o próximo flush dos dois.

Nem sei se é preciso algum intervalo para o dunk após colher o final do flush.

Bom saber. Em uma próxima oportunidade vou fazer o teste.
Pensei que já existia um consenso sobre isso, mas como não parece ser o caso, vamos observando os experimentos para decidir se realmente é algo a se levar adiante ou só uma questão de preferência mesmo, como apontou o @tup. :)

Última edição por um moderador:
Terceiro flush!
Os três cogumelos maiores acabam de ser colhidos e estão na frente do ventilador para secagem.

Apesar de apresentar uma taxa menor de pins em comparação à segunda frutificação, os frutos pareceram mais fortes e se desenvolveram melhor, com menos perdas (abortos) até o amadurecimento.

E talvez não faça mesmo diferença aquele período de repouso antes do dunk. Pela lógica, o bolo da esquerda deveria render uma quantidade menor de frutos; no entanto, os dois bolos apresentaram quantidades muito similares.

Anexos

• 20151129_115841.jpg
    20151129_115841.jpg
    165.3 KB · Visualizações: 38
A segunda colheita do terceiro flush rendeu 5 cogumelos, totalizando 32,3g frescos. Destaque para o meninão da foto, com 9,8g.

Tenho mais dois quase em ponto de colheita. Devo retirá-los amanhã pela manhã, e aí entramos na expectativa pela quarta frutificação.

Ainda não retirei carimbo deste cultivo, vou ver se consigo algo no quarto flush. Mas, de qualquer forma, ainda tenho metade do carimbo inicial para um cultivo posterior.

Abraços a todos!

Anexos

• IMG-20151130-WA0007.jpeg
    IMG-20151130-WA0007.jpeg
    50.5 KB · Visualizações: 25
Olha o quarto flush aí! :)

Após a colheita vou fazer uma limpeza no terrário e ajustar o nível de água no fundo, que está acima do recomendado.

Apesar de não ocasionar maiores problemas, o acúmulo de agua em excesso prejudicou a umidade no terrário e precisei borrifar os bolos com vontade em dois dias, para estimular uma melhor formação de pins.

No entanto, os bolos estão saudáveis e esse detalhe é fácil de ser contornado, por isso acredito que mais frutos deem o ar da graça nos próximos tempos.

Volto em breve com novidades!
Grande abraço a todos!

Anexos

• 20151206_221615.jpg
    20151206_221615.jpg
    196.6 KB · Visualizações: 27
Após a colheita do quarto flush, que rendeu cerca de 30g frescos, fiz um novo dunk & roll de 24 horas.

Aproveitei esse tempo para fazer a limpeza do terrário e ajustar o nivel de água no fundo. Higienizei a caixa, preenchi o borbulhador novamente e coloquei água limpa no fundo, com a quantidade ideal.

Agora o quinto flush começa a dar as caras, como podem ver na imagem.

Que venha mais uma colheita!

Anexos

• 20151214_205507.jpg
    20151214_205507.jpg
    153.3 KB · Visualizações: 19
Última edição:
Colhido 1,5g seco no quinto flush.

Consegui, inclusive, tirar um pequeno carimbo. Com certeza neste ponto ainda posso melhorar alguns aspectos, como selecionar um cogumelo maior, e ficar mais atento ao período certo de colheita visando a uma esporulação mais forte; no entanto, fiquei satisfeito com o resultado. Não pretendo trocar ou doar justamente porque sinto que para esses propósitos devo oferecer o melhor a quem receberá o carimbo. Mas as tentativas continuarão!

Na foto, a forma como o sexto flush se apresenta. Acompanhando!

Anexos

• 20151221_200532.jpg
    20151221_200532.jpg
    179.6 KB · Visualizações: 17
Última edição:
Back