Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Mazatapec

Diário de cultivo completo.
Olá a todos,
É com satisfação que informo ter dado início ao meu primeiro cultivo.
Segui a receita tradicional para os bolos (1 parte de arroz integral moído, 1 parte de água e 2 partes de vermiculita). Depois de uma hora na pressão, deixei esfriar a noite inteira.

Já havia improvisado uma glovebox com uma caixa de papelão forrada com papel alumínio por dentro.

Hoje (10/10) fiz a inoculação dos copos com o carimbo de Mazatapec que recebi ontem.
Apesar do nervosismo e falta de habilidade em alguns pontos, acredito ter corrido tudo dentro do esperado. Com atenção especial à assepsia (luvas e máscara sempre e descontaminação do ambiente e da glovebox com uma solução de agua sanitária, além da higiene pessoal com Protex).

No entanto, um detalhe me deixou intrigado. Não deixei furos nos copos, que também estão lacrados com fita isolante. Acreditam que possa prejudicar o crescimento do micélio? Em caso positivo, há algo que possa ser feito agora para contornar o problema?

De antemão peço desculpas caso este assunto seja repetido e em breve posto mais atualizações do cultivo.

Grande abraço a todos e obrigado desde já.

Eu me refiro ao furo que você fez nesse bolo estagnado, pra ele fazer trocas de ar.
Exatamente. Talvez esse tenha sido um dos meus erros. Não tinha micropore no momento, abri os furos no alumínio e cobri com outra camada, mas sem lacrar os orifícios com a fita.

Exatamente. Talvez esse tenha sido um dos meus erros. Não tinha micropore no momento, abri os furos no alumínio e cobri com outra camada, mas sem tampa-los com a fita.
Então é o mesmo que não ter furo nenhum, @psylos. Você fez os furos e tampou. :D Espero que tenha passado desinfetante antes de usar. Enfim, coloque esse bolo em observação por uns dias.

Última edição:
Então é o mesmo que não ter furo nenhum, @psylos. Você fez os furos e tampou. :D Espero que tenha passado desinfetante antes de usar. Enfim, coloque esse bolo em observação por uns dias.
Hahahaha
Sim, foi um momento de genialidade e brilhantismo, realmente.
Mas é bom que fico esperto para uma próxima. Vou ver o que acontece nos próximos dias. Por incrível que pareça, mesmo com esse engano, o micélio mostrou reação e seguiu na tentativa de colonização do substrato. Mas ainda preciso dar mais tempo para acompanhar o desenvolvimento do bolo.

Olá a todos!
Aniversariei três dos quatro bolos hoje.

Após um dunk de 13 horas fiz o roll e os incluí no terrário, sobre pratos plásticos daqueles de festa, e também com um pouco de vermiculita seca nos pratos.

Borrifei (no modo "névoa") levemente os bolos e as laterais da caixa com água mineral após a transferência para o terrário.

O setup atual é: caixa organizadora de 30 litros, argila expandida esterilizada por 15 minutos em água fervente, água mineral sob a argila (até a metade das bolinhas) e um borbulhador (bomba de aquário + pedra porosa em uma garrafa PET cortada pela metade e preenchida com água).

Seguindo um conselho do @Ecuador, abri furos para aeração no copo 4, cuja colonização estagnou. No dia seguinte observamos pontos de contaminação (provavelmente devido a alguma desatenção na assepsia no processo, não questiono aqui a eficácia que essa ação poderia ter se realizada em condições ideais), em que o micélio parecia estar combatendo o contaminante, muito similar ao fotografado pelo @Hs.Krause no cultivo de South America.

O copo segue em observação. O micélio apresentou crescimento algodoado, porém fraco, nas áreas que ainda não haviam sido colonizadas. Vou aguardar mais alguns dias para ver como se sai.

Se não valer a pena para uma tentativa de frutificação em garrafa PET, vou descartar o bolo mesmo.

Mando mais notícias em breve.
Grande abraço a todos!

Posso estar errado, mas creio que essa bactéria é proveniente do arroz integral, to fazendo testes com outros substratos, espero não ter mais esse problema.

Posso estar errado, mas creio que essa bactéria é proveniente do arroz integral, to fazendo testes com outros substratos, espero não ter mais esse problema.

Acho uma boa ideia diversificar e acompanhar o desempenho do micélio em outros meios. Penso em fazer o mesmo em um próximo cultivo.
Depois conta pra gente como foi a experiência com um substrato diferente! :)

Pessoal,
Depois do problema com o copo 4, decidir retirar o bolo e mandar para um outdoor. Vamos ver se a natureza dá conta de faze-lo frutificar.

Quanto aos 3 que seguem no terrário, temos muitas primórdias e pins já vindo espiar o que tem aqui do lado de fora :)

Um deles, inclusive, tem um aglomerado bem grande. Acho improvável que todos se desenvolvam, então vou ficar de olho para retirar os abortos a tempo.

No mais, a felicidade tá grande aqui, à espera dos meninos!

Volto com novidades em breve!

Anexos

• 20151108_133606.jpg
    20151108_133606.jpg
    207.3 KB · Visualizações: 68
  • 20151108_133557.jpg
    20151108_133557.jpg
    187.2 KB · Visualizações: 66
bem massa o diário.

arrumou pedra porosa onde ?
pr q serve ?'-'
Em qualquer loja com produtos para aquário você encontra.

A ideia da pedra porosa é distribuir melhor o ar do compressor (uma bomba de aquário, daquelas que não ficam submersas).

Assim, quando você coloca em um recipiente com água, cria-se aquele efeito de borbulho com maior uniformidade, então você tem um bom mecanismo para troca gasosa e manutenção da umidade dentro do terrário.

Como garantia mantive também a argila expandida com um pouco de água no fundo da caixa, depois de algumas dicas do pessoal, mas confesso que precisaria testar os dois individualmente para verificar qual é mais eficiente.

Sobre o borbulhador, você deve encontrar bons exemplos do funcionamento com uma pesquisa aqui no fórum. Infelizmente não tenho nenhuma foto para te mostrar agora, mas caso não encontre, posso fazer isso esta semana.

a explicação já foi bastante íntegra.

vou providenciar a pedra porosa.

grato manolo.

Primeira colheita!
Um cogumelo apressadinho resolveu abrir o chapéu hoje, durante o dia.

Logo cedo havia conferido e ainda não tinha rasgado o véu. Achei que teria tempo o suficiente para chegar em casa antes da abertura total.

Como eu não mando em nada, ele fez o que deveria, então resolvi colher e colocar para carimbar (o procedimento todo foi feito na glovebox e com os instrumentos devidamente higienizados com álcool 70°)

A foto está com uma qualidade duvidosa porque o intuito era só fazer o registro, da maneira mais rápida possível.

Aproveitei para retirar alguns abortos do cluster grande que citei anteriormente. Como imaginei, nem todos tiveram força suficiente para se desenvolver.

Deixo mais duas fotos para verem o estágio atual. Muito em breve teremos mais cogumelos prontos para a colheita.

Assim sendo, vou me apressar para comprar sílica ou cloreto de calcio e uma balança, que ainda não tenho.

Grande abraço a todos!

Anexos

• 20151110_215355.jpg
    20151110_215355.jpg
    90.8 KB · Visualizações: 72
  • 20151110_223021.jpg
    20151110_223021.jpg
    179.5 KB · Visualizações: 72
  • 20151110_223043.jpg
    20151110_223043.jpg
    165.7 KB · Visualizações: 70
Muito bom!!
Estou com o meu primeiro cultivo rolando também. Está bem parecido com o seus, 4 copos de mazapatec, mas estou cerca de uma semana pra tras.

Uma coisa que fiz nos testes do terrário e percebi que ajudou foi colocar as pedras porosas também dentro do pote que tem agua onde a mangueira fica soltando ar. No primeiro teste eu fiz e somente isso já fez a umidade ficar bem alta(Neste momento eu estava testando com uma caixa de 30 litros que hoje virou uma glovebox). Além de ajudar com a umidade percebi que as pedras também ajudaram a diminuir consideravelmente os respingos causados pelo compressor...

Muito bom!!
Estou com o meu primeiro cultivo rolando também. Está bem parecido com o seus, 4 copos de mazapatec, mas estou cerca de uma semana pra tras.

Uma coisa que fiz nos testes do terrário e percebi que ajudou foi colocar as pedras porosas também dentro do pote que tem agua onde a mangueira fica soltando ar. No primeiro teste eu fiz e somente isso já fez a umidade ficar bem alta(Neste momento eu estava testando com uma caixa de 30 litros que hoje virou uma glovebox). Além de ajudar com a umidade percebi que as pedras também ajudaram a diminuir consideravelmente os respingos causados pelo compressor...
Legal, vou acompanhar seu diário!

Não tive muito problema com respingos nos bolos ou em conseguir uma umidade satisfatória, os pins vieram com bastante força. Mas na fase de desenvolvimento dos cogumelos me parece (de acordo com o que li) que é recomendável ficar atento a excesso de umidade, que poderia ser prejudicial aos frutos.

Uma dúvida: quando fala em pedras porosas no borbulhador, quer dizer mais pedras além da que vai na ponta da mangueira? Ou colocou argila expandia também no fundo da garrafa?

Tava pensando em tudo e misturei os nomes :roflmao:.
Eu ainda estou sem a pedra porosa (não consegui ver se voce está utilizando). O que fiz foi colocar argila expandida mesmo, também dentro do pote que sai agua. A maior parte delas flutua, evita respingos e acho que a evaporação deve ser maior (o fluxo de ar vai ajudar na evaporação da agua, e principalmente da agua que está na argila).

Última edição:
Tava pensando em tudo e misturei os nomes :roflmao:.
Eu ainda estou sem a pedra porosa (não consegui ver se voce está utilizando). O que fiz foi colocar argila expandida mesmo, também dentro do pote que sai agua. A maior parte delas flutua, evita respingos e acho que a evaporação deve ser maior (o fluxo de ar vai ajudar na evaporação da agua, e principalmente da agua que está na argila).

Vou manter a ideia na cabeça para o caso de precisar elevar a umidade em algum cultivo futuro! Valeu por compartilhar, @Barratorta! E boa sorte com os Mazatapecs!

----
Edit: Estou usando pedra porosa sim. Faça o teste e veja se é realmente necessário manter a argila expandida no borbulhador. Como eu disse, não tive problemas com umidade utilizando argila expandida com água no fundo do terrário em conjunto com o borbulhador.

Última edição:
Mas na fase de desenvolvimento dos cogumelos me parece (de acordo com o que li) que é recomendável ficar atento a excesso de umidade, que poderia ser prejudicial aos frutos.

Em relação à pinagem, para o crescimento dos cogumelos recomenda-se menor umidade e mais troca de gás.

Se ficar muito úmido, acho que não cresce tanto, mas não sei dizer. Sei que na hora de esporular não sai nada se a umidade for suficiente, e que murcham rápido, se o terrário estiver úmido demais. Mas isso é pela minha experiência que digo, não por leitura.

Em relação à pinagem, para o crescimento dos cogumelos recomenda-se menor umidade e mais troca de gás.

Se ficar muito úmido, acho que não cresce tanto, mas não sei dizer. Sei que na hora de esporular não sai nada se a umidade for suficiente, e que murcham rápido, se o terrário estiver úmido demais. Mas isso é pela minha experiência que digo, não por leitura.
Sim, pra mim faz sentido.

Me parece que uma taxa muito alta de umidade após os pins pode até induzir uma ocorrência maior de abortos. Mas só alguém mais experiente poderia confirmar mesmo.

Mais colheita! :)
Resolvi colher todos os cogumelos para deixar os bolos livres para mais um flush.

Ao todo foram 34 cogumelos neste primeiro flush, contando com o primeiro, que colhi ontem.

A felicidade é enorme em ver o resultado desse tempo de trabalho e como rendeu bem.

Como fiz o dunk & roll antes de colocar os bolos no terrário, agora só vou repetir após o segundo flush.

Quanto ao carimbo que pretendia tirar, não deu certo. Retirei o cogumelo muito antes de esporular e o resultado foi um papel alumínio sem absolutamente nada.

Caso venham mais flushes, vou insistir na tentativa de carimbar!

Na primeira foto, o resultado total da colheita (não tenho balança ainda, por isso não posso informar o peso deles frescos, mas após a secagem digo em quanto ficou.

Na segunda, um cogumelão lindo que foi meu orgulho nesse primeiro flush! :love:

Volto aqui quando tiver mais novidades! Obrigado a todos que me ajudaram nessa primeira etapa! E que venham as próximas!

Grande abraço!

Anexos

• 20151112_000446.jpg
    20151112_000446.jpg
    131 KB · Visualizações: 61
  • 20151112_000528.jpg
    20151112_000528.jpg
    66 KB · Visualizações: 57
Última edição:
Excelente primeira colheita :).

Retirei o cogumelo muito antes de esporular e o resultado foi um papel alumínio sem absolutamente nada.

Pois é, tem que esperar começar a esporular. Basta começar. Se tirar antes, não esporula.

Vai na fé pra tirar carimbo :D. Eu demorei 3 cultivos pra tirar o primeiro porque tudo pra mim é devagar :lol:, até que fiz e vi que, de todos os procedimentos de cultivo, é de longe o mais simples. E o mais legal é que, com carimbos, você tem certeza que pelo resto da vida vai continuar cultivando :eba:.

Pois é, tem que esperar começar a esporular. Basta começar. Se tirar antes, não esporula.

Vai na fé pra tirar carimbo :D. Eu demorei 3 cultivos pra tirar o primeiro porque tudo pra mim é devagar :LOL:, até que fiz e vi que, de todos os procedimentos de cultivo, é de longe o mais simples. E o mais legal é que, com carimbos, você tem certeza que pelo resto da vida vai continuar cultivando :eba:.

Pois é, fiquei com receio de colher muito tarde, mas agora descobri (com sua ajuda) que não tem problema.

Vou continuar tentando, quero manter essa strain e também pegar a prática para trabalhar eficientemente com outras. :)

Back