Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Mazatapec

Diário de cultivo completo.
Olá a todos,
É com satisfação que informo ter dado início ao meu primeiro cultivo.
Segui a receita tradicional para os bolos (1 parte de arroz integral moído, 1 parte de água e 2 partes de vermiculita). Depois de uma hora na pressão, deixei esfriar a noite inteira.

Já havia improvisado uma glovebox com uma caixa de papelão forrada com papel alumínio por dentro.

Hoje (10/10) fiz a inoculação dos copos com o carimbo de Mazatapec que recebi ontem.
Apesar do nervosismo e falta de habilidade em alguns pontos, acredito ter corrido tudo dentro do esperado. Com atenção especial à assepsia (luvas e máscara sempre e descontaminação do ambiente e da glovebox com uma solução de agua sanitária, além da higiene pessoal com Protex).

No entanto, um detalhe me deixou intrigado. Não deixei furos nos copos, que também estão lacrados com fita isolante. Acreditam que possa prejudicar o crescimento do micélio? Em caso positivo, há algo que possa ser feito agora para contornar o problema?

De antemão peço desculpas caso este assunto seja repetido e em breve posto mais atualizações do cultivo.

Grande abraço a todos e obrigado desde já.

Nossa cara essa quantidade de flushs vai e já te rendeu muitas gramas dos chapeludos, uma dúvida,como funciona o esquema da pedra porosa?,posso usar o borbulhador na água e uma bomba de ar de aquário para injetar o2 no terrário? E como você faz a troca gasosa?

uma dúvida,como funciona o esquema da pedra porosa?,posso usar o borbulhador na água e uma bomba de ar de aquário para injetar o2 no terrário? E como você faz a troca gasosa?

Compre um compressor de ar para aquário e conecte uma mangueira com a pedra porosa na extremidade que não ficará ligada ao compressor. Insira um recipiente (higienizado) contendo água mineral ou fervida no terrário e mergulhe a ponta com a pedra porosa nele.

Ela auxilia em uma distribuição mais homogênea da umidade. Com esse mecanismo, você não precisaria de uma segunda bomba de aquário, já que o oxigênio já estaria sendo transportado para dentro da caixa através do borbulhador.

É o suficiente para a troca gasosa, também. Meu terrário, por exemplo, não tem furos para escape de CO2 e, ainda assim, funciona satisfatoriamente bem.

Utilizo também argila expandida e um dedo de água no fundo da caixa, para garantir que a umidade esteja nos níveis adequados.

A titulo de curiosidade, até o momento colhi cerca de 19g secos.

Boa sorte!

Última edição:
Você não tem furos para a troca gasosa?? Cara vou te dizer que alguns flushs podem não ter vindo com tanta força por causa disso

Você não tem furos para a troca gasosa?? Cara vou te dizer que alguns flushs podem não ter vindo com tanta força por causa dissso

Pode até ser. No entanto, pelo menos com essa strain, os bolos responderam bem a isso. Além do mais, não preciso de uma quantidade enorme de cogumelos, visto que até o momento tive apenas uma experiência e com dosagem baixa (1,5g) e não pretendo comer quantidades "heroicas" (como gosta de dizer nosso amigo T. McKenna) muito em breve, então por enquanto esse modelo tem atendido bem a minha demanda e as minhas expectativas.

Penso em observar antes como se sairia um próximo cultivo, com outra strain, para então considerar mais seriamente recorrer a isso.

De uma forma ou outra, não vejo problema em preparar mais bolos e ir cultivando caso sinta essa "necessidade". Não tenho pressa e, afinal, essa etapa é uma das mais divertidas e enriquecedoras do processo todo.

Pessoal,
Colhidos três cogumelos pequenos no sexto flush. Estão em secagem e acredito que devam ficar entre 1 e 1,2g secos.

O sétimo flush quis já vir á tona, mas vou interromper o cultivo. Viajo na próxima semana e não quero deixar o terrário descuidado por todo esse tempo.

Encerro aqui este diário e agradeço a todos pelo empenho em me ajudar.

Good vibes sempre e até um próximo!

Grande abraço!

Back