Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Mazatapec

Diário de cultivo completo.
Boa noite galera,

Gostaria de compartilhar com todos o meu primeiro cultivo assim como vários aqui na comunidade. É sempre bom ser aconselhado no momento em que estamos começando... Hehe. Então fiquem à vontade para opinarem.

Fiz substrato de farinha de arroz branca com arroz integral batido (não tinha farinha de arroz integral) e vermiculita (até uma dica pra galera, vi que muita gente não encontrou, vermiculita está se achando mais fácil em casa de sais de banho do que em floriculturas)

Posteriormente coloquei em potes, cobri com outra camada de vermiculita, tampa solta, papel alumínio e panela de pressão (1h).

Após esfriar fiz a inoculação com seringa, de forma tranquila e usando uma glovebox.

Joguei no armário, comprei um aquecedorzinho e to mantendo entre 28-30, o foda que saio para trabalhar aí o aquecedor tem q desligar durante o dia se não esquenta demais.

Passou uma semana q começou os pontos brancos. Agora só esperando o micélio dar uma desenvolvida para colocar na caixa.

Quanto a isso tenho uma dúvida, qual é melhor para fazer o aquário, vermiculita molhada e coloca os bolos em cima ou argila expandida com pires? :?:

Seguem algumas fotos:

Substrato:
WP_20150725_15_42_02_Pro.jpg
GloveBox gambiarra
WP_20150725_17_03_43_Pro.jpg
1 semana após inoculação:
WP_20150802_21_38_18_Pro.jpg WP_20150802_21_38_26_Pro.jpg

Vlww :)
 
Vlw^^
A Caixa é de 30L.
Aparentemente ta tranquilo a argila, só as vezes que abro um pouco pra abanar pq a argila ficou com um pouco de cheiro de água sanitária hehe
 
Fiz o roll após esterilizar (panela de pressão) a vermiculita em ambos.
Olá Shad, poderia dizer por que optou pela esterilização no lugar da pasteurização da vermiculita? E como foi o processo?

No terrário pela argila ter ficado de molho na água sanitária, mesmo depois de secas, quando joguei água ficou com um cheiro de água sanitária, tanto é que abri a caixa e com o minimo possível de exposição balancei a tampa algumas vezes pra sair um pouco o cheiro. Isto pode atrapalhar no desenvolvimento?
A argila seca passou por lavagem em água limpa (corrente) após a esterilização com água sanitária? O terrário possui algum mecanismo para a troca de ar, como bomba de aquário, por exemplo?

É necessário se atentar para a importância de ventilar o ar presente no terrário e também de manter a umidade alta, ao ponto de se formarem gotículas de água no teto e nas paredes do terrário.
 
Última edição:
Agora o que me surpreendeu foi o que está no vazo, essa semana ainda tiro outra foto, mas ta alastrando muito rápido.

Olá Shad, poderia dizer por que optou pela esterilização no lugar da pasteurização da vermiculita? E como foi o processo?
Opa, fiz a esterilização pois como não é nenhum substrato nutritivo como no caso de um bulk, pesquisei que está é a melhor forma.

A argila seca passou por lavagem em água limpa (corrente) após a esterilização com água sanitária? O terrário possui algum mecanismo para a troca de ar, como bomba de aquário, por exemplo?
Cara, passei por água limpa sim, mas mesmo assim ficou com cheiro, acho que deixei muito tempo de molho essa argila. Se o cheiro não sair estou pensando em trocar ela.

Quanto a troca de ar, esta sendo meio arcaico mesmo hehe, fiz furos na parte de baixo para sair o gás carbônico e furos em cima para entrada de oxigênio, mas devido o cheiro que ficou, estou abrindo esporadicamente uma fresta na tampa e balançando um pouco para troca de ar. Vi em um vídeo que algumas pessoas fazem desta forma a troca de ar.
 
Última edição por um moderador:
Essa lampada que você está usando é incandescente? Alem de esquentar, e dito que o micélio não se beneficia muito por esse tipo de luz amarelado.
Outra que digo é para ter cudado com esse filtro de café. Filtro de café não ajuda em nada na filtragem do ar. O ar não passar por ele, o que pode causar baixa troca gasosa no seu terrario.
 
Essa lampada que você está usando é incandescente? Alem de esquentar, e dito que o micélio não se beneficia muito por esse tipo de luz amarelado.
Outra que digo é para ter cudado com esse filtro de café. Filtro de café não ajuda em nada na filtragem do ar. O ar não passar por ele, o que pode causar baixa troca gasosa no seu terrario.

Sim é incandescente. Mas a ideia é essa, esquentar mesmo o terrário pois está meio frio hehe. Mas não sabia que não era bom pro micélio.
Bom vou continuar então abanando as vezes o terrário para oxigenação.

Obrigado, :)
 
10 dias depois, os bolos começaram a pinar x)
Seguem imagens

View attachment 83937 View attachment 83938

Pinaram por baixo. Você vai virar o bolo de ponta-cabeça ou deixar crescerem assim?

Eu optei pela segunda, principalmente pra não ficar abrindo os terrários só pra virar o bolo. Eles ficam diretamente sobre a argila expandida (apesar de não ser recomendado), então fica mais fácil dos pins acharem a luz. Enfim, deu certo pra mim.

Aguardamos a colheita! :)
 
Cara, pensei nisso hoje mas acho que se eu virar os bolos eles vão crescer e bater na tampa e na lampada. Então acho que vou deixar crescer assim mesmo.

Mas vlww

Vou atualizando o andamento hehe =)
 
Espero mais um pouco para colher todos de uma vez ou já vou tirando, o que vocês acham? Problema de ir tirando aos poucos é ir secando cada hora um pouco.

WP_20150922_18_29_04_Pro.jpg WP_20150921_10_54_29_Pro.jpg
 
Espero mais um pouco para colher todos de uma vez ou já vou tirando, o que vocês acham? Problema de ir tirando aos poucos é ir secando cada hora um pouco.

View attachment 84105 View attachment 84106

O ideal seria você retirar todo o Flush de uma única vez, avalie o seu bolo e veja se posui Pins que ainda frutificaram. E não esqueça que após a colheita deve-se esperar 4-5 dias para só então fazer o Dunk e esperar o próximo Flush.

Quanto ao desempenho do seu Micélo como avalia? Também estou cultivando o Mazatapec e estou em período de incubação.

Bom cultivo.
Paz e luz.
 
O ideal seria você retirar todo o Flush de uma única vez, avalie o seu bolo e veja se posui Pins que ainda frutificaram. E não esqueça que após a colheita deve-se esperar 4-5 dias para só então fazer o Dunk e esperar o próximo Flush.

Quanto ao desempenho do seu Micélo como avalia? Também estou cultivando o Mazatapec e estou em período de incubação.

Bom cultivo.
Paz e luz.
Amigo, se o houve o fim do flush com a colheita de todos cogumelos qual o motivo de aguardar 4-5 dias para só então realizar o dunk? O dunk ao meu ver deve ser realizado logo após o término do flush para hidratação do substrato e ajudar a promover maior produção no próximo flush.
 
Última edição:
@newtondf Segundo informações colhidas aqui no forum mesmo de muito boa procedencia, não se deve forçar o Micélio à produzir um Flush logo após o outro, é necessário dar um descanso para que o mesmo possa voltar a frutificar com vigor.

Tem uma frase de um amigo no forum que já vi em algum lugar que diz "O Micélio não é seu escravo" ;) kkk.

Paz e luz.
 
@newtondf Segundo informações colhidas aqui no forum mesmo de muito boa procedencia, não se deve forçar o Micélio à produzir um Flush logo após o outro, é necessário dar um descanso para que o mesmo possa voltar a frutificar com vigor.

Tem uma frase de um amigo no forum que já vi em algum lugar que diz "O Micélio não é seu escravo" ;) kkk.

Paz e luz.
Tenho lido bastante documentação aqui comunidade e não me recordo de ter lido esta ressalva. Poderia colocar aqui sua fonte? De qualquer modo podemos também confirmar com os mais experientes @PsychoEvie @Ecuador @Cosmik para assim procedermos de forma correta nos próximos cultivos. Ainda assim na minha humilde opinião no ato do Dunk não estarei "escravizando" e nem "forçando" o micélio e sim mantendo o mesmo saudável. Quem decide o hora do próximo flush é ele mesmo e eu respeito :LOL:
 
Quanto ao desempenho do seu Micélo como avalia? Também estou cultivando o Mazatapec e estou em período de incubação.
Cara, o meu demorou na incubação, mas ao meu ver por culpa minha hehe, pois ficou meio compacto o meu substrato.

Mas depois em uma semana mais ou menos no terrário, começou os pins, só meu bulk que ainda nada, está totalmente colonizado porém nem sinal de pins. Estou pensando em um cold shock pra ver se dá uma força.

Só fica de olho na ventilação do terrário, abria o meu duas vezes por dia pra trocar o ar e me parece que isso fez bem ao micélio.

No mais valeu pelas dicas, bom cultivo =)

Abraço,
 
Cheguei em casa, mas não teve como, esses dois já estavam bem caidinhos coitados, então coloquei eles pra secar. Há muitos pins novos ainda que estão crescendo, fiquei com medo de esperar e estragarem.
WP_20150923_18_19_31_Pro.jpg WP_20150923_18_19_40_Pro.jpg

É normal ter essa fita meio amarelada no meio deles? Só tinha visto branco e azul (claro).
WP_20150923_18_22_38_Pro.jpg
 
Cheguei em casa, mas não teve como, esses dois já estavam bem caidinhos coitados, então coloquei eles pra secar. Há muitos pins novos ainda que estão crescendo, fiquei com medo de esperar e estragarem.
View attachment 84114 View attachment 84116

É normal ter essa fita meio amarelada no meio deles? Só tinha visto branco e azul (claro).
View attachment 84115

Mazatapec :rolleyes::love::feliz: minha Strain [Editado - Ecuador]

Mesmo caidinhos estão lindos e saudáveis, quando veremos fotos dos seus bolos frutificandos? Estou acompanhando para ver a evolução.

Não Vejo nada de anormal nessa faixa amarela, já que o Mazapatec tem essa característica de cor de alaranjada ;).
 
Última edição por um moderador:
Cara eu notei que você pega seus bolos com as mãos sem usar luvas, nunca mais faça isso. Eu fiz isso e machuquei meu bolo, ele azulou aonde eu peguei ele. E olha que eu tinha lido que isso nunca deveria ser feito, fui teimoso e machuquei o amiguinho :(
 
@newtondf Fiquei te devendo uma resposta: A informacão me foi passada pelo próprio Cosmik que você mesmo citou, ele disse ter retirado de um Forum estrangeiro, segue:

"Depois de colher um flush, é melhor deixar o substrato em repouso por alguns dias, sem humidificação ou qualquer outra coisa. Deixá-lo apenas sentar e secar um pouco. Durante este tempo, o micélio irá "descansar", por assim dizer, portanto, não faça nada para tentar forçá-lo a frutificar novamente. Depois de quatro ou cinco dias, você pode mergulhar tudo enchendo a bandeja com água, e assentando-o por algumas horas, ou, de preferência, deixe a torneira a correr suavemente para dentro da bandeja, transbordando por algumas horas."

De fato é um informação muito útil e espero que te ajude nos seus futuros cultivos :geek:.

Paz e luz.
 
Back
Top