Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Mazatapec

Diário de cultivo completo.
Boa noite galera,

Gostaria de compartilhar com todos o meu primeiro cultivo assim como vários aqui na comunidade. É sempre bom ser aconselhado no momento em que estamos começando... Hehe. Então fiquem à vontade para opinarem.

Fiz substrato de farinha de arroz branca com arroz integral batido (não tinha farinha de arroz integral) e vermiculita (até uma dica pra galera, vi que muita gente não encontrou, vermiculita está se achando mais fácil em casa de sais de banho do que em floriculturas)

Posteriormente coloquei em potes, cobri com outra camada de vermiculita, tampa solta, papel alumínio e panela de pressão (1h).

Após esfriar fiz a inoculação com seringa, de forma tranquila e usando uma glovebox.

Joguei no armário, comprei um aquecedorzinho e to mantendo entre 28-30, o foda que saio para trabalhar aí o aquecedor tem q desligar durante o dia se não esquenta demais.

Passou uma semana q começou os pontos brancos. Agora só esperando o micélio dar uma desenvolvida para colocar na caixa.

Quanto a isso tenho uma dúvida, qual é melhor para fazer o aquário, vermiculita molhada e coloca os bolos em cima ou argila expandida com pires? :?:

Seguem algumas fotos:

Substrato:
WP_20150725_15_42_02_Pro.jpg
GloveBox gambiarra
WP_20150725_17_03_43_Pro.jpg
1 semana após inoculação:
WP_20150802_21_38_18_Pro.jpg WP_20150802_21_38_26_Pro.jpg

Vlww :)
 
Espero mais um pouco para colher todos de uma vez ou já vou tirando, o que vocês acham? Problema de ir tirando aos poucos é ir secando cada hora um pouco.

Então, no primeiro cultivo eu tinha um "falso problemão": tirar logo os cogumelos que amadurecessem antes de estragarem, o que achava que ocorreria em um ou dois dias. Mas, com isso, uma colheita que podia gerar 20 gramas frescas, gerava no máximo 10 gramas frescas porque eu não esperava tudo crescer.

O que eu faço hoje em dia é colher o que estiver esporulando e deixar os outros do mesmo flush que ainda não rasgaram o véu lá, e só tiro quando terminarem seu crescimento. Essa é a melhor opção pra mais biomassa, conforme foi na época o conselho do @Ecuador. É melhor lidar com um flush-doido e tirar só o que dá do que forçar a colheita de um flush que ainda não terminou e com isso perder muita biomassa.

Também devemos lembrar que dificilmente, em uma inoculação multi-esporos, haverá apenas um micélio, o que geraria então flushes perfeitos, com tudo crescendo ao mesmo tempo. Assim, o que há são vários flushes de vários micélios, mesmo que em tempos parecidos, ou totalmente dessincronizados. Assim, a colheita ideal (tirar um flush inteiro e ficar só o micélio) costuma ser rara, pelo menos pra mim.

Em relação à secagem, nada se pode fazer... Eu tiro unzinho hoje, boto no túnel de vento, que quando ligo fica ligado dias e mais dias e mais dias, porque depois vou adicionando outros cogumelos outros dias, e vai tudo secando junto. Mas, se for cooler que você usa (túnel de vento), não tem problema ficar ligado eternamente. Eles são feitos para eventualmente nunca serem desligados, então não se preocupe muito em queimar, e o custo de luz é baixo. Agora, se você usa ventilador, aí fica um negócio mais chato, né... :(

não esqueça que após a colheita deve-se esperar 4-5 dias para só então fazer o Dunk e esperar o próximo Flush

Pois é! Eu ia te perguntar de onde tirou essa informação, porque eu também só tinha a lido no post do @Cosmik que depois você citou. E daí eu parei pra pensar que tenho feito isso de errado nos meus cultivos: dunk / cold shock assim que termina de colher o flush. Vou ver isso e fazer diferente no meu terceiro cultivo, e conferir a diferença. :bigode:
 
Última edição:
@ExPoro Realmente essa é uma excelente forma de colheita, mas logo após o surgimento de todos os pins para não atrapalhar o desenvolvimento, e ainda resalvaria um fato: A maior concetração de Psilocibina é logo após a abertura do véu, então caso esteja interessado em concetração ao invés de quatidade é nessa faze que deve colhê-los ;).
 
Então, acho que errei em algo, ou na oxigenação, umidade, ou outra coisa, somente aqueles dois cresceram bonitões, o resto fica assim, cabeçudinho e já rasga o véu. Vocês podem me falar onde foi o erro para que nos próximos eu arrume isto?
WP_20150925_21_34_36_Pro.jpg

Quanto ao túnel de vento, inventei uma maneira aqui que ficou bom, consegui cracker dry em um dia. Comprei um secador de salada, e um pano daqueles que parece papel e absorve bastante umidade. joguei um ventiladorzinho em cima e deixei. Em menos de um dia tava esfarelando. Segue as fotos, as vezes da um help aí nas ideias =)

WP_20150925_21_50_09_Pro.jpg WP_20150925_21_50_16_Pro.jpg WP_20150925_21_50_29_Pro.jpg WP_20150925_21_51_03_Pro.jpg

Abraços,
 
acho que errei em algo, ou na oxigenação, umidade, ou outra coisa, somente aqueles dois cresceram bonitões, o resto fica assim, cabeçudinho e já rasga o véu.

Se for para mudar algo eu tentaria aumentar a aeração.
 
@newtondf Fiquei te devendo uma resposta: A informacão me foi passada pelo próprio Cosmik que você mesmo citou, ele disse ter retirado de um Forum estrangeiro, segue:

"Depois de colher um flush, é melhor deixar o substrato em repouso por alguns dias, sem humidificação ou qualquer outra coisa. Deixá-lo apenas sentar e secar um pouco. Durante este tempo, o micélio irá "descansar", por assim dizer, portanto, não faça nada para tentar forçá-lo a frutificar novamente. Depois de quatro ou cinco dias, você pode mergulhar tudo enchendo a bandeja com água, e assentando-o por algumas horas, ou, de preferência, deixe a torneira a correr suavemente para dentro da bandeja, transbordando por algumas horas."

De fato é um informação muito útil e espero que te ajude nos seus futuros cultivos :geek:.

Paz e luz.
Muito interessante essa dica Absolem, vou segui-la no próximo cultivo e analisar a diferença. Parabéns pelo primeiro cultivo:)
 
Adorei a ideia do secador de saladas! Minha mulher me fez comprar um, mas acho um desperdício usar pra só secar saladas... :lol:

Eu tenho túnel de vento, mas eu estava pensando no que faria quando tivesse uma colheita muito grande que não coubesse no túnel. Até agora só tinha a opção clássica (e 100% funcional) da touca cirúrgica pendurada na frente do ventilador. Mas esse parece mais efetivo. Show :).
 
Muito interessante essa dica Absolem, vou segui-la no próximo cultivo e analisar a diferença. Parabéns pelo primeiro cultivo:)

Obrigado, tem acompanhado? Sinta-se a vontade para contribuir da forma que seja, pode perguntar caso tenha alguma dúvida ;).
 
Realmente alguma coisa está errada. Os cogumelos não chegam a se desenvolver por completo mais. Um nasceu até sem "cabeça" (chapéu).
WP_20150928_18_01_30_Pro.jpg
Vou fazer como o @Ecuador disse e melhorar a aeração para o próximo flush.
Vlww
 
@Shad Se você chegar a conclusão de que não vai sair nada de produtivo daí você poderia destriur os bolos e tentar um Casing, nunca li nada à respeito mas você poderia tentar e documentar para nós. Acho que a compactação e quantidade de substrato (excessiva) tenha tornando o bolo duro e os cogus não conseguem sair. Poderia também enterrar os bolos e tentar um outdoor. É melhor do que perder os bolos e começar do 0, afinal acredito que não vá sair nada de produtivo dai.

Estou torcendo por você independente da decisão que tomar, boa sorte.
Paz e luz.
 
@Absolem é uma boa sugestão. Com um dos bolos fiz um Bulk, porém apesar de ter colonizado 100% do vaso, ainda nada. Fiz um cold shock com ele no FDS pra ver se dá um UP... hehe

Moro em prédio, então outdoor complica.

Posso fazer um casing em marmita estilo o que você está fazendo mesmo.
É uma excelente ideia =)

Vou ver se aparecem mais opiniões aqui para poder tomar uma decisão.

Brigadão mesmo aí :)
 
Seguinte, fui seguir o conselho do @Absolem, porém pinou mais uns que pareciam ficar robustos :), mas, observei outra coisa... um dos bolos estava contaminado :(
Aparentemente só na parte de baixo como mostra as fotos
WP_20151001_17_54_48_Pro.jpg WP_20151001_17_54_40_Pro.jpg WP_20151001_17_55_53_Pro.jpg
Aí vem minha dúvida. Será que posso pegar a parte de cima somente, destruir e fazer um casing ou melhor descartar todo o bolo?
O Outro bolo está sem sinais de contaminação e ainda está pinando. Espero que não esteja contaminado tbm :cautious:
Isolei esse bolo num pote de sorvete esterilizado, até saber o que fazer. Fico no aguardo,

Abraços,
 
Vou me livrar dele, infelizmente não tenho local para um outdoor.

Muito obrigado,
 
:)

WP_20151008_18_38_48_Pro.jpg
Semana que vem rola a colheita hehe
Mesmo com a luz no topo muitos não subiram reto, mas tá ótimo. :feliz:
 
Que perfeição amigo, finalmente deu certo, estava torçendo muito por você. Espero que renda bons frutos! Tá muito lindo isso, boa sorte.

Paz e luz.
 
Então, ontem fiz a colheita, rendeu 70gr, acredito estar muito bom :feliz:
Acredito que o problema era a aeração mesmo nos bolos, já que nesse fiz vários furos e ainda coloquei um compressor de ar.
Seguem as fotos:
WP_20151013_18_43_30_Pro__highres.jpg WP_20151013_18_53_40_Pro__highres.jpg WP_20151013_19_02_57_Pro__highres.jpg
Quanto ao bulk, dei uma procurada rápida aqui na comunidade mas não achei nada falando ao certo como proceder após um flush, devo cobrir novamente com mais substrato ou somente um casing? Faço um cold shock?

Paz e luz
 
Ô peeerte!
70gr no primeiro flush? No primeiro bulk?
Tá bem heim, brother... rumo à escala industrial! :p
Parabéns.
 
Back
Top