Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Mazatapec

Diário de cultivo completo.
Boa noite galera,

Gostaria de compartilhar com todos o meu primeiro cultivo assim como vários aqui na comunidade. É sempre bom ser aconselhado no momento em que estamos começando... Hehe. Então fiquem à vontade para opinarem.

Fiz substrato de farinha de arroz branca com arroz integral batido (não tinha farinha de arroz integral) e vermiculita (até uma dica pra galera, vi que muita gente não encontrou, vermiculita está se achando mais fácil em casa de sais de banho do que em floriculturas)

Posteriormente coloquei em potes, cobri com outra camada de vermiculita, tampa solta, papel alumínio e panela de pressão (1h).

Após esfriar fiz a inoculação com seringa, de forma tranquila e usando uma glovebox.

Joguei no armário, comprei um aquecedorzinho e to mantendo entre 28-30, o foda que saio para trabalhar aí o aquecedor tem q desligar durante o dia se não esquenta demais.

Passou uma semana q começou os pontos brancos. Agora só esperando o micélio dar uma desenvolvida para colocar na caixa.

Quanto a isso tenho uma dúvida, qual é melhor para fazer o aquário, vermiculita molhada e coloca os bolos em cima ou argila expandida com pires? :?:

Seguem algumas fotos:

Substrato:
WP_20150725_15_42_02_Pro.jpg
GloveBox gambiarra
WP_20150725_17_03_43_Pro.jpg
1 semana após inoculação:
WP_20150802_21_38_18_Pro.jpg WP_20150802_21_38_26_Pro.jpg

Vlww :)
 
Olá, te apresente aqui: https://teonanacatl.org/forums/te-apresenta.6/
quando puder.

Pelo que vi você já "adaptou" a receita PF padrão. Pode ter complicações quanto a isso.

Links importantes!!!
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/biblioteca
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/guia-de-racas
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/manual
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/termos
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/regras

Leia e pesquise na Biblioteca e no Fórum antes de fazer perguntas, principalmente as básicas.

Um tutorial para iniciantes ilustrado!
https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/
 
Opa, desculpe :D

Obrigado pelos links, andei lendo bastante postagem do pessoal mas não vi a biblioteca a qual pode ter respostas para minhas dúvidas.
Desculpe pela mancada hehe

Não é "mancada" não, é só para facilitar a sua vida mesmo. Bons cultivos!
 
Obrigado ,
Em breve posto mais fotos do andamento. =)
 
Fala galera, dando continuidade aqui mais algumas fotos do andamento.
WP_20150822_13_10_19_Pro.jpg WP_20150822_13_10_31_Pro.jpg
Percebi que agora ficou um pouco mais devagar e vi minha falha. :facewall:
Por ter utilizado estes potes maiores, o fundo ficou um pouco compactado, dificultando o crescimento do micélio, mas acredito que na semana que vem já deve estar totalmente colonizado e pronto para colocar no terrário.

Abraços :)
 
Por ter utilizado estes potes maiores, o fundo ficou um pouco compactado,

Além de compactado o fundo parece úmido e grudado no vidro, no caso do primeiro pote.

Esses potes estão com troca gasosa? Em potes maiores é mais comum faltar oxigênio para completar a colonização.

Outra medida que pode ajudar é dar umas batidas de leve no pote para tentar desgrudar o substrato e virá-lo de cabeça para baixo, para criar espaço para o micélio avançar por cima da área não colonizada.
 
Parabéns pelo cultivo, estou acompanhando! :)
Até agora já passou quanto tempo que estão incubados? Umas 3 semanas e meia?
 
Em potes maiores é mais comum faltar oxigênio para completar a colonização.
Discordo, independente de ser pequeno ou grande sem suspiro estará sujeito a faltar oxigênio e estagnar o desenvolvimento, tenho observado isso ao longo de muito tempo e afirmo que isso é mito. Ao contrario do que muitos pensam nem sempre, que diga, na maioria das vezes o método de lacrar bolos PF com papel alumínio e fita adesiva não veda hermeticamente fechado, mas não que isso seja ruim, ao contrario é benéfico para o avanço da colonia.

Além de compactado o fundo parece úmido e grudado no vidro, no caso do primeiro pote.
Compactação nem sempre é um problema, acho que o fator agravante foi ter triturado o arroz até virar pó e excesso de água na receita.

Veja bem, antes eu preenchia os potes PP de 1L com substrato da forma mais aerada possível, cada pote pesava aproximadamente 320g, hoje em dia preencho até a boca os mesmo potes compactando moderadamente batendo contra a mesa e cada um pesa agora aproximadamente 600g. Mesmo compactado cada pote tem levado 21 dias para o termino da colonização , isso sem micropore e inoculado em 4 pontos equidistantes, utilizo apenas a tampa do pote sem lacrar nada, geralmente a tampas desses potes não vedam.

Arroz integral inteiro + pó de coco: WP_20150724_005.jpg
Não tenho enfrentado contaminações, parece que o selo de vermiculita seca realmente é uma barreira contra invasores.
 
Discordo, independente de ser pequeno ou grande sem suspiro estará sujeito a faltar oxigênio e estagnar o desenvolvimento, tenho observado isso ao longo de muito tempo e afirmo que isso é mito.

Pois eu discordo da sua discordância :D

Pelo simples motivo de que já vi acontecer, e também que a lógica faz sentido. Potes pequenos fecham os 100% de colonização muito mais rápido que os potes grandes.

A massa micelial ativa e em crescimento consome oxigênio também para o seu metabolismo "de manutenção", além do crescimento. Quanto mais tempo ela ficar no pote mais oxigênio vai consumir.


Compactação nem sempre é um problema,

Chega a um ponto que compactação é sim um problema. Você pode não ter encontrado ainda esse ponto nos 600g, mas insista em colocar mais e mais que você vai encontrar.

E para os cultivadores iniciantes, invistam no método mais seguro. Evitem a compactação.
 
Pelo simples motivo de que já vi acontecer, e também que a lógica faz sentido. Potes pequenos fecham os 100% de colonização muito mais rápido que os potes grandes.

A massa micelial ativa e em crescimento consome oxigênio também para o seu metabolismo "de manutenção", além do crescimento. Quanto mais tempo ela ficar no pote mais oxigênio vai consumir.

Sem querer ser o :troll:, já que a minha palavra não serve de nada :roflmao:, quem duvida faça o teste e tire suas proprias conclusões, mas hora faça direito com recipientes 100% vedados como pequenos potes de vidro sextavado (que a tampa vede) ou outro recipiente hermeticamente fechado.

Eu não sei com você @Ecuador , mas comigo até placas de petri estagnam, isso se não tiver selada com filme PVC que é permeável ao oxigênio e CO2, alias os cientistas já sabiam disso e por isso desenvolveram uma fita selante chamada de Parafilm. Potes PP de 145ml tipo bolo PF também estagnam se estiverem bem lacrados.
:censored:
 
Eu não sei com você @Ecuador , mas comigo até placas de petri estagnam, isso se não tiver selada com filme PVC que é permeável ao oxigênio e CO2

Então, eu lacro meus potes de maneira diferente, com fita crepe ou um tipo de durex mais resistente. Não sei se ficam realmente isolados ou não.

Mas a diferença é rápida e facilmente visível quando um pote estagna e eu abro furos para troca gasosa.
 
Parabéns pelo cultivo, estou acompanhando! :)
Até agora já passou quanto tempo que estão incubados? Umas 3 semanas e meia?
Sim, quase 1 mês, demorou um pouco mais que do pessoal aqui mas acho que FDS que vem já colonizou 100%.

Compactação nem sempre é um problema, acho que o fator agravante foi ter triturado o arroz até virar pó e excesso de água na receita.
Obrigado pela observação, nas próximas não cometerei mais esses erros. Hehe, vivendo e aprendendo :D

Assim que aniversariar coloco mais fotos :)

Brigadão pelas dicas aí galera :)
 
Pessoal caso a colonização pare ou fique muito lenta, alguma dica ou outra opção? Tipo não sei se daria certo mas caso o bolo não colonize 100% as vezes poderia utilizar para fazer um bulk não sei.

Vlw
 
Pessoal caso a colonização pare ou fique muito lenta, alguma dica ou outra opção? Tipo não sei se daria certo mas caso o bolo não colonize 100% as vezes poderia utilizar para fazer um bulk não sei.

Vlw

Pessoal sempre fala em aumentar a troca de ar. No começo da colonização ela não é muito relevante, mas depois passa a ser necessária para um crescimento mais rápido do micélio, pelo que entendi. Pra isso, eu uso microporo desde a inoculação.

Apesar de que é possível a total colonização com o ar dentro do copo, o que dispensa os furos de respiro, creio que a troca de ar assegura que a taxa de crescimento seja a melhor possível, no que depender desse fator. Por fim, se acabar o oxigênio dentro do copo, pode o micélio estagnar. Veja o tópico sobre o deixar ou não furos de respiração nos copos.

Por outro lado, a colonização pode vir a ficar lenta por questão de temperatura. Veja os tópicos da Biblioteca sobre as condições ideais para a incubação e sobre como acelerar a colonização.
 
Última edição:
Galera, chegou o dia, resolvi aniversariar dois bolos e um outro fiz um Bulk.

Bolos:
Fiz o roll após esterilizar (panela de pressão) a vermiculita em ambos.
Deixei a argila expandida de molho na água sanitária com Lysol.
Após isso limeei a caixa organizadora com Lysol também, e fiz recortes em cima e em baixo com filtros de papel para troca de gases e coloquei uma pequena lampada incandescente no topo. Seguem as fotos:

WP_20150905_11_41_37_Pro.jpg WP_20150905_17_16_00_Pro.jpg WP_20150905_17_43_34_Pro.jpg WP_20150905_17_45_51_Pro.jpg

Bulk:
Fiz um substrato com uma mistura de humus e um substrato pronto que encontrei para comprar (segue a foto).
Fiz a pasteurização com uma panela e escorredor de macarrão, fiz 3 sessões por volta de 30mins. A temperatura ficou um pouco mais que 70°.
Após isso misturei com o outro bolo e coloquei em um vazo previamente limpo com lysol e água sanitária e forrado com vermiculita úmida, e vedei com plástico filme.
O que sobrou da vermiculita fiz de casing.
WP_20150905_11_45_07_Pro.jpg WP_20150905_11_45_15_Pro.jpg WP_20150905_20_35_01_Pro.jpg

Agora vem as dúvidas hehe
No terrário pela argila ter ficado de molho na água sanitária, mesmo depois de secas, quando joguei água ficou com um cheiro de água sanitária, tanto é que abri a caixa e com o minimo possível de exposição balancei a tampa algumas vezes pra sair um pouco o cheiro. Isto pode atrapalhar no desenvolvimento?

No resto, agora só aguardar, nos bolos não havia sinal nenhum de contaminação, só estavam duros que nem tijolo.
Vlw, abraços,
 
Curti bastante o setup do teu terrário, ficou bem massa :)
Você não tirou nenhuma foto dos bolos antes de aniversariar?
Não entendo muito de bulk pra comentar, mas boa sorte com o resto do cultivo! :)
 
Boaa! Estão bonitos.
Essa caixa organizadora é de quantos litros? A argila ta dando conta de boa?
 
Back
Top