Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Ipiaú

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, vim falar com vocês sobre o meu primeiro cultivo. Gostaria muito de compartilhar com vocês e obter ajuda, já que essa comunidade está constantemente me acrescentando.

Procedência: Carimbo doado por @Paranoid. :p

Strain: Ipiaú, segundo @Paranoid, uma cepa ainda em processo de domesticação.

Gostaria de começar falando sobre a confecção da seringa. Coloquei o carimbo, uma seringa de 10ml, 1 potinho contendo água de seringa (10ml), um recipiente limpo para colocar a água e os esporos, consequentemente, tudo dentro da glovebox. Esperei um tempo, cerca de 10min, coloquei as mãos nas luvas, e comecei os trabalhos. Rompi o feixe do potinho e coloquei a água dentro do recipiente limpo, logo após abri o carimbo e com uma colherzinha, também limpa, que esqueci de mencionar, “raspei” os esporos para que os mesmos caíssem na água. Feito isso, suguei a água com a seringa e joguei novamente no potinho, fiz esse movimento umas 2x para poder “misturar” esporo e água. Feito a seringa enrolei em um pedaço de papel alumínio, seguido de um guardanapo e guardei em uma vasilha, também limpa. Seringa pronta, deixei hidratando uns 3 dias. Tudo pronto para começar os processos com os bolos.


Comecei com a receita normal: Bolos PFTek, usando vermiculita, água mineral e arroz integral, sendo as medidas 2-1-1, respectivamente.

Misturando a medida de vermiculita com a de água mineral, após fazer bem a mistura acrescentei o arroz integral, misturei bastante com as mãos (estavam bem limpas), e ao ver que já estavam misturados, lavei as mãos e peguei uma colher, começando assim a colocar o substrato dentro dos copos. Coloquei a quantidade necessária em cada copo (fiz 4 copos) e no fim acrescentei o selo de vermiculita. Botei duas folhas cortadas de papel alumínio em cada copo, não apertando muito para deixar o vapor d’água penetrar durante a esterelização. Coloquei os 4 bolos na panela de pressão, preenchendo com água mineral até a metade dos copos, fechei a mesma e liguei em fogo alto. Esperei alguns minutos até que pegasse pressão e então diminui o fogo, contei 1h e 30min e então desliguei. Isso ocorreu no dia 11/05.

Esperei esfriar e só no dia 12/05 fiz a inoculação. Fui em um banheiro mais apertado e onde não tem muita corrente de vento passando por ele, borrifei água sanitária misturada com água nas fechaduras da porta (interna e externa), no espelho, no vaso sanitário (tapei o mesmo com um saco de lixo) e na pia onde ocorreu a inoculação. Coloquei todos os acessórios à ser utilizados (Panela de pressão, fita crepe, a seringa, guardanapos, álcool em gel e isqueiro), passei lisol no ar e fechei o banheiro.

Esperei uns 10min, prendi o cabelo e fui tomar um banho. Coloquei uma roupa leve, rapidamente, após terminar o mesmo, peguei a máscara e parti pra a experiência (Me senti Mr White haha). :roflmao: Entrei no banheiro e rapidamente fechei a porta, limpei as mãos com o álcool, peguei um guardanapo, e limpei “bocas” da panela de pressão também com álcool. Esperei 1min e abri a panela, peguei o primeiro potinho, fechei a panela. Tirei o papel alumínio do pote, lacrei o mesmo com a fita crepe em suas extremidades, sacudi a seringa, pequei o isqueiro e coloquei na agulha da seringa até que a mesma ficasse vermelha, como indicado e fiz um ponto de inoculação, logo em seguida fiz o outro. Tapei a seringa com o seu plástico, e passei fica crepe nos 2 buraquinhos. Fiz a mesma coisa com o segundo, terceiro e quarto potinho, sendo que no ultimo fiz 4 pontos de inoculação por ser maior. Processo terminado, todos os lacres verificados, peguei os potinhos e os guardei dentro de um armário (a temperatura aqui varia entre 28 e 30 graus célsius). Volto a falar que isso ocorreu no dia 12-05.

Após 3 dias, no dia 15-5 começou a ocorrer os primeiros sinais de micélio, fiquei muito feliz por estar dando tudo certo até agora.

Hoje, 17-05 eles se encontram assim: :love::love::love::love:
andresaaaaaaaaaaaa.jpg andressa.jpg andressaaaa.jpg hahahahahahahhahhah.jpg hihihihihihihihi.jpg

Agradeço ao meu amigo Paranoid pelo carimbo doado e pelo auxilio nos momentos de dúvidas... seus netinhos estão aparecendo :LOL::LOL: Gostaria da deixa para agradecer também o @tupy, seu guia de cultivo básico ilustrado me ajudou muitos nos processos, valeu!

E é isso galera, venho atualizar vocês quando o micélio estiver evoluindo. Só estou esperando a hora deles... :love::love: Abraços!
 
Última edição:
Segue as fotos (que saíram meia tremidas, mas dá pra ver) hahaha

Sim, mas na primeira foto não estou conseguindo ver casing algum. :confused::deolho::love::anjo::D:notworthy:

O terrário é uma caixa organizadora de 60L transparente, com argila expandida no fundo.

Terrário com as laterais transparente não são ideais porque há entrada de luz por todos os lados, o que deixa os frutos confusos durante a fase de crescimento, aumentado assim a predisposição de frutos tortos e fracos.

Se possível cubra as laterais com saco plástico preto ou algum outro material que possa impedir a entrada de luz pelas laterais.
 
Olá, galeraaa! Pinaram, pinaram. Vim aqui agradecer à vocês pelo apoio e mostrar a beleza que foiiiii o primeiro flush (bolo e casing?)11200770_704733106304029_4515023396618725221_n.jpg 11402678_704733579637315_1731977451298882743_n.jpg 11702964_704733576303982_2255742084173437125_n.jpg 11707506_704733102970696_4864288886180498784_n.jpg 11214371_704733099637363_8381235480437995854_n.jpg
Nessa foto do bolo o cogu pesou tanto que inclinou hahah:LOL::LOL: O comparativo do cogu e minha mão também foi do bolo.
Ficaram lindões e enormesss! não esperava que crescessem tanto. :love::love::love:
Já os colhi e coloquei para secar no ventilador, foi uma colheita boa, depois vou colocá-los na sílica, no fim pesar e falar quanto rendeu.
Agora quero tirar uma dúvida com vocês... no meu bolo (é a segunda foto, não sei se dá para ver na foto direito) tiveram vários pins, porém não estão desenvolvendo muito bem. No casing todos desenvolveram bem, porém no bolo não. O que poderá ser? A umidade? Oxigenação? Ou algum outro fator? Esse foi o primeiro flush, quando outros começarem a rolar venho mostrar à vocês..
Abraços.
 
Última edição:
Bela colheita, meus parabéns! :)

Agora quero tirar uma dúvida com vocês... no meu bolo (é a segunda foto, não sei se dá para ver na foto direito) tiveram vários pins, porém não estão desenvolvendo muito bem. No casing todos desenvolveram bem, porém no bolo não. O que poderá ser? A umidade? Oxigenação? Ou algum outro fator?

Olha, é difícil determinar a causa. O fato do seu cultivo ser proveniente da mesma cepa/carimbo, não quer dizer que todo cultivo será similar, ainda que nas mesmas condições climáticas. Em cultivo ME (multi-esporo) cada bolo/casing tem uma "personalidade" própria.

Abortos são comuns, então não precisa se preocupar tanto com isso, exceto em casos extremos quando 90% dos pins são abortos, e mesmo assim, pode ser um processo normal, porque nesse quesito os fungos são similares as plantas, quando não há nutrientes suficiente para o desenvolvimento de todos os frutos, alguns são abortados para que outros tenham sucesso.
 
Cosmik, muito obrigado por todas essas informações.
E aí, galera. Vou mostrar à vocês o segundo flush do bolo e do casing, porém frutificaram em épocas diferentes. Tô esperando pra postar as fotos dos dois juntos!! Segue as fotos:
vou postar bolo 2.jpg vou postar bolo 3.jpg vou postar bolo.jpg vou postar casing.jpg
Adorei esse segundo flush do bolo, não deu muitos ou gigantescos, mas achei tão lindos.
Como demorei a postar essas fotos, o bolo já está pinando o terceiro flush, venho mostrar a vocês como irão ficar.
p.s: sinto que demorei a colher esse segundo flush do casing, há algum problema em fazer isso algumas vezes? é bom colher logo?
Abraços...
 
Ficaram parecendo flores :)

Quando o chapéu abre os cogumelos esporulam, e dizem que os esporos, se caírem sobre o casing / bolo, inativam a formação de primórdias e novos cogumelos.

O melhor é colher pouco antes de abrirem o chapéu, assim que rasga o véu. A menos que vá tirar carimbos, aí é melhor esperar o chapéu abrir um pouco, mas não esporular.
 
A menos que vá tirar carimbos, aí é melhor esperar o chapéu abrir um pouco, mas não esporular.


Eu não arrisco isso. Na minha visão posso ficar sem esporos e carimbo.

Quando vou tirar carimbos sempre espero os esporos aparecerem antes de colher o cogumelo.

Na verdade às vezes espero até um pouco mais, se a temperatura estiver fria e eu perceber que a maturação do chapéu vai ser mais demorada.
 
Back
Top