Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Ipiaú

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, vim falar com vocês sobre o meu primeiro cultivo. Gostaria muito de compartilhar com vocês e obter ajuda, já que essa comunidade está constantemente me acrescentando.

Procedência: Carimbo doado por @Paranoid. :p

Strain: Ipiaú, segundo @Paranoid, uma cepa ainda em processo de domesticação.

Gostaria de começar falando sobre a confecção da seringa. Coloquei o carimbo, uma seringa de 10ml, 1 potinho contendo água de seringa (10ml), um recipiente limpo para colocar a água e os esporos, consequentemente, tudo dentro da glovebox. Esperei um tempo, cerca de 10min, coloquei as mãos nas luvas, e comecei os trabalhos. Rompi o feixe do potinho e coloquei a água dentro do recipiente limpo, logo após abri o carimbo e com uma colherzinha, também limpa, que esqueci de mencionar, “raspei” os esporos para que os mesmos caíssem na água. Feito isso, suguei a água com a seringa e joguei novamente no potinho, fiz esse movimento umas 2x para poder “misturar” esporo e água. Feito a seringa enrolei em um pedaço de papel alumínio, seguido de um guardanapo e guardei em uma vasilha, também limpa. Seringa pronta, deixei hidratando uns 3 dias. Tudo pronto para começar os processos com os bolos.


Comecei com a receita normal: Bolos PFTek, usando vermiculita, água mineral e arroz integral, sendo as medidas 2-1-1, respectivamente.

Misturando a medida de vermiculita com a de água mineral, após fazer bem a mistura acrescentei o arroz integral, misturei bastante com as mãos (estavam bem limpas), e ao ver que já estavam misturados, lavei as mãos e peguei uma colher, começando assim a colocar o substrato dentro dos copos. Coloquei a quantidade necessária em cada copo (fiz 4 copos) e no fim acrescentei o selo de vermiculita. Botei duas folhas cortadas de papel alumínio em cada copo, não apertando muito para deixar o vapor d’água penetrar durante a esterelização. Coloquei os 4 bolos na panela de pressão, preenchendo com água mineral até a metade dos copos, fechei a mesma e liguei em fogo alto. Esperei alguns minutos até que pegasse pressão e então diminui o fogo, contei 1h e 30min e então desliguei. Isso ocorreu no dia 11/05.

Esperei esfriar e só no dia 12/05 fiz a inoculação. Fui em um banheiro mais apertado e onde não tem muita corrente de vento passando por ele, borrifei água sanitária misturada com água nas fechaduras da porta (interna e externa), no espelho, no vaso sanitário (tapei o mesmo com um saco de lixo) e na pia onde ocorreu a inoculação. Coloquei todos os acessórios à ser utilizados (Panela de pressão, fita crepe, a seringa, guardanapos, álcool em gel e isqueiro), passei lisol no ar e fechei o banheiro.

Esperei uns 10min, prendi o cabelo e fui tomar um banho. Coloquei uma roupa leve, rapidamente, após terminar o mesmo, peguei a máscara e parti pra a experiência (Me senti Mr White haha). :roflmao: Entrei no banheiro e rapidamente fechei a porta, limpei as mãos com o álcool, peguei um guardanapo, e limpei “bocas” da panela de pressão também com álcool. Esperei 1min e abri a panela, peguei o primeiro potinho, fechei a panela. Tirei o papel alumínio do pote, lacrei o mesmo com a fita crepe em suas extremidades, sacudi a seringa, pequei o isqueiro e coloquei na agulha da seringa até que a mesma ficasse vermelha, como indicado e fiz um ponto de inoculação, logo em seguida fiz o outro. Tapei a seringa com o seu plástico, e passei fica crepe nos 2 buraquinhos. Fiz a mesma coisa com o segundo, terceiro e quarto potinho, sendo que no ultimo fiz 4 pontos de inoculação por ser maior. Processo terminado, todos os lacres verificados, peguei os potinhos e os guardei dentro de um armário (a temperatura aqui varia entre 28 e 30 graus célsius). Volto a falar que isso ocorreu no dia 12-05.

Após 3 dias, no dia 15-5 começou a ocorrer os primeiros sinais de micélio, fiquei muito feliz por estar dando tudo certo até agora.

Hoje, 17-05 eles se encontram assim: :love::love::love::love:
andresaaaaaaaaaaaa.jpg andressa.jpg andressaaaa.jpg hahahahahahahhahhah.jpg hihihihihihihihi.jpg

Agradeço ao meu amigo Paranoid pelo carimbo doado e pelo auxilio nos momentos de dúvidas... seus netinhos estão aparecendo :LOL::LOL: Gostaria da deixa para agradecer também o @tupy, seu guia de cultivo básico ilustrado me ajudou muitos nos processos, valeu!

E é isso galera, venho atualizar vocês quando o micélio estiver evoluindo. Só estou esperando a hora deles... :love::love: Abraços!
 
Última edição:
Fui em um banheiro mais apertado e onde não tem muita corrente de vento passando por ele, borrifei água sanitária misturada com água nas fechaduras da porta (interna e externa), no espelho, no vaso sanitário (tapei o mesmo com um saco de lixo) e na pia onde ocorreu a inoculação.
Cuidado com água sanitária além de extremamente prejudicial a saúde é cancerígena. Nunca borrife isso, pois provavelmente poderá ser inalado e também entrar em contato com os olhos...
 
Cuidado com água sanitária além de extremamente prejudicial a saúde é cancerígena. Nunca borrife isso, pois provavelmente poderá ser inalado e também entrar em contato com os olhos...

Obrigado pela informação, Arcturus. Eu utilizei 2 colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água... borrifei próximo dos locais para não se espalhar tanto pelo ambiente. No caso, você molha um paninho em água sanitária diluída em água e passa nos locais? Se não, qual seria a alternativa então para se limpar o ambiente? Eu li que álcool 70 mata apenas bactérias e não esporos de contaminantes.
 
Última edição:
Tudo descrito nos minimos detalhes, parabéns pelo trabalho! :)
Voce tampou os furos da inoculação com fita crepe? Lembre-se que após alguns dias o micélio precisa respirar!
Torcendo pra tudo continuar dando certo.
Fique em paz.
 
Tudo descrito nos minimos detalhes, parabéns pelo trabalho! :)
Voce tampou os furos da inoculação com fita crepe? Lembre-se que após alguns dias o micélio precisa respirar!
Torcendo pra tudo continuar dando certo.
Fique em paz.

Brigada pela informação! haha
Beleza! Se eles estagnarem o crescimento, eu troco para micropore. Abraços e mande boas energias! haahaha
 
Última edição:
Aeeee @Shine.... é muito gratificante ver um carimbo doado por mim, dando resultados positivos por ai, estou ansioso em ver a continuação desse diário e ajudar no que for preciso, dentro dos meus conhecimentos.
Achei muito bem escrito seu relato, e tudo nos conformes. Parabéns pela leitura assídua do processo de cultivo, e por ter dado tudo certo.
vamo-que-vamo. :):)

Obs: Ótima leitura, amo esse livro! Massa!
 
Última edição:
Parabens @Shine e mtas good vibes pro seu algodoadinho, más todo cuidado é pouco, parece que o grande irmão está de olho nessa colonização!! :deolho:
 
Eu li que álcool 70 mata apenas bactérias e não esporos de contaminantes.
Eu não me preocupo muito com o ambiente externo, já utilizei álcool 70% por muito tempo para desinfestar glovebox e mesmo manuseando placas de petri totalmente abertas nunca apareceram bactérias e fungos competidores. So não recomendo borrifar qualquer coisa no ambiente que venha a ser inalado. ;)
 
Parabéns @Shine ! É engraçado saber que todo dia alguém ta inoculando cogumelos, pois dia 09/05 e dia 10/05 tava inoculando os meus! E ainda fazendo meu diário no dia que você tava inoculando os seus kkk Sucesso pra gente. Irei acompanhar seu diário também pra ver o desenvolvimento com a FAI nos bolos PF. Parecem estar colonizando bem! Usou cerca de quanto de carimbo?
Eu usei 2 carimbos médios pra fazer 25 ml de seringa. (inoculei 11 copos)

Eu acho que usei pouco, pois 1 dos copos e minha garrafa de milho ainda não colonizaram. :(

Enfim...
Irei fazer a proxima pergunta pro @Narciss, agora.


Voce tampou os furos da inoculação com fita crepe? Lembre-se que após alguns dias o micélio precisa respirar!

Narciss! Tapeii meus copos com microporo e estão colonizando dentro da incubadora por cerca de 9~10 dias (milho e Bolos PF) É aconselhável tirar a fita microporo para respirar ou com essa fita basta?

Segue o link do diário com fotos: https://teonanacatl.org/threads/1ª-cultivo-golden-teacher-pftek-milho-casing.11083/

Valeu :)
 
Parecem estar colonizando bem! Usou cerca de quanto de carimbo?

Oi, @Vishnuu, obrigado por acompanhar. Sucesso para nós, vai ocorrer tudo bem!
Eu utilizei 1/4 do carimbo não muito denso para fazer uma seringa de 10ml (inoculei os 4 potes), e ainda possuo metade da seringa aqui, não utilizei toda.
Mas eu acho que isso é normal, pois apareceu o micélio em praticamente todos os pontos de inoculação que fiz, apenas um ponto não teve sinal de micélio, mesmo em uma seringa saudável, pelo visto. Então aparecer o micélio ou não aparecer, deve depender de outros fatores também. :)
Abraços.
 
Última edição:
Boa ! Irei acompanhar e informarei as good news.
Que dê tudo certo com os seus Bolos :!:
Na verdade, já ta dando certo!

Até logo :D
 
Eu usei 2 carimbos médios pra fazer 25 ml de seringa. (inoculei 11 copos)

2 carimbos médios para UMA seringa??? :eek: Esporos são "sementes" microscópicas, isso foi um desperdício. Isso é equivalente a plantar 1kg de feijão dentro de um vaso de 5 litros. Ou seja, quem em sã consciência iria por tudo isso de sementes?!

Leia o tópico a seguir e não cometa mais esse erro: https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/

Enfim...
Irei fazer a proxima pergunta pro @Narciss, agora.

Enfim... Sugiro que tire a suas dúvidas no seu diário, assim evita-se sequestrar a atenção do diário alheio.
 
Olá pessoal, vim atualizar o diário (que venho querendo atualizar há dias, mas só pude agora).
Hoje, dia 26/05, após 9 dias desde a minha ultima postagem, o micélio se encontra assim: c1.jpg c2.jpg c3.jpg c4.jpg c5.jpgc6.jpg
Desculpem, algumas imagens estão ruins por a claridade ter atrapalhado, mas eu acho que o micélio está avançando legal e fico bastante feliz com isso :LOL:
Um ponto de inoculação já está se encontrando com o outro, e o algodoadinho está deixando de ser algodoadinho, porém, o grande irmão ainda continua de olho nele. :bigode:
Continuem mandando boas energias. Abraços.
 
Última edição:
Dos pastos mágicos de Ipiaú, eu aprovo! :fome:
 
Que micélio (e dedos) mais lindo(s) @Shine *-*
Um cultivo todo bonito, transmite até certa sensibilidade, inspiração pra montar o meu, cheio de amor.
Se sentindo "reapaixonando" :p
 
Última edição:
Olá pessoal, desculpem pelo sumiço e por nunca mais ter atualizado o diário.
Bom, venho aqui dizer à vocês que todos os 4 potinhos já estão 100% colonizados e após a colonização, esperei uns 4 dias até o momento de hoje, na qual vou dunka-los. Amanhã irei aniversariá-los e postarei fotos para vocês.
Abraços.
 
ANIVERSARIEEEEEEEEEEEI!
Após todos esses dias na espera, e após esperar o dunk, acabei de aniversariá-los!! Com os 3 potes menores de requeijão, eu fiz um hamburguer de micélio. Despedacei o bolo, coloquei vermiculita esterilizada em baixo (deixei no forno por duas horas), coloquei o micélio no meio (like a hamburguer) e finalizei com outra camada de vermiculita por cima. Com o outro pote maior de requeijão, eu fiz um bolo pftek mesmo... Segue as fotos (que saíram meia tremidas, mas dá pra ver) hahaha
coguandressa4.jpg coguandressa3.jpg coguandressa2.jpg

O terrário é uma caixa organizadora de 60L transparente, com argila expandida no fundo. Eu fiz uns furos na caixa e coloquei lã acrílica para a troca de ar e caso precise eu abrirei para abanar 2x no dia.
AÊEEEEEEEEEEE! Agora é só esperar a pinação rolarrrr!
Retornarei em breve trazendo mais notícias!!
Abraços :rollees::love::)
 
Back
Top