Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Golden Teacher (Casing)

Diário de cultivo completo.
Saudações aí galera, segue meu primeiro cultivo dos queridos Professores de Ouro doado pelo meu querido irmão @Narciss, que até agora, segue nessa minha caminhada me abençoando com informações e compartilhando experiências.

Resumo do cultivo:
  • Strain: Golden Teacher
  • Substrato: Farinha de arroz integral triturada no liquidificador (1x) - Pó de Fibra de Côco (2x) - Água (1x)
  • Esterilização: Por volta de 60min. na panela de pressão
  • Tipo de Inoculação: Seringa de 20ml confeccionada com carimbo de esporos
  • Data da Inoculação: 14 - 08

Confeccção da Seringa:
O carimbo parecia muito falhado, fiquei em dúvida de não pegar o suficiente, o alumínio rasgou e acabei usando o carimbo pro completo pra fazer a seringa, ela ficou por volta de 3 dias na geladeira hidratando, o carimbo era bem novo, mas mesmo assim, foi necessário para eu acabar de conseguir o resto das coisas do substrato.

83364-878d4bffc7015e9d936722dee1b830c9.jpg

Esterilização dos copos e inoculação:
A esterilização foi um pouco trabalhosa, por conta do espaço entre os copos, mas deu pra fazer tranquilamente, depois do substrato normal, mesmo nao tendo vermiculita pra fazer o selo, botei uma camada de pó de côco mesmo, dúvida de iniciante, não sabia se era bom, como o selo, mas acabei colocando pra nao remediar. Não tirei foto da inoculação, mas inoculei 6 copos, com 4 furos cada mais ou menos, por volta de 1ml, compartilhei o mais equilabrado possível entre os 6 copos, a seringa toda.

83365-081ec42c90f4f31736e49cecfb6554a0.jpg


Após 5 dias, estava curioso pra saber como estava o possível micélio do primeiro cultivo, não contive a curiosidade e está aí os resultados.

83366-46e4332982e1c6b4fde0a74ba4d1ad21.jpg83367-57f84fb2e9403d84794c14c74373d2ee.jpg

Estava aparentando bem saudável, passei os próximos dias mantendo uma temperatura boa no dia, e a noite cobria a caixa térmica com um cobertor. Uma semana após a última olhada, decidi olhar novamente, e BANG!!!!!! olha só como cresceram demais. ;););););)

83368-f43bd8b413572b0a2008649b840a8510.jpg83369-384d0848fdf017c7706e26f5c596dd25.jpg

Dois copos estão com pouco espaço sobrando, e o resto vem se desenvolvendo como mostrado nas fotos. Estou controlando a temperatura pelo clima do tempo mesmo. A ideia é fazer 3 casings de 2 copos cada, vamos esperar para ver como os meninos santos estarão no próximo update.
 

Anexos

  • Foto 31-08-15 01 34 52 (3).jpg
    Foto 31-08-15 01 34 52 (3).jpg
    61.1 KB · Visualizações: 105
  • Foto 31-08-15 01 34 52 (1).jpg
    Foto 31-08-15 01 34 52 (1).jpg
    93.9 KB · Visualizações: 109
  • Foto 18-08-15 16 06 39.jpg
    Foto 18-08-15 16 06 39.jpg
    114.2 KB · Visualizações: 111
  • Foto 18-08-15 16 06 31.jpg
    Foto 18-08-15 16 06 31.jpg
    129.4 KB · Visualizações: 110
  • Foto 31-08-15 01 34 52 (2).jpg
    Foto 31-08-15 01 34 52 (2).jpg
    128.1 KB · Visualizações: 116
  • Foto 31-08-15 01 34 52.jpg
    Foto 31-08-15 01 34 52.jpg
    117.5 KB · Visualizações: 115
Olá amigo, parabéns primeiramente por ter iniciado seu primeiro cultivo e já estar partilhando conosco!
Parabéns o micélio parece estar se desenvolvendo muito bem!
Manda atualizações pra gente estar acompanhando!
Valeuuu :blackalien::blackalien::blackalien:
 
Olá amigo, parabéns primeiramente por ter iniciado seu primeiro cultivo e já estar partilhando conosco!
Parabéns o micélio parece estar se desenvolvendo muito bem!
Manda atualizações pra gente estar acompanhando!
Valeuuu :blackalien::blackalien::blackalien:
Opa irmãozinho, obrigado pela força e energias positivas, amanhã vou verificar de novo o micélio, se estiver tudo ok vou começar a montar o casing, espero que acompanhe a minha primeira jornada nesse mundo mágico. Valeu!! ;)
 
UPDATE!!!!

Saudações rapaziada, depois de 16 dias após a inoculação, fiz o processo de casing a partir dos copos inoculados. O processo consistiu nos seguintes passos: Pasteurizei um prato de pó de fibra de côco no microondas, em um tempo de 10 min, umidecendo no começo, em um intervalo de 5 min, e depois de finalizado. Coloquei um alumínio em cima do prato, e deixei por volta de uns 20 min no congelador pra abaixar a temperatura e tomar banho. Voltando com o ambiente já limpo e desinfetado, dentro da glovebox coloquei o material com os copos e fiz o processo de casing normal, colocando 2 copos em cada forma de alumínio, fazendo uma camada de pó de cocô por baixo e uma por cima, menos no último casing que coloquei apenas por cima por não ter pó de cocô o suficiente. Após o segundo copo aberto, notei que nele havia uma coloração escura no fundo do bolo que no início aparentou ser um pouco estranha, mas depois aparentou ter em mais dois copos, e acabei percebendo que era apenas o pouco substrato que o fungo não tinha colonizado (espero eu), mas mesmo assim, estou postando as fotos pros mais experientes analisarem. Finalizando, fiz 8 rasgos no alumínio, sendo 2 fileiras de 3, e mais 2 rasgos no meio, depois, o micropore. Enfim, estou na expectativa desses próximos cinco dias, irei atualizando.

Foto 01-09-15 23 07 58.jpg Foto 01-09-15 23 07 46.jpg Foto 01-09-15 23 44 57.jpg Foto 01-09-15 23 47 52.jpg Foto 02-09-15 00 02 13.jpg

Uai, micelio desenvolveu bastante. E quanto ao terrário, você já tem ideias? Não deixe p/ ultima hora!

Irmão @psilosun estou em uma espécie de poor method, na verdade estou me virando com que tenho em mãos, a minha incubador é uma caixa térmica de plástico como mostra as fotos, e consegui arranjar uma placa de vidro maior que ela, como sigo apenas com esse cultivo, estava pensando em após terminar o ciclo de incubação, retirar a tampa da caixa térmica, colocar o vidro em cima e fazer de terrário, tirando o vidro pra circular o ar de 8 em 8h, o que acha da ideia?
 
e acabei percebendo que era apenas o pouco substrato que o fungo não tinha colonizado (espero eu),

Só deve-se aniversariar os bolos ou usá-los para fazer casing após a colonização total. E isso quer dizer 100% mesmo, incluindo esperar uma semana após o micélio cobrir toda a superfície do bolo, para ter certeza que o interior também colonizou completamente.

Você se deixou levar pela pressa. Dezesseis dias após a inoculação é um prazo muito curto para o bolo estar 100%, incluindo por dentro. Esse substrato não colonizado vai aumentar a chance de contaminação. E agora só resta esperar e torcer.
 
Só deve-se aniversariar os bolos ou usá-los para fazer casing após a colonização total. E isso quer dizer 100% mesmo, incluindo esperar uma semana após o micélio cobrir toda a superfície do bolo, para ter certeza que o interior também colonizou completamente.

Você se deixou levar pela pressa. Dezesseis dias após a inoculação é um prazo muito curto para o bolo estar 100%, incluindo por dentro. Esse substrato não colonizado vai aumentar a chance de contaminação. E agora só resta esperar e torcer.

@Ecuador tinha recebido a instrução de amigos cultivadores que mesmo se um ou outro copo não tivesse colonizado 100% era pra eu prosseguir, o micélio já estava bem desenvolvido durante esse tempo, e o que deu pra notar no interior dos bolos, todos estavam bem colonizados, era apenas essas pontinhas no bolo que faltaram em alguns bolos. Mas mesmo assim, agradeço a informação, da próxima vez eu dou um tempo a mais. Obrigado e boas energias aos meninos cubensis.
 
Pô cara, bem legal teu cultivo! Colonizaram rapidão!
Era melhor ter esperado um pouco mais mesmo, mas acho que vai dar certo! Boa sorte :)
 
Irmão @psilosun estou em uma espécie de poor method, na verdade estou me virando com que tenho em mãos, a minha incubador é uma caixa térmica de plástico como mostra as fotos, e consegui arranjar uma placa de vidro maior que ela, como sigo apenas com esse cultivo, estava pensando em após terminar o ciclo de incubação, retirar a tampa da caixa térmica, colocar o vidro em cima e fazer de terrário, tirando o vidro pra circular o ar de 8 em 8h, o que acha da ideia?
Então cara, pode funcionar sim, mas tenha em mente que esse processo de retirar o vidro/abanar aumenta a chance de contaminação. Mas aqui no fórum mesmo tem diários de cultivos assim e que obtiveram sucesso, desejo o mesmo pra você!
 
Então cara, pode funcionar sim, mas tenha em mente que esse processo de retirar o vidro/abanar aumenta a chance de contaminação. Mas aqui no fórum mesmo tem diários de cultivos assim e que obtiveram sucesso, desejo o mesmo pra você!

Eu tenho consciência da maior facilidade de entrada de contaminantes, é que no momento eu não tenho $$$ pra comprar uma térmica de isopor pra furar e botar os filtros, a minha térmica é de plástico e não tem como cortar, e se tivesse, perderia minha incubadora. Acha mais seguro fazer terrarios com galão de água?
 
Não sei dizer. Até o momento só usei pets de 3 e 3,3 litros. :D
Entendi, creio que o casing não vá caber em uma pet de 3L. @Ecuador ou alguém mais experiente poderia ajudar? Se o terrario em um galão de 10L de água é funcional, usando com a luz do sol mesmo, fazendo furos para troca gasosa com filtros, do que a térmica de plástico com uma placa de vidro em cima e retirando para ventilar? E se 2 casings cabem dentro de um galão, pq eu tenho 2 galões e 3 casings.
 
UPDATE!!!!!!!

Salve irmãos psicodélicos, hoje aniversariei os 3 casings, eles passaram 7 dias na incubadora após pronto. Transformei a incubadora em terrario e catcha fire!! Retirei a tampa e coloquei uma placa de vidro por cima, coloquei as argilas lavadas na água sanitária, mas não deu 100% do fundo da térmica, porém forrou em baixo das 3 marmitex tranquilo, vou colocar pra lavar mais argila pra botar no resto depois e os casings ficarem mais bem espaçados. Coloquei água no fundo e borrifei água nas paredes da térmica. A temperatura por aqui está boa, mas vou comprar um termômetro que em dias normais é mais quente que a temperatura correta e vou precisar corrigir com as garrafas de gelo. A troca de ar irei fazer do famoso jeito de abanar com uma tampa 3x por dia. Quanto retirei o alumínio, o bolo estava bem úmido, com gotículas, e gotículas na tampa da incubadora. Creio que o micelio está bem saudável. :)

Foto 08-09-15 19 06 21.jpg image.jpg image.jpg

Ainda tenho algumas dúvidas que estão surgindo na minha cabeça, se alguém puder..
  • Não possuo um higrometro e a umidade para frutificar um casing é menor que as do pftek, existe alguma dica pra eu poder preservar a umidade um pouco mais baixa, ou é impossível controlar sem um higrometro?
  • Existe um certo limite pra borrifar água na hora de umidecer a térmica?
  • Tenho que fazer limpezas no terrário durante o período de frutificação dos bolos?
  • Posso usar sílica de saquinho pra conservar os frutos?
Se eu lembrar de mais alguma, posto aqui, abraços pessoal.
 
Última edição:
Não possuo um higrometro e a umidade para frutificar um casing é menor que as do pftek, existe alguma dica pra eu poder preservar a umidade um pouco mais baixa, ou é impossível controlar sem um higrometro?

Higrômetro é algo bem dispensável depois que você tiver prática. Na dúvida, você vai saber que a umidade tá boa pela condensação (não excessiva) nas paredes ou no vidro. Não é pra chegar a ficar gotejando, mas dá pra ver a umidade claramente.

Ademais, higrômetro barato já dá conta do recado no básico. Eu mesmo comprei 5 de uma vez, mas só uso 2, nos 4 terrários que tenho. Os outros 2 terrários nem coloco mais higrômetro.
 
Concordo. E acho que se for para investir em higrômetro ou termohigrômetro, tem que ser um dos bons.

Cosmik disse:
pedori disse:
e o higrômetro tem apontado 99% (o aparelho é outro daqueles a la made in china :roflmao:)
Click to expand...
Esses higrômetros realmente não dá para confiar. Não são projetados para trabalhar com alta umidade, logo o sensor satura facilmente e então passa indicar umidade relativa errada. Os higrômetros profissionais, com margem de erro de 1% são bem caros. Para o cultivador amador (em baixa escala), é mais prático aprender com a intuição e olhômetro. Em minha experiência, depois de uns 5 cultivos o meu higrômetro (made in china) virou um enfeite da casa.
(https://teonanacatl.org/posts/151056/)
 
Back
Top