Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Golden Teacher (Casing)

Diário de cultivo completo.
Saudações aí galera, segue meu primeiro cultivo dos queridos Professores de Ouro doado pelo meu querido irmão @Narciss, que até agora, segue nessa minha caminhada me abençoando com informações e compartilhando experiências.

Resumo do cultivo:
  • Strain: Golden Teacher
  • Substrato: Farinha de arroz integral triturada no liquidificador (1x) - Pó de Fibra de Côco (2x) - Água (1x)
  • Esterilização: Por volta de 60min. na panela de pressão
  • Tipo de Inoculação: Seringa de 20ml confeccionada com carimbo de esporos
  • Data da Inoculação: 14 - 08

Confeccção da Seringa:
O carimbo parecia muito falhado, fiquei em dúvida de não pegar o suficiente, o alumínio rasgou e acabei usando o carimbo pro completo pra fazer a seringa, ela ficou por volta de 3 dias na geladeira hidratando, o carimbo era bem novo, mas mesmo assim, foi necessário para eu acabar de conseguir o resto das coisas do substrato.

83364-878d4bffc7015e9d936722dee1b830c9.jpg

Esterilização dos copos e inoculação:
A esterilização foi um pouco trabalhosa, por conta do espaço entre os copos, mas deu pra fazer tranquilamente, depois do substrato normal, mesmo nao tendo vermiculita pra fazer o selo, botei uma camada de pó de côco mesmo, dúvida de iniciante, não sabia se era bom, como o selo, mas acabei colocando pra nao remediar. Não tirei foto da inoculação, mas inoculei 6 copos, com 4 furos cada mais ou menos, por volta de 1ml, compartilhei o mais equilabrado possível entre os 6 copos, a seringa toda.

83365-081ec42c90f4f31736e49cecfb6554a0.jpg


Após 5 dias, estava curioso pra saber como estava o possível micélio do primeiro cultivo, não contive a curiosidade e está aí os resultados.

83366-46e4332982e1c6b4fde0a74ba4d1ad21.jpg83367-57f84fb2e9403d84794c14c74373d2ee.jpg

Estava aparentando bem saudável, passei os próximos dias mantendo uma temperatura boa no dia, e a noite cobria a caixa térmica com um cobertor. Uma semana após a última olhada, decidi olhar novamente, e BANG!!!!!! olha só como cresceram demais. ;););););)

83368-f43bd8b413572b0a2008649b840a8510.jpg83369-384d0848fdf017c7706e26f5c596dd25.jpg

Dois copos estão com pouco espaço sobrando, e o resto vem se desenvolvendo como mostrado nas fotos. Estou controlando a temperatura pelo clima do tempo mesmo. A ideia é fazer 3 casings de 2 copos cada, vamos esperar para ver como os meninos santos estarão no próximo update.
 

Anexos

  • Foto 31-08-15 01 34 52 (3).jpg
    Foto 31-08-15 01 34 52 (3).jpg
    61.1 KB · Visualizações: 105
  • Foto 31-08-15 01 34 52 (1).jpg
    Foto 31-08-15 01 34 52 (1).jpg
    93.9 KB · Visualizações: 109
  • Foto 18-08-15 16 06 39.jpg
    Foto 18-08-15 16 06 39.jpg
    114.2 KB · Visualizações: 111
  • Foto 18-08-15 16 06 31.jpg
    Foto 18-08-15 16 06 31.jpg
    129.4 KB · Visualizações: 110
  • Foto 31-08-15 01 34 52 (2).jpg
    Foto 31-08-15 01 34 52 (2).jpg
    128.1 KB · Visualizações: 116
  • Foto 31-08-15 01 34 52.jpg
    Foto 31-08-15 01 34 52.jpg
    117.5 KB · Visualizações: 115
Belos casings irmão @psylodelic, esses ai promete hein rsrsrsrs !!!
Então sobre a umidade, acredito que você fazendo mais trocas de AR (no caso a sua famosa Abanadinha) ira diminuir a umidade do terrário!
Sobre a limpeza do terrário, acredito não ser necessário! Até porque nessa fase já não são tão vulneráveis a contaminações.
Sobre sílicas, desde que elas estejam novas e você tenha como garantir isso, não vejo problemas, pelo fato delas serem usadas pelo mesmo objetivo.
E comentando sobre a água borrifada no terrário, é só dar uma borrifada, nada de exageros, apenas pra dar uma leve umedecida nas laterais(nesse caso eu acho que seria interessante um higrômetro, pois assim você consegue visualizar a umidade exata, e ver se é ou não necessário o borrifo, tem uns baratinhos no mercadolivre por 20,00 mangos).
Ai brother, sucesso nos frutos, e estamos aguardando novidades!
:blackalien:
 
Belos casings irmão @pslodelic, esses ai promete hein rsrsrsrs !!!
Então sobre a umidade, acredito que você fazendo mais trocas de AR (no caso a sua famosa Abanadinha) ira diminuir a umidade do terrário!
Sobre a limpeza do terrário, acredito não ser necessário! Até porque nessa fase já não são tão vulneráveis a contaminações.
Sobre sílicas, desde que elas estejam novas e você tenha como garantir isso, não vejo problemas, pelo fato delas serem usadas pelo mesmo objetivo.
E comentando sobre a água borrifada no terrário, é só dar uma borrifada, nada de exageros, apenas pra dar uma leve umedecida nas laterais(nesse caso eu acho que seria interessante um higrômetro, pois assim você consegue visualizar a umidade exata, e ver se é ou não necessário o borrifo, tem uns baratinhos no mercadolivre por 20,00 mangos).
Ai brother, sucesso nos frutos, e estamos aguardando novidades!
:blackalien:

Valeu irmão, pelo que eu vi sobre possíveis comentários, achei desnecessário a compra de um higrometro, e já ta faltando grana pra comprar o resto das coisas que realmente precisa, o micelio realmente aparenta lindo, bem úmido e bem saudável, meu próximo investimento é uma térmica de isopor pra eu poder usar a incuba e o terrário ao mesmo tempo. Quando os meninos sagrados começarem a despertar eu já posto aqui. Valeu pelas good vibrations :)
 
Concordo. E acho que se for para investir em higrômetro ou termohigrômetro, tem que ser um dos bons.

(https://teonanacatl.org/posts/151056/)
Acho que já estou pegando o jeito de medir a umidade no olho, só estou preocupado em o clima esquentar durante os flushs, então vou comprar um termometro simples pra poder controlar certinho com garrafas de gelo, sem que o micélio pare. Mas creio que a umidade, a temperatura e a troca de ar, estão tranquilos. Na espera dos meninos mágicos :)
 
UPDATE!!!

Me desculpem pela falta de posts por esses dias, mas foi por uma boa causa. Há tres dias os bolos estavam começando a pinar, e estavam se desenvolvendo muito bem e bem rápido, e uma detetização foi marcada pra ser feita aqui, então tive que pensar um jeito que iria protege-los com muita cautela pra que nada ocorresse, mas no final fechei a térmica com a tempa própria, passei fita crepe nos vãos e cobri com uma toalha e até agora aparenta estar tudo ok, ainda continua com um crescimento saudável.
Foto 14-09-15 11 58 23 (1).jpg Foto 14-09-15 11 58 23.jpg Foto 14-09-15 12 01 29.jpg

Após 3 dias que os pins começaram a crescer, evoluíram realmente muito dos 2 casings que estavam um pouco mais evoluídos mas o terceiro mesmo de ter pinado depois, apresenta evoluções uniforme dos pins. Bem, vamos aos detalhes.
Foto 16-09-15 22 47 08.jpg
Vista de cima. PS: O FRUTO QUE ESTÁ INDO EM DIREÇÃO A ARGILA, TEVE UMA ALTERAÇÃO, E CRESCEU COMO SE TIVESSE OUTRO FRUTO CRESCENDO COM O CHAPEU EM DIREÇÃO OPOSTO, COMO SE FOSSE UM ESPELHO. Se alguém poder me explicar esse efeito. E parece que a base do fruto que cresceu está procurando algo para se acoplar.

Foto 16-09-15 22 47 21.jpg
Detalhe para o de corpo robusto ali e os ligamentos diferentes no corpo.

Foto 16-09-15 22 47 34.jpg
;)

Bom, e concluindo meu update, comprei um termometro digital, que aqui ainda fazendo calor, e o climatizador em começo de tarde não aguenta deixar o quarto mais fresco. Porém a ligação dele é um pouco diferente do que eu imaginava, então comprei um conector, pra que eu coloque uma fonte de 12V para funcionar, que provavelmente eu tenha em algum lugar. Enquanto isso estou na esperança de arranjar uma fonte de computador e usar a saída de 12 para fazer funcionar. Alguém possui um parecido e sabe um jeito mais fácil de ligar?

Foto 16-09-15 20 58 26.jpg

Por enquanto é isso, creio que não esteja longe da colheita, prosseguimos trocando ideias. :roflmao:
(Desculpe pelas fotos viradas, se tiver como consertar por aqui, aceito sugestões)
 

Anexos

  • Foto 16-09-15 22 47 46.jpg
    Foto 16-09-15 22 47 46.jpg
    158.8 KB · Visualizações: 63



Bom, e concluindo meu update, comprei um termometro digital, que aqui ainda fazendo calor, e o climatizador em começo de tarde não aguenta deixar o quarto mais fresco. Porém a ligação dele é um pouco diferente do que eu imaginava, então comprei um conector, pra que eu coloque uma fonte de 12V para funcionar, que provavelmente eu tenha em algum lugar. Enquanto isso estou na esperança de arranjar uma fonte de computador e usar a saída de 12 para fazer funcionar. Alguém possui um parecido e sabe um jeito mais fácil de ligar?

View attachment 83947

Por enquanto é isso, creio que não esteja longe da colheita, prosseguimos trocando ideias. :roflmao:
(Desculpe pelas fotos viradas, se tiver como consertar por aqui, aceito sugestões)

Aqui eu cortei a ponta de um cabo usb que tinha aqui e descasquei a ponta do cabo de um cooler de pc, e liguei o cabo usb em um carregador de celular que tem um conector usb tb, é tudo 12v , uso esse cooler no meu tunel do vento pra secagem dos cogus!
 
UPDATE!!!

Me desculpem pela falta de posts por esses dias, mas foi por uma boa causa. Há tres dias os bolos estavam começando a pinar, e estavam se desenvolvendo muito bem e bem rápido, e uma detetização foi marcada pra ser feita aqui, então tive que pensar um jeito que iria protege-los com muita cautela pra que nada ocorresse, mas no final fechei a térmica com a tempa própria, passei fita crepe nos vãos e cobri com uma toalha e até agora aparenta estar tudo ok, ainda continua com um crescimento saudável.
View attachment 83939 View attachment 83940 View attachment 83941

Após 3 dias que os pins começaram a crescer, evoluíram realmente muito dos 2 casings que estavam um pouco mais evoluídos mas o terceiro mesmo de ter pinado depois, apresenta evoluções uniforme dos pins. Bem, vamos aos detalhes.
View attachment 83943
Vista de cima. PS: O FRUTO QUE ESTÁ INDO EM DIREÇÃO A ARGILA, TEVE UMA ALTERAÇÃO, E CRESCEU COMO SE TIVESSE OUTRO FRUTO CRESCENDO COM O CHAPEU EM DIREÇÃO OPOSTO, COMO SE FOSSE UM ESPELHO. Se alguém poder me explicar esse efeito. E parece que a base do fruto que cresceu está procurando algo para se acoplar.

View attachment 83944
Detalhe para o de corpo robusto ali e os ligamentos diferentes no corpo.

View attachment 83945
;)

Bom, e concluindo meu update, comprei um termometro digital, que aqui ainda fazendo calor, e o climatizador em começo de tarde não aguenta deixar o quarto mais fresco. Porém a ligação dele é um pouco diferente do que eu imaginava, então comprei um conector, pra que eu coloque uma fonte de 12V para funcionar, que provavelmente eu tenha em algum lugar. Enquanto isso estou na esperança de arranjar uma fonte de computador e usar a saída de 12 para fazer funcionar. Alguém possui um parecido e sabe um jeito mais fácil de ligar?

View attachment 83947

Por enquanto é isso, creio que não esteja longe da colheita, prosseguimos trocando ideias. :roflmao:
(Desculpe pelas fotos viradas, se tiver como consertar por aqui, aceito sugestões)
iae brother sou meio mestre na elétrica... utiliza uma fonte atx. ou atx12 de computador mesmo ... tem fios de cor amarela e que sai 12v e terra (gnd) preto
utiliza amarelo + preto ...
Ou se tu for de sorte tem alguns circuitos que funcionam com até 9~v de impedancia .. (Fonte de celular )
 
E aí rapaziada, agradeço desde já a ajuda pelo feedback de como ligar o termômetro. Me virei um pouco por aqui, e consegui uma fonte de computador emprestada, e liguei-o no cabo amarelo e preto, saída de 12V, e deu tudo certo. Não deixo o tempo inteiro ligado que não tem necessidade, mas sempre que ligo para conferir e fazer a manutenção da temperatura dou uns 5min pro termômetro chegar em uma menor taxa de erro, que no começo apresenta algumas variações. Vou procurar por uma fonte de pedal de guitarra que eu tinha, acredito ser 12V e me jogar pro sucesso, melhor coisa que fiz foi essa compra, a temp. aqui está bem mais quente que pros coitados. Mas a ideia do camelo é boa, mas creio que consiga algo esse fim de semana, pra já poder devolver a fonte.
Foto 17-09-15 20 09 41.jpg

E só pra postar uma foto de como eles estão, muito provavelmente um dia antes da colheita dos dois casings mais cedo, vou deixar um que ainda está se desenvolvendo por completo para evoluir mais um pouco. Estou usando aqueles géis térmico pra remédio pra resfriar o terrário, alguma dica pra hora certa de eu retirar o resfriador (um pouco abaixo dos 26 graus pra durar mais a estabilidade, ou não).

Foto 17-09-15 11 06 37.jpg

:)
 
E aí rapaziada, agradeço desde já a ajuda pelo feedback de como ligar o termômetro. Me virei um pouco por aqui, e consegui uma fonte de computador emprestada, e liguei-o no cabo amarelo e preto, saída de 12V, e deu tudo certo. Não deixo o tempo inteiro ligado que não tem necessidade, mas sempre que ligo para conferir e fazer a manutenção da temperatura dou uns 5min pro termômetro chegar em uma menor taxa de erro, que no começo apresenta algumas variações. Vou procurar por uma fonte de pedal de guitarra que eu tinha, acredito ser 12V e me jogar pro sucesso, melhor coisa que fiz foi essa compra, a temp. aqui está bem mais quente que pros coitados. Mas a ideia do camelo é boa, mas creio que consiga algo esse fim de semana, pra já poder devolver a fonte.
View attachment 83981

E só pra postar uma foto de como eles estão, muito provavelmente um dia antes da colheita dos dois casings mais cedo, vou deixar um que ainda está se desenvolvendo por completo para evoluir mais um pouco. Estou usando aqueles géis térmico pra remédio pra resfriar o terrário, alguma dica pra hora certa de eu retirar o resfriador (um pouco abaixo dos 26 graus pra durar mais a estabilidade, ou não).

View attachment 83982

:)
Opa bem legal amigão ... espero ter ajudado =D .. o ideal seria colocar um timer eletrico desses que vende em lojas de componentes elétricos. custa bem baratinho
 
Salve meus irmãos psicodélicos :alien::alien::alien::alien:

Venho trazer o primeiro flush dos meus 3 casings de GTs. Não tem muito o que falar (fora a magia de colher os seus frutos), porque ainda não tenho uma balança, mas essa semana vou arranjar uma, creio que tenha dado por volta de 100g frescos.

Foto 18-09-15 13 23 59.jpg
colheita dos dois primeiros casings

Foto 18-09-15 15 35 23.jpg
Terceiro e último casing

Coloquei pra secar em um ventilador, depois que eles começaram a voar, botei um peso em cima de vários, e deu certo. Os menores coloquei em uma rendinha de aquário, e secaram muito bem. Passaram algumas horas a mais de 48h no ventilador, pq passei o final de semana fora de casa.

Foto 18-09-15 15 48 09.jpg Foto 20-09-15 22 45 25.jpg
 
Você vai necessitar de mais silica gel para desidratar toda essa quantidade, belo cultivo e resultados ;)
 
Concordo com o @Amaral , @pslodelic . Compra no ML um quilo de sílica gel e não terá que se preocupar mais com isso. Em papelarias você compra "saquinhos" de pano fino que podem servir pra fazer o sachet de sílica gel.

Excelente colheita! Lembre de relatar a trip! :) :)
 
Outra observação que vale a pena comentar, são sobre o momento da colheita, nesse caso os frutos estão passados do tempo correto.
Baixa matéria ativa e maior dificuldade na digestão, desconfortos estomacais devem ser notados em doses acima de 2g secos.
Tente nos proximos flushs coletar os frutos assim que rompem o véu, ou antes, nunca muito depois.
Acredito que a maioria dos cultivadores experientes da casa concordem sobre isso.
 
Você vai necessitar de mais silica gel para desidratar toda essa quantidade, belo cultivo e resultados ;)
@Amaral simsim meu amigo, é o que eu tinha apenas no momento, mas consegui um pouco de silica gel e vou comprar o dissecante de armário enquanto chega o meu da internet.

Concordo com o @Amaral , @pslodelic . Compra no ML um quilo de sílica gel e não terá que se preocupar mais com isso. Em papelarias você compra "saquinhos" de pano fino que podem servir pra fazer o sachet de sílica gel.

Excelente colheita! Lembre de relatar a trip! :) :)
@ExPoro Pode deixar irmão, essa semana mesmo irei relatar como foi a trip ;)


Outra observação que vale a pena comentar, são sobre o momento da colheita, nesse caso os frutos estão passados do tempo correto.
Baixa matéria ativa e maior dificuldade na digestão, desconfortos estomacais devem ser notados em doses acima de 2g secos.
Tente nos proximos flushs coletar os frutos assim que rompem o véu, ou antes, nunca muito depois.
Acredito que a maioria dos cultivadores experientes da casa concordem sobre isso.
Valeu pela dica irmãozinho, irei fazer a colheita antes, mas esses danados passaram um pouco do ponto enquanto eu estava dormindo, então aproveitei pra tirar um carimbo, e ficou lindo :)
 
Saudações irmãozinhos,
Peço primeiramente desculpas por não atualizar aqui durante um bom tempo, mas minha vida estava um pouco caótica nesses últimos dias, e o tempo que sobrava eu dedicava somente ao cultivo e não dava tanto tempo pra acabar postando updates aqui. Enfim, vamos ao que interessa. Colhi o segundo e o terceiro flush, segue as fotos.
Foto 26-09-15 10 19 34.jpg
O segundo flush rendeu 11g de frutos frescos, achei bem pouco relacionado a grande quantidadade do primeiro, mas enfim, os meninos fazem o que podem.

Foto 01-10-15 14 33 45.jpg
Teceiro flush já chegou rendendo 67,5g de frescos, fiquei bem mais feliz com a eficiencia do micélio.

Após a dunk shock and cold do terceiro flush pra voltar ao terrário, observei uma mancha verde em um dos casings, e pensei que era uma mancha que estava azul que foi causada por um toque na hora da colheita, então esperei pra ver o que ia dar.
Foto 01-10-15 14 22 59.jpg

Porém nem tudo na vida é um mar de rosas :( A mancha parecia começar a espalhar, mas algumas bolinhas brancas começaram a aparecer por cima da mancha verde, e não sei realmente se é uma contaminação da família verticillium ou se o micélio está lutando contra a contaminação. Por fim, este casing já está separado dos outros, mas vou esperar a resposta de alguém mais experiente para confirmar realmente se é uma contaminação. Sorte que os outros dois casings ainda estão intactos, e se preparando já para o quarto flush. :)
Foto 04-10-15 14 13 16.jpg
Última foto de como está o casing possivelmente contaminado.
 
Produziu super bem!!! Para um primeiro cultivo tá de parabéns! Os GT sempre se apresentando!
 
Última foto de como está o casing possivelmente contaminado.

Isso não é Verticillium.

É Trichoderma ou Penicillium. E está esporulando. Vai contaminar todo o ambiente se você não descartá-lo.
 
Produziu super bem!!! Para um primeiro cultivo tá de parabéns! Os GT sempre se apresentando!
Muito obrigado @tupy ;)

Isso não é Verticillium.

É Trichoderma ou Penicillium. E está esporulando. Vai contaminar todo o ambiente se você não descartá-lo.
Obrigado pela informação @Ecuador, tem a necessidade de limpar o terrário que ele estava antes, eu passei pra outro local antes de ele piorar assim..
Vou descartá-lo imediatamente!!! :facepalm:
 
Back
Top