Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo do zero!

Diário de cultivo completo.
Pessoal, boa tarde.

Hoje começo meu primeiro cultivo de PC.

Estudei bastante no fórum, e claro que alguma coisa pode dar errado, mas é errando que vamos aprendendo.

Primeiro passo que vou tomar hoje é a criação da seringa. Meus esporos chegaram da ProFungos semana passada,

Semana passada também eu confeccionei um Glovebox com uma caixa organizadora, luvas para limpeza e uma tampa em vidro.
Vou limpar tudo com álcool 70% gel + Lysol em spray, vou limpar com uma folha de papel toalha, no final, ou dar aplicar spray de lysol e fechar a glove e deixar por 15min.

Seringa:

- Seringa 20ml
- Agulha Intramuscular

Vou ferver agua mineral de copinho, uns 500ml, quando ferver vou puxar com a seringa, esperar dois minutos e jogar fora, vou repetir esse processo umas 3x, por ultimo vou deixar a agua dentro e tampar com a agulha e colocar na glovebox.

Dentro da glove vou deixar, um isqueiro (aqueles que parecem um maçarico que sai um chama forte e azul), um pote de coleta (esterilizado), um bisturi, carimbo, seringa, um saco de ziploc.

Rasparei metade do carimbo com o bisturi para dentro do pote de coleta, jogarei a agua da seringa para dentro do pote, vou sugar a agua e jogar algumas vezes, vou sugar pela ultima vez, colocar a agulha, flambar com o isqueiro, tampar a agulha, colocar no ziploc e deixar repousar por 48h ou mais na geladeira.

Estou fazendo os processo corretamente? Alguma recomendação adicional?

Um abraço a todos.

Eu não partiria para casing agora, é um processo mais suscetível de contaminação. Faça apenas o dunk e cold shock (deixar os bolos mergulhados em água na geladeira por 12h), role na vermiculita (roll) e coloque os bolos no terrário. Aí é quase certeza que você terá uma colheita significativa. Frio na barriga vai dar quando você comer seus primeiros cogus, na barriga e no cérebro! :blackalien:

Então meu amigo... é ai que acho que vão começar os problemas.

Eu não encontrei potes com a boca larga, estes são funilados na parte de cima, então não vou conseguir tira-los com facilidade.

Outra dica que me deram foi para eu fazer casing por conta disso.

O substrato que eu usei foi FAI+Vermiculita, e não há nenhum problema fazer casing usando este tipo de substrato (pelo menos foi o que eu vi, não sei na pratica)

Então minha ideia era fazer quentinhas com camada de turfa + po de coco e mais calcário para controlar o PH. Mas ai pensando com os meus botões, se os bolos de FAI+Ver. não precisam de nada para frutificar, pq eles já possuem os nutrientes necessário para frutificação, será que assim mesmo vou ter que usar camada? encontrei um post sobre isso mas não chegaram uma conclusão.

O terrário eu pensei em usar aqueles sacos que parecem como estufas, que tem um filtro na parte de cima. Estes sacos com filtros vendem em sites que já conhecemos por aqui. (coisa de 3 reais cada)

Então não sei, esta parte estou com duvidas, vejo tantos posts, com tantas ideias fantásticas, umas fáceis de fazer outras nem tanto, dai acabo me confundindo e não sabendo que caminho tomar agora de inicio.

Tenho consciência que primeiro cultivo é assim mesmo, duvidas, erros, puxões de orelha das pessoas mais veteranas do fórum. Mas é assim mesmo.

O importante é que todos estão em busca de um bem comum. Os Cogus!

absss

Eu não encontrei potes com a boca larga, estes são funilados na parte de cima, então não vou conseguir tira-los com facilidade.

Não encontrou?

Estranho. Qualquer copo reto ou copo com a boca mais larga que o fundo, e sem reentrâncias, serve.

Agora você vai ter que lidar com um casing, que é mais complexo de frutificar do que um bolo PF, principalmente para um novato.

Ah, por favor, use quentinhas bem diferentes do tal kit, ou todo esse cultivo será considerado um kit.

Porque Ecuador?

Eu estava pensando em usar aquelas de alumínio que vendem em supermercado ou em casas de 1.99.

Seria errado?

Um abraço

não precisa flambar agulha, isso é uma complicação que só, compre seringas novas em farmácias ou lojas do gerero, vem em embalagens assépticas, não tem erro.

Não confio muito nas embalagens que muitas vezes vêm furadas. Apesar de não ter tido contaminação com seringas, esterilizo mesmo as novas, já que é a parte crucial do cultivo.

Se eu flambar a agulha na glove, ela explode heheh apenas passo um álcool nelas e nos potes antes da inoculção, flambar é complicar mesmo.

Pessoal, boa noite.

Os bolos estão colonizando bem, faz uns 2 dias que nao abro para ver, amanha vou dar uma olhada e também postarei fotos para vocês.

Enquanto isso estou desenvolvendo meu terrário. Segue as fotos do primeiro projeto.

Detalhe da tampa com proteção de um vidro de 4mm para a entrada de luz natural/Artificial e vedação com fita silver type do lado de fora:

IMG_0705.JPG

Detalhamento da vedação com fita silver type do lado inferior, esta vedação também está ajudando a prender o vidro na tampa cortada:

IMG_0706.JPG

Detalhe do divisor para a mangueira que levará O2 para dentro do terrário:

IMG_0707.JPG

Detalhe de um furo na media de 5x5cm coberto por 4 camadas de lã acrilica:

IMG_0708.JPG

Detalhe da duas mangueiras, e cada ponta estará conectada a pedra porosa:

IMG_0709.JPG

Terrario fechado:

IMG_0710.JPG

Ta ficando bom pessoal? Estou indo para o caminho certo?

Acabe de colocar a argila expandida de molho na candida. Mas vai ser dificil deixar aquelas pedras limpas viu...

abs e boa noite

Curtiram o terrário? Tá legal o setup?

Ontem minha esposa comprou terra para o jardim, e eu estava olhando a composição é casca e pinus moida e turfa.

Acho que vou usar para fazer meus casings e so adicionar um corretor de Ph, como casca de ovos.

O que acham?

abs

IMG_0714.JPG

Eu faria mais alguns furos laterais nesse terrário, deixa a parada respirar. Mas a idéia ta bonita.
Tem gente que fura o terrário inteiro, deixa ele igual uma peneira hehehe

Talvez então eu faca mais 2 furos a mais, talvez 2.5x2.5cm de cada lado. Será que eu exagerei na lã acrilica?

abs

Última edição:
Curtiram o terrário? Tá legal o setup?

Ontem minha esposa comprou terra para o jardim, e eu estava olhando a composição é casca e pinus moida e turfa.

Acho que vou usar para fazer meus casings e so adicionar um corretor de Ph, como casca de ovos.

O que acham?

abs

View attachment 48010
prefiro vermiculita pura viu cara. pasteurizar isso dá uma dor de cabeça...

sim, a camada de cobertura deve ser somente vermiculita, o miolo que voce PODE (nao necessariamente deve) adicionar algum nutriente externo.
pra isso eu prefiro somente pó de fibra de casca de coco ( nao confundir com a FIBRA DE CASCA DE COCO que é outra coisa).

Entendi Mortandello, veja se estou correto no meu raciocinio.

Meu bolo é de FAI+Verm. Entao teoricamente ele ja possui nutrientes dentro dele.. Então jogando ele em um case e o cobrindo com Verm ja seria sulficiente.

Pois nao precisa de nutrientes nas camadas. Estou correto em pensar assim?

abs

Entendi Mortandello, veja se estou correto no meu raciocinio.

Meu bolo é de FAI+Verm. Entao teoricamente ele ja possui nutrientes dentro dele.. Então jogando ele em um case e o cobrindo com Verm ja seria sulficiente.

Pois nao precisa de nutrientes nas camadas. Estou correto em pensar assim?

abs
exato, Casear é o ato de colocar uma camada abaixo outra acima do bolo para ele frutificar.
se voce adicionar uma camada de BULLK (crescimento) ao casing ele vira um bullk - aí sim voce pode fazer a mistura aumentar, esperando o devido tempo de colonizaçao.

revisando
passo 1 - colonizar o SPAWN (copo com micelio em qualquer substrato)
passo 2 - aniversariar OU casear, se for aniversariar pare por aqui.
passo 3- escolher bullk ou casing, se escolher casing, fazer uma camada inferior de vermiculita umida (e taponada com algum corretor de ph de preferencia) colocar o spawn em cima dela e re-cobrir com uma camada IDENTICA a camada de baixo, deixar descansar por 24-48h em temperatura de colonizaçao e aniversariar.
se escolheu BULLK:
passo 1 - fazer uma camada inferior de vermiculita umida (e taponada com algum corretor de Ph)
passo 2 - MISTURAR O SPAWN ao substrato de BULLK em um recipiente esterelizado (com alcool mesmo) e deitá-lo sobre a camada inferior de vermiculita umida.
passo 3- aguardar 5 ou 6 dias para que o bullk se colonize completamente em temperatura de colonizaçao
passo 4 - cold shock (opcional) + cobertura com vermiculita umida taponada(obrigatorio) e aniversãrio.

Entendi Mortandello, eu acho que vou Cesear então, para primeiro cultivo acho o que indicado ne?

Então farei, veja se estou correto.

- Vou pegar uma quentinha e uma colher e colocar no forno pré-aquecidos, deixar por 30min, esperar esfriar.
- Vou esterilizar a vermiculita na panela de pressao (nem precisa descrever este passo)
- Vou fazer uma camada por baixo de vermiculita, com uma eolhar vou espalhar o spanw uniformemente, depois uma camada de vermiculita.
- Controlador de Ph, penso em usar casca de ovo triturada (aconselha??) Vi no forum que a proporção a ser usada é 2% de casca por massa utilizada.

É o que estou pensando em fazer.

Caminho correto???

Um abraço

Não encontrou?

Estranho. Qualquer copo reto ou copo com a boca mais larga que o fundo, e sem reentrância, serve

Copos de requeijão são perfeitos:love: , saem de graça se você comprar o conteúdo.;)
Tá na hora de levar essas 4 páginas para seção Diários de Cultivo, e identificar a strain cultivada no título, aqui já não cabe.

Última edição por um moderador:
Back