Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo do zero!

Diário de cultivo completo.
Pessoal, boa tarde.

Hoje começo meu primeiro cultivo de PC.

Estudei bastante no fórum, e claro que alguma coisa pode dar errado, mas é errando que vamos aprendendo.

Primeiro passo que vou tomar hoje é a criação da seringa. Meus esporos chegaram da ProFungos semana passada,

Semana passada também eu confeccionei um Glovebox com uma caixa organizadora, luvas para limpeza e uma tampa em vidro.
Vou limpar tudo com álcool 70% gel + Lysol em spray, vou limpar com uma folha de papel toalha, no final, ou dar aplicar spray de lysol e fechar a glove e deixar por 15min.

Seringa:

- Seringa 20ml
- Agulha Intramuscular

Vou ferver agua mineral de copinho, uns 500ml, quando ferver vou puxar com a seringa, esperar dois minutos e jogar fora, vou repetir esse processo umas 3x, por ultimo vou deixar a agua dentro e tampar com a agulha e colocar na glovebox.

Dentro da glove vou deixar, um isqueiro (aqueles que parecem um maçarico que sai um chama forte e azul), um pote de coleta (esterilizado), um bisturi, carimbo, seringa, um saco de ziploc.

Rasparei metade do carimbo com o bisturi para dentro do pote de coleta, jogarei a agua da seringa para dentro do pote, vou sugar a agua e jogar algumas vezes, vou sugar pela ultima vez, colocar a agulha, flambar com o isqueiro, tampar a agulha, colocar no ziploc e deixar repousar por 48h ou mais na geladeira.

Estou fazendo os processo corretamente? Alguma recomendação adicional?

Um abraço a todos.

Certo, mas se eu não colocar uma fita para segurar o papel alumínio, ele não fica muito "aberto" ? e exposto a contaminantes?

abss

a tampa de alumínio principal sim, é conveniente que seja selada (eu faço isso antes de esterilizar), mas a tampa externa pode ser dispensada desde que a principal esteja selada e com os furos vedados com micropore.

Certo, mas se eu não colocar uma fita para segurar o papel alumínio, ele não fica muito "aberto" ? e exposto a contaminantes?

abss

Pra bolos PF eu normalmente uso filtro de cafe + tampa de metal + revestimento de aluminio.

Igual como explica neste post:
https://teonanacatl.org/threads/tampa-com-filtro-de-café.5951/

O furo feito no filtro de cafe com a inoculacao é protegido entre a camada seca de vermiculita e o revestimento de aluminio por cima da tampa.

Nunca precisei selar 100% o revestimento de aluminio no caso. Sempre foi suficiente com a tecnica PF.

Obrigado Insider, da próxima vez irei tentar essa técnica.

Bom, a inoculação foi feita! A sorte está lançada!

Já está dentro da caixa de isopor, com um termostato para 35 Graus, o que está deixando a caixa dentro com 28 a 29 graus. Sexta-feira vou dar uma olhada!

Obrigado pessoal.

Cuidado com esse termoestato a 35º, porque se ficar realmente a 35º dentro do isopor não será uma boa temperatura para o micélio.

Lembre-se que o micélio produx calor durante o seu desenvolvimento...

Isso mesmo, o micélio fica febril durante o bordado das primórdias e, principalmente na pinagem. Percebi este aumento espontâneo da temperatura interna dos meus terrários com os bolos pinando. Até precisei desligar o aquecedor, mesmo estando friozinho (13/15 graus Célsius) aqui em Sampa. A ti do terrários tem permanecido entre os 24 e 27 Célsius pela febre do micélio. :)

Isso mesmo, o micélio fica febril durante o bordado das primórdias e, principalmente na pinagem. Percebi este aumento espontâneo da temperatura interna dos meus terrários com os bolos pinando. Até precisei desligar o aquecedor, mesmo estando friozinho (13/15 graus Célsius) aqui em Sampa. A ti do terrários tem permanecido entre os 24 e 27 Célsius pela febre do micélio. :)

mas no caso estamos falando da fase de incubacao

Entendi pessoal!

Bom, terceiro dia de incubação, a vontade de espiar é grande, mas vou esperar até sexta feira para ver o que deu.

Espero que não tenha contaminação, mas para o primeiro cultivo...não sei não, as mãos ficaram tremulas na hora da inoculação, e não consegui fazer a inoculação dentro da box, não coube, tive que fazer fora, e isso me chateou.

Vamos ver, vou deixa-los informados!

Abs

Relaxa, tá indo bem sim, não vejo qualquer problema. Agora é manter na temperatura ideal (27/8 graus célcius) numa incubadora, no escuro. Daqui a mais uns 7 dias os bolos estarão quase totalmente colonizados. Vai em frente! :)

Relaxa, tá indo bem sim, não vejo qualquer problema. Agora é manter na temperatura ideal (27/8 graus célcius) numa incubadora, no escuro. Daqui a mais uns 7 dias os bolos estarão quase totalmente colonizados. Vai em frente! :)

Vão muito mais que 7 dias até esses bolos ficarem 100%, Ash.

7 a 14 dias, acho que depende do vigor do micélio, que parece forte, e manter a temperatura entre os 24 e 28 graus célsius. O melhor mesmo é relaxar e não ficar olhando toda hora... dar tempo ao tempo.

Pessoal, boa tarde!

Depois de uma semana venho postar as novas fotos dos frascos. Até o momento não identifiquei nenhum tipo de contaminação em nenhum dos 7 potes. Parece que está indo bem.

Os potes mais gordinhos estão quase completos.
IMG_0685.JPG IMG_0686.JPG
os outros 4 potes que inoculei por ultimo estão mais vagarosos, porem, caminhando.

Deem uma olhada e opnem, deem seus feedbacks.

Depois que as paredes estiverem tomadas pelo micélio, quanto tempo eu espero para aniversáriar? Como sei que no miolo tbm está colonizado?

abração a todos.IMG_0688.JPGIMG_0689.JPG

Beleza, Mantus, o desenvolvimento do micélio está indo muito bem. Quando as paredes estiverem 100% colonizadas, descontando o selo de vermiculita, pode ter certeza que o miolo já estará colonizado, então os potes estarão prontos pra aniversariar. Boas vibes proseu cultivo! ;)

Entendi....

Tem um pote que já está com micélio ate no selo de vermiculita na parte inferior. Vai dando um frio na barriga. (coisas de primeiro cultivo)

Se continuar assim, acho que até o próximo final de semana já vai dar para aniversariar.

Dai é bora pro casing.

Back