Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo B+

Diário de cultivo completo.
Metodo: Técnica "milho/casing"
Raça/Strain: B+
Fornecedor: amigo

Olá pessoal, graças aos doendes que me apresentarão o fruto sagrado no meu aniversario, me senti na obrigação de cultivar... eheheheheh... (Cogumelos são amor a primeira vista).

Após ler milhares de topicos aqui no forum começei a me mexer.


Primeiro contrui a incubadora:
1. isopor de 17L
1. aquecedor de aquario de 1w
1. garrafa de agua de 1L


Coloquei o aquecedor dentro da garrafa vedando bem a saida do fio, o isopor fica na horizontal pois é pequeno, e a garrafa fica deitada bem no meio dele, cabem 3 copos de cada lado da garrafa e mais 3 de cada lado se empilhar.

A temperatura dentro da incubadora depois de diversos testes variou de 27ºC a 30°C, o que parece ser razoavel, visto que logo mais a incubadora vai ganhar um termostato pra regular a temperatura.

Seringa:

Para fazer a seringa esterilizei o quarto todo com lysol no chão e spray de lysol no ar, esterilizei minha mesa com lysol e depois com alcool 70GL, esterilizei um copinho de dose com alcool 70GL tmb.
Comprei alguns frasquinhos de agua destilada em casa de materiais cirurgicos custa aproximadamente 25 centavos 10ml.
Suguei a agua destilada para dentro das seringas, e com muita calma fui raspando o carimbo com a ponta da agulha para dentro do copinho, misturei bem com a agua destilada e puxei de volta, fiz esse procedimento para 2 seringas, tudo isso usando luva de procedimento e mascara.

Substrato:

Após pesquisar bastante e quase fazer bolos PF, tive a seguinte ideia, meu terrario será improvisado e nao quero perder meus frutos pra falta de humidade, intao prefiri optar por casing logo no primeiro cultivo, pra manter a humidade. Dessa forma escolhi o milho como substrato.

Estou realizando a esterilizacao fracionada em 6 copos, falta só mais uma "cozinhada" para os copos sentirem as dores da injeção!!!

Bom, por enquanto é isso ae, prentendo inocular os 6 copos ao mesmo tempo pois irei prende-los por 5 ou 6 dias na incubadora sem abrir, quero os bixinhos trabalhando lá dentro.

Assim que eu arrumar uma maquina tirarei fotos.
Desde já obrigado galera!!
até mais
 
Fala rodTROLL


Mesmo depois que toda área externa estiver colonizada, deixe mais uns dias.

Porque a colonização avança da superfície externa para o interior do copo.

Também não agite esse copo, pois se aparecer algum contaminante é fácil extraí-lo.
 
Bom já é tarde, eu agitei com 5 dias de incubadora e agora com 7 dias não deu mais para agitar pois nenhum grão se desprendeu ao tentar agitar, uma colonização muito rapida!!

Só vou usar esse copo daqui a 1 semana ou mais, intão até lá da tempo do micelio ficar mais denso ou algum contaminante dar as caras.


Abração, até mais.
 
Atualizando:
Hoje mais 4 case preparado da mesma forma que o anterior com excessão que esses tomaram 12 horas de cold shock, foram para o terrario.
Sem camera para documentar!

Continua a espera de pins....


Abraços.
 
A temperatura e troca de ar no terrário farão a difença agora.

Temperatura entre 21 e 23 º C e um borbulhador para movimentar o ar.

Ajuste o umidificador para ficar desligado por períodos mais longos.

Casing trazem sua própria umidade interna.

Logo os alquimistas estão chegando.
 
Bom.... não olho o terrario desde sexta-feira (viajando...), espero que quando eu voltar esteja tudo bem.
Sobre a umidade, o intervalo do umidificador ficou ajustado em 30segundos ligado a cada 1 hora desligado.
Não adicionei nada para fazer a troca de ar, apenas o umidificador jogando a nevoa para dentro e alguns furos no terrario coberto com manta acrilica, acredito que meu terrario esteja deixando a desejar nas trocas gasosas, o chato vai ser dar uma manutenção agora com os case lá dentro.

Bom sei lá, eu estava pensando em colocar uma ventuinha de computador jogando ar para dentro do terrario e coberto com manta acrilica, porem:

Será que devo confiar na manta acrilica como filtro?

Abraços, até mais.
 
Fala rodTROLL

Estou para tirar o exaustor do meu terrário.

Cooler e exaustores resecam muito os bolos se não ajustado o tempo com perfeição.

Eu utilizo perlita para umidificar e a evaporação de água não é tão eficiente quanto um umidificador.

Vou colocar 2 borbulhadores de aquário para promover a troca de ar.


Não faça nenhuma mudança agora, espere, o próprio umidificador promove a circulação de ar quando ligado.
 
muito importante: quando for puxar ar pra dentro da seringa puxe com uma chama no final da agulha senao o ar "sujo" contamina a seringa. esxperiencia propria.... boa sorte
 
Pins!!!
Já sou papai!!
Nosss... que felicidade galera, voltei de viajem ontem e a paisagem no terrario mudou, estava agoniado nessa espera e agora 1 primeiro case já apresenta 19 pins, sendo que 10 já estão gordinhos e bonitos!!!!

Demorou aproximadamente 10 dias para pinar, sexta feira passada, antes de ir viajar eu cobri o case com mais uma camada de vermiculita + humus de minhoca + café, o micelio cabeludo tomou essa nova camada, mas agora temos pins tambem!!!!

Proximos passos:
1. Tirar carimbos. :pos:
2. Preparar para secar e armazenar os meminos. :pos:

Infelizmente essa semana... a semana que me tornei papai, estou sem camera camera para registrar tão importante momento. :D :D :D :D

Abração galera!!
 
Fala Mauricio, realmente é muita emoção, finalmente posso ficar mais tranquilo por que sei que está funcionando o terrario.

Sobre a luz, ela estava num ciclo de 12 horas de luz para 12 horas de escuro, reduzi para 10 horas de luz para 14 horas de escuro pois tem mais 4 case com 1 semana de atraso para o primeiro e esses ainda não pinaram, acredito que até a semana que vem esses novos cases começem a pinar tmb.
Quando a maioria deles estiverem pinando vou colocar 15 minutos de luz para cada 45 minutos de escuro resultando em 6 horas de luz para 18 horas de escuro por dia.

Aproposito Mauricio, os 4 copos que eu inoculei com o procedimento de "Inoculação com pote vazio (https://teonanacatl.org/threads/inoculação-com-pote-vazio.1048/)" estão colonizando rapidamente, testado e aprovado!! :) :) :)

Obrigado a todos no forum pelas colaborações, se não fosse pelas observações, dicas e informações disponiveis aqui por voces eu não teria conseguido, mais uma vez OBRIGADO! :D :D
 
Boto fe rodTROLL, agora é so mais um pouquinho e esses filhos irao te dar muita alegria:D

GOOD VIBES pro seu e pro meu tbm cara, estou na espectativa dos pins.

Peace
 
Ou, usa o fotoperíodo do psilocibec, 15 mins de luz por 1 hr de escuro e cobre o terrário pra nao entrar nada de luz.. 12/12 éh pra incentivar o pinning e depois este fotoperiodo maluco!

parabenz ae pelos filhotes, e a proposito... vc tem um cubano?

Abraço!
 
Falaaaa Tio!!

Então, cubano eu não tenho, mais vou ascender um jamaicano pra comemorar!!!!
;)

Abraços.
 
Falaaa galera, é muita felicidade se tornar pai!!
:D
ehehehehe

Então eles estão crescendo muito rapido e muito bonitos (papai coruja), é dificil não ficar namorando atraves do vidro do terrario.
Porem 1 deles (o maior) está estranho, tem uma crista, ou seja lá o que for, em cima do chapeu.

Aparece em apenas em 1 deles e não parece comprometer seu crescimento (visto que esse é o maior do case).

:texto: Cristas nos cogus: https://teonanacatl.org/threads/cristas-nos-cogus.1005/

Se alguem tiver alguma foto dessa anomalia eu gostaria de ver, pois até segunda que vem, quando talvez eu pegue a camera, ele já estará sendo secado :D

Abração até mais.
 
Atualizando:

O primeiro case, esse que tem fotos aqui no diario deu o primeiro flush porem estava sem camera para registrar, ele forneceu 20 pins, desses apenas 1 abortou.

Como no final de semana quando os chapeus estariam prontos para tirar carimbos eu não estava por perto do terrario, colhi eles pouco depois de romper o veu (isso na quinta-feira), foram 19 cogus, 10 "grandes" (relativamente), e todos azularam rapidamente quando cortados na base. :D
Depois, de colhido, o case foi recoberto com 1/4 de humus de minhoca com 3/4 de vermiculita e um pouco de café (esterilizado por 10 minutos no microondas), os outros cases tambem foram recobertos (eles estavam "cabeludos" como o primeiro).

Ontem Domingo, havia pins no primeiro case novamente (tenho um carinho especial por esse), e dos 4 novos cases (que possuem 1 semana de atraso para o primeiro), apenas 2 haviam alguns poucos pins.

É isso ae galera, se eu conseguir hoje a noite postarei fotos.
Abraços.
 
Como prometido:

Case 1 (está no segundo flush):
Case1.JPG

Case 2:
Case2.JPG

Case 3:
Case3.JPG

Case 4:
Case4.JPG

Case 5:
Case5.JPG

Se voces perderem tempo acharam pelo menos 1 pin em cada. (ehhehehehehe)
 
AEEEE !!

Até sexta-feira teremos a segunda ninhada hein rodTROLL!! ;)

[Ansiedade forte!! hehehe]
 
Só apresentando, essa é a minha namorada, ela tem ajudado em todo o processo do cultivo.
 
é isso ae!
muito carinho, amor e assepsssia ao redor dos casings garantem mega flushes e muita felicidade!
parabens pros coelhinhos comedores de cogumelo.
 
Back
Top