Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo B+

Diário de cultivo completo.
Metodo: Técnica "milho/casing"
Raça/Strain: B+
Fornecedor: amigo

Olá pessoal, graças aos doendes que me apresentarão o fruto sagrado no meu aniversario, me senti na obrigação de cultivar... eheheheheh... (Cogumelos são amor a primeira vista).

Após ler milhares de topicos aqui no forum começei a me mexer.


Primeiro contrui a incubadora:
1. isopor de 17L
1. aquecedor de aquario de 1w
1. garrafa de agua de 1L


Coloquei o aquecedor dentro da garrafa vedando bem a saida do fio, o isopor fica na horizontal pois é pequeno, e a garrafa fica deitada bem no meio dele, cabem 3 copos de cada lado da garrafa e mais 3 de cada lado se empilhar.

A temperatura dentro da incubadora depois de diversos testes variou de 27ºC a 30°C, o que parece ser razoavel, visto que logo mais a incubadora vai ganhar um termostato pra regular a temperatura.

Seringa:

Para fazer a seringa esterilizei o quarto todo com lysol no chão e spray de lysol no ar, esterilizei minha mesa com lysol e depois com alcool 70GL, esterilizei um copinho de dose com alcool 70GL tmb.
Comprei alguns frasquinhos de agua destilada em casa de materiais cirurgicos custa aproximadamente 25 centavos 10ml.
Suguei a agua destilada para dentro das seringas, e com muita calma fui raspando o carimbo com a ponta da agulha para dentro do copinho, misturei bem com a agua destilada e puxei de volta, fiz esse procedimento para 2 seringas, tudo isso usando luva de procedimento e mascara.

Substrato:

Após pesquisar bastante e quase fazer bolos PF, tive a seguinte ideia, meu terrario será improvisado e nao quero perder meus frutos pra falta de humidade, intao prefiri optar por casing logo no primeiro cultivo, pra manter a humidade. Dessa forma escolhi o milho como substrato.

Estou realizando a esterilizacao fracionada em 6 copos, falta só mais uma "cozinhada" para os copos sentirem as dores da injeção!!!

Bom, por enquanto é isso ae, prentendo inocular os 6 copos ao mesmo tempo pois irei prende-los por 5 ou 6 dias na incubadora sem abrir, quero os bixinhos trabalhando lá dentro.

Assim que eu arrumar uma maquina tirarei fotos.
Desde já obrigado galera!!
até mais
 
Hehehehehe
Estamos compartilhando as emoções do cultivo!!
:D

Como todos gostamos de fotos aqui vai algumas:

Copos inoculados segundo a tecnica do Mauricio (o de cima é o mais antigo, os 3 de baixo possuem a mesma data, olha como um deles colonizou MUITO mais rapido que os outros, esse será usado de spaw para outros copos de milho):
Copo_vazio.JPG

São 2 "potoes" de 750ml, o dá direita foi inoculado apartir de alguns grãos de milho colonizados durante o processo de construção dos cases e o da esquerda apartir de seringa multi esporo (da pra perceber como o micelio vivo coloniza MUITO mais rapido):
Potoes.JPG

O potão inoculado apartir de micelio vivo tem uma area estranha deem uma olhadinha (essa fita isolante é por que o potão trincou não sei como e só percebi hoje):
Contaminacao.JPG

Mais de perto:
Contaminaçao_perto.jpg

Peço ajuda dos mestres, seria essa mancha contaminação?

desde já agradeço, abraços.
 
parece um daqueles milhos "feios" que tem um miolo preto...sei na se fiar verde isso é trichoderma, nao agite este pote ainda. espera tudo ficar branquinho em volta disso pra deposi agitar.

vc está agitando esses potes corretamente?

tá formando clusters no bolo da direita lá em cima que só deveriam se formar dentro do casing. se liga ;)

o pote da direita tá ok jah pra casing !
ficou LINDO cara, muito sadio e o micleio mostra qeu QUER frutificar logo!

Entao nao gaste nutrientes colonizando muito o milho - deixa eles pra FRUTIFICAR!
:pos:
 
parece um daqueles milhos "feios" que tem um miolo preto...sei na se fiar verde isso é trichoderma, nao agite este pote ainda. espera tudo ficar branquinho em volta disso pra deposi agitar.

vc está agitando esses potes corretamente?

tá formando clusters no bolo da direita lá em cima que só deveriam se formar dentro do casing. se liga ;)

o pote da direita tá ok jah pra casing !
ficou LINDO cara, muito sadio e o micleio mostra qeu QUER frutificar logo!

Entao nao gaste nutrientes colonizando muito o milho - deixa eles pra FRUTIFICAR!
:pos:

Caraca Boca, graças a Deus li este post, estava esperando os copos de milho ficarem igual o bolo:confused:
Vou fazer um casing hoje mesmo
Valeu:pos:
 
Em qual está formando clusters? num copo da direita ou no potão da direita?
Se for no potão, é onde ficou os graos colonizados que eu tirei de um copo antes de fazer o case.

Sobre agitar, todos já foram agitados, agora nesse estagio mesmo que eu tente agitar nenhum milho se desprende. :pos:

O potão que foi inoculado apartir da seringa multi esporos foi agitado logo depois da foto pois ele demorou um pouco para germinar.

Sobre gastar nutrientes, quanto tempo eu posso aguardar com esses copos na incubadora? pq não cabe mais nada no meu terrario!! :?: :?: :?:

Abraços.
 
Fala RodTroll. tudo certo aí amigo??

ótimo cultivo, e ótimo diário. Essa maneira de expor com detalhes, auxilia no aprendizado, desenvolvimento, e no próprio cultivo, pois assim todos por aqui podem acompanhar sempre o que acontece dentro do seu terrário.

Tudo muito bem feito, caprichoso e muito bem estudado, não tem como errar. É só ter paciência, e correr pro abraço agora!!

Amigão, to percebendo que aos poucos, estamos caminhando prum novo horizonte. Apesar de podermos cultivar cogus com poucas técnicas, percebo que cada vez mais, os usuários do fórum garimpam informações de tudo que é lado, e estão desenvolvendo cada vez mais e com maior velocidade novas técnicas. Esse é o brilho, romper o paradigma de algo até então dominado, para se aventurar no desconhecido.

Esse controlador Logo, da Siemens (putz, quanto tempo!!!) é uma bela máquina, estude seus estágios de programação, vc pode tirar mais desempenho dele. Quanto ao terrário, muito bom tb, logo eu acredito que estarei namorando um umidificador também.

Rodtroll, eu pessoalmente acharia interessante tb a instalação de um oxigenador de aquário, para promover maior troca de ar. No momento que seu umidificador está off, eu não confiaria apenas na pressão positiva criada no interior do terrário, logo ela se dissipa..... um oxigenador, talvez 100% on, ou quando aciona umidificador, desliga oxigenador... acredito ser uma boa, e elimina surgimento de cobweb. (surge no terrário quando sua atmosfera é pobre em oxigênio). Com isso, não e necessário o uso de nenhum cooler.

Sempre que modificar o terrário, use borracha de silicone incolor antifungo. Elimina problemas como "derreter" o isopor. Nunca utiliza super bonder, ou cola pvc, essas de cano.

Mais um pequeno detalhe, mas q pode fazer a diferença: esses parafusos que vc utilizou para prender o vidro da janela superior.... pinta eles, ou passa silicone neles. Não os deixe exposto a umidade do terrário.... vira oxidação...daí vai pra contaminação.

No mais, parabéns amigo, tudo muito bem feito!!!
Desculpa ser tão extenso, acredito que algo acima possa auxiliar. Grande abraço.

paz e luz!!!
 
Fala MuiLok!!!

Vamos lá:
Fala RodTroll. tudo certo aí amigo??

Amigão, to percebendo que aos poucos, estamos caminhando prum novo horizonte. Apesar de podermos cultivar cogus com poucas técnicas, percebo que cada vez mais, os usuários do fórum garimpam informações de tudo que é lado, e estão desenvolvendo cada vez mais e com maior velocidade novas técnicas. Esse é o brilho, romper o paradigma de algo até então dominado, para se aventurar no desconhecido.

Eu tento sempre manter a mente aberta para quebrar paradigmas, essa é a chave da evolução da humanidade!!!


Esse controlador Logo, da Siemens (putz, quanto tempo!!!) é uma bela máquina, estude seus estágios de programação, vc pode tirar mais desempenho dele. Quanto ao terrário, muito bom tb, logo eu acredito que estarei namorando um umidificador também.

Realmente fantastico esse logo, preciso de um pouco de tempo pra me aprofundar na programação dele.

Rodtroll, eu pessoalmente acharia interessante tb a instalação de um oxigenador de aquário, para promover maior troca de ar. No momento que seu umidificador está off, eu não confiaria apenas na pressão positiva criada no interior do terrário, logo ela se dissipa..... um oxigenador, talvez 100% on, ou quando aciona umidificador, desliga oxigenador... acredito ser uma boa, e elimina surgimento de cobweb. (surge no terrário quando sua atmosfera é pobre em oxigênio). Com isso, não e necessário o uso de nenhum cooler.

Dentro do meu terrario não há espaço nem mesmo pra uma garrafinha de agua com uma mangueirinha vindo do borbulhador de aquario (o fundo é seco), e outra, não to podendo gastar mais com o cultivo, e como cooler eu tenho aos montes seria facil instalar e regular com a ajuda de um potenciometro apenas para "soprar" ar para dentro do terrario.


Sempre que modificar o terrário, use borracha de silicone incolor antifungo. Elimina problemas como "derreter" o isopor. Nunca utiliza super bonder, ou cola pvc, essas de cano.

Eu aprendi isso da pior maneira!!! mais agora já está ok utilizando o silicone de verdade!

Mais um pequeno detalhe, mas q pode fazer a diferença: esses parafusos que vc utilizou para prender o vidro da janela superior.... pinta eles, ou passa silicone neles. Não os deixe exposto a umidade do terrário.... vira oxidação...daí vai pra contaminação.

Os parafusos estão cobertos de silicone pelo lado de dentro, a vedação foi feita apenas pelo lado de dentro da tampa (e modestia a parte acredito que ficou muito bom ehehehehhe).


No mais, parabéns amigo, tudo muito bem feito!!!
Desculpa ser tão extenso, acredito que algo acima possa auxiliar. Grande abraço.

Obrigado, tive muita ajuda do pessoal aqui do forum e de informações disponiveis aqui.

paz e luz!!!


Até mais, abração.
 
Certo amigo, muito bem. Estamos caminhando juntos, sempre!

Quanto a vedação dos parafusos, tudo ok então. no problem.

Se optar pelo cooler, é ótimo tb, porém vc deve ficar ligado no fato de que ele ajuda a "secar o ambiente do terrário". Porém, já que vc utiliza umidificador, não vai ter problemas com isso.

só uma coisa: o cooler puxa o ar de dentro do terrário, assopra ele pra fora. O ar entra por um orífício, no seu caso, os furos com acrilon. Assim funciona como um exaustor, acredito ser mais interessante do que jogar o ar para dentro, não sei se concorda.

Dedica um tempo ao estudo do Controlador Logo. faça ótimo uso, acredite, será sensacional.

Bom amigo, então, estamos aí pro que der e vier.
òtimas vibrações para seu cultivo!!!
 
Em qual está formando clusters? num copo da direita ou no potão da direita?
Se for no potão, é onde ficou os graos colonizados que eu tirei de um copo antes de fazer o case.

isso, tanto o POTAO como alguns copos da foto mais a esquerda.

Sobre agitar, todos já foram agitados, agora nesse estagio mesmo que eu tente agitar nenhum milho se desprende. :pos:
Isso que nao pode acontecer, o micleio ficar gastando energia criando "tecido" vivo ao invez de fazer isso só dentro do casing.
seus potes estão MRAVILHOSOS, mas poderiam estar PERFEITOS, entende?


O potão que foi inoculado apartir da seringa multi esporos foi agitado logo depois da foto pois ele demorou um pouco para germinar.

nao gosto e nao vejo vantagem em se agitar copos logo após a inoculaçao, me desculpem mas nao vejo vantagem alguma nisso.



Sobre gastar nutrientes, quanto tempo eu posso aguardar com esses copos na incubadora? pq não cabe mais nada no meu terrario!! :?: :?: :?:

quanto mais tempo menos nutrientes sobram pra frutificaçao e por consequencia esporulaçao.
o grande mauricio teve problemas nessa area e talvez possa te ajudar mais.


Abraços.

os potes podem ser utilizados pra um bullk no balde nao se esqueça. garanta pelo menos um casing por strain dentro da incubadora pra garantir seus carimbos, e ao mesmo tempo faça um bullk em balde pra garantir a DIVERSÂO!
:pos:
 
É isso ae, o forum serve pra isso mesmo, para que possamos nos ajudar!!

Sobre o fato do cooler ajudar a secar o ambiente, acredito que uma boa regulagem de sua intensidade com o intervalo do umidificador ficaria perfeito.

Agora, colocar o cooler sobrando pra dentro ou tirando ar acredito que não fará diferença, afinal se eu colocar um cooler no terrario (isso só vai acontecer quando os cases já estiverem exauridos) ele também estará protegido por manta acrílica, das 2 formas o ar estará vindo do ambiente externo ao terrario.


Abraços.

Fala Boca!!

Voce diz que não ve vantagem em agitar logo apos a inoculação, porem a inoculação aconteceu a pouco mais de 1 semana, e eu percebi que se eu não agitar agora em pouco tempo o milho não se desprende ao se agitar e ao meu ponto de vista isso não contribuiria para acelerar a colonização.

Sobre fazer um bulk com esses copos, eu estava pensando em usar o que colonizou mais rapido de spaw para outros copos e o resto usar num monotub, porem agora estou com pouco tempo para investir no meu cultivo.

Tanto pouco tempo que até mesmo abrir para abanar 2 ou 3 vezes por dia o monotub já seria demais pra mim.

Vou guardar os copos na incubadora, quando eu for usar eles tentarei fazer os cases com esterco pra fornecer mais nutrientes, acho que sanaria esse problema né.

Abraços.
 
Última edição por um moderador:
foi mal :)
eu havia entendido que o copo havia sido agitado logo após a inoculaçao.
depois de 3 - 4 dias isso se torna necessario, e deposi uma vez a cada 48 horas pra manter os graos soltoss.
só foi erro de comunicaçao :( auwehuawheuh
 
Falaaa galera!!

Atualizando:

Case 1:
Case1.JPG

Case 2:
Case2.JPG

Case 3:
Case3.JPG

Case 4:
Case4.JPG

Case 5:
Case5.JPG

Como crescem rápido esses meninos eim! São o orgulho do papai!

Terrario:
cases1.JPGCases2.JPG

Esses chapeus estavam pedindo para ser colhidos, dai mesmo sendo pequenos, resolvi imprimir:
Primeiros_carimbos.JPG
 
Última edição por um moderador:
Bom pessoal, colhi todos os cogumelos das fotos acima, achei pouco, porem de potencia incontestavel (ehehehehe, good trip).

Quando voltei de viajem segunda feira, 2 cases estavam no segundo flush, ontem colhi esse segundo flush umas 6 horas apos romperem o veu.

Aumentei de 30 segundo a cada hora para 60 segundos a cada hora o intervalo do umidificador, pretendo dessa forma promover mais umidade ao case que já está com uma aparencia de seco, esperando que ele tenha força para os proximos cogumelos.

Posso dizer que esse cultivo foi um sucesso, apesar de algumas tropeçadas consegui colher varios cogus que me promoveram uma experiencia que não pode ser explicada com palavras encontradas nos dicionarios de lingua alguma.

Para o proximo cultivo espero utilizar tecnicas mais avançadas e metodicas procurando uma maior produtividade.

Agradeço a todos do forum.
Abraços.
 
Hehehehehehe! sem palavras é? hmmm, tb sinto isso as vezes!

Abraços
 
Beleza de cultivo....

Sucesso na proxima empreitada colega...

Muita Paz e Luz!
 
Back
Top