Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo B+

Diário de cultivo completo.
Metodo: Técnica "milho/casing"
Raça/Strain: B+
Fornecedor: amigo

Olá pessoal, graças aos doendes que me apresentarão o fruto sagrado no meu aniversario, me senti na obrigação de cultivar... eheheheheh... (Cogumelos são amor a primeira vista).

Após ler milhares de topicos aqui no forum começei a me mexer.


Primeiro contrui a incubadora:
1. isopor de 17L
1. aquecedor de aquario de 1w
1. garrafa de agua de 1L


Coloquei o aquecedor dentro da garrafa vedando bem a saida do fio, o isopor fica na horizontal pois é pequeno, e a garrafa fica deitada bem no meio dele, cabem 3 copos de cada lado da garrafa e mais 3 de cada lado se empilhar.

A temperatura dentro da incubadora depois de diversos testes variou de 27ºC a 30°C, o que parece ser razoavel, visto que logo mais a incubadora vai ganhar um termostato pra regular a temperatura.

Seringa:

Para fazer a seringa esterilizei o quarto todo com lysol no chão e spray de lysol no ar, esterilizei minha mesa com lysol e depois com alcool 70GL, esterilizei um copinho de dose com alcool 70GL tmb.
Comprei alguns frasquinhos de agua destilada em casa de materiais cirurgicos custa aproximadamente 25 centavos 10ml.
Suguei a agua destilada para dentro das seringas, e com muita calma fui raspando o carimbo com a ponta da agulha para dentro do copinho, misturei bem com a agua destilada e puxei de volta, fiz esse procedimento para 2 seringas, tudo isso usando luva de procedimento e mascara.

Substrato:

Após pesquisar bastante e quase fazer bolos PF, tive a seguinte ideia, meu terrario será improvisado e nao quero perder meus frutos pra falta de humidade, intao prefiri optar por casing logo no primeiro cultivo, pra manter a humidade. Dessa forma escolhi o milho como substrato.

Estou realizando a esterilizacao fracionada em 6 copos, falta só mais uma "cozinhada" para os copos sentirem as dores da injeção!!!

Bom, por enquanto é isso ae, prentendo inocular os 6 copos ao mesmo tempo pois irei prende-los por 5 ou 6 dias na incubadora sem abrir, quero os bixinhos trabalhando lá dentro.

Assim que eu arrumar uma maquina tirarei fotos.
Desde já obrigado galera!!
até mais
 
Esses frasquinhos de água destilada têm algum nome ou marca? Digo isso porque aqui em minha cidade, pelo menos nas farmácias, eu encontrei o frasquinho de 5ml por R$1,50. Absurdo. Preferi esterilizar minha água filtrada (já que fiz isso com toda água do processo).

Boas vibrações para seu cultivo! Viva Teonanácatl!
 
Mauricio, acredito que editar o post do nosso amigo pode ser uma medida preventiva, mas de forma alguma as referencias feitas a outras pessoas confrontam as leis em voga, pois o TioDena poderia ter apresentado os cogumelos por meio de algum livro, Alguma reportagem, monografia etc.. O que poderia ser mal interpretada de fato seria essa "necessidade" de cultivar. Mas como sabemos é inevitavel discutir isso no forum.
Mas como minha avó diz: "O previnido zomba do tempo".

Pax et Lux
 
Pronto pronto.... mal ae gente, escrevi na correria e nem me dei conta

Bom pessoal, problema sanado, bola pra frente...
agora, tenho 3 copos esfriando da esterilização esperando pra toma a injeção, irei fazer na tampa do forno pois não tenho glove, alguma sugetão?
 
Última edição por um moderador:
Fala rodTROLL

Excelente trabalho.

Estudou com afinco, aplicou o método, terá bons resultados.
 
Esses frasquinhos de água destilada têm algum nome ou marca? Digo isso porque aqui em minha cidade, pelo menos nas farmácias, eu encontrei o frasquinho de 5ml por R$1,50. Absurdo. Preferi esterilizar minha água filtrada (já que fiz isso com toda água do processo).

Nossa kra isso éh assalto! ew compro agua destilada em farmácia de manipulação aki sai por R$ 1,50 o LITRO seu eu tiver vasilahme próprio, se eu tiver que comprar o vasilhame novo (óbivo q eu nao re-utilizo ele pra isso) sai por R$ 2,25!!

tenta ver em farmácias de manipulação! com o alcool 70 éh 2,50 um frasquinho de 50 ml em farmacia normal, nas de manipulação sai por R$ 20,00 o litro! Dê uma pesquisada que tu vai encontrar mais barato sim!

Abraço
 
Assalto é pouco. Em algumas farmácias, nas poucas que encontro água destilada, ela custa R$7,00 o litro.

Em compensação em uma loja especializada em alimentos naturais, encontrei álcool de cereais 92,8 INPM (95,0º GL) por R$25,00. Detalhe são 5 litros.

Vou pesquisar mais sobre água destilada. Interessante, em uma das farmácias tem uma água 'tri-destilada'. Nos dois últimos processos, são usados raios ultravioletas (!).
 
Bom pessoal, problema sanado, bola pra frente...
agora, tenho 3 copos esfriando da esterilização esperando pra toma a injeção, irei fazer na tampa do forno pois não tenho glove, alguma sugetão?


Fala rodTROLL

Escolha um ambiente, sem circulação de ar.

Limpe o local com pinho sol ou água sanitária ou lysol.

Redroduza todo o procedimento de inoculação mentalmente, para assegurar que todo material necessário está ao seu alcance.

Tenha uma mesa ou uma base para efetuar a tarefa.

Jogue spray de lysol no ambiente.

Tome um banho com protex.

Utilize máscara, luvas e prenda o cabelo com touca.

Entre no local de trabalho e feche a porta na chave para evitar que seja imterrompido.

Passe álcool nos copos antes de inocular.

Pegue a seringa de esporos, flambe a agulha, pressione o embolo para ejetar uma gota.

Faça os furos e vede com fita durex.

Seja rápido para não suar, excessivamente.
 
Salve galera!!

Inoculei os 3 primeiros copos segui o procedimento a risca porem no primeiro eu esqueci de carburar a agulha na hora de inocular, nos outros 3 que sairam hoje cedo da esterilizacao eu fui mais cauteloso e segui o procedimento a risca, porem olhando para os copos to achando que 2 deles está muito molhado 2 está parecendo muito seco, e os outros 2 são os que eu tenho mais esperança.

Desliguei o aquecedor da incubadora por 24 horas, a temperatura estabilizou em 27°C, ligado estabiliza em 30 ou 31ºC, intao vo deixar um dia ligado e um desligado agora nos primeiros 5 dias, pois nesse periodo eu nao quero nem abrir pra ver como tá, nao vo ofuscar os olhinhos do micelio com luz agora!!

Bom é isso ae, agora é so me concentrar na construção do terrario enquanto tá colonizando os copos.

Abraços pessoal, até mais!
 
Salve galera!!

Inoculei os 3 primeiros copos segui o procedimento a risca porem no primeiro eu esqueci de carburar a agulha na hora de inocular, nos outros 3 que sairam hoje cedo da esterilizacao eu fui mais cauteloso e segui o procedimento a risca, porem olhando para os copos to achando que 2 deles está muito molhado 2 está parecendo muito seco, e os outros 2 são os que eu tenho mais esperança.



Não poderia ser melhor.

Quero dizer que voce fez triplo nesse jogo, então não tem como errar.

Fique frio.


Desliguei o aquecedor da incubadora por 24 horas, a temperatura estabilizou em 27°C, ligado estabiliza em 30 ou 31ºC, intao vo deixar um dia ligado e um desligado agora nos primeiros 5 dias, pois nesse periodo eu nao quero nem abrir pra ver como tá, nao vo ofuscar os olhinhos do micelio com luz agora!!



Aqui é melhor 27º C do que 31ºC.

Tem uma tabela no fórum que mostra que a 30º C a colonização cai drasticamente.

A temperatura ideal é 28º, logo 27º é melhor do que 31º




Bom é isso ae, agora é so me concentrar na construção do terrario enquanto tá colonizando os copos.


Tem muitos modelos, com mais ou menos funções.

Escolha os componentes tendo sempre em mente as circunstâncias da região onde você reside.


Abraços pessoal, até mais!


Tenha fé, o sucesso é iminente.
 
Salve galera!!

Não resisti esperar 5 dias, foi só 3 mesmo!!
ehehehhe
Ontem quando abri a incubadora meu coração até bateu mais forte, dos 6 copos, 3 copos tinha um miceliozinho, em 2 eu acho que tem um indicio muito fraquinho e em 1 nao tinha nada (mais esse eu inoculei so no centro só pra experimentar outros sabores).
Pois bem, um dos copos está agressivo e cresceu rapido nesses 3 dias, porem nesses micelios bebes há uns pontinhos pretos, que nao sei se é contaminação ou é esporo pq a seringa tava carregada (escura mesmo), todos os 3 copos que germinaram possuem esses pontinhos.

Abraços!!
fui.
 
Certeza q é esporo! geralmente ficam algumas "lasquinhas" de esporo que não dissolvem na seringa. isso só vai ficar preocupante se esses pontos aumentarem!

abraço
 
Fala RodTroll


Quanto antes o micélio se estabelecer, menos chance de contaminação.

A colonização está rápida.

Significa que o substrato foi bem preparado e bem acondicionado nos potes.

Em poucos dias estará 100% colonizado.

Parabéns !!!!
 
Estou de olho nesse cultivo, pois estou com vontade de começar a cultivar em milho também. Vamos ver no que dá.
 
Então...
o copo que havia ficado "alagado" nao germinou, drenei ele ontem e vo esperar mais um pouquinho (a esperança é a ultima que morre), há 2 copos crescendo ferozmente, e nesses o micelio se apresenta rizomorfico, os outros 3 copos tá algodão mais ta crescendo.
Vou tentar emprestar uma maquina e tirar umas fotos dos meninos essa noite, hoje a noite ou amanha de manha tentarei postar as fotos.

Até mais.
 
eaeee galera... fiz um ensaio com os meus copos e com a incubadora ae vai:

Incubadora:
incubadora.JPG

Incubadora por dentro:
incubadora_dentro.JPG

Os garotos:
os_5_meninos.JPG

Pertinho:
close1.JPGclose2.JPG

é isso ae, até mais!!
 
olha só que beleza! mais 15 dias e eles vão virar uns lindos cases, o micélio tah bonito, tá tudo dentro dos padrões! só ter calma!

abraço!
 
tudo lindo tudo rizomorfico demais.

me diz porque nao optou por agitar os graos?
agora já é tarde pra isso.
 
Não sei, no começo eu agitei mais com muita calma, tinha medo de acabar prejudicando alguma coisa, porem um dia antes de tirar essas fotos eu virei os copos de ponta cabeça, o copo superior direito, que tem nenos micelio visivel foi o que eu inoculei só no centro, esse copo ta com MUITO micelio no centro foi o que menos caiu milho quando eu virei, e agora é o meu predileto!!!
ehehehehe

Aproposito, navegando no Shroomery, encontrei isso:
http://www.shroomery.org/9034/Cracked-Corn-Preparation-Technique
esse "cracked corn" não é aquele milho usado nas pescarias para cevar?
se for é muito facil de encontrar e é barato, to pensando em fazer um teste nos proximos copos, por ser menor os grãos a superficie de contato com o micelio é maior, com certeza deve ser superior ao milho inteiro!!

até mais galera, fui!!
 
Back
Top