Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo B+

Diário de cultivo completo.
Metodo: Técnica "milho/casing"
Raça/Strain: B+
Fornecedor: amigo

Olá pessoal, graças aos doendes que me apresentarão o fruto sagrado no meu aniversario, me senti na obrigação de cultivar... eheheheheh... (Cogumelos são amor a primeira vista).

Após ler milhares de topicos aqui no forum começei a me mexer.


Primeiro contrui a incubadora:
1. isopor de 17L
1. aquecedor de aquario de 1w
1. garrafa de agua de 1L


Coloquei o aquecedor dentro da garrafa vedando bem a saida do fio, o isopor fica na horizontal pois é pequeno, e a garrafa fica deitada bem no meio dele, cabem 3 copos de cada lado da garrafa e mais 3 de cada lado se empilhar.

A temperatura dentro da incubadora depois de diversos testes variou de 27ºC a 30°C, o que parece ser razoavel, visto que logo mais a incubadora vai ganhar um termostato pra regular a temperatura.

Seringa:

Para fazer a seringa esterilizei o quarto todo com lysol no chão e spray de lysol no ar, esterilizei minha mesa com lysol e depois com alcool 70GL, esterilizei um copinho de dose com alcool 70GL tmb.
Comprei alguns frasquinhos de agua destilada em casa de materiais cirurgicos custa aproximadamente 25 centavos 10ml.
Suguei a agua destilada para dentro das seringas, e com muita calma fui raspando o carimbo com a ponta da agulha para dentro do copinho, misturei bem com a agua destilada e puxei de volta, fiz esse procedimento para 2 seringas, tudo isso usando luva de procedimento e mascara.

Substrato:

Após pesquisar bastante e quase fazer bolos PF, tive a seguinte ideia, meu terrario será improvisado e nao quero perder meus frutos pra falta de humidade, intao prefiri optar por casing logo no primeiro cultivo, pra manter a humidade. Dessa forma escolhi o milho como substrato.

Estou realizando a esterilizacao fracionada em 6 copos, falta só mais uma "cozinhada" para os copos sentirem as dores da injeção!!!

Bom, por enquanto é isso ae, prentendo inocular os 6 copos ao mesmo tempo pois irei prende-los por 5 ou 6 dias na incubadora sem abrir, quero os bixinhos trabalhando lá dentro.

Assim que eu arrumar uma maquina tirarei fotos.
Desde já obrigado galera!!
até mais
 
Não sei, no começo eu agitei mais com muita calma, tinha medo de acabar prejudicando alguma coisa, porem um dia antes de tirar essas fotos eu virei os copos de ponta cabeça, o copo superior direito, que tem nenos micelio visivel foi o que eu inoculei só no centro, esse copo ta com MUITO micelio no centro foi o que menos caiu milho quando eu virei, e agora é o meu predileto!!!
ehehehehe

Aproposito, navegando no Shroomery, encontrei isso:
http://www.shroomery.org/9034/Cracked-Corn-Preparation-Technique
esse "cracked corn" não é aquele milho usado nas pescarias para cevar?
se for é muito facil de encontrar e é barato, to pensando em fazer um teste nos proximos copos, por ser menor os grãos a superficie de contato com o micelio é maior, com certeza deve ser superior ao milho inteiro!!

até mais galera, fui!!
cracked corn = Quirera :) isso mesmo.

Perceba que o uso de milho é otimo pra casings, porém pra bolos eles nao rendem muito nao.
 
Esse já é um dos motivos pelos quais eu escolhi o milho como substrato, como o meu terrario vai ser nos modelos poor's man, vai ser meio complicado ficar controlando a humidade pra conseguir bons resultados com bolos pf.
To arriscando um tudo ou nada, ou vai dar super certo esse primeiro cultivo ou nao vo colher nada. eheheheh

Agora eu to com uma senhora duvida, não sei se faço um terrario-casing usando varios dos copos inoculados, ou se eu construo um terrario poor's man e faço um case para cada copo, acho que o terrario casing não irá fornecer muito mais que 1 ou 2 flush e terá que ser descartado, porem acho que dá para tirar uma otima colheita ainda mais usando um pouco de esterco na camada de casing.
Bom... sei lá... preciso decidir isso nos proximos dias.

até mais!!

Alguem aqui do forum já usou essa tecnica: https://teonanacatl.org/threads/novatek-bullk-encaixotado-by-buckaroobanzai.922/

To realmente pensando em usar os 5 copos que estão colonizando numa empreitada dessa.
O que voces acham?

Abraços, até mais.
 
Última edição por um moderador:
uma Otima escolha.
faça sem medo, o pessoal gringo é MUITO mais experiente que a gente e garanta.
Um amigo montou um semi bulk (monotub) e obteve resultados Muito bons.
Mesmo este sendo seu primeiro cultivo aconselho a fazer exatamente isso.
use o estrume
respeite bem os tempos de maturaçao de cada camada de casing, faça tudo em temperatura de incubaçao, e sem troca de ar, senao nao vai dar pra induzir a pinagem por choque de oxigenio. qualquer outra duvida continua postando que eu te ponho em contato com o banzai ou com o LLama do mycotopy e eles te dao uma mao melhor que eu :)
 
Bom, novidades, o monotub vai ficar para um proximo cultivo (mais eu vo fazer!1 quero ver cogus gigantes tmb), pois encomendei hoje um umidificador ultra sonico (Polaris Mallory), achei um com um preço muito bom.
Agora é só montar o terrario, e estudar os metodos de confecção de case, to com medo de fazer cagada nesse passo.
Os copos não estão nem em 100% e a minha ansiedade pela colheita já está me matando!!
hehehehehe
paciencia.... paciencia....
Abraços.
 
Bom, novidades, o monotub vai ficar para um proximo cultivo (mais eu vo fazer!1 quero ver cogus gigantes tmb), pois encomendei hoje um umidificador ultra sonico (Polaris Mallory), achei um com um preço muito bom.


Coloca uma foto do umidificador, suas especificações técnicas e valor.

Estou para comprar um umidificador.



Agora é só montar o terrario, e estudar os metodos de confecção de case, to com medo de fazer cagada nesse passo.

Antes de montar os casing aconselho:

1 - Faça mais uns potes de milho (molho, cozinhe, esterelize)

2 - Quando abrir os potes 100% colonizados para montar os casing, tire uma colher de sopa de grãos, de cada pote, e inocule os novos potes.

3 - Deixe esses novos potes colonizando, serão uma garantia se algo der errado.



Os copos não estão nem em 100% e a minha ansiedade pela colheita já está me matando!!
hehehehehe
paciencia.... paciencia....
Abraços.


A colheita está alguns dias adiante, logo você terá seus cogumelos.
 
O umidificado é esse aqui:
http://www.mallory.com.br/internas/produtos/lar_produto.php?idproduto=110&idioma=1

acredito que so vai chegar no final dessa semana, exatamente quando o terrario terá que ser construido.

Otima ideia tirar uns grãos dos copos colonizados pra inocular novos copos, irei fazer isso sim, até tenho uma seringa preparada e guardada, mais inocular apartir de micelio vivo com certeza vai fazer colonizar mais rapido.
:D

Bom é isso ae, abraços pessoal, até mais.
 
Esse já é um dos motivos pelos quais eu escolhi o milho como substrato, como o meu terrario vai ser nos modelos poor's man, vai ser meio complicado ficar controlando a humidade pra conseguir bons resultados com bolos pf.
To arriscando um tudo ou nada, ou vai dar super certo esse primeiro cultivo ou nao vo colher nada. eheheheh

Agora eu to com uma senhora duvida, não sei se faço um terrario-casing usando varios dos copos inoculados, ou se eu construo um terrario poor's man e faço um case para cada copo, acho que o terrario casing não irá fornecer muito mais que 1 ou 2 flush e terá que ser descartado, porem acho que dá para tirar uma otima colheita ainda mais usando um pouco de esterco na camada de casing.
Bom... sei lá... preciso decidir isso nos proximos dias.

até mais!!


Fala rodTROLL

A melhor opção é ter vários casing.

Por motivos como:

1 - Se um contaminar os outros continuam produzindo

2 - Um casing termina o flush, outro está começando.

3 - Um casing é usado para produzir carimbos, outro para consumo.
 
Eae galera, o terrario está quase pronto (graças a ajuda do tioDena), hoje a noite acredito que finalizo ele e já começo os testes.
Se possivel postarei algumas fotos da finalização.
Só estou com um pouco de receio, pois usarei o umidificador ultra sonico e farei case, tenho medo de exagerar com a humidade....
Alguem aqui do forum que usa umidificador ultra sonico me da uma luz, ele sozinho consegue realizar a troca de ar sozinho? Não vou precisar adicionar ventiladores (fan de pc)?
Intervalos de 2 minutos a cada hora é o suficiente para um isopor de 50 litros?
A luz necessaria é minima né, uma luz fria de 6w é o suficiente?

Bom é isso ae, vlw galera até mais.
 
sim, sim e sim.
quanto a 2 minutos vale fazer o teste.
ligue- o e deixe 2 minutos ligado, veja sse fica contente com os resultados e vá adequando o timer ao seu clima.
 
Eae galera, o terrario está quase pronto (graças a ajuda do tioDena), hoje a noite acredito que finalizo ele e já começo os testes.
Se possivel postarei algumas fotos da finalização.
Só estou com um pouco de receio, pois usarei o umidificador ultra sonico e farei case, tenho medo de exagerar com a humidade....
Alguem aqui do forum que usa umidificador ultra sonico me da uma luz, ele sozinho consegue realizar a troca de ar sozinho? Não vou precisar adicionar ventiladores (fan de pc)?
Intervalos de 2 minutos a cada hora é o suficiente para um isopor de 50 litros?
A luz necessaria é minima né, uma luz fria de 6w é o suficiente?

Bom é isso ae, vlw galera até mais.

Ai rodTroll, acho q nós vamos ser os primeiros a usar umidificador.
O meu tbm é ultrasonico (https://teonanacatl.org/threads/1º-...-de-pipocas-e-arroz-com-casca.999/#post-13693), bem iniciei os testes e o q notei foi q a temperatura cai muito com ele ligado. Vou testar com um aquecedor de aquario, comprei um cooler tipo de CPU, mas acho q nao vai ter necessidade, como o Mauricio falou, somente uns furos com filtro pra troca de ar, uma vez que a névoa criada pelo umificador deve ter oxigenio.
A que ponto de colonização estão os seus bolos, me mantenha informado para assim trocarmos informações diretas, uma vez que nossos cultivos estão bem parecidos.

Hyper Ultra Combo Good Vibes to your growth!!!:D

Peace
 
Fala RodTroll!!! tudo certo kara?!?!!!

Bom...muito bom seu cultivo, tudo feito com muito capricho... os micélios reconhecem isso, lhe trarão bons e muitos frutos pelo seu empenho e tratamento com eles!!!

Amigo, quando da confecção das janelas no terrário, pense de uma maneira que não apresente depósitos internos de água nas janelas...traduzindo melhor...faça janela na tampa do terrário, coloque o vidro pela parte interna.

Não esqueça de deixar o terrário com uns 15º de inclinação, pos quando o vapor de água se solidificar, deve-se cuidar para não gotejar sobre os bolos ou casing.

Se puder, posta aí o R$ do umidificador.

vlw amigo, tá tudo muito legal, goooodddd viiibeeeeessss!!!! huauaaahahaaa

paz e luz!
 
Triste dia... queria postar as fotos mas acabou a pilha da camera e ela nao descarrega as fotos sem pilha.
:(
Bom, vamos lá, os 5 copos que haviam "vingado" estão 95% colonizados eles parecem ter diminuido o ritimo nos ultimos dias, o copo 6 que não havia sido colonizado ficou "alagado" e nao germinou micelio , eu ia drenar ele, mais acabei esquecendo no fundo da incubadora, ontem ele germinou!!!
A natureza é fantastica!!
eeheheh

Germinou na parte seca, intão hoje eu fiz um furo no papel aluminio e deixei a agua escorrer (não senti cheiro de azedo parece que mesmo com a agua no fundo ainda não contaminou), e fechei o furo com fita isolante, tudo isso numa manobra shaolin, mesmo que contamine nesse processo não tem problema, eu havia dado esse copo como perdido.

Então MindStates voce disse no seu diario que a nevoa gerada pelo umidificador esfriava rapidamente( cai 4°C em 1 minuto) e logo depois retornava a temperatura ambiente (aproximadamente 1 minuto tmb) acredito que ligando 2 minutos a cada hora não dará tempo suficiente do case trocar calor com a nevoa fria de forma que o substrato colonizado esfrie de forma expressiva.
É claro que a temperatura do sistema vai acabar entrando em equilibro com a temperatura um pouco mais baixa que a ambiente.
Vou tentar esse cultivo sem aquecimento adicional (é verão né).
(mesmo assim eu preciso testar esse intervalo de tempo)

MuiLok a janela já está presa ao isopor por parafusos com inclinação para evitar o gotejamento.
Porem me fodi tentando economizar no silicone, pedi o mais barato na loja, e o produto corroeu o isopor que estava o acrilico muito bem encaixado por 6 parafusos, vo tenta preencher esse buraco com silicone de verdade :(

Paguei R$140,00 no umidificador novo num site de leilão (não quero fazer propaganda), eu ia de Poor's man mesmo, mais como encontrei o umidificador por um preço legal não pensei 2 vezes.
:D

Mauricio 15 minutos dessa nevoa vai encharcar o case com certeza, o umidificador ultra sonico cria uma nevoa incrivel, ligado a um isopor com um volume de apenas 50L, ligado no minimo, irá gerar 100% de umidade relativa em pouquissimo tempo.

De um lado do isopor fiz um buraco pra ligar a mangueira do umidificador e do outro lado fiz 7 furos que serão cobertos com manta acrilica pra evitar a visita de invasores.

Mais detalhes eu comunico quando eu consertar a maldita tampa do isopor corroida pelo suposto silicone ou quando eu arrumar pilha pra descarregar a camera.

Até mais galera.
 
Opa ,,, aguardando fotos ,,,, só de ler fico até ansiosu ,,,, hehe pelo jeito esta ficando td certo ,,, ha ,,, não se esquça de fazer testes e ter certeza qto a utilização do umidificador ,,,

Emanando Good vibes ,,,,boa sorte no cultivo ,,, !!



[]'s SoBoRo
:D :D :D :D
 
Falaaeeee galera!!!
As imagens já dizem tudo.

Os copos - tiradas pela manha:
Copos.JPG

A bagunça:
bagunça.JPG

Terrario:
Indoor.JPG

Tampa - deu trabalho colar o rombo que a cola acrilica (que comprei como silicone) fez na tampa, mas o silicone de verdade pelo lado de dentro deu conta do recado:
Tampa.JPG

Acessórios - timer analógico, digital (o umidificador precisa de intervalos menores para ser ajustado o analógico só dá intervalos de 15 minutos), e uma fonte de pc AT pois eu já tinha um inversor de 12v:
equipamentos.JPG

Vou realizar uns testes com intervalo do umidificador, porem sem um higrometro vai ficar dificil acertar esse parametro, vai ser meio no "zoiometro". :confused: :confused: :confused:
 
Belo diário o seu está ficando rodTROLL, um amigo meu no primeiro cultivo disse que usou o umidificador com essa configuração:
de 3 em 3 horas 30min (dia quente) - de 4 em 4 horas 30min (dia frio), e colheu bons frutos.
Quanto vc pagou no timer digital?

Really Good Vibes!!!!
 
Maravilha esse seus instrumentos!!!
Me diz uma coisa o milho ficou com aparencia de cozido embaixo e parecendo cru emcima, fiz um copinho aqui pra testar e ficou assim quero saber se é normal ou se eu falhei!!!???
valeu abraço e good vibes pro seu cultivos estamos torcendo!!:pos:
 
Back
Top