Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo B+

Diário de cultivo completo.
Metodo: Técnica "milho/casing"
Raça/Strain: B+
Fornecedor: amigo

Olá pessoal, graças aos doendes que me apresentarão o fruto sagrado no meu aniversario, me senti na obrigação de cultivar... eheheheheh... (Cogumelos são amor a primeira vista).

Após ler milhares de topicos aqui no forum começei a me mexer.


Primeiro contrui a incubadora:
1. isopor de 17L
1. aquecedor de aquario de 1w
1. garrafa de agua de 1L


Coloquei o aquecedor dentro da garrafa vedando bem a saida do fio, o isopor fica na horizontal pois é pequeno, e a garrafa fica deitada bem no meio dele, cabem 3 copos de cada lado da garrafa e mais 3 de cada lado se empilhar.

A temperatura dentro da incubadora depois de diversos testes variou de 27ºC a 30°C, o que parece ser razoavel, visto que logo mais a incubadora vai ganhar um termostato pra regular a temperatura.

Seringa:

Para fazer a seringa esterilizei o quarto todo com lysol no chão e spray de lysol no ar, esterilizei minha mesa com lysol e depois com alcool 70GL, esterilizei um copinho de dose com alcool 70GL tmb.
Comprei alguns frasquinhos de agua destilada em casa de materiais cirurgicos custa aproximadamente 25 centavos 10ml.
Suguei a agua destilada para dentro das seringas, e com muita calma fui raspando o carimbo com a ponta da agulha para dentro do copinho, misturei bem com a agua destilada e puxei de volta, fiz esse procedimento para 2 seringas, tudo isso usando luva de procedimento e mascara.

Substrato:

Após pesquisar bastante e quase fazer bolos PF, tive a seguinte ideia, meu terrario será improvisado e nao quero perder meus frutos pra falta de humidade, intao prefiri optar por casing logo no primeiro cultivo, pra manter a humidade. Dessa forma escolhi o milho como substrato.

Estou realizando a esterilizacao fracionada em 6 copos, falta só mais uma "cozinhada" para os copos sentirem as dores da injeção!!!

Bom, por enquanto é isso ae, prentendo inocular os 6 copos ao mesmo tempo pois irei prende-los por 5 ou 6 dias na incubadora sem abrir, quero os bixinhos trabalhando lá dentro.

Assim que eu arrumar uma maquina tirarei fotos.
Desde já obrigado galera!!
até mais
 
Belo diário o seu está ficando rodTROLL, um amigo meu no primeiro cultivo disse que usou o umidificador com essa configuração:
de 3 em 3 horas 30min (dia quente) - de 4 em 4 horas 30min (dia frio), e colheu bons frutos.
Quanto vc pagou no timer digital?

Really Good Vibes!!!!

Então, pelo que estou estudando, esse intervalo varia muito, principalmente se voce estiver usando bolos PF, como eu vou fazer case, não posso exagerar na humidade, o umidificador vai servir para a troca gasosa e para não deixar o case perder a umidade já contida nele.
Por isso eu prefiro intervalos menores administrados de hora em hora, isso deve criar um ambiente mais estavel dentro do terrario, inclusive pela pressão positiva que deve impedir que entre invasores pelos orificios para a troca de ar.
Paguei R$42,00 no timer digital e R$25,00 no analogico.

Maravilha esse seus instrumentos!!!
Me diz uma coisa o milho ficou com aparencia de cozido embaixo e parecendo cru emcima, fiz um copinho aqui pra testar e ficou assim quero saber se é normal ou se eu falhei!!!???
valeu abraço e good vibes pro seu cultivos estamos torcendo!!:pos:

Eu não cozinhei o milho, o deixei de molho, e já esterilizei, fiz a esterilização fracionada (by morta/boca seilá agora eehehhe), na parte de baixo pelo contato com a panela de pressao, o milho fico com uma aparencia de mais cozido (isso não é problema), apenas em 1 dos copos que está quase 100% o micelio estava recusando o fundo do copo, mais agora ele está colonizando essa area tambem.
 
Última edição por um moderador:
Obrigado pelo link Mauricio!!! Eu estava seguindo esse passo a passo, é que fiquei achando que ficou cru demais em cima por isso a pergunta!!!



rodTROLL disse:
Eu não cozinhei o milho, o deixei de molho, e já esterilizei, fiz a esterilização fracionada (b morta/boca seilá agora eehehhe), na parte de baixo pelo contato com a panela de pressao, o milho fico com uma aparencia de mais cozido (isso não é problema), apenas em 1 dos copos que está quase 100% o micelio estava recusando o fundo do copo, mais agora ele está colonizando essa area tambem.


E rodtroll andei olhando melhor as suas fotos e realmente esta bem parecido com o seu pote mais cozido embaixo e com aparencia de cru em cima.....já que seu micélio ta bunitão fico com mais esperanças sobre o meu!!!

Obrigado a todos!!! e pensamento positivos ai pra que tudo fique branquinho na vida de vcs!!!rsrsr:)

abraço
 
Faalae galera...
Hoje pelo jeito será o dia de fazer os case, porem gostaria de tirar uma duvida com os mestres antes.

Os copos estão praticamente 98% colonizados a 1 semanas e não progridem mais, está totalmente estagnado, porem o milho que não está colonizado está com uma "pelinha" de micelio, há um pouco de micelio cobrindo essas areas mais não está denso como o resto do copo.

Será que posso abrir hoje mesmo?
infelizmente estou sem camera pra tirar fotos :(

Abraços!!
 
se vc for um NINJA pode abrir sim.
monte o casing normalmente, e deixa o milho se recuperar antes de re-cobrir.
deve funcionar.
nao esquece de respeitar o tempo de maturaçao de cada camada ok?
 
Atualizando o diario:
Abri um dos copos que estavam 98% colonizados e estagnados e preparei um case, a camada de case foi composta por: 1/4 de humus de minhoca (na embalagem dizia que o ph era neutro), 3/4 de vermiculita e 1 colher de café, e tudo isso foi esterilizado por 10 minutos no forno de microondas dentro de saquinhos ziplock.
O case permaneceu 2 dias na incubadora para o micelio se recuperar o resultado foi esse:
Primeiro_case_1024.JPG

Tive um problema com o timer digital, ele realmente me dava intervalos de 1 minuto, mas apenas 8 programaçoes por dia o que não servia para o meu proposito, então, magicamente um gnome que simpatiza com o meu cultivo me emprestou esse logo:
Logo_1024.JPG

O logo está controlando o humidificador, o intervalo é de 1 minuto (ligado) a cada 45 minutos (desligado).

O setup final foi esse:
Setup_1024.JPG

Semana que vem quando eu estiver mais seguro que os copos estaram mais colonizados farei mais 4 case.

Por enquanto é só, até mais galera.
 
Fala rodTROLL

Terrário configurado, casing montado.

Mais uns dias e tem cogumelos posando para as fotos.

Feliz ano novo com muitos cogumelos.
 
Bom trabalho rodTROLL, seu terrario ta ficando 10. Esse logo é um controlador de temperatura? Muito bom ele, esse gnomo não faria aparecer outro nao. :D

Acabei de programar meu timer digital pra ligar por 10min a cada 3 horas, vamos ver no que dá:)
Semana que vem tenho 4 crianças aniversariando, sorte e GOOD VIBES pro seu cultivo.

Boas FEstas:p:

Peace
 
Fala Troll, velho falta muito pouco pra vc ser papai! jah preparou o enxoval? e o cubano?

Abraço!
 
Feliz ano novo com muitos cogumelos.
Para todos nós, para todos nós.... eheheheheh!!!!!

Bom trabalho rodTROLL, seu terrario ta ficando 10. Esse logo é um controlador de temperatura? Muito bom ele, esse gnomo não faria aparecer outro nao. :D

O Logo é um controlador usado em automação industrial, ele tem diversas aplicações, uma delas (a mais tosca) é ser um timer, estou usando ele apenas (por enquanto) pra controlar o humidificador ultrasonico.


Acabei de programar meu timer digital pra ligar por 10min a cada 3 horas, vamos ver no que dá:)
Semana que vem tenho 4 crianças aniversariando, sorte e GOOD VIBES pro seu cultivo.

Toma cuidado com o intervalo do umidificador, hoje depois de alguns dias longe do terrario olhei para o case e senti que ele está meio enxarcado e com sinais de overlay (o micelio tá rompendo a camada de case e mostrando o seu branquinho).
Choveu demais esses dias e provavelmente choveu dentro do terrario tmb eheheheh, acabei de reduzir o intervalo do umidificador de 1min (ligado) a cada 45min (desligado) para 1 min (ligado) a cada 60 min (desligado).
Umidade demais pode prejudicar, quando eu encontrar um filtro realmente eficiente irei adicionar um ventiladorzinho de PC pra injetar ar dentro do terrario, esse será ligado no mesmo intervalo do umidificador.

Boas FEstas:p:

Peace


Fala Troll, velho falta muito pouco pra vc ser papai! jah preparou o enxoval? e o cubano?
Já está tudo pronto esperando o nascimento, vo dispensar o cubado pois a comemoração se dará utilizando os bebes em experiencias, se é que voce me entende eheheheheheh.

Abraço!

Infelizmente estou sem camera digital novamente, assim que possivel o case pousará para um ensaio fotografico.
Abração galera, muita paz, luz e cogumelos para todo 2007!!!!
 
Salve galera!!!

Peço a ajuda dos mestres cultivadores: Por que o micelio está se comportando assim:
case_estranho.JPG

Seria sinais de overlay? :confused: Ou de falta de oxigenio no terrario? :confused:

Obrigado, até mais!!!
 
Ufá...
Havia achado estranho essa paisagem!!!
Bom é isso ae.... continuo esperando os pins!


Abraços pessoal.
 
Atualizando:

O crescimento do micelio continua estranho:
Case_estranho_2.JPG

Os pontos circulados, são onde gotejou em cima do case antes de ajustar o intervalo do umidificador, pode-se perceber que nesses lugares o micelio não se desenvolveu como no resto do case.

Pergunta:
Seria esse ponto amarelo apenas secreção do micelio ou é algo com que eu deva me preocupar?
Case_ponto_amarelo.JPG

Qualquer ajuda é bem vinda!!
:D

Eu dinovo, fui inocular um "potão" de milho e vejam como a seringa estava:
seringa_1024.JPG

Os esporos estão todos juntos!!!
Posso usar essa seringa normalmente ainda? Ou existe algum procedimento a ser tomado, pois agitar não adiantou?

Abrção!!
fui
 
Última edição por um moderador:
o procedimento agora a ser tomado deve ser muito cauteloso:
AGITE com força a seringa, como se faz com um termometro.
nao há problema nessa aglutinaçao.
mesmo a agua que parece sem esporos está coalhada com milhoes deles.
por via das duvidas inoculue culturas liquidas.
 
Vou tentar com um pouco de ar dentro!!

Com 2ml de ar na seringa fiz como o Boca mandou "AGITE com força a seringa" resultado:
Seringa_2_1024.JPG

Deve estar saturado de esporos nessa seringa né!
:D

Aproposito, e o micelio nervoso querendo agarrar a luz do terrario?
é normal mesmo? ele continua avançando...

Abraços.
 
Última edição por um moderador:
é mesmo né, ehehehehe, agora já era!!
:(

Eu tenho outra seringa guardada caso esse meu primeiro cultivo não frutifique.
 
eu falei 2 milímetros e não 2 mililitros animal! e esqueci de falar pra jogar fora o ar depois da agitação, eu concordo com o boca quanto a contaminação, mas eu jah fiz isso sem problemas, quanto a eles terem germinado acho difícil pois a seringa foi feita com A.D.! Acho que foi uma simples aglomeração pela posição de repouso da seringa!
 
Bom não vou descartar essa seringa não, mais ela já foi marcada, numa proxima inoculação vou descobrir se contaminou, eheheheheh :eek:
 
Back
Top