Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, Albino A+ (PF Tek)

Diário de cultivo completo.
Olá irmãos do CM.org hoje começo o meu tão esperado primeiro cultivo, com a strain PC Albino A+, gostaria de agradecer ao @tupy pelo maravilhoso Cultivo básico e simples ilustrado, no qual tomei de base para início desta minha "empreitada".

  • Início - 09/01/2015
- Preparo do bolo: Comecei preparando os bolos PF Tek, utilizando a quantidade informada no guia, 2 copos de vermiculita, 1 de arroz, 1 de água de 250ml. Esterilizei os copos em banho maria por uns 10 minutos e preenchi os copos O estranho foi que rendeu mais que o esperado, totalizando 4 copos e meio, enchi a metade de outro e tentarei inocular mesmo assim com uma quantidade menor de CL. Outra coisa foi que achei que estava muito seco, então coloquei mais uns 50ml de água. Coloquei uma fina camada de vermiculita seca por cima, limpei as bordas com álcool 70° e cobri com o papel alumínio.

IMG_0039.JPG IMG_0037.JPG IMG_0038.JPG IMG_0040.JPG IMG_0041.JPG IMG_0042.JPG

- Panela de pressão: Essa foi a parte mais complicada, pelo fato de que, como é a primeira vez que estou realizando esse procedimento, por segurança quis deixar água até a metade da panela de pressão (4,5 litros), então tive que colocar dois panos no fundo da panela para os copos ficarem mais altos. E minha grande dificuldade foi fechar a tampa da panela, já que ela é daqueles modelos que tem que encaixar dentro antes pra depois prender por fora. Não consegui de jeito nenhum fechar com 4 copos, portanto foram 3, e mais tarde colocarei mais 1 copo e o outro que está pela metade.

IMG_0044.JPG

Neste momento, a panela está no fogo a quase 1 hora. E tenho quatro dúvidas que gostaria que pudessem ser sanadas:

1. Tem problema eu retirar os 3 copos (depois de frios claro) fechar com fita isolante, deixar repousando e levar os outros 1 copo e meio no fogão pra poder inocular tudo de vez?
2. Ao colocar os copos na panela, como tive os problemas mencionados, entrou alguns respingos de água dentro dos copos, isso vai prejudicar muito o bolo?
3. O tempo na panela é 1h 30min no total ou depois que o vapor começa a sair?
4. Fiz algo de errado para a receita ter dado um pouco mais que 4 copos?

Manterei este tópico atualizado, mais tarde deverei estar realizando a inoculação, se tudo der certo!

Obrigado a todos!
 
Última edição:
4 dos 5 copos o micélio estão se desenvolvendo muito bem, e rápido até, sem sinal nenhum de contaminantes. Porém 1 dos copos, que eu estava desconfiando de algo desde os primeiros dias, está contaminado com quase certeza absoluta, tem manchas verdes cor musgo e algumas partes amareladas, parecendo podre. E agora tudo faz sentido, este foi o copo mais rápido a colonizar, enquanto os outros ainda estão se desenvolvendo, ele está 100% "colonizado", e tinha lido que quando exposto ao oxigênio o micélio se desenvolve mais rápido do que totalmente lacrado, porém com uma camada de fita Micropore. Então minha teoria é de que deve ter ficado alguma passagem de ar, sem Micropore, o que acarretou na colonização mais rápida, e consequentemente a contaminação. Segue fotos, sem foco porém dá pra quebrar um galho:

IMG_0089.JPG IMG_0090.JPG IMG_0091.JPG IMG_0092.JPG IMG_0093.JPG IMG_0094.JPG IMG_0095.JPG IMG_0096.JPG

Já comprei a argila expandida, agora é só esperar, obrigado.
 
Olá amigos, o micélio continua se desenvolvendo bem, descartei o copo que tinha certeza que era contaminação (mas ainda não identifiquei qual era), e os 4 copos estão quase todos colonizados. Mas tenho uma dúvida, observando o micélio de perto, vi que tem algumas partes que parece que tem várias bolinhas pequenas parecendo algodão, isso é normal no micélio? E outra, o micélio é totalmente branco e opaco, ou chega a ser meio translucido, podendo ver um pouco a vermiculita + FAI?

Obrigado, um abraço!
 
Mas tenho uma dúvida, observando o micélio de perto, vi que tem algumas partes que parece que tem várias bolinhas pequenas parecendo algodão, isso é normal no micélio?

Tem fotos?

Ou, opcionalmente, já viu fotos de crescimento de micélio em outros diários para comparar?
 
Mas tenho uma dúvida, observando o micélio de perto, vi que tem algumas partes que parece que tem várias bolinhas pequenas parecendo algodão, isso é normal no micélio?

É normal. As mudanças na característica do micélio podem ser causadas por falta ou abundância de nutrientes, genética, fase de desenvolvimento, etc.

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/page-3#post-146985

Se houver um problema sério, como contaminante, cedo ou tarde você vai descobrir e nada poderá ser feito para salvá-los. Então não precisa ficar preocupado com esses mínimos detalhes, deixa o micélio fazer a parte dele.

E outra, o micélio é totalmente branco e opaco, ou chega a ser meio translucido, podendo ver um pouco a vermiculita + FAI?

Ler a resposta acima. Ou como o Ecuador citou, veja os outros diários de cultivos, ou sites externos como google images, shroomery, mycotopia, shroomtalk, etc. :ler:

Curiosidade é bom, mas é melhor ainda quando é associada à vontade de aprender e pesquisar.
 
Olá amigos, depois de quase 1 mês venho atualizar meu diário

Dos 4 copos, 3 colonizaram totalmente sem aparecimento de nenhum contaminante, um ainda está colonizando muito lentamente, parece que nesse final ele estagnou...

Dos 3 que aniversariei hoje, 1 eu coloquei diretamente no terrário, com água, argila expandida, e bomba de aquário. Os outros 2 eu decidi fazer dunk + cold shock. Esterilizei 2 potes de sorvete de 2l, fervi água, e coloquei os bolos dentro do pote (esperei a água esfriar antes) com um pirex em cima para o bolo não ficar encostando na tampa, e coloquei na geladeira. Neste momento os bolos estão na geladeira.

Tem alguns problemas que não estão me deixando sossegar:
  1. O furo que tinha feito para entrar a mangueira da bomba de aquário ficou muito baixo, então a água fica vazando por esse furo. De solução imediata eu coloquei um calço para deixar o terrário levemente inclinado, fazendo com que a água não fique vazando pelo furo.
  2. Estou utilizando uma caixa organizadora como terrário, e a tampa dessas caixas são nem um pouco herméticas... De solução imediata coloquei bastante durex para tentar evitar qualquer troca de ar pela tampa. Mas o problema é que, aqui na minha cidade está muito calor e pretendo colocar garrafas de água congelada todos os dias, então não terei como todos os dias estar colocando durex e tirando durex. Alguém teria alguma solução?
Segue algumas fotos de baixa qualidade tirada momentos atrás, amanhã estarei tirando os bolos do dunk, farei um roll em vermiculita (não sei como esterilizar a vermiculita seca?), e colocarei no terrário.

Abraço a todos!
 

Anexos

  • WIN_20150219_135803.JPG
    WIN_20150219_135803.JPG
    63.8 KB · Visualizações: 39
  • WIN_20150219_135845.JPG
    WIN_20150219_135845.JPG
    88 KB · Visualizações: 37
  • WIN_20150219_140603.JPG
    WIN_20150219_140603.JPG
    86.9 KB · Visualizações: 37
  • WIN_20150219_140621.JPG
    WIN_20150219_140621.JPG
    82.5 KB · Visualizações: 35
Última edição:
farei um roll em vermiculita (não sei como esterilizar a vermiculita seca?)

Não é possível esterilizar efetivamente se a vermiculita estiver seca. O ideal é fazer de um dia para o outro.

Os quotes e links podem ajudar:
... Pode prosseguir com a esterilização no micro-ondas, mas sugiro que deixe no mínimo uns 10 minutos, com cuidado para não deixar a vermiculita ficar muito seca, se não a temperatura sobe muito e pode queimar o seu aparelho. ...
https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/page-103#post-155002
https://teonanacatl.org/threads/vermiculita-cuidado-com-contaminantes.6805/ (informação extra!)
 
Estou utilizando uma caixa organizadora como terrário, e a tampa dessas caixas são nem um pouco herméticas... De solução imediata coloquei bastante durex para tentar evitar qualquer troca de ar pela tampa. Mas o problema é que, aqui na minha cidade está muito calor e pretendo colocar garrafas de água congelada todos os dias, então não terei como todos os dias estar colocando durex e tirando durex. Alguém teria alguma solução?

Deixe sem durex mesmo.

O único problema será se insetos ou outros pequenos animais conseguirem invadir seu terrário. Aí você vai ter que pensar em um modo de vedar.
 
Não é possível esterilizar efetivamente se a vermiculita estiver seca. O ideal é fazer de um dia para o outro.

Os quotes e links podem ajudar:

https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/page-103#post-155002
https://teonanacatl.org/threads/vermiculita-cuidado-com-contaminantes.6805/ (informação extra!)

Então tenho que deixar ela molhada ou úmida e levar ela ao microondas por 10 minutos e deixar ela secando até amanhã?

Deixe sem durex mesmo.

O único problema será se insetos ou outros pequenos animais conseguirem invadir seu terrário. Aí você vai ter que pensar em um modo de vedar.
Muito obrigado Ecuador! Eu tinha a falsa ideia de que o terrário tinha que ficar totalmente isolado do meio externo e todas passagens de ar apenas com micropore, mas isso me tranquilizou então, vou ficar de olho em relação aos insetos! ;)
 
Então tenho que deixar ela molhada ou úmida e levar ela ao microondas por 10 minutos e deixar ela secando até amanhã?

Reforçando a recomendação do primeiro link, use um recipiente de vidro resistente, como o pírex/pyrex. A vermiculita ficará bem quente.

EDIT: Pensando bem, pode ser algum prato comum também, creio que eles aguentam tranquilamente. Só alguns tipos de plásticos é que pode ser perigoso, além de derreter pode pegar fogo.
 
Olá amigos, ontem de noite fiz uma besteira, irei atualizar aqui!

Como tinha escrito aqui ontem, 1 bolo foi direto para o terrário, que está lá desde ontem. Estou colocando uma garrafa com gelo, passo álcool 70°, e coloco dentro. O microclima do terrário parece estar favorável.

Porém, ontem os 2 bolos que estavam fazendo dunk/cold-shock na geladeira CONGELARAM, isso mesmo, eu ajustei mal a temperatura da geladeira e acabou congelando a água e consequentemente o bolo. Acordei de madrugada e diminuí para descongelar. Estou em dúvida, será que matei os micélios? Dando uma pesquisada vi em um cultivo que ocorreu o mesmo que eu e os bolos não frutificaram, já outros relatos dizendo que os bolos podiam ser congelados e cultivados outdoor. Alguém teria uma informação concreta a respeito?

Segue fotos do terrário que consegui tirar:

WIN_20150220_105647.JPG WIN_20150220_105657.JPG
 
Porém, ontem os 2 bolos que estavam fazendo dunk/cold-shock na geladeira CONGELARAM, isso mesmo, eu ajustei mal a temperatura da geladeira e acabou congelando a água e consequentemente o bolo. Acordei de madrugada e diminuí para descongelar. Estou em dúvida, será que matei os micélios? Dando uma pesquisada vi em um cultivo que ocorreu o mesmo que eu e os bolos não frutificaram, já outros relatos dizendo que os bolos podiam ser congelados e cultivados outdoor. Alguém teria uma informação concreta a respeito?

Acho que só testando. Continue com os procedimentos usuais.
 
Acho que essa garrafa é muito grande para esse terrário. Digo, é muito gelo e isso vai derrubar drasticamente a umidade relativa. Uma alternativa seria colocar algumas garrafinhas na parte de fora do terrário.
 
Acho que essa garrafa é muito grande para esse terrário. Digo, é muito gelo e isso vai derrubar drasticamente a umidade relativa. Uma alternativa seria colocar algumas garrafinhas na parte de fora do terrário.
Realmente, tens razão Cosmik, mas era só enquanto eu não colocasse os outros dois bolos, agora pela tarde vou tirar os bolos do dunk que congelaram e colocarei no terrrário junto com uma garrafa menor.
 
Instantes atrás retirei os 2 bolos, que tinham sido congelados no dunk, fiz o roll em vermiculita seca esterilizada 3 vezes no microondas em potência máxima.

Percebi que devido ao congelamento acidental o micélio ficou aparentemente muito fraco, em algumas áreas aparentando até a ausência do micélio. Mas vamos nessa, esperança até o fim!

Fotos atuais:

WIN_20150220_161905.JPG WIN_20150220_161921.JPG
 
Se no momento do congelamento o bolo estava mais para seco que para umido, ele sobrevive!!!
Boa sorte!!!
 
Olá amigos, tenho umas pequenas dúvidas e peço ajuda de vocês mais uma vez!

  1. Ficar colocando garrafa com água congelada dentro do terrário pode aumentar o risco de contaminação? Passando álcool 70° antes esse risco diminui?
  2. Borrifar água nas paredes, apenas mineral? E se algumas gotículas eventualmente caírem nos bolos tem problema?
  3. Além de garrafa de água gelada eu posso colocar cubos de gelo dentro do terrário? É arriscado em relação a contaminação?
Obrigado a todos que vem acompanhando e ajudando aqui! Por enquanto nenhuma grande novidade, o bolos que fizeram o dunk parecem estar mais saudáveis do que antes, e o bolo que não fez dunk tem alguns pontos azulados, acredito que seja a temperatura meio alta, estou tentando solucionar isso!

Abraço a todos!
 
Ficar colocando garrafa com água congelada dentro do terrário pode aumentar o risco de contaminação? Passando álcool 70° antes esse risco diminui?

Se você colocar uma garrafa suja, certamente aumenta o risco de contaminação. Se colocar uma garrafa limpa, não.


Borrifar água nas paredes, apenas mineral? E se algumas gotículas eventualmente caírem nos bolos tem problema?

Pode ser até água fervida. Não tem problema se algumas gotas caírem nos bolos.


Além de garrafa de água gelada eu posso colocar cubos de gelo dentro do terrário? É arriscado em relação a contaminação?

Pode colocar gelo sim. Se é arriscado contaminar? Veja a resposta acima sobre garrafa de água congelada.
 
Um dos bolos, o que não foi dunkado, está com vários pontos azulados, dei uma pesquisada para ver o que era e descobri que era falta de umidade... Não entendo pois o terrário possui argila expandida e bomba de ar. Será que estou abrindo o terrário de mais e consequentemente tirando a umidade? :unhas:
 
Um dos bolos, o que não foi dunkado, está com vários pontos azulados, dei uma pesquisada para ver o que era e descobri que era falta de umidade... Não entendo pois o terrário possui argila expandida e bomba de ar. Será que estou abrindo o terrário de mais e consequentemente tirando a umidade? :unhas:

Pode ser a garrafa de gelo encostando nele, ou muito próxima, ou o próprio manusear ele com as mãos, também pode deixar levemente azulado.
 
Back
Top