Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, Albino A+ (PF Tek)

Diário de cultivo completo.
Olá irmãos do CM.org hoje começo o meu tão esperado primeiro cultivo, com a strain PC Albino A+, gostaria de agradecer ao @tupy pelo maravilhoso Cultivo básico e simples ilustrado, no qual tomei de base para início desta minha "empreitada".

  • Início - 09/01/2015
- Preparo do bolo: Comecei preparando os bolos PF Tek, utilizando a quantidade informada no guia, 2 copos de vermiculita, 1 de arroz, 1 de água de 250ml. Esterilizei os copos em banho maria por uns 10 minutos e preenchi os copos O estranho foi que rendeu mais que o esperado, totalizando 4 copos e meio, enchi a metade de outro e tentarei inocular mesmo assim com uma quantidade menor de CL. Outra coisa foi que achei que estava muito seco, então coloquei mais uns 50ml de água. Coloquei uma fina camada de vermiculita seca por cima, limpei as bordas com álcool 70° e cobri com o papel alumínio.

IMG_0039.JPG IMG_0037.JPG IMG_0038.JPG IMG_0040.JPG IMG_0041.JPG IMG_0042.JPG

- Panela de pressão: Essa foi a parte mais complicada, pelo fato de que, como é a primeira vez que estou realizando esse procedimento, por segurança quis deixar água até a metade da panela de pressão (4,5 litros), então tive que colocar dois panos no fundo da panela para os copos ficarem mais altos. E minha grande dificuldade foi fechar a tampa da panela, já que ela é daqueles modelos que tem que encaixar dentro antes pra depois prender por fora. Não consegui de jeito nenhum fechar com 4 copos, portanto foram 3, e mais tarde colocarei mais 1 copo e o outro que está pela metade.

IMG_0044.JPG

Neste momento, a panela está no fogo a quase 1 hora. E tenho quatro dúvidas que gostaria que pudessem ser sanadas:

1. Tem problema eu retirar os 3 copos (depois de frios claro) fechar com fita isolante, deixar repousando e levar os outros 1 copo e meio no fogão pra poder inocular tudo de vez?
2. Ao colocar os copos na panela, como tive os problemas mencionados, entrou alguns respingos de água dentro dos copos, isso vai prejudicar muito o bolo?
3. O tempo na panela é 1h 30min no total ou depois que o vapor começa a sair?
4. Fiz algo de errado para a receita ter dado um pouco mais que 4 copos?

Manterei este tópico atualizado, mais tarde deverei estar realizando a inoculação, se tudo der certo!

Obrigado a todos!
 
Última edição:
tilizando a quantidade informada no guia, 2 copos de vermiculita, 1 de arroz, 1 de água de 250ml.

Utilizou arroz inteiro?


Esterilizei os copos em banho maria por uns 10 minutos

?????


Outra coisa foi que achei que estava muito seco, então coloquei mais uns 50ml de água

Não invente nas receitas. E se você não leu pelo fórum, substratos mais secos geralmente se dão melhor que os com excesso de água.


1. Tem problema eu retirar os 3 copos (depois de frios claro) fechar com fita isolante, deixar repousando e levar os outros 1 copo e meio no fogão pra poder inocular tudo de vez?

Não.


2. Ao colocar os copos na panela, como tive os problemas mencionados, entrou alguns respingos de água dentro dos copos, isso vai prejudicar muito o bolo?

Como, se estavam tampados? Se entrou água mesmo só resta torcer.


3. O tempo na panela é 1h 30min no total ou depois que o vapor começa a sair?

Depois que o vapor começa a sair.


4. Fiz algo de errado para a receita ter dado um pouco mais que 4 copos?

Não, é normal. O substrato nos copos tem que ficar descompactado, então rende mais do que quando você mede.
 
Olá @Ecuador , obrigado pela resposta rápida!

Não utilizei o arroz inteiro, triturei um pouco ele no liquidificador.

Acho que a expressão "banho-maria" foi utilizada erroneamente, perdão, apenas esterilizei os copos em água fervente antes de colocar o substrato.

Daqui a pouco irei retirar a panela do fogo e esperar umas 5 horas.
 
Acho que a expressão "banho-maria" foi utilizada erroneamente, perdão, apenas esterilizei os copos em água fervente antes de colocar o substrato.

Procedimento inútil, visto que logo em seguida você iria esterilizá-los com o substrato na panela de pressão. Aliás passar os copos por água fervente não os esteriliza.

É bom que tenha triturado bem o arroz. A PFTek básica funciona melhor com um arroz bem triturado.
 
Procedimento inútil, visto que logo em seguida você iria esterilizá-los com o substrato na panela de pressão. Aliás passar os copos por água fervente não os esteriliza.

É bom que tenha triturado bem o arroz. A PFTek básica funciona melhor com um arroz bem triturado.

Certo, só segui o que tinha no guia, achei que ajudaria para uma maior esterilização.

O arroz ficou bem triturado, mas não ao ponto de farinha, mas acredito que esteja bem.

Enfim, como é minha primeira tentativa acredito que estou a seguir o caminho certo, e comentários como os seus fazem eu me aprimorar, muito obrigado!
 
Atualizando aqui, não deu para postar no dia pois estava meio corrido meu tempo:

  • Início - 09/01/14
- Preparo da seringa e inoculação: Não tirei fotos dessa parte do processo pois não tinha uma Gloove box e queria a maior assepsia possível. Sentei no canto do meu quarto, fechei porta e janela e fiz uma limpeza com produtos e borrifei álcool 70% pelo quarto inteiro e na superfície que iria utilizar. Tomei um bom banho, usei luvas, máscara e touca médica. Preparei a seringa raspando o carimbo num corpinho coletor universal e utilizando água mineral previamente fervida, esta parte foi complicada pois sempre sobrava esporos no fundo do corpinho, devo ter demorado quase 10 minutos nesse processo de sugar e expelir a água com esporos. Inoculei a CL nos copos, com 4 furos equidistantes cada um, tapei os furos com fita isolante e durex, ficaram totalmente lacrados.

Meu erro: Acabando de preparar a seringa, inoculei no mesmo instante, não dando o tempo certo para hidratação dos esporos, tenho alguma chance de sucesso ou é quase impossível.

Os copos estão em uma caixa preta no canto do quarto desde ontem, a temperatura deve estar entre 24-27 graus dentro do meu quarto e vou começar a colocar uma garrafa com água congelada do lado da caixa só para garantir uma temperatura mais estável.

image.jpg image.jpg image.jpg

Dicas e sugestões são bem vindas, obrigado!
 
Meu erro: Acabando de preparar a seringa, inoculei no mesmo instante, não dando o tempo certo para hidratação dos esporos, tenho alguma chance de sucesso ou é quase impossível.

A hidratação não é essencial. Mesmo esporos velhos costumam germinar sem hidratação, apesar de demorarem um pouco mais.

Relaxe e espere.
 
O meu nada ainda,pois a temperatura está em 26º,o que atrasa o crescimento em 50%.

Como é? Aos 26 graus o crescimento atrasa em 50%? :eek: E aos 23 graus? O crescimento estagna completamente? Me desculpe o tom irônico, mas a sua afirmação não tem fundamento. Se a temperatura externa está a 26 graus, o micélio deve estar por volta dos 28, o que é uma temperatura perfeitamente aceitável. Deixe esses detalhes minuciosos para lá. Por experiência própria, manter entre 23 a 26 graus a diferença no crescimento é quase imperceptível. Além disso, há outros fatores que podem atrasar o crescimento, como o tipo de substrato, contaminantes, umidade, genética, etc.

Não procure pêlo em ovo, quando bater a ansiedade, leia algum livro, assista um filme ou qualquer outra atividade que distraia a mente. :)
 
Como é? Aos 26 graus o crescimento atrasa em 50%? :eek: E aos 23 graus? O crescimento estagna completamente? Me desculpe o tom irônico, mas a sua afirmação não tem fundamento. Se a temperatura externa está a 26 graus, o micélio deve estar por volta dos 28, o que é uma temperatura perfeitamente aceitável. Deixe esses detalhes minuciosos para lá. Por experiência própria, manter entre 23 a 26 graus a diferença no crescimento é quase imperceptível. Além disso, há outros fatores que podem atrasar o crescimento, como o tipo de substrato, contaminantes, umidade, genética, etc.

Não procure pêlo em ovo, quando bater a ansiedade, leia algum livro, assista um filme ou qualquer outra atividade que distraia a mente. :)


HAHA,sem problemas @Cosmik .

Na verdade,a temperatura interna está 26º(especulação). A externa está em 23º,com garrafa de gelo.Eu tomo como base aquela tabela que me mandaste no meu post,que tem um gráfico de crescimento do micélio. Pois é,mas tô bem tranquilo aguardando o micélio,nada de ansiedade. Tenho tanta coisa pra fazer,só mexo nele pra trocar a garrafa :feliz:
 
@YellowSmile estou passando por aqui só para te desejar Positive Vibrations e sucesso ai no seu cultivo.
fiquei interessado nele pois estou na ansioso para também cultivar essa strain magnifica de branquelos. boa sorte
 
E aí @YellowSmile algum sinal de micélio? O meu nada ainda,pois a temperatura está em 26º,o que atrasa o crescimento em 50%.

Olá irmão, ainda nada, mas também fazem 5 dias que inoculei, portanto ainda deve demorar mais um pouco até o micélio começar a colonizar, e espero que venha bem saudável e sem contaminantes! Até lá, digamos que estou de boa hehehehe :fumar:

Meus bolos estão em uma caixa preta no canto do quarto, a temperatura aqui em SSA fica variando entre 23/29 graus, e a única coisa que faço é colocar uma garrafa de água congelada de 500ml dentro da caixa ou uma se 2,5l do lado de fora próxima a caixa, e acredito que seja suficientemente bom.

Boa sorte para nós, e xó contaminantes! :sneaky:



@YellowSmile estou passando por aqui só para te desejar Positive Vibrations e sucesso ai no seu cultivo.
fiquei interessado nele pois estou na ansioso para também cultivar essa strain magnifica de branquelos. boa sorte

Muito obrigado pelas vibrações positivas meu caro!

Essa strain é realmente muito bela e magnífica, estou animadíssimo para ver esses albinetes brotando...

Muita boa sorte com seus estudos e futuro cultivo, good vibrations :D
 
Última edição por um moderador:
Olá amigos, hoje apareceu algo nos copos , parece o micélio, vamos atualizar aqui!

Hoje ao acordar chequei os copos, e me surpreendo, parece que o micélio está colonizando. São 5 copos no total, 2 estão parecendo realmente micélio, bem branco e saudável, 1 dos copos está meio duvidoso não sei ao certo, e os outros 2 parecem micélio, mas não sei se é pois está mais parecendo uma teia, é um branco bem clarinho, talvez Coweb, não sei dizer...

WIN_20150115_111324.JPG WIN_20150115_111420.JPG WIN_20150115_111429.JPG

As fotos estão meio ruins pois tirei na webcam ruim, talvez mais tarde tire uma foto melhor e edite aqui.

E aí @caue.alencar apareceu algo nos seus?

Obrigado.
 
São 5 copos no total, 2 estão parecendo realmente micélio, bem branco e saudável, 1 dos copos está meio duvidoso não sei ao certo, e os outros 2 parecem micélio, mas não sei se é pois está mais parecendo uma teia, é um branco bem clarinho, talvez Coweb, não sei dizer...

Acho que você pode ficar tranquilo, são cubensis. Cobweb é comum em casings durante a fase de frutificação do micélio.
 
Fora de foco é difícil afirmar com certeza, mas parece muito micélio de cubensis. Ele é de um branco brilhante que uma vez que você aprende a identificar ajuda muito.
 
Fora de foco é difícil afirmar com certeza, mas parece muito micélio de cubensis. Ele é de um branco brilhante que uma vez que você aprende a identificar ajuda muito.

Realmente, a câmera está com um problema sério de foco, mas é isso, espero que seja micélio limpo e saudável. Só tem um copo que está meio estranho, está bem maior que os outros a área colonizada, quase 1/3 do copo, porém está bem claro, parecendo uma teia de aranha.

Agora é esperar o tempo certo, e providenciar logo essa argila expandida que é o que está faltando.

Obrigado!
 
Back
Top