Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cultivo a caminho!

Lysergic D

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/02/2009
1,145
72
36
Bom galera, agora que não sou mais moça e já adiquiri um pouco de experiência aqui no fórum, decidi dar início ao meu cultivo, que posteriormente será postado com fotos e bastante detalhes para ajudar os que querem fazer o cultivo também.

Levando em consideração que a grana tá curta e também não tenho muita experiência, optei por um procedimento que achei simples e eficiente, sempre associado a bons resultados.
Com relação a strain, optei pela P. cubensis Texas, pelo que observei também, tem bastante chance de vingar e é bem produtiva.

Escolhi esse método: https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/

Porém me restaram algumas dúvidas...

Moro em apartamento dentro de SP e escolhi como um lugar ideal para deixar a estufa o banheiro, por causa da temperatura e umidade. (Tá ficando frio em SP, mas acho que dentro do banheiro consigo manter um mínimo de 24º+ de temperatura ambiente). Acham uma boa idéia ou tem muito risco de contaminação?

Quando é feita a esterilização do pote de sorvete em panela de pressão, não é arriscado dereter o fundo do pote devido a temperatura? Se caso usar um suporte fosse a solução, o que seria ideal?

Esterco é um substrato nutritivo mas não tem maiores chances de contaminação mesmo passando pelos processos de esterilização normais?

E por fim, alguém sabe onde vende vermiculita em São Paulo pqp...
 
Última edição por um moderador:
Ui as florzinhas são lindas mesmo! Super estiloso.



Estou com PESA, PE6 e TK Samui, mas acho que vou começar primeiro com o TKS. Depois vou fazer minha experimentação com o PESA.


Estou fazendo uns testes e o fluxo de ventilação está ótimo, próximo passo agora é o teste de controle de temperatura. Em breve postarei mais fotos do processo de manufatura final do terrário.

Abraço lysergico a todos e obrigado pelas dicas.
 
velho, precisa dessa producao toda pra cultivar psilocybe cubensis?
e que eu to iniciando agora, sabe? e to tentando tirar minhas duvidas.
desde ja obrigado.
 
Não é preciso um terrário tão sofisticado não.

Um terrário simples, sem borbulhador, funciona bem.
 
É que eu resolvi que se eu fosse fazer gastar grana e dispender meu tempo nesse empreendimento, eu iria fazer uma coisa realmente legal.

Mas existem cultivos até em sacolas plasticas => Substratos + esporos + sacolas
 
Minha namorada...

Lysergc,

estou vendo assistindo sua empreitada em relação ao primeiro cultivo e devo dizer que você tá de parabéns. Assim como você eu também moro em SP e também moro em APT, tenho muita vontade de cultivar, porém, minha namorada (mora comigo) é terminantemente contra =/

Não sei o que fazer. Não quero comprar (essa idéia até passou pela minha cabeça), eu quero mesmo é cultivar meu cogu, acho que deve ser bastante divertido e uma experiência completamente nova.

É isso, estou com esse entrave, deveriam inventar um lugar para um cultivo coletivo.

Abraços:)
 
Minha namorada...

Pô Nova, que fria tua mulher não gostar dos funguinhos =/

Obrigado pelo elogio, estou tentando fazer uma coisa bem bacana mesmo e elogios sempre nos incentivam a sempre fazer melhor. =D

Vamos ver se eu posso te ajudar a bolar uma idéia para cultivar os fungos sem problemas com a namorada.

Porque você não tenta montar uma estufa dessas que a gente aqui no forum monta mas inicia o cultivo com cogumelos comestíveis, ai no decorrer do cultivo, você começa a preparar alguns bolos de cogumelos mágicos também.
Ficam todos ali disfarçados em meio a plantação de Shitake ou alguns italianos. O foda é se você já comentou sua idéia dos mágicos com ela, ai provavelmente ela vai sacar...

Em todo caso, sugiro que se você tem vontade de cultivar mesmo, tenta mostrar o fórum para ela, as técnicas de cultivo e o conhecimento envolvido nisso. Tenta mostrar pra ela que não é coisa de doidão que só quer ficar louco. Tem muito mais coisa!

Em todo caso, muito obrigado e boa sorte com os mágicos. Espero de verdade que você consiga montar a sua estufa.

Caso não tenha jeito, não compre não. Pegue um fim de semana e procure um pasto. Se especialize na caçada. ;)
 
Lysergic D tá fazendo muito
certo mesmo, faz tudo bonitinho
e bem completo, assim faz só uma
vez. Depois deste investimento
inicial seus únicos gastos serão
alcool e arroz ;)

novaera pegue esse doc aqui,
leia e depois mande tua namorada
ler. Nele os cogus são tratados
sem preconceitos. Vale a pena!
(Desculpe sei que não era o lugar
correto para isso, mas assim outras
pessoas podem baixar também)

Abraço forte a todos!
 

Anexos

  • Apostila do investigador (editado).doc
    236.5 KB · Visualizações: 66
Vlw Vincent!!!

Você acertou na mosca, não quero ter que comprar mais bosta nenhuma pra cultiva-los, só os substratos e consumíveis.

Abraço lysergicoOOoOooo
 
Vicent: Obrigado pela apostila. É uma material completíssimo e acho que seja essencial para todo e qualquer faixa branca do mundo dos cogus.

Lysergc: Rapaz, pelo visto, eu acho que vou caçar mesmo. O cultivo de fato será complicado e se eu o fizer, vou começar cultivando um comestível mesmo.

Abraços e nós deixe a par da sua empreitada.
:)
 
Agora só falta preparar as seringas e o substrato para a inoculação. Estou adiando um pouco pois tenho dúvida se faço um bolinho simples ou compro um marmitex pra fazer um hortinha mais servida ;)

Além do que preciso preparar a casa, deixa-la limpinha e arrumar o ambiente para ficar o mais limpo possível. Quando fizer a inoculação já tiro fotos e posto aqui. To só adiando um pouco porque tem um amigo de fortaleza que veio passar um tempo em casa, ai to só esperando ele partir pra ter tempo de fazer isso =D
 
Depois de tanta enrolação, inoculei os PESA do vinicious e eia o resultado hoje.
08092009140.jpg08092009141.jpg08092009142.jpg08092009143.jpg08092009144.jpg
 
ola
acabei de colher os primeiros melos da minha vida :D, sao golden teacher,

acontece que eles tem uma cor esverdiada por baixo no caule, eu sou completamente ignorante na area, quando existe a tal contaminaçao eles nao crescem pois nao? ou crescem infectados e nao se podem comer?

os outros continuao a crescer, mas uns abrem a cabecinha mais pequenos que outros, é quando começa a abrir que devo colher certo?

desculpem a ignorancia mas é melhor prevenir que remediar :D
 
UIAAA!!!!
Parabeeens! mantenha-os quetinhos agora até o fim da colonizaçao!
best rizomorfic vibes!
\//\/\/\/\/\/\/\/\/\/\
 
ola
acabei de colher os primeiros melos da minha vida :D, sao golden teacher,

acontece que eles tem uma cor esverdiada por baixo no caule, eu sou completamente ignorante na area, quando existe a tal contaminaçao eles nao crescem pois nao? ou crescem infectados e nao se podem comer?


Pode tentar descrever de outro modo, ou enviar fotos?



os outros continuao a crescer, mas uns abrem a cabecinha mais pequenos que outros, é quando começa a abrir que devo colher certo?

O ponto certo de colheita é este sim.
 
eu estou sem maquina de foto, mas vou tentar descrever melhor, quando arranquem os cogumelos, que teem muito bom aspecto, por baixo no caule eles estao esverdiados como se fosse bolor no pao, nao sei se sera oxidaçao :confused:

obrigadeo pela ajuda :)
 
A parte cortada fica esverdeada, é isso?
 
sim é isso, e ja agora eu fiz umas prints em cartao, agora como preparo a seringa com que liquido misturo os esporos? tem que ser em ambiente estelizado?, fiz 4 prints, da para quantes seringas, obrigado desde ja

muita paz e harmonia;)
 
isso mesmo Dantezi tem q ser em ambiente super esterelisado
para nao correr o risco de contaminar seu carimbo,o liquido,eu aconsselho vc a usar
agua mineral.4 carimbos dar pra faser várias... varias....seringas,raspe metade de um carimbo na agua mineral, é o suficiete para vc faser varias inoculaçoes.
 
Back
Top