Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cultivo a caminho!

Lysergic D

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/02/2009
1,145
72
36
Bom galera, agora que não sou mais moça e já adiquiri um pouco de experiência aqui no fórum, decidi dar início ao meu cultivo, que posteriormente será postado com fotos e bastante detalhes para ajudar os que querem fazer o cultivo também.

Levando em consideração que a grana tá curta e também não tenho muita experiência, optei por um procedimento que achei simples e eficiente, sempre associado a bons resultados.
Com relação a strain, optei pela P. cubensis Texas, pelo que observei também, tem bastante chance de vingar e é bem produtiva.

Escolhi esse método: https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/

Porém me restaram algumas dúvidas...

Moro em apartamento dentro de SP e escolhi como um lugar ideal para deixar a estufa o banheiro, por causa da temperatura e umidade. (Tá ficando frio em SP, mas acho que dentro do banheiro consigo manter um mínimo de 24º+ de temperatura ambiente). Acham uma boa idéia ou tem muito risco de contaminação?

Quando é feita a esterilização do pote de sorvete em panela de pressão, não é arriscado dereter o fundo do pote devido a temperatura? Se caso usar um suporte fosse a solução, o que seria ideal?

Esterco é um substrato nutritivo mas não tem maiores chances de contaminação mesmo passando pelos processos de esterilização normais?

E por fim, alguém sabe onde vende vermiculita em São Paulo pqp...
 
Última edição por um moderador:
Hummmmmmmmmmmmmmmm...

Valeu mesmo, já to com tudo esquematizado na cabeça!

Sobre a garrafa aberta pensei em bolar um mecanismo + - assim:

Eu pego 2 garrafas pet, sendo que uma delas eu deixo lacrada com o termostato, conectando-a através de uma mangueira em outra garrafa que vai servir para a humidade. A mangueira ficará a um nível seguro de altura para que deste modo se a agua da outra garrafa secar a do termostato não seca!

Não sei se entenderam muito bem o que eu tentei explicar aqui, mas é que to no trabalho senão postava uma imagem no paint pra ficar mais claro, aqui não envia nada da máquina =X

Vou ver se compro todos os materiais semana que vem agora!
 
péra:
Incubaçao:
Fase onde voce inocula o esporo ou micélio vivo em um substrato nutritivo e AGUARDA a colonizaçao total do meio com o micélio branco(fungo)
temp desejada para P.Cubensis: 27 - 28 celsius (com a pior faixa entre 19-21 e 38.5-40)
umidade desejada: ZERO UMIDADE NO EXTERIOR DOS COPOS, pois a umidade dá um milhao de problemas (ver topico CULTIVOS O QUE NAO FAZER)
Frutificaçao:
fase onde o micélio até entao isolado totalmente do meio externo têm contato com os fatores que propiciaram a frutificaçao:
Temp desejada:
24 horas em faixa de 5-10 graus, afogados em agua
depois:
temperatura entre 19-26 graus, com temperatura ótima para bolos em 24 graus
umidade desejada: de 85-99% constantes.
:pos:
 
Incubação:

A porra do copo tem que estar fechada hermeticamente? Tipo um copo com as folhas de aluminio em cima passado um durex/fita grudando o copo e o aluminio e assim selando-o? Tava vendo no shroomery o cara fazendo um PF e ele deixou o negócio meio aberto, só colocou o aluminio em cima e apertou... Fiquei na dúvida.

Frutificação:

Cold-shock? 24 horas dentro de um vasilhame com o bolo imerso em agua na geladeira?
 
Incubação:

A porra do copo tem que estar fechada hermeticamente? Tipo um copo com as folhas de aluminio em cima passado um durex/fita grudando o copo e o aluminio e assim selando-o? Tava vendo no shroomery o cara fazendo um PF e ele deixou o negócio meio aberto, só colocou o aluminio em cima e apertou... Fiquei na dúvida.

sim é selado, a vermiculita provê umidade para o micélio até o fim da colonização, no microclima de cada copo...


Frutificação:

Cold-shock? 24 horas dentro de um vasilhame com o bolo imerso em agua na geladeira?

na verdade, dunk. a água gelada serve para inibir o crescimento de eventuais bactérias, e o micélio não necessariamente tira vantagens ou acelera a frutificação com a queda de temperaturas...

:pos:
 
na verdade, dunk. a água gelada serve para inibir o crescimento de eventuais bactérias, e o micélio não necessariamente tira vantagens ou acelera a frutificação com a queda de temperaturas...

:pos:
Lysergic D
nao vejo porque se complicar vendo os metodos no shroomery e aqui.

vinicius

a agua é absorvida pelo micélio e ele tira sim muita vantagem disso.
cold shock/dunk junto - nao misturem as coisas.
só um cold shock eu nao vejo a menor utilidade, e os bolos nos pastos geralmente frutificam apos uma CHUVA seguida de queda da temperatura.
 
Calma gente, não fiz nada ainda to só perguntando. Tava lendo no shroomery apenas pela diversidade de fontes mesmo. Mas já entendi que selado é melhor, achei meio tosco o aluminio todo solto no copo mesmo.

Esse lance do dunk é novidade pra mim, não entendia as finalidades praticas de cold-shock ou dunk, mas agora entendi.

Durante a frutificação no terrário, os bolos precisam de bastante ar? O que seria uma ventilação adequada?
 
Duas vezes o volume de ar do recipiente onde os bolos se encontram por hora.
uso pra um terrario de 72 litros uma bomba de ar de aquario de 150l/h
(better 150)
 
Bomba de aquario hummmmmmmmm... Dentro de uma vasilha dagua! Depois vou dar uma procurada em como fazer um filtro de ar a base de agua eficaz.

Vlw pelas informações Morta, está me ajudando pra caramba, posteriormente gostaria de enviar uns carimbos meus pra você e pro vini!

Tava pensando em um terrário na mesma medida que o seu, por volta de 60 a 80 litros.
 
Bomba de aquario hummmmmmmmm... Dentro de uma vasilha dagua! Depois vou dar uma procurada em como fazer um filtro de ar a base de agua eficaz.

Vlw pelas informações Morta, está me ajudando pra caramba, posteriormente gostaria de enviar uns carimbos meus pra você e pro vini!

Tava pensando em um terrário na mesma medida que o seu, por volta de 60 a 80 litros.

tem as medidas todas no coletivo by mortan 2 ou 3 (com detalhes da maquina de chuva favelada by mortan tb)
:pos:
o carimbo se mandar pra profungos de volta chega na gente com certeza abraçao!
 
vinicius

a agua é absorvida pelo micélio e ele tira sim muita vantagem disso.
cold shock/dunk junto - nao misturem as coisas.
só um cold shock eu nao vejo a menor utilidade, e os bolos nos pastos geralmente frutificam apos uma CHUVA seguida de queda da temperatura.

sim man, por isso o esforço em separar os dois. dunk é encher com água, só. o copo vai na geladeira por causa das bactérias, não pela baixa temperatura.
concordo cold shock sozinho é inútil
na verdade lendo agora falamos a mesma coisa mesmo
 
It's coming...


Obs: Detalhe do Licergic com C que meu camarada escreveu...
27072009053.jpg27072009052.jpg
 
Terminei porra nenhuma... To sem tempo pra nada mas seguem algumas fotos...

:D:D:D
07082009068.jpg07082009070.jpg07082009071.jpg07082009073.jpg07082009075.jpg
 
O terrário pode nem funcionar direito, mas com esse pote de florzinhas já está concorrendo no prêmio de "terrário mais bem decorado de 2009" :D
 
Parabéns pelo terrário, está
ficando muito bonito e organizado!

Eu também comecei com PESAs, e morava
em prédio (13º andar). Comecei que nem
com bicicleta:
Tico tico bandeirantes azul e vermelho;
depois caloi com rodinhas;
caloi com uma rodinha
sem rodinhas

aí vai subindo até poder andar sem as mãos
:)

Ainda acho que as trips mais produtivas são
as sozinho... minha primeira e segunda foram
sozinho, dentro do AP e aguentei muito bem :)
A única vez que tentei sair fora de casa (ir para
praia vazia) não fiquei a vontade e tiver que voltar
para dentro :/

Os Pesas nunca foram maus comigo nem com a
minha garota e uns poucos amigos.
Pode ser que seja que nem filhos, vai da
criação. :p:
 
Camarada!
Bota esse terrário pra funcionar antes de colocar os substratos colonizados ai dentro.
Assim você testa temperatura interior, umidade, ventilação, podendo assim, deixá-lo em condições ideais para trabalhar, sem depois precisar fazer pequenos ajustes e comprometer a frutificação.
 
Back
Top