- 31/05/2013
- 33
- 20
- 48
Este tópico é para discussão geral do diário "Pleurotus Ostreatus (Segunda Tentativa)". Por favor, participe da discussão aqui.
Última edição por um moderador:
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
E aí, gente? Alguém tem alguma idéia se o micélio morreu, estacionou ou o quê?
Coloco o café pra umedecer? Tem algum jeito de estimular? Espero mais tempo pra ver se desenvolve? Ou começo tudo de novo???
Grato. E abração.
Mas, se der uma olhada mais acima, vai ver que escrevi que recomendaria a borra de café no lugar do AGAR e PAPELÃO pra culturas, porque são menos vulneráveis a BACTÉRIAS, problema que tive duas vezes, aqui. Se agar ou borra têm diferenças em relação a fungos (eu acho lógico que tenham, mas mesmo assim) eu não sei, não testei. E não recomendo papelão porque o papelão seca e, como disse o tupy, o micélio geralmente fica fraco e não consegue se desenvolver se passado para outros meios. /
É esse o objetivo do diário. Através das minhas experiências, chegar a conclusões que possam ajudar outros a cultivar os cogumelos. Mas não prometo absolutamente nenhuma certeza. XD
Só o que der certo pra mim.
Abração.
Você escreveu "bactérias e outros fungos"...
Papelão realmente seca muito rápido, mas se você hidratar corretamente e vedar muito bem o copo a desidratação demora um pouco pra acontecer. Outra coisa, papelão é só um meio para isolar o micélio e já transferir para outro lugar. Tem que usar o papelão em pouco tempo. Menos de 1 mês preferencialmente.
Uma coisa que percebi, você usou açucar mascavo no papelão? pra que? Micélio de cubensis desenvolve muito bem em papelão e acredito que para ostreatus é a mesma coisa, além do mais bactérias e fungos tem dificuldades para crescer no papelão. Isso é a principal vantagem do papelão, ele é SELETIVO. Se você adicionar açucar/nutrientes está diminuindo a SELEÇÃO, ou seja, está aumentando o risco de contaminação.
Mais uma coisa, dá próxima vez tente passar o micélio(em uma glovebox) do papelão para uma seringa com água. Deixa o micélio hidratar algumas horas.
Exato. É só o que deu certo para você. Mas você recomendou usar a borra de café no lugar do papelão. Baseado em que?
Não me leve a mal, mas você não fez o uso correto do papelão. Dá uma nova chance pro papelão e volte aqui para dizer como foi.
essa colonizaçao ta muito lenta mesmo, papelao vc pode esterelizar so com soluçao de agua sanitaria, que nao contamina jamais...isso no caso dos comestiveis...melhor usar trigo que milho...
Não tem nenhum duende da borra catando contaminação por aí, ela só é suscetível.
Eu vi as datas antes de postar e já tinha constatado isso. Só comentei por que você disse que desidrata rápido. Apenas para frisar. Outra coisa que esqueci, rola fazer a reidratação do micélio no papelão. O @Mortandello vai saber te dar maiores informações, mas, basicamente é injetar nova água no papelão.Foi o que fiz. Se ler acima vai ver que no aniversário de um mês do cultivo já tinha dois potes de milho e um pote de borra inoculados.
Slade, não implica com a borra, não. Tem uma informação importante pra que (não me leve a mal) cê não deu atenção suficiente: eu não estou falando de cubensis, estou falando de shimeji. Dá uma lida em outros cultivos por aí, visita o YouTube, alguns sites em que cultivadores trocam experiências, e depois volte aqui pra dizer o que viu. Garanto que vai ver muita borra de café neles. E papelão deitado na borra de café é o meio mais usado de cultivo caseiro.