Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus (Segunda Tentativa)

Achei um lugar na minha cidade que vende cogumelos frescos. Comprei um pacote de shimeji colhido ontem mesmo, e resolvi tentar cultivar o micélio mais uma vez.
Diário de cultivo completo.
Olá, primeiro gostaria de te parabenizar por testar vários métodos, pois é dessa maneira que chegaremos próximos a perfeição. Depois de alguns testes e várias contaminações consegui comer um pouco da minha produção de Pleurotus. Resolvi fazer alguns testes aqui em casa para diferentes substratos, visando o custo zero. Minha produção está de vento em popa e não gastei nem 1 euro (moro em Portugal) para produzir. Te aconselho a não fazer sementes, suas sementes serão os pedaços de BDA. Preparei um substrato com serragem 70%, casca de árvores secas sem resina 25%, arroz 2,5% e farinha de trigo 2,5%. Autoclavei no lab. onde trabalho mas isso pode ser feito na panela de pressão. Depois que o BDA estava completamente preenchido com micélio cortei pequenos "spots" e coloquei dentro das sacas em um ambiente descontaminado. Depois de 15 dias os substratos estavam completamente tomados de micélio e duros. Para simular uma estufa umedecida cortei garrafões de 6 L de água, esterilizei com alcool 70% e coloquei os sacos com pequenos furos. Coloquei uma pequena quantidade de água no fundo do garrafão e lacrei totalmente para não perder a umidade. Deixei em um ambiente com luz solar natural e indireta. Depois de 1 semana surgiram os primeiros primórdios mas não cresceram muito bem, meti a faca e fritei com alho. Depois disso surgiram outros e outros mas eles não ficam muito grande, imagino que seja por causa da pequena quantidade de substrato que coloquei. Fiz novamente com mais ou menos 2 kg de substrato e estou aguardando os resultados.
DSC07124.JPGDSC07127.JPGfoto 1.JPGfoto 2.JPGDSC07255.JPGDSC07256.JPG
 
@MicoBiotech
Depois abre um tópico para compartilhar os seus estudos!:)
 
Ah, se inveja matasse...

Só de inveja fui nos meus potes de milho e chacoalhei tudo, gritando "Por que vocês não colonizam logo???". Não houve resposta. Acho que assustei o micélio. Isso é bom. Quem sabe assim ele resolve trabalhar.
:pirata:
 
Depois de 1 semana surgiram os primeiros primórdios mas não cresceram muito bem, meti a faca e fritei com alho. Depois disso surgiram outros e outros mas eles não ficam muito grande, imagino que seja por causa da pequena quantidade de substrato que coloquei. Fiz novamente com mais ou menos 2 kg de substrato e estou aguardando os resultados.

Tinha pensado em comentar isso, depois acabei esquecendo.

@MicoBiotech, acho que cê está certo. O micélio é a parte ativa do cogumelo, responsável por se espalhar, crescer e quebrar os elementos orgânicos para nutrir os frutos. Acho que, quanto maior o micélio (agarrado em substrato), melhores as condições de produzir frutos. Por essa lógica, pouco micélio, pouco fruto.

Eu não sou um cara como você, organizado. Minha idéia de substrato é por volume, mesmo. Espero postar aqui na próxima semana uma foto com um dos potes de milho totalmente colonizados (está indo rápido agora, não sei por quê - acho que o micélio precisava de uma sacudida, mesmo). E logo depois imagens da preparação do substrato. Finalmente vou me livrar daquela caixa de papelão que estou guardando pra isso tem um tempão. Hehehe.

Abraço.
 
Última edição:
TA BONITO, COMO ESTA A TEMPERATURA?

Temperatura e umidade são os problemas aqui, companheiro. Durante o dia faz uns doze graus, à noite tem baixado pra sete. Neste exato momento está em dez graus. E a umidade é quase 100%, pois está chovendo aqui. Está bem friozinho. E bem úmido. Mas o pleurotus não desdenha temperaturas baixas, né? E nem umidade.
 
ele gosta do frio irmao, esse foi meu grande problema por aqui em minas geraes...
 
Update - 20/08/2013

Para este post não pude tirar fotos. Lamento. Minha esposa levou a máquina pra passear com a irmã dela no dia em que eu preparei o substrato.

Mas descrevo como fiz. Comprei duas vasilhas grandes, que iam no microondas, pra isso. Passei lysol, depois coloquei o substrato em solução de água sanitária. O processo está abaixo.

1) 3 litros (volume) de papelão rasgado. O papelão foi deixado em uma vasilha com água sanitária por duas horas e depois foi vinte minutos no microondas (na mesma vasilha), até ferver. Fora isso, o microondas é reconhecidamente bom em matar alguns microorganismos (li sobre o teste em várias culturas de bactérias em agar depois de cinco minutos de microondas, e acreditei no resultado). Espremi a água do papelão e reservei.

2) 3 litros (também volume) de serragem grossa de madeira, que tratei da mesma forma que o papelão. Espremi o excesso de umidade, mas deixei bem úmido.

3) um litro de borra de café, com direito a papéis de filtros. A borra de café estava contaminada com trichoderma, então fervi ela por uma hora na pressão, depois de deixar 24h em solução de água sanitária.

Eu misturei tudo, até as duas vasilhas estarem mais ou menos igualmente dispostas, com café, lascas de madeira e papelão, depois coloquei o milho infectado. Se vocês lembram, eu tinha três potes de milho. Ainda tenho dois, usei um pote só pras duas vasilhas. Me pareceu o suficiente (era o pote maior, que estava mais colonizado). Resultado: duas vasilhas com 3,5L cheias de substrato, esperando a colonização. Em uma semana vou olhar como está andando. Antes disso, acho que não vai haver mudança, o milho demora um pouco pra colonizar. Semana que vem, no mais tardar, vou preparar mais substrato pra outro pote, porque o milho está quase todo colonizado nos outros dois potes.

Abração.

Boa sorte ai nos experimentos, com paciência e dedicação tudo dá certo!
 
Obrigado, @F.J.P. .

Gente, não evaporei. Estou com uns problemas pessoais, mas o cultivo continua. Tenho mais dois sacos com substrato (fruto dos dois outros potes de milho colonizados) pra descrever, mas não tenho tido tempo de fazer fotos ou mesmo relatos completos. O substrato descrito acima tá colonizando devagar, ainda não colonizou nem 1/3. Os outros não posso olhar sem arriscar contaminação, então tou dando um tempo, até o micélio se desenvolver mais (ou o trichoderma) pra olhar. Tão em um ambiente escuro (se contarmos que tão em sacos pretos e o lugar não pega luz do dia por conta de um poço de elevador) que foi lavado com desinfetante e com uma fonte dágua pra evaporação (leia-se 'privada limpa') - é um banheiro de 1,5m X 1,5m.

Futuramente venho descrever o substrato, o preparo (tive que jogar um feijão fora porque a panela de pressão pegou gosto de madeira fervida... hehehe) e os resultados. Por enquanto, esperando. Esse cultivo tá demorado pacas, acho que por conta do uso da água sanitária. Mas depois que pega, vai que vai. Tou contando com isso, pelo menos.

Abração.
 
a colonizaçao pode estar lemta por causa da temperatura...a agua sanitaria nao altera nada, pelo menos pra mim foi assim...
 
Hummm.... pintou uma dúvida. Se algum dos amigos pudesse me ajudar, eu agradeceria imensamente.

Como é que sei que o substrato está suficientemente colonizado? Ele está tomado por micélio, o micélio está se estendendo para fora, e tal. Mas já está na hora de colocar na luz? Ou espero ele ficar denso, ou começar a pinar? Quais os sinais?

Vou fazer uma "incubadora" com um garrafão de água mineral (transparente), perlita, um filtro de café e um prato, pra o substrato não entrar em contato direto com a água. Mas preciso saber desse detalhe.
 
queria ver imagens para opinar legal...
cara faz a incubadora com caixa de isopor, eu consegui manter 29º exatos na minha aqui, a temperatura é TUDO na incubação, o micélio avança que é uma beleza!
o garrafão de plástico não mantêm bem a temperatura, eu já fiz um teste e não é muito funcional não...
manda fotos ai...
abraço!
 
Hummm.... pintou uma dúvida. Se algum dos amigos pudesse me ajudar, eu agradeceria imensamente.

Como é que sei que o substrato está suficientemente colonizado? Ele está tomado por micélio, o micélio está se estendendo para fora, e tal. Mas já está na hora de colocar na luz? Ou espero ele ficar denso, ou começar a pinar? Quais os sinais?

Vou fazer uma "incubadora" com um garrafão de água mineral (transparente), perlita, um filtro de café e um prato, pra o substrato não entrar em contato direto com a água. Mas preciso saber desse detalhe.

Eu geralmente aguardo uma semana após a colonização estar completa, para dar ao micélio tempo de se estabilizar antes dos processos de frutificação.

Mas depende bastante também do procedimento que você irá utilizar, além da técnica, é claro.
 
Tem certeza que isso tem cara de que pode possivelmente dar certo se puder alguma vez dar certo?

Na boa mano, acho que você está viajando um pouco não é? :LOL:

Para mim, você está inventando demais há muitos meses, sem obter nenhum resultado. Creio que está na hora de partir para a próxima...

Comestíveis possuem um cultivo um tanto mais difícil que os Psilocybes... demandam mais atenção e um controle mais rigoroso.

Por que não um cubensis, sabe, bem de leve? ;)
 
Tem certeza que isso tem cara de que pode possivelmente dar certo se puder alguma vez dar certo?

Na boa mano, acho que você está viajando um pouco não é? :LOL:

Para mim, você está inventando demais há muitos meses, sem obter nenhum resultado. Creio que está na hora de partir para a próxima...

Comestíveis possuem um cultivo um tanto mais difícil que os Psilocybes... demandam mais atenção e um controle mais rigoroso.

Por que não um cubensis, sabe, bem de leve? ;)

Companheiro, sou como o Sílvio Santos perdendo até as calças pra má administração e começando a bajular o governo de maneira ridícula para conseguir publicidade.

Sou como o Latino, ainda fazendo... arrum... "música".

Sou como a Globo, abrindo as pernas para o PSDB durante todo o período de eleições e, quando o PT se elegeu, moderar o discurso da noite para o dia.

Sou como o SBT, ainda com novas temporadas de Chiquititas.

Sou como o Marcos Mion, ainda aparecendo na TV.

Sou como a Xuxa inaugurando o trigésimo programa "jovem".

Sou como a Dilma, de olho na reeleição, aparecendo no programa do Ratinho no dia seguinte ao anúncio da coligação Eduardo Campos e Marina Silva.

SOU BRASILEIRO, E NÃO DESISTO NUNCA!!!
:cabecada::cabecada::cabecada::cabecada::cabecada::cabecada::cabecada::cabecada::cabecada::cabecada::cabecada:
(cabeçada na parede, que um dia a parede quebra!)

De mais a mais, se eu já estou viajando um pouco, que bem me faria um cubensis? :greyalien:

Na boa, também tou achando demorado demais, e o resultado pouco. Aprendi muito nesse tempo, mas me parece que não vai dar certo. Mas não vou desistir, se não der resultado, paciência, não deu. Me entreti e aprendi no processo, já valeu a experiência. Por enquanto não penso em iniciar outro cultivo, nem de shimeji nem de cubensis. Vou seguir este e ver no que dá. Um escritor de quem gosto uma vez disse que as grandes experiências são aquelas às quais nos entregamos de maneira pura, sem restrições nem expectativas. E é essa a minha "vibe" em relação a esse cultivo.
;-)

Não sei se como cogumelo dele. Mas a viagem tá boa.
 
Cara, se a parada não for feita direito a chance de dar certo cai a praticamente 0. Vc pode fazer a parada bombar com custo 0, pode usar só arroz cru, um pouco de farinha de trigo e tal, o pleurotus precisa mais é de celulose bruta ou lignina, tipo serragem e casca de árvore, isso vc arruma na rua mesmo, é bem diferente do cubensis, que nasce na bosta, onde existe mais matéria orgânica. Vc vai ter trabalho pra esterilizar, mas depois disso feito é moleza, o substrato tomado de micélio aguenta bem sem contaminar. Em vez de usar tupperware tente fazer em potes de vidro (aqueles de azeitona mesmo), nem precisa ser em sacos como eu fiz. É melhor usar substrato picado, em pedaços bem pequenos bem umedecidos, assim vc aumenta a superfície de contato com o micélio, que assimila mais a celulose. Não precisa prensar muito no pote. Deixe no escuro até estar tudo branco (mais ou menos 15 dias) tomado de micélio, depois disso abra a tampa e deixe em um lugar bem úmido, com temperatura entre 15 e 25 graus. Não tem erro. O shiitake bomba mais que o Pleurotus e é mais gostoso, mas demora mais tempo para frutificar. Eu fiz um post detalhando bem a minha produção, tem umas fotos boas, dê uma olhadinha lá. Tenho certeza que dará certo, vc tem paciência e vontade de fazer, isso já aumenta bastante as suas chances. Boa sorte...
 
Cara, se a parada não for feita direito a chance de dar certo cai a praticamente 0. Vc pode fazer a parada bombar com custo 0, pode usar só arroz cru, um pouco de farinha de trigo e tal, o pleurotus precisa mais é de celulose bruta ou lignina, tipo serragem e casca de árvore, isso vc arruma na rua mesmo, é bem diferente do cubensis, que nasce na bosta, onde existe mais matéria orgânica. Vc vai ter trabalho pra esterilizar, mas depois disso feito é moleza, o substrato tomado de micélio aguenta bem sem contaminar. Em vez de usar tupperware tente fazer em potes de vidro (aqueles de azeitona mesmo), nem precisa ser em sacos como eu fiz. É melhor usar substrato picado, em pedaços bem pequenos bem umedecidos, assim vc aumenta a superfície de contato com o micélio, que assimila mais a celulose. Não precisa prensar muito no pote. Deixe no escuro até estar tudo branco (mais ou menos 15 dias) tomado de micélio, depois disso abra a tampa e deixe em um lugar bem úmido, com temperatura entre 15 e 25 graus. Não tem erro. O shiitake bomba mais que o Pleurotus e é mais gostoso, mas demora mais tempo para frutificar. Eu fiz um post detalhando bem a minha produção, tem umas fotos boas, dê uma olhadinha lá. Tenho certeza que dará certo, vc tem paciência e vontade de fazer, isso já aumenta bastante as suas chances. Boa sorte...
Opa. Desculpa a demora em responder, @MicoBiotech , mas estava esperando novidades.

Na próxima semana espero ter algumas, em casa e na minha mesa: primórdias chegaram.

Estou tirando umas duas fotos por dia, pra ter tudo bem documentado, mas vou postar só quando o resultado estiver claro: se deu cogumelos bons ou não. Eu sacudi o pote roxo pra acelerar a colonização, que estava lenta, e deixei o pote preto como estava. Ele está bem colonizado, em uma semana ou menos está pronto pra colocar na área de luz, também.

Uma surpresa: a borra de café que eu tinha "esterilizado" no microondas funcionou bem, está colonizada. Eu sacudi de novo, pra o micélio se espalhar mais (apesar de ter bastante micélio pra deixar a borra de café um bloco só) e espero ter novidades sobre isso, também. Se der certo, vou postar detalhado aqui um jeito de fazer o processo inteiro completamente no microondas, só com papelão e borra de café usada. Trabalho de três horas (uma em cada dia), pra ter cogumelos em casa.

Ainda não entendi por que o processo de colonização demora tanto aqui. Mas o importante é que, pelo visto, funciona.
 
Back
Top