- 10/06/2013
- 25
- 23
- 41
Olá, primeiro gostaria de te parabenizar por testar vários métodos, pois é dessa maneira que chegaremos próximos a perfeição. Depois de alguns testes e várias contaminações consegui comer um pouco da minha produção de Pleurotus. Resolvi fazer alguns testes aqui em casa para diferentes substratos, visando o custo zero. Minha produção está de vento em popa e não gastei nem 1 euro (moro em Portugal) para produzir. Te aconselho a não fazer sementes, suas sementes serão os pedaços de BDA. Preparei um substrato com serragem 70%, casca de árvores secas sem resina 25%, arroz 2,5% e farinha de trigo 2,5%. Autoclavei no lab. onde trabalho mas isso pode ser feito na panela de pressão. Depois que o BDA estava completamente preenchido com micélio cortei pequenos "spots" e coloquei dentro das sacas em um ambiente descontaminado. Depois de 15 dias os substratos estavam completamente tomados de micélio e duros. Para simular uma estufa umedecida cortei garrafões de 6 L de água, esterilizei com alcool 70% e coloquei os sacos com pequenos furos. Coloquei uma pequena quantidade de água no fundo do garrafão e lacrei totalmente para não perder a umidade. Deixei em um ambiente com luz solar natural e indireta. Depois de 1 semana surgiram os primeiros primórdios mas não cresceram muito bem, meti a faca e fritei com alho. Depois disso surgiram outros e outros mas eles não ficam muito grande, imagino que seja por causa da pequena quantidade de substrato que coloquei. Fiz novamente com mais ou menos 2 kg de substrato e estou aguardando os resultados.