Opa. Desculpa a demora em responder, @
MicoBiotech , mas estava esperando novidades.
Na próxima semana espero ter algumas, em casa e na minha mesa: primórdias chegaram.
Estou tirando umas duas fotos por dia, pra ter tudo bem documentado, mas vou postar só quando o resultado estiver claro: se deu cogumelos bons ou não. Eu sacudi o pote roxo pra acelerar a colonização, que estava lenta, e deixei o pote preto como estava. Ele está bem colonizado, em uma semana ou menos está pronto pra colocar na área de luz, também.
Uma surpresa: a borra de café que eu tinha "esterilizado" no microondas funcionou bem, está colonizada. Eu sacudi de novo, pra o
micélio se espalhar mais (apesar de ter bastante micélio pra deixar a borra de café um bloco só) e espero ter novidades sobre isso, também. Se der certo, vou postar detalhado aqui um jeito de fazer o processo inteiro completamente no microondas, só com papelão e borra de café usada. Trabalho de três horas (uma em cada dia), pra ter cogumelos em casa.
Ainda não entendi por que o processo de colonização demora tanto aqui. Mas o importante é que, pelo visto, funciona.