Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus (Segunda Tentativa)

Achei um lugar na minha cidade que vende cogumelos frescos. Comprei um pacote de shimeji colhido ontem mesmo, e resolvi tentar cultivar o micélio mais uma vez.
Diário de cultivo completo.
Opa. Desculpa a demora em responder, @MicoBiotech , mas estava esperando novidades.

Na próxima semana espero ter algumas, em casa e na minha mesa: primórdias chegaram.

Estou tirando umas duas fotos por dia, pra ter tudo bem documentado, mas vou postar só quando o resultado estiver claro: se deu cogumelos bons ou não. Eu sacudi o pote roxo pra acelerar a colonização, que estava lenta, e deixei o pote preto como estava. Ele está bem colonizado, em uma semana ou menos está pronto pra colocar na área de luz, também.

Uma surpresa: a borra de café que eu tinha "esterilizado" no microondas funcionou bem, está colonizada. Eu sacudi de novo, pra o micélio se espalhar mais (apesar de ter bastante micélio pra deixar a borra de café um bloco só) e espero ter novidades sobre isso, também. Se der certo, vou postar detalhado aqui um jeito de fazer o processo inteiro completamente no microondas, só com papelão e borra de café usada. Trabalho de três horas (uma em cada dia), pra ter cogumelos em casa.

Ainda não entendi por que o processo de colonização demora tanto aqui. Mas o importante é que, pelo visto, funciona.
Gostei dessa idéia de esterilizar no microondas, usei essa técnica quando fui esterilizar um pote para fazer picles e não contaminaram. Vou ver se funciona com os substrato dos fungos. Tente deixar no claro, talvez isso acelere o processo de colonização.
 
Isso ae cara, parabéns, mesmo eles não bombando tanto deram certo. Os meus Pleurotus não bombaram tanto também, mas não desisti. Não sei se acompanhou meus posts mas depois de cultivar e não produzirem tanto fiz um substrato de 2 kg. E veja os resultados, esses me deixaram orgulhosos.
Abraços.
DSC07934.JPGDSC07935.JPG
 
Isso ae cara, parabéns, mesmo eles não bombando tanto deram certo. Os meus Pleurotus não bombaram tanto também, mas não desisti. Não sei se acompanhou meus posts mas depois de cultivar e não produzirem tanto fiz um substrato de 2 kg. E veja os resultados, esses me deixaram orgulhosos.
Abraços.

Hehehe. Se inveja matasse...

Não fiz como você, com sacos plásticos bonitos e provavelmente resistentes à pressão. Me parece que o resultado fica bem mais limpo e agradável. O bom do jeito que eu fiz é que, com um lugar bem úmido pra deixar os cogumelos, cada um dos potes de substrato que fiz tem uns 2, 3 kg. Espero que produzam bem.

Parabéns pela produção, companheiro, estão muito bonitos seus pleurotus. E obrigado pela força, acompanhei seus posts sim.

Abração.
 
Hehehe. Se inveja matasse...

Não fiz como você, com sacos plásticos bonitos e provavelmente resistentes à pressão. Me parece que o resultado fica bem mais limpo e agradável. O bom do jeito que eu fiz é que, com um lugar bem úmido pra deixar os cogumelos, cada um dos potes de substrato que fiz tem uns 2, 3 kg. Espero que produzam bem.

Parabéns pela produção, companheiro, estão muito bonitos seus pleurotus. E obrigado pela força, acompanhei seus posts sim.

Abração.
Os meus pleurotus que fiz com pouco substrato também nasciam desse jeito, meio tortos, só com um corpo de frutificação, com aspectos diferentes. Esse da foto foi o único que saiu bonito. Mas demorou pra caramba, foi o que mais demorou para sair, mas saiu tudo de uma vez. Vou fazer alguns testes aqui com papelão e borra de café. Tenho várias rolhas também, vou fazer alguns testes aqui, se der certo posto fotos depois.
 
Opa. Achei que o tópico já tinha sido encerrado, por isso não me preocupei em entrar. Desculpe a demora em responder.

Seguinte: depois de umas seis frutificações, o bolo parou de produzir. Mas foram boas frutificações, suficientes pra mim e minha esposa (em molho, acompanhando carne). Infelizmente, não saíram cogumelos bonitos - foram todos como os acima, estranhos. À medida que cresciam perdiam a cor. O gosto era o mesmo, entretanto.

No momento estou parado, pensando em shitake (que parecem produzir bem). Mas isso é pra quando der tempo, ando ocupadaço.

Abração. (Falar nisso, se algum administrador passar por aqui, pode encerrar o tópico. Comi bastante cogumelo, já. ;))
 
(Falar nisso, se algum administrador passar por aqui, pode encerrar o tópico. Comi bastante cogumelo, já. ;))

Não é necessário trancá-lo, sempre deixamos os tópicos abertos caso alguém queira acrescentar algo.

Um abraço e volte sempre! :)
 
Ola amigo ainda não produzi, mas ando lendo bastante.
Algum dos motivos da deformação dos seus cogumelos podem ter sido falta de luz, oque deixa o shimeji mais claro e talvez o excesso de gás carbônico que deixa a haste maior q o normal, por estarem confinados em uma caixa o co² fica se acumulando no fundo, o cogumelo querendo respirar faz a haste maior para alcançar pontos com mais oxigênio.
 
Última edição:
InVinoVeritas, de que cidade do RS você é?
Se observar bem, o usuário não acessa o fórum há um ano e meio, será que ele vai te responder? :D
Além disso, será que não é melhor fazer esse tipo de pergunta no perfil dele?
 
Back
Top