Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus (Segunda Tentativa)

Achei um lugar na minha cidade que vende cogumelos frescos. Comprei um pacote de shimeji colhido ontem mesmo, e resolvi tentar cultivar o micélio mais uma vez.
Diário de cultivo completo.

InVinoVeritas

Primórdia
Cadastrado
31/05/2013
33
20
48
Última edição por um moderador:
Parabéns, tá bem explicadinho, bem ilustrado, boa sorte!
 
boa sorte com o cultivo de pleurotus.


fiz umas tentativas com pleurotus eryngii, no papelao foi q é uma beleza, mas quando passei pra palha pausteirizada com 20% de migalhas de semente de algodao, nao deu certo :(

É dificil saber a proporcao de cultura de papelao/substrato de palha...


alguem tem alguma sugestao?
 
Insider, detalha esse "não deu certo", pro meu benefício?

Tenho assistido muita coisa na net, pra me preparar para as próximas fases do cultivo, então tenho, sim, umas observações pra fazer a respeito da tua mensagem.

A primeira é que nem todo pleurotus tem necessidades iguais. Escolhi o ostreatus justamente porque nos livros ele é indicado como aquele que nasce até em capô de carro velho. Talvez o que cê escolheu seja mais sensível.

Fora isso, achei umas dicas interessantes no livro do Paul Stamets (tem aqui no fórum) e no livro abaixo, que é específico pra pleurotus, shitake e orelha-de-pau:
View attachment 40-p-2005-mushrom_screen.pdf
(espero que dê pra fazer isso aqui, nunca tentei atachar um livro em .PDF)
Mas, infelizmente, não tenho como aplicar a maioria dos processos sugeridos. Como disse, é um hobby, não um meio de sustento.

Abração.
 
E aí, gente? Alguém tem alguma idéia se o micélio morreu, estacionou ou o quê?

Coloco o café pra umedecer? Tem algum jeito de estimular? Espero mais tempo pra ver se desenvolve? Ou começo tudo de novo???

Grato. E abração.
 
E aí, gente? Alguém tem alguma idéia se o micélio morreu, estacionou ou o quê?

Coloco o café pra umedecer? Tem algum jeito de estimular? Espero mais tempo pra ver se desenvolve? Ou começo tudo de novo???

Grato. E abração.

O legal é na hora que transfere o papelão, antes, mergulhar ele em água tratada. Café nessa hora não vejo necessidade. E, ficar abrindo pote de milho nesse estágio é só pra contaminar. Qquase sempre o papelão está seco e o micélio não consegue recuperar e se "agarrar" no milho. Coloque os potes em uma incubadora, que vai gerar umidade e quem sabe fazer o micélio se desenvolver.
 
Obrigado pela dica, Tupy. Vou fazer isso da próxima vez. Não sabia que o papelão secava demais. A técnica que eu tenho visto mais é colocar papelão na borra de café, por isso transferi o da borra para o milho. Ver se tinha sucesso. Acho que não está tendo.

Naquelas. Neste fim de semana tento de outra forma. E deixo esses experimentos fermentando.

Daqui a pouco abro o tópico número 3. Hehehe. Abração.
 
Sabe, eu li isso numa assinatura logo que cheguei no fórum e dei risada sozinho. Acho que é uma das melhores frases que li aqui. Não lembro de quem era a assinatura, mas adorei.

A questão é que só leio em relatos e outros fóruns do micélio desenvolvendo muito mais rápido. Por isso estou encanado. :unhas: A corrida contra o apodrecimento e a contaminação está à toda, e o micélio preguiçando, ali. Claro, isso não é o principal fator. O principal fator é:

Quero comer cogumelos logo!!!!

Hehehe.

Abração.
 
borra de cafe menos sucestivel a contaminantes que papelão? pode ter sido coincidência. Café chama bastante contaminacão.
 
Bão, Slade, tenho por experiência própria que a borra de café é suscetível ao trichoderma e cobweb (que se desenvolvem, diga-se de passagem, muito mais rápido que o micélio do cogumelo na borra). Ou seja, nesse caso, cê tá certíssimo.

Mas, se der uma olhada mais acima, vai ver que escrevi que recomendaria a borra de café no lugar do AGAR e PAPELÃO pra culturas, porque são menos vulneráveis a BACTÉRIAS, problema que tive duas vezes, aqui. Se agar ou borra têm diferenças em relação a fungos (eu acho lógico que tenham, mas mesmo assim) eu não sei, não testei. E não recomendo papelão porque o papelão seca e, como disse o tupy, o micélio geralmente fica fraco e não consegue se desenvolver se passado para outros meios.

De qualquer forma, pode ser coincidência, sim. Não sei dizer ao certo, não teria como com só dois cultivos. Fiz o que podia com o material que tinha à mão e, com base no meu cultivo, vou chegando às minhas conclusões. Ou seja: só sei que a borra está funcionando melhor que o agar ou o papelão pra MIM. E, se fosse começar outra clonagem, não usaria papelão.

É esse o objetivo do diário. Através das minhas experiências, chegar a conclusões que possam ajudar outros a cultivar os cogumelos. Mas não prometo absolutamente nenhuma certeza. XD

Só o que der certo pra mim.

Abração.
 
Mas, se der uma olhada mais acima, vai ver que escrevi que recomendaria a borra de café no lugar do AGAR e PAPELÃO pra culturas, porque são menos vulneráveis a BACTÉRIAS, problema que tive duas vezes, aqui. Se agar ou borra têm diferenças em relação a fungos (eu acho lógico que tenham, mas mesmo assim) eu não sei, não testei. E não recomendo papelão porque o papelão seca e, como disse o tupy, o micélio geralmente fica fraco e não consegue se desenvolver se passado para outros meios. /

Você escreveu "bactérias e outros fungos"...

Café favorece sim a proliferação de duende verde e cobweb, que por sinal, são as duas maiores pragas no cultivo de cogumelos. Mas, talvez as bactérias do seu ambiente gostem mais de meio ácido que meio básico.

Papelão realmente seca muito rápido, mas se você hidratar corretamente e vedar muito bem o copo a desidratação demora um pouco pra acontecer. Outra coisa, papelão é só um meio para isolar o micélio e já transferir para outro lugar. Tem que usar o papelão em pouco tempo. Menos de 1 mês preferencialmente.
Uma coisa que percebi, você usou açucar mascavo no papelão? pra que? Micélio de cubensis desenvolve muito bem em papelão e acredito que para ostreatus é a mesma coisa, além do mais bactérias e fungos tem dificuldades para crescer no papelão. Isso é a principal vantagem do papelão, ele é SELETIVO. Se você adicionar açucar/nutrientes está diminuindo a SELEÇÃO, ou seja, está aumentando o risco de contaminação.
Mais uma coisa, dá próxima vez tente passar o micélio(em uma glovebox) do papelão para uma seringa com água. Deixa o micélio hidratar algumas horas. Transferir papelão para borra de café pra mim faz pouco sentido.

É esse o objetivo do diário. Através das minhas experiências, chegar a conclusões que possam ajudar outros a cultivar os cogumelos. Mas não prometo absolutamente nenhuma certeza. XD
Só o que der certo pra mim.
Abração.

Exato. É só o que deu certo para você. Mas você recomendou usar a borra de café no lugar do papelão. Baseado em que?
Não me leve a mal, mas você não fez o uso correto do papelão. Dá uma nova chance pro papelão e volte aqui para dizer como foi.

Abraçoss
 
essa colonizaçao ta muito lenta mesmo, papelao vc pode esterelizar so com soluçao de agua sanitaria, que nao contamina jamais...isso no caso dos comestiveis...melhor usar trigo que milho...
 
Você escreveu "bactérias e outros fungos"...

Ok, mas vamos citar a sentença inteira, então: "recomendaria a borra, e não papelão ou agar (que parece ser mais suscetível a bactérias e outros fungos que a borra), para iniciar a cultura, caso alguém mais planeje plantar shimeji."

O que isso diz? Que o AGAR PARECE (deixei o "parece" em maiúsculas e sublinhado pra destacar - como está no post - que isso se refere ao MEU cultivo da maneira que ele se deu até então) ser mais suscetível a bactérias e outros fungos do que a BORRA. Só isso. Se fôssemos levar as coisas ao pé da letra então sua declaração de que a borra "chama" bastante contaminação está errada. Não tem nenhum duende da borra catando contaminação por aí, ela só é suscetível.
:matreiro::matreiro::matreiro:
Hehehe.
Semântica.

Papelão realmente seca muito rápido, mas se você hidratar corretamente e vedar muito bem o copo a desidratação demora um pouco pra acontecer. Outra coisa, papelão é só um meio para isolar o micélio e já transferir para outro lugar. Tem que usar o papelão em pouco tempo. Menos de 1 mês preferencialmente.

Foi o que fiz. Se ler acima vai ver que no aniversário de um mês do cultivo já tinha dois potes de milho e um pote de borra inoculados.

Uma coisa que percebi, você usou açucar mascavo no papelão? pra que? Micélio de cubensis desenvolve muito bem em papelão e acredito que para ostreatus é a mesma coisa, além do mais bactérias e fungos tem dificuldades para crescer no papelão. Isso é a principal vantagem do papelão, ele é SELETIVO. Se você adicionar açucar/nutrientes está diminuindo a SELEÇÃO, ou seja, está aumentando o risco de contaminação.

Não tinha pensado nisso. Faz sentido. Obrigado pela dica.

Mais uma coisa, dá próxima vez tente passar o micélio(em uma glovebox) do papelão para uma seringa com água. Deixa o micélio hidratar algumas horas.

Também não conhecia essa técnica, não li em lugar nenhum. Isso é precioso e vai ser usado. Obrigado. E eu inclusive quis deixar sublinhado pra salientar. Isso eu acho que é informação útil pra todos.

Exato. É só o que deu certo para você. Mas você recomendou usar a borra de café no lugar do papelão. Baseado em que?
Não me leve a mal, mas você não fez o uso correto do papelão. Dá uma nova chance pro papelão e volte aqui para dizer como foi.

Sabe, eu pretendo fazer isso. Vou experimentar diferente no próximo cultivo, fazer mais retalhos de papelão e colocar direto em um lugar pra crescer com borra e serragem.

Slade, não implica com a borra, não. Tem uma informação importante pra que (não me leve a mal) cê não deu atenção suficiente: eu não estou falando de cubensis, estou falando de shimeji. Dá uma lida em outros cultivos por aí, visita o YouTube, alguns sites em que cultivadores trocam experiências, e depois volte aqui pra dizer o que viu. Garanto que vai ver muita borra de café neles. E papelão deitado na borra de café é o meio mais usado de cultivo caseiro.
:bigode:

Deixa eu salientar uma coisa, porque acho que não ficou suficientemente claro: obrigado pela sua contribuição. Gostei que cê tenha olhado o tópico, e gostei que cê tenha comentado.

Abração.

essa colonizaçao ta muito lenta mesmo, papelao vc pode esterelizar so com soluçao de agua sanitaria, que nao contamina jamais...isso no caso dos comestiveis...melhor usar trigo que milho...

Boa. Trigo é difícil de obter aqui, mas acho que vale a pena. Usei o milho porque vi em outros posts (acho que do Mauricio) que o milho fornece um micélio mais forte e faz o cultivo produzir mais. Água sanitária vou usar pra preparar o substrato, que é serragem (grossa), borra de café (que pode ir no microondas) e papelão. Acho que vou ferver tudo na panela de pressão por uma hora. Depois de deixar uma hora na água com água sanitária (que vai sumir na pressão). Que acha?

Abração.
 
Última edição por um moderador:
e uma boa , borra de cafe tambem e muito bom, se eu fosse vc faria uma pasteurizaçao simples que ja resolveria o problema,mas vale lembrar que no papelao eles produzem frutos enormes...to acompanhando
 
Não tem nenhum duende da borra catando contaminação por aí, ela só é suscetível.

Nunca viu duende verde colhendo borras por ai? Não está fazendo uso correto dos cogumelos, meu caro. kkk

Foi o que fiz. Se ler acima vai ver que no aniversário de um mês do cultivo já tinha dois potes de milho e um pote de borra inoculados.
Eu vi as datas antes de postar e já tinha constatado isso. Só comentei por que você disse que desidrata rápido. Apenas para frisar. Outra coisa que esqueci, rola fazer a reidratação do micélio no papelão. O @Mortandello vai saber te dar maiores informações, mas, basicamente é injetar nova água no papelão.

Slade, não implica com a borra, não. Tem uma informação importante pra que (não me leve a mal) cê não deu atenção suficiente: eu não estou falando de cubensis, estou falando de shimeji. Dá uma lida em outros cultivos por aí, visita o YouTube, alguns sites em que cultivadores trocam experiências, e depois volte aqui pra dizer o que viu. Garanto que vai ver muita borra de café neles. E papelão deitado na borra de café é o meio mais usado de cultivo caseiro.

Foi mal. Realmente não conheço nada de shimeji. Tudo que falei foi baseado no meu conhecimento de isolamento de cubensis. Mas fiquei interessado...Talvez você possa pesquisar mais e nos contar essas diferenças. Acho que falta tutorial sobre cultivos/isolamentos de comestíveis no fórum.[/quote]
 
Companheiro, não estou fazendo qualquer tipo de uso dos cogumelos para efeitos psíquicos.

A mágica que eu procuro é a alquímica, do tipo que acontece quando misturamos cogumelos, bacon, cebola, alho, cebolinha e manteiga. Hehehehe.

Talvez um dia, num acampamento, se me deparar com cubensis ou panaeolus cyanescens (que tem bastante na minha região) e lembrar das dosagens, eu experimente. Ou se achar algum amanita em uma viagem à Serra gaúcha e a patroa se sentir disposta. Mas, pra falar a verdade, não sou muito dessas coisas.

Cultivar, não vou nem tentar. Tenho muitas limitações aqui pra achar que consigo resultados bons, não tem vermiculita, e, pra melhorar, os danados são tão sensíveis que, mesmo tendo conseguido quase trinta dias no milho sem contaminar, acho muito difícil eu conseguir ter sucesso. O shimeji é outro caso, não é tão vulnerável.

Uma coisa que está nos meus projetos é ter um jardinzinho de plantas mágicas, um dia. Flores, trepadeiras, cactos, um monte de coisas foram consideradas sagradas pelas mais variadas culturas. Mas não tenho intenção de usar, não, só apreciar a carga enorme de história e de relação com o mundo que a mera presença dessas plantas traz.

Cogumelos, não acho prático: são difíceis de cultivar e duram muito pouco, se você não vai comer é um trabalhão enorme pra pouco tempo de vida útil.

Sobre postar mais informações sobre o shimeji... bão, tou fazendo isso. Mas tem tutoriais bem fáceis no YouTube.

(esse é só um exemplo, dá pra procurar por 'oyster mushrooms', 'pleurotus ostreatus' ou 'shimeji', e também 'coffee mushrooms', entre tantas outras combinações)

O jeito normal de plantar isso pra cultivo caseiro é fazer o spawn no papelão e enterrar na borra de café, mas é melhor adicionar serragem. E o melhor resultado que eu tive aqui foi clonar o cogumelo usando borra de café como meio nutritivo.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top