Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pf TEK com Refrigeração - Cultivo no NE

Diário de cultivo completo.
Olá galera,

Depois de muito pesquisar, avaliar as condições e planejar decidi que é hora de iniciar meu diário de cultivo. Essa jornada não começa com a montagem do bolo, mas sim com a resolução de um problema mais complexo:

a temperatura ambiente na minha cidade oscila de 28º a 32º, o que é um pouco acima do recomendado para todas as etapas de desenvolvimento da espécie que eu escolhi (cubensis).

Postarei o resultado das pesquisas para os colegas mais experientes me corrigirem no caso de algum equívoco. As melhores temperaturas em cada uma das etapas é:
- [Spawn] desenvolvimento do micélio é: 24º-27º
- [Primordia] desenvolvimento dos primeiros pinos: 20º-22º
- [Fruit Body Development] desenvolvimento dos frutos: 20º-22º
OBS: podem variar conforme o strain

1ª Tentativa - Sistema de resfriamento com fan de 120mm~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Desmontei o velho pc, coletei os fans/coolers, pus dentro de uma caixa de madeira. Eu ainda não comprei a que se tornará o terrário, pois não decidi o material ao qual farei. Vou tomar essa decisão quando tiver elaborado melhor meu sistema de resfriamento, já que ela será um importante componente. Medi a temperatura em três condições dentro de um copo de água, na superfície da água dentro do copo e no ar externo da caixa. Todas as temperaturas foram medidas com a caixa fechada, aguardei a temperatura estabilizar durante cinco minutos e então registrei os resultados.

Temperatura Ambiente: 29.6º
- Ar da caixa: 29.0
- Superfície da água no copo: 27.4
- Fundo do copo: 28.3

Ou seja, nem arranhou a temperatura. O sistema acima é uma tentativa de simular um terrário. Algumas diferenças: o terrário provavelmente terá uma umidade maior o que pode derrubar a temperatura, mas ainda sim derrubaria muito pouco, correndo um risco enorme de em um dia quente eu ultrapassar os valores delimitados novamente. Além disso, eu nunca conseguiria alcançar uma temperatura de 22º com um sistema assim.

Depois de refletir, pensei que isto pode estar acontecendo porque não há troca de temperatura do ambiente interno para o externo. Daí caí em uma cadeia de ideias:

Ideia: Sistema de refrigeramento externo, onde um cooler + dissipador seria conectado a um conjunto de fios de cobre que seriam apoiados na parte superior da caixa, esfriando o ar de cima da caixa que cairia sobre nossa plantação.
Problema: Não testei, cheguei a conclusão que eu precisaria de vários coolers e muito fio de cobre pra conseguir chegar a temperatura adequada. O cobre talvez não seria um condutor de temperatura adequado para isso e a minha margem de erro ficaria muito próxima do limite. Ou seja, teria um trabalhão, sem garantia de que daria certo.

Ideia: pensei então de por a bomba de aquário que fica no copo dentro da geladeira, assim ela roubaria frio da geladeira e empurraria ele pela mangueira para dentro do sistema.
Problema: minha esposa nunca permitiria, pois além dos problemas óbvios, isso tenderia a prejudicar a borracha da geladeira, além gerar um vazamento ao redor da mangueira que daria muito trabalho de resolver e provavelmente prejudicaria a abertura da porta. Além disso, eu teria que explicar aquela arrumação pra toda visita da casa :facepalm:

Cheguei a conclusão que eu só ficaria satisfeito com um sistema de resfriamento potente o suficiente para gerar uma temperatura consistente. Logo, eu precisaria de um sistema mais complexo que envolve um controlador de temperatura.

Ideia: Meu primeiro pensamento foi comprar um motor velho de geladeira.
Problema: Imagina só, eu teria potência demais (leia-se gasto de energia) para uma caixa de 70 litros. Parte do frio teria de ser inclusive dissipado para outro lugar. Ou seja, potente demais. Muito desperdício, não rola.

Investiguei então outros dispositivos refrigeradores: ar-condicionado, ar-condicionado de mão... EUREKA

Depois de investigar o funcionamento de um ar-condicionado de mão e um refrigerador de água eu me esbarrei com as danadas das pastilhas peltier. QUE MARAVILHA DA CIÊNCIA!

Corri pro fórum, mas só encontrei tópicos muito antigos e vagos. Parecia ser uma boa direção, mas eu ainda precisaria entender como criar um sistema sólido.


[Continua....]
 
Última edição:
Saturar a câmara de frutificação com ar eu acho meio complicado, ainda que seja por um intervalo de 15 minutos, o ideal seria diminuir a produção de névoa do umidificador mesmo, ou então proceder com a umidificação sob supervisão!
Torço para que dê tudo certo aí !

Não omi,

Eu saturaria de umidade do ar da câmara de primórdia. A portinha que liberaria o ar para câmara de frutificação ficaria sob controle de uma sonda em uma % pré-estabelecida. Essa portinhola poderia até ser de pano, assim a água condensaria no pano e escorreria superfície que separaria os dois.

______________________________

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
photo_2018_08_31_23_12_31.jpg


Foto do 35° dia de cultivo.

Encerrando novamente a fase de primórdia e iniciando a frutificação.

Após três dias "em banho maria" (umidificador ligado direto), achei os bolos beeeeeeeem molhados. Todos os três pareciam bem saturados de água com a vermiculita bastante encharcada.

Os cogumelos que estão brotando de C2 inclusive estão saturados de água também. Provavelmente vão ficar iguais ao do 1° flush do C1.

Por isso resolvi seguir o caminho extremo oposto. Desliguei o umidificador. Não irei usar nada para umidificar, deixarei só a bomba de água na pedra porosa. Optei por isso, porque sempre que chego lá, percebo que o nível de água no copo onde estou infundido água com a bomba está menor, ou seja esta água está indo para o ar. Como o ambiente é bem fechado, vou por minhas fichas de que a umidade lá dentro é o suficiente.

Sigo apostando enquanto meu supremo controlador não chega. :cautious:

Volto lá no 38° dia pra verificar.

Mas me digam aí, isso tem nem perigo de ser TKSSS. É albino A+ né não? Aposto que o vendedor se equivocou. Na loja digital que comprei os esporos só haviam essas duas strains.

______

@Mitopilubare esse você também não vai conseguir interagir.
 
Última edição:
Bom dia! Sou novato então minha resposta não e confiavel RS, mais esses aí estão um pouco diferentes do meu, e se não me engano o meu é A A +. Enfim , no meu só vi vou até agora aqueles 3, cresceram Rapidão , os outros estão stagnados, não estão crescendo mais , só tem um bolo novo que estou esperando pinar e tem meus 3 Bulls colonizando.
Como não tive paciência, colhi esses 3 e tive minha primeira experiência com cogus quarta feira, foi fodaaa RS, nível 3 . Quando eu tiver tempo relato Aki no fórum, muita correria no momento.
Novamente, parabéns pela sua dedicação irmão . Sorte aí !
 
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

37° dia

Colhi o bolo C2.

Errei pelo outro extremo. Ao deixar o umidificador desligado por três dias, os bolos ficaram bem ressecados, o extremo oposto da experiência anterior. Inclusive acredito que não pinaram por isso, falta de umidade.

Por outro lado, os cogumelos que coletei estavam bem sequinhos, com consistência borrachudo. Bem mais agradáveis e até pareciam apetitosos. Me pergunto se não seria interessante nos cultivo futuros, reduzir a umidade de forma planejada nos últimos dias de frutificação para ficarem nessa consistência na hora de colher. Algo que só a experiência me dirá. Eu demorei e eles até esporularam dentro do terrario, não vou mexer. Depois ponho a água do terrario no jardim. Vai que... né?

Pus os três bolos pra encharcar (dunk) novamente. Inclusive C3 que ainda nem pinou.

Estou na dúvida se ligo o umidificador 15m/2h; 15m/3h; ou 15m/4h. Ê vida cruel essa de quem não tem higrometro. Kkkkkk

Balança ainda não chegou também.
 
@WoD Então...
Tive problemas de excesso de umidade, depois falta de umidade...
Resolvi comprando um timer, dai deixava ligado, 10, 15min por hr...
Mas eu não tinha um climatizador, era uma bomba de aquário.
Boa Sorte.
 
O ideal nestes casos de uso de umidificador, seria usar um higrostato, igual o que te mostrei por MP, onde vc tem controle total. Acabei comprando um e atende em 200%. O "punk" é que pro nordeste os fretes custam uma fortuna, talvez valha a pena avaliar a aquisição na China, aí é ter paciência!

Abraços!
 

Estou usando um semelhante para fazer o controle de tempo do umidificador.
Prefiro os analógicos, digitais me traumatizaram.

O ideal nestes casos de uso de umidificador, seria usar um higrostato, igual o que te mostrei por MP, onde vc tem controle total. Acabei comprando um e atende em 200%. O "punk" é que pro nordeste os fretes custam uma fortuna, talvez valha a pena avaliar a aquisição na China, aí é ter paciência!

Abraços!

Sim, seria o ideal. Mas o meu ainda não chegou. Comprei um no aliexpress que é termostato e higrostato. Até ele chegar, vou ter que me virar com controlador por timer.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

Balança chegou. A partir de agora as produções serão pesadas.

Quanto a umidade, eu acabei optando por fazer 15m/2h e quando cheguei de viagem (5 dias sem ver o cultivo) os bolos estavam bem secos. Alguns poucos pins e inclusive uns 2 ou 3 abortos (meu critério é quando a ponta do pin fica preta). Aumentei para 15m/1h pra ver se dá uma aliviada.

Ow flush sofrido. kkkkkkkkkk
Vai ter que sair esporo :D
 
Eaí galera,

Passando pra dizer que o cultivo continua firme e forte. Estou indo pro 4º flush do bolo que mais se desenvolveu (tKSSS). Mas já colhi albinos 2x e o terceiro bolo de tkss 1x.

Durante esse tempo troquei minha peltier de uma TECI 12708 para uma 12706. Infelizmente eu queimei enquanto mexia distraído. A primeira tinha potência de 80W enquanto a segunda, na mesmas condições tem 60W. Isso reduziu os intervalos de ciclos. Não fiquei muito satisfeito com a troca, mas não tive escolha. Na cidade só encontrei esse novo modelo, tá faltando geral aqui.

Meu controlar de temperatura e umidade chegou hoje, amanhã devo adaptar o sistema e postar fotos. Infelizmente perdi a contagem de dias kkkkk
Mas vai dar certo.

Ansioso pelo próximo cultivo na verdade, vou fazer um casing :D
Mas só começo quando os bolos terminarem de frutificar.
 
Dicas aos iniciantes. Na etapa da inoculação, já tenha a gloverbox pronta e testada. Não deixe pra construí-la no mesmo dia da inoculação. :(
Saiba como faze-lo com velas e sem glove. Faz tempo que ñ tenho contaminação... e a glove sempre foi um problema, de espaço e das tretas todas que vem com ela. Se a produção é pequena, ñ sei se vale a pena. Já perdi muito tempo com uma serie de coisas e ainda perco com um sistema de resfriamento com peltiers ... porém acho válido saber sobre o método mais simples pelo menos para esses momentos.
 
Saiba como faze-lo com velas e sem glove. Faz tempo que ñ tenho contaminação... e a glove sempre foi um problema, de espaço e das tretas todas que vem com ela. Se a produção é pequena, ñ sei se vale a pena. Já perdi muito tempo com uma serie de coisas e ainda perco com um sistema de resfriamento com peltiers ... porém acho válido saber sobre o método mais simples pelo menos para esses momentos.

Até agora, a glovebox serviu pouco ou quase nada. A única coisa que eu acho que fez alguma diferença foi na confecção dos carimbos, mas disso, só vou ter certeza quando estiver produzindo a partir deles.

Ainda sim, ela tranquiliza a consciência. A preocupação com esses fatores, é pra garantir que quando eu realmente tiver a necessidade de garantir que determinado cultivo não seja perdido, eu me sinta seguro. Exemplo: tentar cultivar uma strain rara, domesticar um cogumelo selvagem, tentar produzir uma outra espécie e por aí vai. Nessas situações, a disponibilidade de esporos é em geral bem complicada. Daí é preciso garantir as melhores chances de cultivo.
 
me sinta seguro.
Nada é seguro... é a vida meu caro. É competição por ela na vdd..rs Glove tbm pode conter contaminações e o método de velas ou bunsen é bom se souber faze-lo...mas te compreendo totalmente. Repita os processos. E vai ficando seguro de si. Clone shimeji a partir de pedaços, repita com fungos mais fáceis e baratos, alimentícios e vai ganhando prática. Quando faze-lo com um q teve um investimento mais alto fará tranquilo.
 
Lembrei de uma que fiz ... pesquisa aqui no forum "glove edredon box" . Usei mo tempo ela, tinha limitações grandes, mas dava para dobrar e guardar. Esterilizava tudo com cândida era massa. Se bobiar faço outra kkkk
Era ingênuo e falava demais.rs
 
A Peltier TEC12706 não aguentou refriar o terrário de 33l.

Meu cultivo basicamente estacionou porque está a temperatura ambiente praticamente (consigo manter estável em 28°, no máximo. Nos dias frios, 26).

A experiencia pra mim, serviu pra ilustrar que, na minha terra, sem resfriamento não vai rolar.
Pelo menos os micélios não amarelaram. Finalmente chegou outra peltier 12708, devo instalar amanhã no domingo. Quem sabe consigo produzir alguma coisa com os bolos ainda.
 
Cara, ja morei num lugar muuuuuuito quente, telha de amianto e tals. Passava dos 30 facim facim.

Eu n tinha nada tecnológico, nd automatizado... o q eu fazia era colocar garrafas de gelo pela manhã, e na hr do almoço (tb pq tinha condições de acompanhar o terrario durante o dia... mas se der pra colocar antes de sair de casa acho q ja rola). Colocava uma garrafa de 1l, ou uma de 1l e outra de 500ml.

O ruim é q diminui a umidade, mas se vc colocar bastaante agua no fundo (sem a argila expandida) ja aumenta bem a umidade. Ou então borrifar ne...

Foram cogus pequenos, mas flushes bons em peso.
 
Poisé,

Sou preguiçoso. kkkkkkkkkkkkk
Eu me conheço o suficiente pra saber que é melhor depender da minha inteligência do que da minha disciplina.
 
Eae galera, o controlador supremo chegou. Com ele consigo manter os parâmetros de umidade e temperatura constantes, além de ligar as ventoinhas e a bomba de oxigênio.

Meu setembro foi bem apertado e eu perdi a mão nos detalhes aqui.
Os bolos ainda estão frutificando, crescendo pins consistentemente. O que mais se desenvolveu está indo pro 4° flush, os demais estão no 2°.
Estou aguardando eles terminarem o processo, pra refazer a Gelatek em um novo isopor. De tantas correções, esse acabou ficando todo cortado e remendado. Já não tenho tanta certeza se vou migrar para um sistema baseado em serpentina. Me parece interessante, mas a quantidade de esforço seria muito grande, visto que já tenho tudo pra um resfriamento baseado em ventoinha. Acho que vou ficar nesse mesmo, pelo menos até aprimorar uma versão final e quem sabe começar a construir esse segundo modelo.

Andei fazendo alguns aprimoramentos na eletrõnica do projeto. Acho que cheguei em uma versão final.
Atualmente estou investindo na disposição interna, dentro da Gelatek. Após alguns testes, percebi que quanto mais superfície de água disponível, melhor é o resfriamento. Com o controlador de umidade novo, que usa uma sonda específica e adequada para analisar este parâmetro, percebi que mesmo sem ligar o umidificador dentro do terrário, ainda seguro uma umidade de 95%, estabilizando em 96.8%. Isso explica porque os cogumelos estavam saindo tão molhados. No futuro, vou manter o umidificador para segurar uma umidade de 100% na fase de pins e depois deixá-lo dentro só como um backup, mas acho que ele nem chegará a ser ligado.

Ter bolos diferentes atrapalhou no controle das fases. Quando um bolo finalizava a etapa de pins, o outro ainda estava entrando. Então acredito que pra ter um melhor controle, seja mais viável investir em um único casing que ocupe todo o espaço útil dentro da gelatek. Meu segundo cultivo utilizará essa técnica.

Tem sido um processo bem engrandecedor e divertido. Algumas frustrações aqui e alí, mas isso só torna o jogo mais divertido. As vezes me pego pensando que talvez cultivar esteja sendo até mais legal do que o próprio consumo kkkk. Digo isso porque estabeleço intervalo de 1 mês pras minhas experiências, então a frequência, no fim das contas, não tem sido tão intensa assim.

Ah sim. Ia esquecendo. Testei diversas técnicas de secagem e conservação e cheguei a algumas conclusões. Produzi uma sepa bem forte de MDK, consumido após 2 semanas conservados. Inclusive a força me surpreendeu e a viagem foi até mais longe do que o planejado. Nessa sepa, eu usei a seguinte técnica: 8h de secagem no ventilador, depois pus numa touca, a touca foi então para um ponte vedado hermeticamente e cheio de sílica laranja que ficou dentro da geladeira. Depois de constatar que estava cracker dry (pareciam cream cracker), eu pus o deposito no congelador. As baixas temperaturas inibem as reações de oxidações no corpo carnoso do cogumelo e, supostamente, o fazem manter a força por mais tempo.

OBS: em uma das experiências, eu congelei-os quando ainda tinha uma parte significante de água, não estava absolutamente desidratados. Quando eles descongelaram para o consumo, conforme posts em diversos fóruns relatam, a aparência não estava boa e foi extremamente desagradável comê-los. Além disso, a potência observada foi bem baixa. Tipo, quase nada.

E é isso. Não vou voltar ao nível de detalhe que eu tinha anteriormente neste tópico. Mas o segundo cultivo deve acontecer no fim deste mês.
 
Meu amigo , sou de fortaleza e tenho um terrário , recentemente comprei um bolo de cubensis pela internet , loja muito responsável e confiável , chegou rápido, recentemente bati algumas fotos ainda com 5 dias depois que coloquei no terrário ,

gostaria de saber por favor se está tudo bem com ele e essa mancha em cima se é ruim, obrigado.
 

Anexos

  • imagem1.jpg
    imagem1.jpg
    390.7 KB · Visualizações: 33
Última edição por um moderador:
Joelson, este não é o local apropriado para essa pergunta.

Entendo a ansiedade, mas precisamos seguir as regras para manter o espaço de discussão organizado.

Entre nesse link, que inclusive já havia passado pra você na mensagem que deixou no meu perfil
Contaminação e Problemas

No canto superior direito, vai encontrar um botão "Postar novo tópico".

Escreva o título do tópico, depois a sua mensagem e anexe suas fotos.

Por último aguarde as resposta.
 
Eaí galerinha,

Nas condições esperadas, o cultivo anda mais lento. Acho que não vai dar muito mais coisa. Hoje fiz uma nova tentativa pra ver se consigo fazê-los pinarem uma última vez, no domingo vou analisar se apareceram alguns pins. Se não saírem vou encerrar este e iniciar um outro.

Mas já antecipando o fim do cultivo, vou sintetizar minha experiência nesse período e registrar aqui o que eu sei até o momento. Quem sabe se no futuro eu não volto nesse post, leio e penso "olha o mané, ainda acreditava nessa baboseira". :roflmao:

INOCULAÇÃO
Uma boa limpeza pode ser fundamental para o processo, mas eventuais falhas não são necessariamente suficientes para destruir todo o cultivo. Então cometer enganos nessa fase, não necessariamente irá destruir todo o seu cultivo. Não obstante, se programar para fazer inoculação em situações diferentes, pode ser uma estratégia interessante de prevenir problemas. Se você nunca fez, recomendo fazer uma inoculação de mentirinha (inocular água ao invés de esporos, passando por todo o processo de esterilizar os copos e etc). Isso vai ajudar a lidar com a adrenalina desse momento muito divertido.

INCUBAÇÃO
Na minha cidade, onde as temperaturas oscilam de 28 a 32 de forma permanente, aprendi que não é necessário muito investimento nessa etapa. Deixá-los dentro de uma caixa de sapato será suficiente para crescerem em cerca de 20 dias, ou ligeiramente mais do que isso. Pouca ou nenhuma energia se faz necessária nessa etapa.

FORMAÇÃO DE PINS
Parece que o micélio precisa de um nível de umidade bem alto para pinar. Isso é facilmente garantido pelo dunk. Minha experiência com o Dunk foi bem positiva, mas me questiono se ele é necessário. Ou se é necessário deixá-lo lá por tanto tempo assim. Fiz Dunks de 6h e visualmente não consegui ver a diferença de um Dunk de 20 minutos quanto a penetração da água. Por via das dúvidas, farei os meus com intervalo de 1h no máximo. Pareceu ser mais efetivo, acionar o umidificador em uma grandes intervalos (15m/30m), garantindo um nível de 100% de água dentro do terrário. Dessa forma, a água acaba condensando sobre o bolos e mantendo-os molhados por mais tempo. Todas as vezes que eu fiz essa estratégia, os bolos pinaram depois de 4 ou 5 dias. E foram muitos Pins, muitos mesmo.

Me pergunto como isso se aplica ao casing. No meu caso,vou fazer furos na parte inferior dele de forma que a água vai condensar na parte superior, descer através da gravidade e pingar para fora. quando alcançar a parte de baixo. No casing, acho que a umidade vai ser segurada com mais facilidade.

Nesta etapa, o intervalo de 21 a 23 graus parece ser fundamental para garantir uma boa pinagem. Quando tive problemas com a Gelatek e as temperaturas oscilaram em 26°, o número de pins reduziu de aproximadamente uns 18 a 20 para 3 ou 4. Em alguns bolos, apenas 1. Não sei se essa queda está relacionando a sequência de flushs (bolos estarem em flushs avançados). Mas estou tentando a creditar as dificuldades de manutenção da temperatura.

4 dias nessa fase parecem ser suficientes. Dias adicionais podem ocorrer, mas observados de perto.

FRUTIFICAÇÃO
Umidade:
No meu terrário, onde há uma quantidade boa de água na parte inferior a umidade se mantem constante em cerca de 95%, mesmo com o umidificador desligado. Isso acontece provavelmente porque como tem um cooler soprando diretamente na superfície da água, as partículas se soltam e ficam rodando por dentro do terrário. Utilizar o umidificador nessa etapa, não importa a frequência, faz com que eles fiquem gelecóides, quase nojentos de pegar e de comer. Tão úmidos que chega a dificultar ainda mais o processo de secagem para conservação. O melhor pra mim é desligar o umidificador, ou acionar o controlador para ligá-lo se o ambiente alcançar menos de 85% (o que nunca acontece), até alcançar 95% novamente. Quando o umidificador ficou ligado durante todo o período de crescimento dos frutos, os cogumelos ficaram com uma textura mais borrachuda, próximo ao que se descreve na experiências dos outros cultivadores. Pareciam até saborosos quando eu ia colhê-los.

Iluminação: Usei ciclos de 12 horas inicialmente, depois reduzi pra 6h e agora estou atualmente testando ciclos de apenas 1h. Isso porque o LED esquenta e complica minha vida em relação ao controle de temperatura. Quando usei 12 ou 6, os cogumelos cresceram para todos os lados. Quando passei a usar 1h, eles começaram a se direcionar para a luz. Ainda não tenho uma conclusão sobre este fator. Mas por hora, 1h parece bastar.

Temperatura: temperatura também parece ser chave. Quando mantive todos no intervalo 21 a 23, os cogumelos seguiram crescendo. Quando a peltier queimou e eu só conseguia manter 25 a 26, imediatamente os cogumelos abriram cortando o crescimento esperado pela metade. Então acho que manter as condições de temperatura facilita crescimento de frutos maiores.

Trocar de Ar: durante todo o cultivo eu deixei uma bomba de ar ligada 24h. Agora, com o controlador, estou reduzindo isto para 5 trocas de ar completas por dia. Acredito que sejam suficientes. Mais testes serão necessários nessa direção.

Outros fatores: uma coisa curiosa que eu não tinha lido em lugar nenhum é que a presença de esporos nos tecidos do cogumelo parece fazer com que frutos que não estavam no momento esperado de abrir os esporos, os façam. Ou seja, é importante retirar os frutos antes de esporularem, pois se você não fizer, eles vão esporular e impedir o crescimento dos demais que, por sua vez, esporularam muito pequenos. Inclusive, será que se esses esporos ficarem rondando o terrário eles não vão fazer os cogumelos dos flushs seguintes esporularem quando menores? Boa hipótese para teste.

SECAGEM E CONSERVAÇÃO

Tentei de muitas formas. Algumas deram certo e outras deram MUITO certo. A melhor combinação para mim foi colher os frutos, deixá-los no ventilador durante 4h, pô-los em um pote com sílica laranja dentro da geladeira até eles ficarem cracker dry e por último mandar pro freezer. É muito importante destacar que eles só podem ir pro freezer depois que estiverem absolutamente sem nenhuma água. Aqui, estou mantendo dois potes. O do freezer e o da geladeira. Assim movo-os de acordo com a necessidade. Isto gerou cogumelos muito fortes. Pretendo manter essa estratégia, pelo menos por hora, já que ela faz sentido teórico também.

CONFECÇÃO DE CARIMBOS
Tomei todos os cuidados necessários, realizando o processo dentro de uma glovebox limpa com alcool 70 (inclusive estou com medo de ter matado os esporos o_O. Mas ainda não testei nenhum dos carimbos que criei. Por isso, ainda não tenho conclusões sobre esse processo.

DIREÇÕES PARA O FUTURO
Agora tenho uma furadeira, então muito em breve vou migrar a Gelatek para um cooler de poliuretano. Vou aumentar o tamanho do dissipador de alumínio e usar um cooler de geladeira (127-240v) para remover o calor do lado quente da peltier. Do lado de dentro, vou usar um dissipador menor, assim como cooler menor também, diminuindo o fluxo de ar dentro do processo. Vou aposentar minha lâmpada 6500k e tentar usar um pedacinho de fita LED e ver se é o bastante. Mas isso será só quando eu tiver tempo, por hora vou iniciar o próximo cultivo na Gelatek atual. Ela tem problemas, frente as diversas correções e uma tampa com uma camada de isopor muito fina. Mas por hora tá dando conta suficiente bem do serviço.

PF TEK é legal, mas considero um grande desperdício de espaço. Além dos mais, é impossível sincronizar os tempos dos diferentes bolos, fazendo com que quando uns estão em criação de pins, outros estejam frutificando. Isso complica, visto que preciso manipular as condições ambientais. Espero que com casing, o crescimento seja mais uniforme. O aproveitamento de espaço certamente será melhor.

e é isso. Meu próximo post provavelmente será o último neste cultivo, que apesar de cheio de dificuldades, considero bastante exitoso e muito importante para a minha aprendizagem. :p
 
Conforme o esperado, os bolos não renderam novos pins e por isso optei por encerrar este cultivo.

O passo final foi desmontar a gelatek, tirar tudo de dentro e lavá-la. Pra isso usei uma escova de sapato + uma escova de dente velha com detergente de cozinha. Isso foi suficiente para tirar todas as manchas de esporos. Depois de esfregar tudo e deixar o isopor parecendo novo, borrifei bastante alcool 70 e deixei ela fechada. Vai ficar lá até quinta-feira, quando vou secá-la e guardá-la até o próximo cultivo entrar na etapa de frutificação.

Cultivo encerrado.
 
Back
Top