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Completo Pf TEK com Refrigeração - Cultivo no NE

Diário de cultivo completo.
Olá galera,

Depois de muito pesquisar, avaliar as condições e planejar decidi que é hora de iniciar meu diário de cultivo. Essa jornada não começa com a montagem do bolo, mas sim com a resolução de um problema mais complexo:

a temperatura ambiente na minha cidade oscila de 28º a 32º, o que é um pouco acima do recomendado para todas as etapas de desenvolvimento da espécie que eu escolhi (cubensis).

Postarei o resultado das pesquisas para os colegas mais experientes me corrigirem no caso de algum equívoco. As melhores temperaturas em cada uma das etapas é:
- [Spawn] desenvolvimento do micélio é: 24º-27º
- [Primordia] desenvolvimento dos primeiros pinos: 20º-22º
- [Fruit Body Development] desenvolvimento dos frutos: 20º-22º
OBS: podem variar conforme o strain

1ª Tentativa - Sistema de resfriamento com fan de 120mm~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Desmontei o velho pc, coletei os fans/coolers, pus dentro de uma caixa de madeira. Eu ainda não comprei a que se tornará o terrário, pois não decidi o material ao qual farei. Vou tomar essa decisão quando tiver elaborado melhor meu sistema de resfriamento, já que ela será um importante componente. Medi a temperatura em três condições dentro de um copo de água, na superfície da água dentro do copo e no ar externo da caixa. Todas as temperaturas foram medidas com a caixa fechada, aguardei a temperatura estabilizar durante cinco minutos e então registrei os resultados.

Temperatura Ambiente: 29.6º
- Ar da caixa: 29.0
- Superfície da água no copo: 27.4
- Fundo do copo: 28.3

Ou seja, nem arranhou a temperatura. O sistema acima é uma tentativa de simular um terrário. Algumas diferenças: o terrário provavelmente terá uma umidade maior o que pode derrubar a temperatura, mas ainda sim derrubaria muito pouco, correndo um risco enorme de em um dia quente eu ultrapassar os valores delimitados novamente. Além disso, eu nunca conseguiria alcançar uma temperatura de 22º com um sistema assim.

Depois de refletir, pensei que isto pode estar acontecendo porque não há troca de temperatura do ambiente interno para o externo. Daí caí em uma cadeia de ideias:

Ideia: Sistema de refrigeramento externo, onde um cooler + dissipador seria conectado a um conjunto de fios de cobre que seriam apoiados na parte superior da caixa, esfriando o ar de cima da caixa que cairia sobre nossa plantação.
Problema: Não testei, cheguei a conclusão que eu precisaria de vários coolers e muito fio de cobre pra conseguir chegar a temperatura adequada. O cobre talvez não seria um condutor de temperatura adequado para isso e a minha margem de erro ficaria muito próxima do limite. Ou seja, teria um trabalhão, sem garantia de que daria certo.

Ideia: pensei então de por a bomba de aquário que fica no copo dentro da geladeira, assim ela roubaria frio da geladeira e empurraria ele pela mangueira para dentro do sistema.
Problema: minha esposa nunca permitiria, pois além dos problemas óbvios, isso tenderia a prejudicar a borracha da geladeira, além gerar um vazamento ao redor da mangueira que daria muito trabalho de resolver e provavelmente prejudicaria a abertura da porta. Além disso, eu teria que explicar aquela arrumação pra toda visita da casa :facepalm:

Cheguei a conclusão que eu só ficaria satisfeito com um sistema de resfriamento potente o suficiente para gerar uma temperatura consistente. Logo, eu precisaria de um sistema mais complexo que envolve um controlador de temperatura.

Ideia: Meu primeiro pensamento foi comprar um motor velho de geladeira.
Problema: Imagina só, eu teria potência demais (leia-se gasto de energia) para uma caixa de 70 litros. Parte do frio teria de ser inclusive dissipado para outro lugar. Ou seja, potente demais. Muito desperdício, não rola.

Investiguei então outros dispositivos refrigeradores: ar-condicionado, ar-condicionado de mão... EUREKA

Depois de investigar o funcionamento de um ar-condicionado de mão e um refrigerador de água eu me esbarrei com as danadas das pastilhas peltier. QUE MARAVILHA DA CIÊNCIA!

Corri pro fórum, mas só encontrei tópicos muito antigos e vagos. Parecia ser uma boa direção, mas eu ainda precisaria entender como criar um sistema sólido.


[Continua....]
 
Última edição:
Obrigado @NANER , aqui eu também consegui fazer funcionar. O desafio está sendo gerar mais eficiência, diminuindo custos de energia.

E o terrário como você fez com a questão da luz? Usou LED?
 
[GELATEK]

Estou estudando sobre iluminação interna na gringa (shroomery). Os gringos parecem não conseguir chegar a um consenso se é mais importante ofertar 2000 lux ao terrário ou usar uma iluminação mais próxima ao sol (7500K). Em ambos os casos, lampadas como essa consomem entre 24 e 30 watts de potência.

Vamos falar uma língua fácil de entender, a grana: o sistema de resfriamento ligado consome cerca de 108W. A bomba de aquário consome mais 2.4W. Totalizando 110.4W o consumo total quando o sistema de resfriamento está ligado.

Se o sistema de resfriamento ficar ligado permanentemente, o consumo diário de energia é de 110.4W x 24h x 30 dias = 79.488 kWh/mês
Pensando em uma tarifa de 0,80 R$ para 1 kWh, temos um custo final da conta de 63,60 R$.
Entenderam agora a preocupação com a eficiência?

Se eu conseguir replicar os dados lá em de 26 min de TE/ 4 min de TR, o baque na conta diminuiria para 9,27 R$.

Com a adição de 30W ligadas somente 12h por dia, a conta aumentaria em 8,64 R$.

Ou seja, é preciso estabelecer uma relação matemática aqui pra ver qual das duas opções vale mais a pena. Até mesmo porque o LED esquenta, o que já reduziria eficiência também.

Estou bem cansado agora. Assim que concluir esse cálculo posto aqui.
 
Eai negrada,

Vamos as atualizações:

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DIÁRIO DE CULTIVO
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Resumo:
- Inoculação realizada em 29/07

Eu sempre sou pessimista. Torço pro melhor, mas me preparo pro pior.
No dia 02/08, 5º dia, abri os copos pra ver o estrago dos erros que aconteceram da etapa de inoculação:

A1.jpg

Pois num é que o 'negoço tá dando certo?

Uma dúvida: estou achando que não moí direito os grãos de arroz e eles ficaram muito grandes. O que vocês acham?

As duas imagens são de um mesmo copo. Ele foi o único (de cinco) em que eu consegui ver algum sinal do desenvolvimento micelial. Analisando a posição, eu optei por fazer algumas mudanças na caixa encubadora. Antes eu estava usando uma caixa de isopor sem tampa, onde o termostato ficava dentro de uma garrafa de vidro em pé (por isso não dava pra por a tampa), com os copos ao redor. Estando eles cobertos por um pano. Eu acho que a luz estava entrando pela garrafa de vidro e pegando nos copos, pois esse daí estava bem na quina e o lugar que o micélio apareceu foi justamente no ponto onde deveria estar mais escuro.

Fiz uma nova incubadora. Peguei uma caixa de sapato que cabia a garrafa-aquecedor deitado e pus os copos ao redor. O termostato está calibrado em 26°. Cobri tudo com 4 camadas de tecido jeans, garantindo que nenhuma luz alcançasse os copos. A temperatura oscila neste cômodo entre 28° a 32° (este últimos em dias infernais). Talvez caia até no máximo de 22° em um intervalo de 2h que vai de 5 as 7 da manhã. Pensando nisso, pus o aquecedor. Segundo o conhecimento interneutico, a strain que eu escolhi TKSSS, tem boa tolerância a altas temperaturas, por isso não me incomodo se a temperatura subir até 32°.

Incubadora1.jpg


Depois dessas mudanças, acompanhei a temperatura por um dia e ela manteve-se em 28º das 7 da manhã as 15 da tarde. A temperatura na cidade era de 30º.


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GELATEK
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Depois de muito labor, estamos chegando a uma versão final do nosso protótipo amigos.

Teste5)~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Tapei o buraco que havia feito antes pra entrada de luz natural, selando com silicone. Fiz um novo, onde pus uma lampada de LED de 3W (7500K). A lâmpada então estava encaixada na parede do isopor, com a ponta para dentro do terrário. O teste de temperatura com ela ligada, gerou os seguintes resultados:

Temperatura Ambiente: 28°
TE: 20m12s
TR: 7m21s
TE: 14m26s
TR: 7m23s
TE: 12m25s
TR: 8m01s
TE: 11m17s
TR: 8m
TE: 10m47s

Variável confundidora: eu enchi o terrário com água gelada e isso afetou bastante os dados. Por isso os tempos elevados no início e positivos no final.

Teste6)~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Notei que a lâmpada estava esquentando bastante a parte interna. Insatisfeito, arranquei-a da parede do isopor e fiz o seguinte. Tapei as duas cavidades do buraco que ficou com uma lâmina de plástico fruto do corte que fiz em uma caixa organizadora que será minha nova gloverbox. De forma que uma lâmina foi colada pelo lado de dentro e outra pelo lado de fora. Colei a lâmpada no lado de fora e a amarrei ao terrário. De forma que ela está em contato direto com a primeira camada de plástico, que por sua vez está em contato com o ar dentro da cavidade e então o plástico dentro do terrário. Ao final dos testes cujos resultados são expostos a seguir observei que o plástico de dentro não estava quente. Nestas condições, este teste foi feito com esta lâmpada acesa. Eu também reforcei com uma camada de EVA o interior da antiga entrada de luz que eu havia colado o isopor. No final do último teste, vi que a cola que estava para fora estava um pouco gelada o que denunciou que estava entrando calor por ali. Com a capa de EVA, ao final deste teste esta mesma cola continuava na temperatura ambiente.

Temperatura Ambiente: 28°
TE: 11m00s
TR: 10m58s
TE: 11m32s
TR: 9m50s
TE: 11m49s
TR: 8m21s
TE: 12m29s
TR: 8m45s
TE: 11m46s
TR: 7m50s
TE: 12m00s

A medida que os componentes internos vão resfriando, vai ficando mais fácil resfriar e mais difícil esquentar. Observe que o primeiro TE é 11m e o últimos 12. Os testes até agora tiveram duração máximo de 2h.

Direções para o futuro:
- Teste com a lâmpada apagada.
- Fazer uma saia ao redor do contato da tampa com a caixa, vedando o ar que passa por ali.
- Conseguir uma pedra porosa. Maldita mangueira! Não para de escapulir do copo! (No teste acima, em nenhum momento a gelatek foi aberta, mas no início tive que recomeçar tudo umas duas vezes).
- Foca na Umidade.
- Testar utilizar um dissipador maior no lado da exaustão.

a2.jpg


Os panos é um pequeno teste que estou fazendo, tentando aumentar o nível de umidade interno. Só vou conseguir saber se a umidade está adequada quando fizer testes mais prolongados. Por enquanto as paredes parece um pouco úmidas, mas acredito que possa melhorar se passar mais tempo aberto. A umidade relativa na minha cidade é de 64% a 83% em média, neste mês.

ERRATA
- O cálculo de energia acima está errado. Pesquisei um pouco melhor e a Peltier que eu comprei (TECI 12708) só chega a até 79W de potência.
 
Última edição:
Uma dúvida: estou achando que não moí direito os grãos de arroz e eles ficaram muito grandes. O que vocês acham?.
O fato de moer bem o grão seria para uma colonização mais rápida, melhor. Deixar eles maiores ajuda a não compactar bem o substrato. Tem gente que prefere o pó, tem gente que prefere o grão, eu gosto de um meio termo hehe :)
Pelo que vejo você vai ser um cultivador de mão cheia hermano :contente: Ainda vou aprender muito contigo, avante! :LOL:
 
É noises.

Entrei em cheio no estudo. E quando falo estudo, é estudo mesmo viu. Doido pra entender melhor as condições de crescimento, testar hipóteses e por aí vai.

Vamos por os bishim pra crescer no NE! :)
 
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DIÁRIO DE CULTIVO
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Fotos do 9º dia de cultivo


ezgif_com_crop.gif


O copo que demonstrou colonização está em 70%. Sem sinal de contaminação até o momento.

Outros dois copos demonstraram sinais de colonização.

photo_2018_08_06_12_22_09.jpg
photo_2018_08_06_12_22_24.jpg


Não sei se ficou muito claro na imagem, mas em todos os copos o micélio está extremamente rizomórfico. Estou bastante satisfeito com o progresso até agora. Ire checar novamente no 12° dia. Acredito que irei aniversariá-lo no 15° se manter este mesmo ritmo.

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GELATEK
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Teste 7)~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Condições iguais ao teste 6, mas com a luz apagada:

Temperatura Ambiente: 28°
TE: 17m53s
TR: 6m49s
TE: 17m20s
TR: 7m16s
TE: 17m07s
TR: 7m9s
TE: 16m19s
TR: 7m06s
TE: 15m40s
TR: 7m13s
TE: 16m18s
TR: 7m02s

A luz faz muita diferença em relação ao calor.
 
Última edição:
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DIÁRIO DE CULTIVO
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Fotos do 12° dia

photo_2018_08_10_09_03_50.jpg


Eu havia dito que provavelmente iria aniversariar C1 no 15°, mas vou aguardar até o 20° pra garantir a consolidação.

2 Copos ainda não vingaram. Estou achando que os substratos ficaram muito secos.
Dúvida: vocês acham que valeria a pena injetar água nestes que não vingaram? Com as devidas precauções de esterilização, claro.


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GELATEK
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Teste8)~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Entrando nos testes de Umidade

Ambiente: 28.6° | 63%
[1] [2] [3] [4]
TE: 11m96s 26.5° 57%
TR: 9m57s 24.3° 54%
TE: 13m18s 26.4° 55%
TR: 8m19s 24.2° 57%
TE: 14m26s 26.5° 58%
TR: 8m6s 24.2° 58%
TE: 14m12s 26.4° 58%
TR: 7m52s 24.2° 58%
TE: 14m40s 26.3° 58%

[1] = Tempo de Esfriamento ou Esquentamento, conforme definido em post anterior.
[2] = Intervalo de tempo
[3] = Temperatura medida pelo termohigrometro, e não pelo termostato que controla o sistema de resfriamento.
[4] = Umidade do ar.

[Comentários:]
Tou lascado! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Foquei na temperatura e esqueci da umidade. Agora estou tendo problemas mantê-la adequada. Conforme visto aí no teste, a umidade dentro do isopor está menor do que a externa. Ou pelo menos caiu, assim que o sistema de resfriamento começou a funcionar. Isso pode ter acontecido porque quando o dissipador de alumínio resfria, parte da água contida no ar condensa sobre ele, removendo assim algum nível de umidade. A medida que o teste avançou, a umidade seguiu crescendo, conforme vistos nos dados acima. Optei por deixá-lo ligado por 24h pra ver como o sistema iria se comportar.

Depois de 8h a umidade havia aumentado pra 77%
Depois de 12h a umidade havia aumentado para 86%

Ou seja, o sistema está ganhando umidade, mas muuuuuuuuuuuuuuito lentamente. Tão lentamente que não compensa deixar assim.
[EDIT] Quando abri o terrário o sensor do termohygrometro havia deslocado da parede e estava em cima de uma das pedras de argila. Não se esse aumento de umidade foi real ou se o aparelho estava simplesmente medindo a umidade da pedra. Esta última possibilidade me fez ponderar migrar pra perlita.

Em futuras Gelateks, talvez valha a pena usar um sistema de resfriamento a partir de serpentinas imersas na água do terrário e conectadas a um dissipador com a peltier. Mas como isso envolve uma mudança muito radical, fica pras próximas vezes. Nessa agora vou tentar outras alternativas:

a) Colar um material esponjoso em todas as paredes do isopor.
A princípio, pensei em pegar uma tolha velha e cobrir toda a parte interna, deixando o centro submerso abaixo da argila expandida e as extremidades coladas nas paredes do isopor. A água subiria pela toalha por convecção, garantindo que as paredes sempre estivessem úmidas, aumenta a superfície molhada enormemente. Eu sei... Eu sei... Vou ouvir "ah, mas as toalhas serão vetor de contaminação". Na verdade, qualquer coisa esponjosa será. Tem argila dentro terrário! Um bom processo de esterilização talvez seja suficiente para resolver esta questão. Não precisaria necessariamente ser uma toalha, acredito que esponja de cozinha também sirva. Mas se for uma peça única, ao invés de várias coladas, a convecção vai ser melhor.

b) Comprar um umidificador USB (aproximadamente 50 Golpes).
Eu poria ele do lado de fora do terrário e usaria uma pequena mangueira para coletar a névoa e empurrá-la pra dentro. Isso seria legal porquê aumentaria o volume de ar externo entrando no terrário, aumenta a probabilidade de um sistema com pressão positiva de ar (Mais ar entrando, do que ar saindo. Isso é uma forma de diminuir a possibilidade de vetores de contaminação). Mas eu teria o trabalho de ficar re-abastecendo o umidificador, de preferência com água destilada. Acho muito difícil eu conseguir me manter disciplinado nisso :D. Ele não ficaria 100% do tempo ligado, teria de ser conectado a um temporizador e isto aumenta mais o custo do projeto.

[Observações:]
- Ainda não comprei a pedra porosa pra por na ponta da mangueira da bomba de ar. Será que ela faria alguma diferença pra manutenção da umidade?
- Medi um TE depois de 12h e obtive 22 minutos com TR
 
Última edição:
Só uma atualização sutil.

C1 e C3 com 100%
C2, arrisco dizer, com 95% (Falta só o fundo).

Dois copos não demonstraram nenhum sinal de colonização. Vou re-hidratá-los e manter na incubadora.

Estou aguardando meu umidificador chegar para terminar a automatização do terrário e poder utilizá-lo.
Já estou pensando em um upgrade. Comprar um controlador de temperatura, umidade e timer (para a luz), tudo em um aparelho só. Se eu tivesse feito isso no princípio, teria economizado uma grana.
 
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DIÁRIO DE CULTIVO
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20° Dia desde a inoculação.

C1 e C2 (corrigindo o post anterior) 100% de colonização
C3, arrisco dizer evoluiu pra 97%

C1 e C2 foram removidos da incubador e mergulhados para fincarem ensopados (dunk).
Amanhã serão aniversariados após 12 horas mergulhados. :eba:

photo_2018_08_17_16_26_20.jpg

Que surpresa agradável :feliz:

photo_2018_08_17_16_26_03.jpg

photo_2018_08_17_16_25_59.jpg



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GELATEK
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Fiz o teste do sal no meu higrômetro e comprovei que ele não serve pra p. nenhuma.

Hikari HTH240
Não comprem! A sonda dele não presta.
Pra funcionar teria que encontrar uma forma de mudar a sonda.

No momento estou mais inclinado a comprar um aparelho que tenha controlador de umidade + temperatura + timer simultaneamente. Tipo esse. Sairia mais barato do que comprar um higrômetro bom, novo. Além disso a sonda desse aparelho é trocável. Quando ele descalibrasse, poderia tranquilamente comprar uma nova sem maiores problemas.

Mesmo não tendo certeza quanto a umidade, optei por aniversariar mesmo assim na gelatek. Por encharcar o bolo (dunk) e rolá-lo em vermiculita.

Meu umidificador chega na próxima segunda. Provisoriamente ele vai ficar ligado em um timer até o aparelho citado acima chegar (pode demorar dois meses).
 
Última edição:
No momento estou mais inclinado a comprar um aparelho que tenha controlador de umidade + temperatura + timer simultaneamente. Tipo esse. Sairia mais barato

Considerando seu relato estou cogitando adquirir o mesmo controlador. Se entendi bem, com o aparelho citado poderia controlar/adaptar:
  • 2 temperaturas nativo (mínima/máxima),
  • 1 umidificador nativo (liga/desliga por X segundos),
  • 1 viragem de ovo esquerda c/ timer (adaptar p/ motor de cooler),
  • 1 viragem de ovo direita c/ timer (adaptar p/ motor de borbulhador),
  • e mais alguma coisa que perdi?

Só não entendi se seria possível deixar uma margem de temperatura...(acredito que sim)
Como exemplo: liga aquecedor em 23C e desliga em 25C, liga refrigeração em 28C e desliga em 24C, é assim que funciona?

Quanto a refrigeração, vai usar a peltier, né?
Abusando de seu conhecimento, saberia responder se é viável/possível usar um sistema de refrigeração com bomba de circulação de água fria fazendo a água circular por serpentina de alumínio nas laterais do terrário? Se for viável, esse sistema de circulação daria certo? Ou você recomendaria algum diferente?

Obrigado por dividir conosco seu conhecimento.
.
 
Primeiramente queria parabenizá-lo pelo trabalho, dedicação e organização, gostei muito das tuas postagem e as aulas que você deu kkkkkkkk.
Queria só dar minha opinião em algumas questões:

Gastei 4 seringas de 5ml para fazer 5 copos.
Não precisa de tudo isso, apenas injete um pouquinho da solução de esporos em cada furo, pouco mesmo.

Uma dúvida: estou achando que não moí direito os grãos de arroz e eles ficaram muito grandes. O que vocês acham?
Não se atente tanto a isso, é apenas um detalhe que você pode dar mais atenção futuramente, mas não vai causar a perda dos teus cultivos.

Eu acho que a luz estava entrando pela garrafa de vidro e pegando nos copos
Isso não importa, sério, sempre colonizo meus substratos em uma estante, com luz ou sem, nunca percebi diferença.

Acho que sua ideia é super válida e é muito interessante automatizar o cultivo, mas por experiência própria posso te dizer que de início é muito mais aproveitável optar pelo mais simples, é mais efetivo! E agora que você está começando com o cultivo você poderia dedicar seu tempo e energia para aprender mais sobre o fungo.
No meu primeiro cultivo eu tentei fazer assim tbm, tudo automático, mas só resultou em frustração. Hoje eu sei que tenho muito mais experiência e propriedade para talvez começar a pensar em um projeto assim e que eu deveria ter focado mais no que importava no momento, aprender o cultivo em si!

No momento estou mais inclinado a comprar um aparelho que tenha controlador de umidade + temperatura + timer simultaneamente.
Eu já tive vários aparelhos, posso dizer que além de imprecisos são completamente dispensáveis. Com o tempo você vai aprendendo no "olhômetro" e também entende que o micélio não precisa de números exatos, quem precisa é nós mesmo pra nos satisfazer kkkkkk.
Mas se ainda assim quer ficar de olho no clima, procure por modelos analógicos, TODOS meus aparelhos digitais se mostraram porcaria, apenas os analógicos me passaram mais segurança.
 
Não sei o que tá acontecendo mas não estou conseguindo curtir nenhum post desse tópico, só consegui o primeiro a uns dias atrás.
Tive esse problema em um dos posts, quando eu clicava em curtir dava erro, apenas outras avaliações eu consegui usar.
@Mitopilubare kkkkkkkkk pior que ficou mesmo.
Eu quis dizer que em uma das mensagens do autor do tópico, quando tentei avaliar, a opção "curtir" não estava funcionando, dava um erro do tipo permissão negada. Só consegui dar outras avaliações, como "show de bola", "merecedor".
 
Última edição:
Esqueci de adicionar essa citação no outro post.
Quando tirar a primeira contaminação, inoculo mais um copo em uma nova Gloverbox com a última seringa que restou. Vou depositar minhas esperança nela :desculpa:
Você poderia fazer uma cultura liquida com essa seringa também, ou algumas, assim você poderia fazer essa cultura render.
Com um pouquinho só (1ml ou menos) dessa seringa você poderia inocular uma cultura liquida, que se vingar, vai te render varias inoculações.
 
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