Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA- Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Diário de cultivo: Minha iniciação espiritual.

Oi Pessoal!

É com muita felicidade que compartilho com vocês meu primeiro diário de cultivo. Irei me esforçar ao máximo para que os detalhes não passem despercebidos.

Dei esse titulo ao meu diário (Iniciação Espiritual) porque pra mim está sendo isso. É difícil explicar, mas tenho aprendido demais desde que comecei a estudar os mágicos. Estou aprendendo não só o ciclo de vida deles como estou aprendendo o meu ciclo de vida. Estou aprendendo coisas incríveis sobre mim, sobre meus sentimento e meus fantasmas... Tenho feito muitas analogias desde que comecei o cultivo, e é louco ir descobrindo as coisas antes mesmo de come-los. A primeira analogia que fiz do cultivo com minha vida foi a escolha do substrato... Algumas opções, umas relativamente mais fáceis, outras exigem mais do cultivador, algumas temidas por eles... Resolvi mostrar pra mim que sou capaz de começar por qualquer uma, ou a mais fácil, ou a mais difícil... Escolhi a que exige mais de mim.

Antes dos mágicos entrarem em minha vida, sempre deixava meus projeto inacabado, não terminava nada, absolutamente nada, se começava um curso, não terminava, se ia ler um livro parava na metade, faculdade, nossa, desisti de muitas... E por ai vai. Quando eles entraram na minha vida pensei: “Vou dar vida aos meus projetos” e a partir deles pretendo não deixar nada pela metade, quero da vida aos meus planos, colocar tudo pra funcionar... Essa é uma lição das muitas que estou aprendendo...

Com o desenvolver do cultivo vou falando mais sobre meu aprendizado, agora vou dar detalhe do cultivo e conto muito com a ajuda de todos vocês =)

O cultivo

Substrato: Grãos de milho
Strain: Pesa
Fornecedor: Nosso amigo Becheleni
Inoculação: 17/02/08

O tempo esta corrido, mas vou tentar escrever com a maior riqueza de detalhes o que esta sendo feito.

Dia 14/02/08- Ao chegar do trampo, por volta das 22:30 (todos os dias da preparação do milho foi basicamente feita nesse mesmo horario, completando assim 24H de um procedimento pro outro). Coloquei o milho pra ferver numa panela sem pressão, após 30 min de fervura apaguei o fogo e cubri a panela com papel alumínio.

Dia 15/02/08- Escorri o milho, lavei em água corrente, recoloque na panela e deixei de molho com água sanitária.

Dia 16/02/08- Fiz mesmo processo do dia 15, dessa vez deixei de molho no calcário.

Dia 17/02/08- Teoricamente era pra ter colocado pra ferver na panela de pressão por uma hora, mas como ainda não havia feito a seringa (estava adiando por temer o processo... bobagem!) . Então, nesse dia, lavei o milho em água corrente e recoloquei na panela com água apenas. Deixei quieto.

Dia 18/02/08- Pela manhã fervi durante uma hora na panela de pressão e de noite catei alguns milho que estavam aparentemente não muito bons e joguei fora, sequei um pouco os milhos com um pano de algodão e coloquei nos copos para esterilizar na panela de pressão.

Pronto, acabou o processo do milho... que emoção!

Seringa:

Teoricamente pensei que não teria problema na confecção da seringa, mas me enganei... Passei perrengue! Não demorei muito, mas suei bastante...

Bom, primeiramente limpei todo meu ambiente de trabalho, primeiro com água sanitária e em seguida limpei a mesa e entradas de ar com lysol, passei no chão também e ainda borrifei no quarto. Coloquei todos os materiais na mesa, limpei todos antes com álcool. Depois de prepara o ambiente tomei banho com protex e comecei o processo.

Material usado:
Seringas de 10ml
Ampolas de água destilada (não encontrei a de um litro)
Coletor
Luvas
Mascara (improvisada com papel toalha)
Álcool
Papel toalha
Papel alumínio.

Como meu carimbo estava em papel alumínio, tentei raspar ali mesmo os esporo, então, esfreguei entre os dedo, na hora que abri não havia percebido nada, eles estavam intactos, grudadinhos no alumínio... Comecei a desesperar... Esfreguei mais um pouco e percebi que o papel alumínio estava rasgando, resolvi não arriscar mais. Forrei uma camada de papel toalha onde iria apoiar o carimbo, e embebi em álcool. Raspei o carimbo com a pazinha do coletor. Só que eu achei a coisa tão pouca pra colocar apenas a metade do carimbo que raspei tudo e coloquei no coletor. Com a própria seringa lavei os esporos pra dentro do coletor... Coloquei o restante de água destilada, cobri o coletor com papel alumínio, coloquei no ziploc e pus na geladeira.

Percebi que a água destilada ficou bastante concentrada. Ficou pretinha.

Fiz tudo com muita assepsia.

Tempo de hidratação: 36H

Inoculação: 19/05/08

Acordei cedo e disposta, dei uma geral no quarto. Limpei com água sanitária, depois com o lysol, na mesa de trabalho e no chão, e umas borrifadas só pra garantir! Limpei com álcool todos os materiais antes de coloca-los sobre a mesa. Limpei a panela de pressão externamente com água sanitária. Deixei tudo organizado e fui tomar aquele banho, com protex.

Os esporos estavam na geladeira dentro do coletor, então transferi eles pra seringa apenas na hora da inoculação.

No total inoculei 4 copos.

Transferi os esporos para a seringa, coloquei o protetor e recortei o micropore para cobri os furos. Em 2 copos fiz 4 furos, em cada um inoculei ½ ml de esporos, nos 2 restantes fiz 5 furos, distribui 3 ml entre eles. Fiz isso pra observar o processo de colonização.

Flambei a agulha de um copo para outro e esfriava com álcool. Antes de inocular limpava os copos com álcool.

Pronto, terminei!!

Guardei os copos num tapewere devidamente limpo, cobri ele com uma camada de papal alumínio e deixei dentro do guarda roupa.

Dois dias depois da inoculação fui olhar como andava o processo, não vi nem sinal de colonização.

No 5 dia, ao abrir a incubadora (a curiosidade é muita, todos aqui sabem muito bem disso) vi alguns pontos de micelio (como vcs podem ver nas fotos) e fiquei tão feliz e abobalhada com o trabalho que eu estava realizando... A Emoção de saber que tudo estava correndo bem foi incrivel. Fiquei muito feliz. Agora estou na espectativa da colonização total.

Casing:
Pó de coco
Fibra de coco
Vermiculita
Quentinhas

Esterilização: Primeiro coloquei o pó+fibra de coco em um saco de algodão, o mesmo fiz com a vermiculita em outro saco . Coloquei tudo pra ferver na PP por 40mim. Depois que esfriou na própria panela misturei os 3 materiais com luvas limpas com álcool e coloquei nos copos com 2 camadas de papel alumínio e coloquei novamente na PP por mais 1 hora. Deixei esfriar na panela ate a hora da montagem dos casings. As quentinhas eu deixei por 1H no forno na temp. de 280°C. O forno ficou ligado e aberto na hora da montagem.

Quebrei os bolos num zipclok, (antes deixei um pouco de álcool dentro só pra garantir...) Fiz tudo com muito carinho pra não traumatizar o micélio... Nossa!!! Que cheiro peculiar que eles exalam... Muito bom! Depois que montei os casings fiquei cheirando os sacos por uns 5min, senti um aroma de mofo suave adocicado... (Isso não faz parte do processo, é que amo os cheiros, o sentindo que mais exploro é o olfato)

Os casings foram montados com a ajuda de uma colher e um garfo devidamente esterilizados (diretamente no fogo ate ficar vermelho)

Só na hora abri os copos com as misturas, um a um. Em dois casings coloquei a mistura no fundo e na superfície. Em 1 coloquei apenas vermiculita no fundo,a mistura ficou apenas na superficie e o ultimo não coloquei nada no fundo, apenas a camada superficial da mistura, o micelio ficou em contato direto com a quentinha. Todos coloquei uma camada seladora de vermiculita umida-esterilizada. Montei os casings dessa forma, pois pelo que eu estudei, observei que essa camada de baixo é bastante questionável, por isso quis testar todas as possibilidade pra poder observar as técnicas e tirar as conclusões.

Calculei fazer apenas 3 casings, as camadas ficaram ficarm +ou- nessa proporção: 1,5cm de mistura + 3cm de milho colonizado. Ao termino dos 3 casing havia sobrado milho colonizado, então, fiz o ultimo casing sem a camada de baixo, apenas apenas com a camada superficial e vermiculita como selo.

Como fiz mais casing que o planejado, e comprei apenas uma caixa de isopor de 37L (por falta de tempo de procurar uma maior, pois trabalho e estudo a semana toda) vou precisar Ter 2 terrários, pois a caixa de isopor só dar pra 2 quentinhas. Tenho um balde enorme com tampa lá em casa que vai servir tambem como terrario. Vou usar argila expandida (que já esta esterilizando na água sanitária ) no fundo, e garrafas de gelo,pois ta muito calor por aqui.

Terrário:
Material:
caixas de isopor (23 e 37 L)
Argila Expandida
Retângulos de vidro
Esparadrapo micropore
Bomba de aquário + mangueira e borbulhador
2 pedaços de mangueira comum.

O que fiz:
Primeiramente fiz os retângulos na tampa da caixa e coloquei os vidros para a entrada de luz. Fiz as aberturas para a troca gasosa e as protegi de invasores com espuma de travesseiro (nunca lembro o nome!) e micropore e fiz as as ligações com os pedaços de mangueiras.

A ligação que fiz de um terrario para o outro não surtiu muito efeito, acredito que foi pelo fato da mangueira serfina demais, se fosse aquelas de maquinas daria mais certo...

A argila ficou de molho por uns 2 dias em água sanitária.

Antes de colocar os casings no terrario, limpei todo ele com água sanitária.

A temperatura estou mantendo com garrafas de gelo. Não tenho nada para medir a temperatura, mas acredito que esteja em torno dos 16° - 20°

A umidade esta por conta da argila e do borbulhador, sempre que abro a tampa para trocar as garrafas borrifo nas paredes do Terrário água+água oxigenada.

P.s=> Sempre que troco as garrafas limpo todas com alcool antes de por no terrario, e o mesmo fica aberto o minimo de tempo possivel.

Bom, foi com alegria que mudei o status do meu cultivo para "Completo" pois obtive os frutos... Agradeço a todos que me ajudaram!

Aprendi muito com esse primeiro cultivo, houveram erros dos quais eu aprendi muito também! Os pouco frutos atribui aos seguintes erros: Ao invés de usar água oxigenada vol. 10 usei a cremosa (marinheira de primeira viajem) e isso prejudicou bastante pois ao invés de fornecer oxigênio deixei o meio ácido, isso complicou no crescimento dos pins e conseguentemente no desenvolvimento do corpo frutífero.

Outro ponto que observei, foi na hora de colocar o milho colonizado na marmita, cobri o fundo com a camada casing mas não misturei o milho com vermiculita para distribuir na mesma, então achei que ficou muito compacto.

Esses foram os dois itens que acredito ter complicado meu cultivo, mas ainda colhi 3 cogumelos bonitos e fortes.

Comi esses 3 chapeludos junto com a vitamina de mamão, não tive uma trip, apenas uma brisa que me fez "flutuar" foi mágica, sem alucinações, mas com pensamentos incríveis!

Feliz com meu primeiro cultivo! Primeiro de muitos, se assim permitirem os mágicos.


Marittha
 
Tudo lindo! Já, já eles dão as caras!
Seguinte... Pode me explicar a ligação entre os terrários?

No mais, parabéns! Dá pra ver que tudo foi feito com muito carinho!
Paz e Luz!
 
Seguinte... Pode me explicar a ligação entre os terrários?

Bom, como estava sem grana pra comprar 2 bombas, e comprei um isopor pequeno pros 4 casings (37L) resolvi comprar um menor (23L) e tentar fazer uma ligação entre os dois pra tentar resfriar e umidecer os 2.

A engenhoca eu fiz assim: Consegui um pedaço de mangueira, cortei 2 pedaços e interliguei as duas caixas, na mangueira cobri ela com micropore e coloquei mais camadas vedando os buracos...

Não sei se isso vai funcionar, pois acho a passagem de ar muito estreita... talves uma mangueira de maquina de lavar dê mais certo. O terrario pequeno esta sem casing, pois resolvi deixar incubados um pouco mais, pois não havia nem de longe sinal de miceliona mistura... esses dois que estão encubados fiz as camadas diferentes... Em 1 deles eu so coloquei vermiculita na camada inferior e ja na quentinha molhei um pouco o micelio, e no 2° não coloquei nada na camada inferior, o micelio ficou em contato direto com a quentinha, os dois cobri com camada e selei com vermiculita umida. Talves essas sejam a causa de estar demorando em relação aos outros dois que já estão no terrario?

Valeu mais uma vez!!

Namastê!
 
Os terrarios estão shows.....!

Está monitorando a humidade com algum instrumento? como sabe que essa quantidade de argila está suficiente para os terrarios......?

Costumo ver terrarios com mais argila no fundo do que você está usando, mas não que isso seja algo negativo, é preocupação mesmo !!! Esses terrarios tem que estar 100% para receber os novos e futuros moradores.

Paz e Luz !
 
Ola Marittha! Olha só tu chegou a fazer uns furos a 4 dedos do fundo da caixa de isopor para a passagem no gás carbônico tipo faz um furo que cada lado no meu terrário tu pode ver como eu fiz eu botei dai pedaços de mangueira do tamanho da espessura da caixa do isopor e botei lã acrílica para a filtragem do ar. É muito importante essa passagem do gás carbônico para a frutificação. E bom acho que seria uma boa botar um pouco mais de argila expandida para concentrar mais umidade... acho eu né... mas sou leigo ainda... Bom! É isso ae abraços!;)

Paz e Poder:pos:

Namastê!
 
Os terrarios estão shows.....!

Está monitorando a humidade com algum instrumento? como sabe que essa quantidade de argila está suficiente para os terrarios......?

Costumo ver terrarios com mais argila no fundo do que você está usando, mas não que isso seja algo negativo, é preocupação mesmo !!! Esses terrarios tem que estar 100% para receber os novos e futuros moradores.

Paz e Luz !

Não estou monitorando com instrumento nenhum... Também to achando a argila pouca... vou colocar mais mesmo, ja estava ate pensando nisso... O que posso usar pra monitorar a umidade?

Valeu oregon!!!

Ola Marittha! Olha só tu chegou a fazer uns furos a 4 dedos do fundo da caixa de isopor para a passagem no gás carbônico tipo faz um furo que cada lado no meu terrário tu pode ver como eu fiz eu botei dai pedaços de mangueira do tamanho da espessura da caixa do isopor e botei lã acrílica para a filtragem do ar. É muito importante essa passagem do gás carbônico para a frutificação. E bom acho que seria uma boa botar um pouco mais de argila expandida para concentrar mais umidade... acho eu né... mas sou leigo ainda... Bom! É isso ae abraços!;)

Paz e Poder:pos:

Namastê!

Palmer, fiz tres saidas de ar em cada terrario... Quanto a argila ja estou providenciando mais...
Sei que a a temperatura do terrario ta legal, mas quanto a umidade não tenho certeza...

Valeu!!!!

Namastê!
 
Última edição por um moderador:
parabens!! ta tudo muito lindo e caprichado..
soh tenho uma duvida.. na ligação entre os terrarios, a extremidade das mangueiras ligadas ao terrario sem bombinha, está bem em cima.. o gas carbonico é mais denso que o ar e se acumula na parte inferior do terrario.. por isso creio que possa nao ser suficiente essa injeção de ar..
meu conselho, compre torneirinhas de aquario e mais mangueira, dai pode tirar essa conexao e dividir a saida da bombinha para os dois terrarios ;)

Boa sorte! logo eles pinam!!
 
parabens!! ta tudo muito lindo e caprichado..
soh tenho uma duvida.. na ligação entre os terrarios, a extremidade das mangueiras ligadas ao terrario sem bombinha, está bem em cima.. o gas carbonico é mais denso que o ar e se acumula na parte inferior do terrario.. por isso creio que possa nao ser suficiente essa injeção de ar..
meu conselho, compre torneirinhas de aquario e mais mangueira, dai pode tirar essa conexao e dividir a saida da bombinha para os dois terrarios ;)

Boa sorte! logo eles pinam!!

Pois é, é isso mesmo que eu vou fazer, essa ligação não deu muito certo... Foi um experimento que não surtiu efeito! Nme sabia dessa mangueirinha dividida, mas agora ja esta no papo. Dica aproveitada!

Valeu!!!

A humidade vai no olhômetro mesmo Marittha!

Está borrifando água no interior do ambiente de frutificação?


Sim meu querido! Estou borrifando sempre que abro pra trocar as garrafas... Agua mineral fervida (sou bastante precavida) mais agua oxigenada. Borrifo nas paredes e deixo cair apenas as goticulas nos casings.

Ah, uma duvida: Tenho como saber se a camada de casing ta muito seca? Ela esta selada com vermiculita, mas o aspecto ta de uma coisa seca... Como vou saber se esta ou não??


Bom te ver por aqui.
 
Última edição por um moderador:
Parabéns amor! Tudo está muito bonito e bem cuidado. Estou orgulhoso por seu trabalho!
Luz, Força e Amor para Todos!
 
Termômetros são baratos. Um básico fica entre 4 e 6 reais.

Mas alguém já achou um higrômetro barato?

Achei um que funciona, tá certo que tive que trocar pq o 1º não marcou certo, mas o segundo funciona como um relógio suisso e paguei 13 pila !!!

É esse ai de baixo !
 
Sim meu querido! Estou borrifando sempre que abro pra trocar as garrafas... Agua mineral fervida (sou bastante precavida) mais agua oxigenada. Borrifo nas paredes e deixo cair apenas as goticulas nos casings.

Ah, uma duvida: Tenho como saber se a camada de casing ta muito seca? Ela esta selada com vermiculita, mas o aspecto ta de uma coisa seca... Como vou saber se esta ou não??


Bom te ver por aqui.

Respondendo a pergunta sobre como saber se a umidade está de acordo sem utilizar instrumento, bem aqui qdo não tinha o higrometro ainda, as coisas iam pelo oiômetro mesmo !!!

Sempre que a umidade estáva de acordo o vidro do terrario ficava cheinho de gotículas de água, tipo suando sabe ! Em terrarios de plástico fica mais fácil saber pois dá para visualizar se as paredes do mesmo estão suando, e isso no isopor infelismente só passando a mão dentro, oque seria arriscado demais né !!!

Em relação a camada do casing, suponho que você esteja se referindo a camada visivel ou seja a vermiculita superior, se você reparou bem, a vermiculita umida tem um aspecto bem diferenciado da vermiculita seca, se você notar que ela está seca, borrife no casing água destilada ou outra água que esteja livre de contaminantes....

Pode borrifar valendo mesmo, sem dó viu, eles adoram uma chuvinha as vezes, só não vale chuva ácida, nem matá-los afogados !!!
 
Respondendo a pergunta sobre como saber se a umidade está de acordo sem utilizar instrumento, bem aqui qdo não tinha o higrometro ainda, as coisas iam pelo oiômetro mesmo !!!

Sempre que a umidade estáva de acordo o vidro do terrario ficava cheinho de gotículas de água, tipo suando sabe ! Em terrarios de plástico fica mais fácil saber pois dá para visualizar se as paredes do mesmo estão suando, e isso no isopor infelismente só passando a mão dentro, oque seria arriscado demais né !!!

Em relação a camada do casing, suponho que você esteja se referindo a camada visivel ou seja a vermiculita superior, se você reparou bem, a vermiculita umida tem um aspecto bem diferenciado da vermiculita seca, se você notar que ela está seca, borrife no casing água destilada ou outra água que esteja livre de contaminantes....

Pode borrifar valendo mesmo, sem dó viu, eles adoram uma chuvinha as vezes, só não vale chuva ácida, nem matá-los afogados !!!


Bom, quando olho pelo vidro do terrario não tem giticulas nele não... E realmente não vou passsar a mão na parede interna... assinaria talves o atestado de obito deles...

Pois é a vermiculita superior que vejo, esta com aspecto diferente da seca, a do casing ta mais escura.

Quer dizer que eu vou poder borrifar agua diretaente nos casings? Pode ser a agua + agua oxigenada que estou usando pra borrifar nas paredes ou água pura??

não pretendo matar eles afogados não oregon... hehehehehe

Valeu mesmo!!

Gente, valeu pelas dicas... Depois dos cogus claro, vcs estão sendo fundamental no meu cultivo!!

Parabéns amor! Tudo está muito bonito e bem cuidado. Estou orgulhoso por seu trabalho!
Luz, Força e Amor para Todos!


Hummmm, você por aqui?? Que surpresa boa!
Seja bem vindo meu bem, puxa a cadeira, estamos em casa!
 
Última edição por um moderador:
Bom, quando olho pelo vidro do terrario não tem giticulas nele não... E realmente não vou passsar a mão na parede interna... assinaria talves o atestado de obito deles...

Pois é a vermiculita superior que vejo, esta com aspecto diferente da seca, a do casing ta mais escura.

Quer dizer que eu vou poder borrifar agua diretaente nos casings? Pode ser a agua + agua oxigenada que estou usando pra borrifar nas paredes ou água pura??

não pretendo matar eles afogados não oregon... hehehehehe

Valeu mesmo!!

Se vc não está notando as gotículas de água no vidro entaum é quase certeza que necessitas de mais argila no terrario !!!

Isto mesmo irmã, vai ter que borrifar diretamente em cima dos casing e pode usar agua + agua oxig. vai funcionar muito bem, pois estará colocando água e "oxigênio" neles, perfeito !!!

Brincadeiras á parte, querida vamos seguindo no mesmo barco e por enquanto ele ainda flutua, qualquer coisa é só gritar, que estando dentro do nosso alcance nós lhe auxiliamos !!!!

Força Sempre e com muita Paz e Luz !
 
Se vc não está notando as gotículas de água no vidro entaum é quase certeza que necessitas de mais argila no terrario !!!

Isto mesmo irmã, vai ter que borrifar diretamente em cima dos casing e pode usar agua + agua oxig. vai funcionar muito bem, pois estará colocando água e "oxigênio" neles, perfeito !!!

Brincadeiras á parte, querida vamos seguindo no mesmo barco e por enquanto ele ainda flutua, qualquer coisa é só gritar, que estando dentro do nosso alcance nós lhe auxiliamos !!!!

Força Sempre e com muita Paz e Luz !

Obrigada Oregon, sempre tão prestativo!

Ja coloquei mais argila no terrario, acho que agora esta com uma otima quantidade. Ja borrifei a solução diretamente nos casings, fiz isso hj de manhã quando abri pra trocar as garrafas.

Ah, outra coisa, depois que colocamos os casings no terrario eles continuam a desenvolver micelio na camada superficial??

Paz!

Namastê!
 
Ah, outra coisa, depois que colocamos os casings no terrario eles continuam a desenvolver micelio na camada superficial??

Pode ocorrer sim...Pq isso está ocorrendo ai?

Deve ficar atenta para não ocorrer um overlay nos casing ! Se isso ocorrer não será nada bom...

Aqui segue um link com maiores informações sobre o Overlay : https://teonanacatl.org/threads/dicas-e-questões.52/

Paz e muita Luz !
 
Não, isso não esta acontecendo não, só fiz essa perguna porque não estou vendo desenvolvimento do micelio, achei que isso fosso ruim, mas vejo que esta tudo indo bem...

Ja havia lido sobre overlay, mas achava que so acontecia enquando o casing estivesse incubado e não no terrario, essa questão ainda ta um pouco confussa na minha mente simples...

Estou com 3 casings no terrario, cada um exibe uma camada diferente em relação ao desenvolvimento do micelio, um com quase nenhum sinal de micelio na superficie, outro ja com um pouco mais e o ulimo que tirei da incubadora muito colonizada, mas nada aconteceu depois que os coloquei no terrario.

Valeu Oregon mais uma vez!
 
Estou com 3 casings no terrario, cada um exibe uma camada diferente em relação ao desenvolvimento do micelio, um com quase nenhum sinal de micelio na superficie, outro ja com um pouco mais e o ulimo que tirei da incubadora muito colonizada, mas nada aconteceu depois que os coloquei no terrario.
muito legal suas onservações, e já começou com procedimento avançado:pos: na minha primeira experiência não passou pela minah cabeça em fazer case.....:D
 
Back
Top