Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA- Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Diário de cultivo: Minha iniciação espiritual.

Oi Pessoal!

É com muita felicidade que compartilho com vocês meu primeiro diário de cultivo. Irei me esforçar ao máximo para que os detalhes não passem despercebidos.

Dei esse titulo ao meu diário (Iniciação Espiritual) porque pra mim está sendo isso. É difícil explicar, mas tenho aprendido demais desde que comecei a estudar os mágicos. Estou aprendendo não só o ciclo de vida deles como estou aprendendo o meu ciclo de vida. Estou aprendendo coisas incríveis sobre mim, sobre meus sentimento e meus fantasmas... Tenho feito muitas analogias desde que comecei o cultivo, e é louco ir descobrindo as coisas antes mesmo de come-los. A primeira analogia que fiz do cultivo com minha vida foi a escolha do substrato... Algumas opções, umas relativamente mais fáceis, outras exigem mais do cultivador, algumas temidas por eles... Resolvi mostrar pra mim que sou capaz de começar por qualquer uma, ou a mais fácil, ou a mais difícil... Escolhi a que exige mais de mim.

Antes dos mágicos entrarem em minha vida, sempre deixava meus projeto inacabado, não terminava nada, absolutamente nada, se começava um curso, não terminava, se ia ler um livro parava na metade, faculdade, nossa, desisti de muitas... E por ai vai. Quando eles entraram na minha vida pensei: “Vou dar vida aos meus projetos” e a partir deles pretendo não deixar nada pela metade, quero da vida aos meus planos, colocar tudo pra funcionar... Essa é uma lição das muitas que estou aprendendo...

Com o desenvolver do cultivo vou falando mais sobre meu aprendizado, agora vou dar detalhe do cultivo e conto muito com a ajuda de todos vocês =)

O cultivo

Substrato: Grãos de milho
Strain: Pesa
Fornecedor: Nosso amigo Becheleni
Inoculação: 17/02/08

O tempo esta corrido, mas vou tentar escrever com a maior riqueza de detalhes o que esta sendo feito.

Dia 14/02/08- Ao chegar do trampo, por volta das 22:30 (todos os dias da preparação do milho foi basicamente feita nesse mesmo horario, completando assim 24H de um procedimento pro outro). Coloquei o milho pra ferver numa panela sem pressão, após 30 min de fervura apaguei o fogo e cubri a panela com papel alumínio.

Dia 15/02/08- Escorri o milho, lavei em água corrente, recoloque na panela e deixei de molho com água sanitária.

Dia 16/02/08- Fiz mesmo processo do dia 15, dessa vez deixei de molho no calcário.

Dia 17/02/08- Teoricamente era pra ter colocado pra ferver na panela de pressão por uma hora, mas como ainda não havia feito a seringa (estava adiando por temer o processo... bobagem!) . Então, nesse dia, lavei o milho em água corrente e recoloquei na panela com água apenas. Deixei quieto.

Dia 18/02/08- Pela manhã fervi durante uma hora na panela de pressão e de noite catei alguns milho que estavam aparentemente não muito bons e joguei fora, sequei um pouco os milhos com um pano de algodão e coloquei nos copos para esterilizar na panela de pressão.

Pronto, acabou o processo do milho... que emoção!

Seringa:

Teoricamente pensei que não teria problema na confecção da seringa, mas me enganei... Passei perrengue! Não demorei muito, mas suei bastante...

Bom, primeiramente limpei todo meu ambiente de trabalho, primeiro com água sanitária e em seguida limpei a mesa e entradas de ar com lysol, passei no chão também e ainda borrifei no quarto. Coloquei todos os materiais na mesa, limpei todos antes com álcool. Depois de prepara o ambiente tomei banho com protex e comecei o processo.

Material usado:
Seringas de 10ml
Ampolas de água destilada (não encontrei a de um litro)
Coletor
Luvas
Mascara (improvisada com papel toalha)
Álcool
Papel toalha
Papel alumínio.

Como meu carimbo estava em papel alumínio, tentei raspar ali mesmo os esporo, então, esfreguei entre os dedo, na hora que abri não havia percebido nada, eles estavam intactos, grudadinhos no alumínio... Comecei a desesperar... Esfreguei mais um pouco e percebi que o papel alumínio estava rasgando, resolvi não arriscar mais. Forrei uma camada de papel toalha onde iria apoiar o carimbo, e embebi em álcool. Raspei o carimbo com a pazinha do coletor. Só que eu achei a coisa tão pouca pra colocar apenas a metade do carimbo que raspei tudo e coloquei no coletor. Com a própria seringa lavei os esporos pra dentro do coletor... Coloquei o restante de água destilada, cobri o coletor com papel alumínio, coloquei no ziploc e pus na geladeira.

Percebi que a água destilada ficou bastante concentrada. Ficou pretinha.

Fiz tudo com muita assepsia.

Tempo de hidratação: 36H

Inoculação: 19/05/08

Acordei cedo e disposta, dei uma geral no quarto. Limpei com água sanitária, depois com o lysol, na mesa de trabalho e no chão, e umas borrifadas só pra garantir! Limpei com álcool todos os materiais antes de coloca-los sobre a mesa. Limpei a panela de pressão externamente com água sanitária. Deixei tudo organizado e fui tomar aquele banho, com protex.

Os esporos estavam na geladeira dentro do coletor, então transferi eles pra seringa apenas na hora da inoculação.

No total inoculei 4 copos.

Transferi os esporos para a seringa, coloquei o protetor e recortei o micropore para cobri os furos. Em 2 copos fiz 4 furos, em cada um inoculei ½ ml de esporos, nos 2 restantes fiz 5 furos, distribui 3 ml entre eles. Fiz isso pra observar o processo de colonização.

Flambei a agulha de um copo para outro e esfriava com álcool. Antes de inocular limpava os copos com álcool.

Pronto, terminei!!

Guardei os copos num tapewere devidamente limpo, cobri ele com uma camada de papal alumínio e deixei dentro do guarda roupa.

Dois dias depois da inoculação fui olhar como andava o processo, não vi nem sinal de colonização.

No 5 dia, ao abrir a incubadora (a curiosidade é muita, todos aqui sabem muito bem disso) vi alguns pontos de micelio (como vcs podem ver nas fotos) e fiquei tão feliz e abobalhada com o trabalho que eu estava realizando... A Emoção de saber que tudo estava correndo bem foi incrivel. Fiquei muito feliz. Agora estou na espectativa da colonização total.

Casing:
Pó de coco
Fibra de coco
Vermiculita
Quentinhas

Esterilização: Primeiro coloquei o pó+fibra de coco em um saco de algodão, o mesmo fiz com a vermiculita em outro saco . Coloquei tudo pra ferver na PP por 40mim. Depois que esfriou na própria panela misturei os 3 materiais com luvas limpas com álcool e coloquei nos copos com 2 camadas de papel alumínio e coloquei novamente na PP por mais 1 hora. Deixei esfriar na panela ate a hora da montagem dos casings. As quentinhas eu deixei por 1H no forno na temp. de 280°C. O forno ficou ligado e aberto na hora da montagem.

Quebrei os bolos num zipclok, (antes deixei um pouco de álcool dentro só pra garantir...) Fiz tudo com muito carinho pra não traumatizar o micélio... Nossa!!! Que cheiro peculiar que eles exalam... Muito bom! Depois que montei os casings fiquei cheirando os sacos por uns 5min, senti um aroma de mofo suave adocicado... (Isso não faz parte do processo, é que amo os cheiros, o sentindo que mais exploro é o olfato)

Os casings foram montados com a ajuda de uma colher e um garfo devidamente esterilizados (diretamente no fogo ate ficar vermelho)

Só na hora abri os copos com as misturas, um a um. Em dois casings coloquei a mistura no fundo e na superfície. Em 1 coloquei apenas vermiculita no fundo,a mistura ficou apenas na superficie e o ultimo não coloquei nada no fundo, apenas a camada superficial da mistura, o micelio ficou em contato direto com a quentinha. Todos coloquei uma camada seladora de vermiculita umida-esterilizada. Montei os casings dessa forma, pois pelo que eu estudei, observei que essa camada de baixo é bastante questionável, por isso quis testar todas as possibilidade pra poder observar as técnicas e tirar as conclusões.

Calculei fazer apenas 3 casings, as camadas ficaram ficarm +ou- nessa proporção: 1,5cm de mistura + 3cm de milho colonizado. Ao termino dos 3 casing havia sobrado milho colonizado, então, fiz o ultimo casing sem a camada de baixo, apenas apenas com a camada superficial e vermiculita como selo.

Como fiz mais casing que o planejado, e comprei apenas uma caixa de isopor de 37L (por falta de tempo de procurar uma maior, pois trabalho e estudo a semana toda) vou precisar Ter 2 terrários, pois a caixa de isopor só dar pra 2 quentinhas. Tenho um balde enorme com tampa lá em casa que vai servir tambem como terrario. Vou usar argila expandida (que já esta esterilizando na água sanitária ) no fundo, e garrafas de gelo,pois ta muito calor por aqui.

Terrário:
Material:
caixas de isopor (23 e 37 L)
Argila Expandida
Retângulos de vidro
Esparadrapo micropore
Bomba de aquário + mangueira e borbulhador
2 pedaços de mangueira comum.

O que fiz:
Primeiramente fiz os retângulos na tampa da caixa e coloquei os vidros para a entrada de luz. Fiz as aberturas para a troca gasosa e as protegi de invasores com espuma de travesseiro (nunca lembro o nome!) e micropore e fiz as as ligações com os pedaços de mangueiras.

A ligação que fiz de um terrario para o outro não surtiu muito efeito, acredito que foi pelo fato da mangueira serfina demais, se fosse aquelas de maquinas daria mais certo...

A argila ficou de molho por uns 2 dias em água sanitária.

Antes de colocar os casings no terrario, limpei todo ele com água sanitária.

A temperatura estou mantendo com garrafas de gelo. Não tenho nada para medir a temperatura, mas acredito que esteja em torno dos 16° - 20°

A umidade esta por conta da argila e do borbulhador, sempre que abro a tampa para trocar as garrafas borrifo nas paredes do Terrário água+água oxigenada.

P.s=> Sempre que troco as garrafas limpo todas com alcool antes de por no terrario, e o mesmo fica aberto o minimo de tempo possivel.

Bom, foi com alegria que mudei o status do meu cultivo para "Completo" pois obtive os frutos... Agradeço a todos que me ajudaram!

Aprendi muito com esse primeiro cultivo, houveram erros dos quais eu aprendi muito também! Os pouco frutos atribui aos seguintes erros: Ao invés de usar água oxigenada vol. 10 usei a cremosa (marinheira de primeira viajem) e isso prejudicou bastante pois ao invés de fornecer oxigênio deixei o meio ácido, isso complicou no crescimento dos pins e conseguentemente no desenvolvimento do corpo frutífero.

Outro ponto que observei, foi na hora de colocar o milho colonizado na marmita, cobri o fundo com a camada casing mas não misturei o milho com vermiculita para distribuir na mesma, então achei que ficou muito compacto.

Esses foram os dois itens que acredito ter complicado meu cultivo, mas ainda colhi 3 cogumelos bonitos e fortes.

Comi esses 3 chapeludos junto com a vitamina de mamão, não tive uma trip, apenas uma brisa que me fez "flutuar" foi mágica, sem alucinações, mas com pensamentos incríveis!

Feliz com meu primeiro cultivo! Primeiro de muitos, se assim permitirem os mágicos.


Marittha
 
Marittha, você está no caminho!!!:)

Se seguiu o processo com muita assepssia, lacrou os copos direitinho, não tem com o que se preocupar. Afinal, você leu bastante e estudou tudo, já possui uma bagagem de como é o ciclo vital do fungo.

Dois dias apenas é muito pouco para querer observar algo após a inoculação. É claro que a curiosidade e ansiedade é grande, mas isso é algo que o cultivo vai lhe ensinar a controlar, na sua vida toda.

Faça assim, deixe eles no escuro total e em ambiente limpo, aguarde mais 3 dias, totalizando cinco. Aí sim, dê uma espiada rápida no que está ocorrendo, tenho certeza que o sorriso vai de orelha a orelha daqui uns dias.

Good vibes com seu cultivo,
paz e muita luz pra você!!!
 
Sim, Sr. Muilok, tudo foi feito com muita assepsia.

O que me preocupa é que estou notando os grãos estão secos demais, so tem um como que estou satisfeita ao olhar... Tipo, alguns estão partido e vejo que neles não tem nenhuma umidade... será que isso vai atrapalhar??

valeu pelas vibrações!!

Namastê!
 
Dae guria...
Show de bola! Todo o procedimento foi feito com cuidado! Tem tudo pra dar certo!
Quanto a umidade dos grãos, ela deve ficar de úmido para seco, então não se preocupe. Além do que os grãos rachados já fornecem umidade suficiente para o micélio se desenvolver, afinal foram horas e horas de molho absorvendo água.
O mais preocupante no milho é o excesso de umidade!
Sucesso!
Paz e Luz!
 
Estava aguardando ancioso este diário morena...

"A caminhada tem que ser tranquila." ;)
 
É ISSO!! Ta tudo indo de acordo com o esperado!!

Ontem a noite dei uma olhadinha, e me animei muito!!! O micelio ja comecou a aparecer, o fundo dos copos estão branquinho, da gosto de ver, na lateral do copo também... realmente,estava me preocupando a toa...
 
Valeu gente, mandem muitas vibrações ai pro meu cultivo!

Ah, uma duvida... Como eu coloco as fotos aqui no diario... Não to sabendo... Estou anciosa pra postar as fotos.

Valeu!

Estava aguardando ancioso este diário morena...

Eu também, to numa anciedade de louco!

To tentando postar as fotos e nada... Oh coisinha complicada...

Coloquei algumas no meu album aui no CM.. heheh

Sou brasileira, não desisto nunca, vou continuar tentando!
 
Última edição por um moderador:
Acho que faltou a foto, mas mesmo assim, sucesso e super good vibes pro seu cultivo.....!

Pesa são fantásticos :)
 
Acho que faltou a foto, mas mesmo assim, sucesso e super good vibes pro seu cultivo.....!

Pesa são fantásticos :pos:

Pois é cia oregon, to tentando postar, consigo rapidinho... To tentando.

Valeu pelas Vibes!! Continue mandando positividade!
 
Fotos da Marittha...

Material Seringa
afarm3.static.flickr.com_2407_2293113050_3d6802c3fe.jpg

Milho
afarm3.static.flickr.com_2387_2293114152_e42fa19cb0.jpg

Copos na Panela
afarm4.static.flickr.com_3296_2293108392_88cedc4fa7.jpg

Milho Estéril
afarm3.static.flickr.com_2109_2293111808_24a747246a.jpg

Inoculação
afarm4.static.flickr.com_3073_2293110792_1c129f4ea5.jpg

Copos na Caixa/Incubadora
afarm4.static.flickr.com_3150_2293109650_b100ea1775.jpg

Colonizando
afarm3.static.flickr.com_2027_2292321077_2915fcef01.jpgafarm4.static.flickr.com_3175_2293107090_a91e76e580.jpg
 
Para não poluir o post das fotos....
Parabéns minha irmã!
Não é porque eu dei uma força com relação às fotos, mas sinceramente não esperava trabalho tão bem feito. Me surpreenderam as fotos!
Poucas pessoas acertam na umidade do milho(sem vermiculita) como você acertou!
O micélio está lindão. Colonizando com força total, o que é uma característica da strain que você escolheu.
Agora é só seguir os parâmetros de temperatura de colonização(entre 27ºC e 29ºC) e preparar o terrário para recebê-los!
Paz e Luz!
 
Parabéns pelo ótimo trabalho!!!

Está tudo muito bonito! Torço para que seu cultivo seja lindo!

Em breve vou tentar cultivar no milho também, espero que fique bom como o seu! :)

Estou ansioso pelas suas próximas informações...
 
Mulher é outra conversa hein ???

Organização, limpeza, e o micélio já gostou dela ....!

A nós somente nos resta acompanhar essa belezura e enviar as positiv vibrations !!!

Parabéns maninha, lindão seu trabalho !:pos::pos::pos:
 
Para não poluir o post das fotos....
Parabéns minha irmã!
Não é porque eu dei uma força com relção às fotos, sinceramente não esperava trabalho tão bem feito. Me surpreenderam as fotos!
Poucas pessoas acertam na umidade do milho(sem vermiculita) como você acertou!
O micélio está lindão. Colonizando com força total, o que é uma característica da strain que você escolheu.
Agora é só seguir os parâmetros de temperatura de colonização(entre 27ºC e 29ºC) e preparar o terrário para recebê-los!
Paz e Luz!


Valeu mesmo pela força... agora sim é um diario de verdade!!! hehehe]
Fique preocupada com a umidade, primeiro achei que ficou muito umida, depois da inoculação achei que tava muito seco... Mas vi que ficou no ponto certo! Agora vai ficar facil pro proximo cultivo.

Ta colonizando com força total mesmo! No segundo dia de inoculação não tinha nem sinal de micelio (visivelmente) mas quando olhei no 3 dia estava assim como todos podem ver... Acredito que não vai demorar muito pra colonizar total.

Com a temperatura da colonização to tranquila... aqui ta fazendo um calor de louco! A temperatura ta entre 27º a 35º...

Namanstê!!

Mulher é outra conversa hein ???

Organização, limpeza, e o micélio já gostou dela ....!

A nós somente nos resta acompanhar essa belezura e enviar as positiv vibrations !!!

Parabéns maninha, lindão seu trabalho !:pos::pos::pos:

Mulheres... relamente! hehehehe

Que bom que ele gostou de mim heim Cia oregon, espero que goste muito mais e continue crescendo lindo e saudavel!

Valeu!!

Parabéns pelo ótimo trabalho!!!

Está tudo muito bonito! Torço para que seu cultivo seja lindo!

Em breve vou tentar cultivar no milho também, espero que fique bom como o seu! :)

Estou ansioso pelas suas próximas informações...


Valeu!!

Como esse é meu primeiro cultivo, não posso te falar a respeito dos outros substratos, mas te digo, cultive no milho sim, é um pouco trabalhosa a preparação, mas vale a pena... Tbm escolhi esse substrato porque é necessario fazer casing, e como aqui na Bahia ta quente pra caramba, o casing por si so ja mantem umidade...

eu tbm to anciosa pelas proximas informações... passo todas pra vcs.
 
Última edição por um moderador:
o baianinha!!! pelo menos po de coco pro seu casing,num vai faltar. hehehehe boas vibes pra vc!!! quero ver sair belos cogus ai na bahia!!! ponha muito axe e forro pra eles sairem dançando!!!!!estamos torcendo por vc!!!:D:D:D
 
o baianinha!!! pelo menos po de coco pro seu casing,num vai faltar. hehehehe boas vibes pra vc!!! quero ver sair belos cogus ai na bahia!!! ponha muito axe e forro pra eles sairem dançando!!!!!estamos torcendo por vc!!!:D:D:D



Realmente, pó de coco não vai faltar mesmo!!

Valeu pelas vibes!!
 
Mais fotos da Marittha...

O Guardião
afarm4.static.flickr.com_3200_2296206755_610b76bcf1.jpg

Incubadora
afarm4.static.flickr.com_3209_2297000914_50416ed6ee.jpg

Copos
afarm4.static.flickr.com_3132_2297002820_9d573e5a7e.jpg

E, a festa do micélio....
afarm4.static.flickr.com_3282_2296207821_d45abcd1ee.jpgafarm4.static.flickr.com_3226_2297003272_8a18032839.jpgafarm4.static.flickr.com_3023_2297003086_a981f1dda0.jpgafarm4.static.flickr.com_3120_2297002260_7680b77f31.jpgafarm4.static.flickr.com_3224_2297001824_38fa63e13f.jpgafarm4.static.flickr.com_3247_2297001616_bb04212006.jpgafarm4.static.flickr.com_3225_2296205449_424b75621d.jpgafarm4.static.flickr.com_3098_2297001168_6534116879.jpgafarm4.static.flickr.com_3265_2296204597_5a58792f73.jpgafarm4.static.flickr.com_3114_2297000194_5b0fb37375.jpgafarm4.static.flickr.com_3069_2297000102_0386c64000.jpg

Parabéns de novo bixinha! Belo trabalho!
Paz e Luz!
 
Lindos Rizomas!!!!

Mais alguns dias, está tudo colonizado e pronto para a próxima etapa, a montagem do casing.

Marittha, vai estudando sobre substratos para casing agora menina!!!

E, best vibes pra vc e seu cultivo.:pos:
 
Lindos Rizomas!!!!

Mais alguns dias, está tudo colonizado e pronto para a próxima etapa, a montagem do casing.

Marittha, vai estudando sobre substratos para casing agora menina!!!

E, best vibes pra vc e seu cultivo.:pos:

Pois é, ja estou matutando uma mistura para o casing, acho que vou usar fibra de coco, vermiculita, calcario ...
 
Back
Top