Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - 1º Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: http://profungos.com.br
Região do país/estação do ano: Nordeste/ inverno
Temperatura Média: Média de 29º C durante o dia e 25º C durante a noite
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 17.07.2008
Fase atual: inoculação

:!:Os valores de cada item estão somados de acordo com as respectivas quantidades indicadas, o valor pode variar de região para região, posso ta esquecendo de algo, mais isso serve para as pessoas ficarem por dentro, muita gente pode aproveitar coisas do dia a dia, que não e meu caso, encontrei quase nada na minha casa.

:teo_seta_direita: 4 copos de whisk R$ 16,00
:teo_seta_direita:Papel alumínio 2 rolos de 5m cada R$ 3,20
:teo_seta_direita:Lysol (spray bactericida) R$ 8,90
:teo_seta_direita:2 borrifadores R$ 4,20
:teo_seta_direita:2 tubos de silicone 50ml cada R$ 7,00
:teo_seta_direita:2 rolos de durex 45mm da 3M R$ 3,00
:teo_seta_direita:Plástico Filme 1 rolo R$ 1,70
:teo_seta_direita:Silver tape, Fita da qual vou isolar o aquário para a luz entra por cima(dois rolos) R$ 14,00
:teo_seta_direita:2 kilos de vermiculita (2 kg). R$ 6,00
:teo_seta_direita:3 kilos de arroz com casca. R$ 9,00
:teo_seta_direita:3 sacos de argila expandia R$ 9,00
:teo_seta_direita:1 seringa de 20 ml R$ 1,50
:teo_seta_direita:Sabonete protex R$ 1,70
:teo_seta_direita:Mascaras (ganhei) R$ 0,00
:teo_seta_direita:Toca (ganhei) R$ 0,00
:teo_seta_direita:Luminária com lâmpada R$ 16,00
:teo_seta_direita:bata, jaleco (já tinha) R$ 0,00
:teo_seta_direita:2 copos para coleta de exame esterilizadas R$ 1,90
:teo_seta_direita:água mineral copinho R$ 0,50
:teo_seta_direita:água mineral para a panela de pressão (usei do garrafão)
:teo_seta_direita:3 carimbos de esporos (PESA, Equador e P6) profungos R$ 10,00
:teo_seta_direita:5 metros de mangueira para bomba de aquário R$ 5,50
:teo_seta_direita:1 bomba de aquário R$ 17,00:teo_seta_direita:2 divisores de mangueira de aquário R$ 6,00
:teo_seta_direita:2 pedras porosas R$ 5,00
:teo_seta_direita:1 aquário de 60 Litros (usado) R$ 40,00
:teo_seta_direita:1 caixa de isopor de 30 Lts (ganhei) 0,00
:teo_seta_direita:1 termômetro de aquário R$ 3,50
:teo_seta_direita:Tampa de vidro para aquário R$ 20,00
:teo_seta_direita:Temporizador Digital (programa quantas veszes por dia a bomba de ar e a luminária vão ser ligadas):idea: ganhei R$ 0,00
:teo_seta_direita:Cooler 12 Vltz, (aproveitei de uma fonte de PC queimada) R$ 0,00

:teo_seta_direita:Total R$ 210,60


Ingredientes: Vermiculita, Farinha de Arroz com casca, cremogema e água mineral fervida.

Hoje quinta-feira 17/07/2008 começou o meu cultivo, venho estudando há meses e olhando uns diários sempre, para não cometer erros graves, mais vamos lá, hoje as 22h00min com a ajuda da minha namorada começamos a fazer a seringa, usando todos os itens necessários para a Limpeza do local e assepsia dos materiais usados, como toca, mascara luva, bata, spray bactericida, álcool 70%, água sanitária. Tomei banho com protex, vesti a bata, coloquei mascara, toca, luvas de procedimento e óculos, passei spray bactericida no ambiente, nas entradas de ar, que ficaram fechadas no momento da confecção da seringa, borrifei um pouco nas paredes próximas a mesa, e um pouco pelo quarto, passei água com cloro no piso, a seringa e os potes estavam lacrados e estéreo, limpava sempre tudo com alcool, raspei todo o carimbo, visto que achei pouco, mais usei 40 ml, pois fiz uma seringa e deixei os outro 20 ml dentro do pote, enrolei com papel alumínio e coloquei dentro de um saco preto na geladeira para um futuro cultivo. Pois e, a principio não da para notar os esporos na seringa, apenas no Pote, Levei para hidratar, vou deixar em media 24 horas na geladeira!

Photo_071508_024.jpgPhoto_071508_020[1].jpgPhoto_071708_022.jpgPhoto_071808_022.jpgPhoto_071808_023.jpgPhoto_071808_024.jpgPhoto_071708_027.jpg

Fotos:
1º Kit seringa
2º pequeno estoque, vermiculica, arroz com casca e argila espandida.
3º "Eu" a Preparação
4º "meu amor" com amor tudo e melhor:D

Hoje sexta-feira 18/07/2008 começamos por volta das 16:00, peguei o arroz com casca, separei três medidas(três copos de wisk) e coloquei de molho no balde com água por 30 minutos, assim o arroz vai hidratando, e a sujeira do arroz fica na parte de cima da água, da para tirar, e também com essa pré-hidratação aparece os possíveis contaminantes do arroz, assim eles aparecem antes de incubar, e acabam na hora de por na pressão! Enquanto deixava o arroz secar em um pano limpo, coloquei a vermiculita para esteriliza, a levei ao fogo na água fervendo por alguns minutos e também coloquei para secar. Enquanto a vermiculita secava coloquei o arroz no liquidificador para triturar, não ficou uma farinha fina, tinha umas partes grandes, Depois disso comecei a mistura, quatro copos de vermiculita e dois copos de arroz com casca moído e 2 colheres razas de cremogema. Limpei bem os copos e coloquei uma camada seca em baixo, coloquei o substrato, depois coloquei a camada para selar, depois foi só passa o papel filtro e as camadas de papel alumino para levar a panela de pressão, isso por volta das 18:30, levei a panela de pressão ao fogo e deixei por volta de 50 minutos, depois foi só esperar ela esfriar para começar a inoculação. Agora são 23:10, vou começar a inocular, a seringa da para notar alguns esporos, mais são poucos, será que tem problema? Fiz uma divisão para os quatro copos, quatro furos em cada copo, que da 16 furos, dividindo por 20ml, dava 1,25ml por furo, achei pouco! ?? Sempre passando o isqueiro de furo em furo na agulha! Após isso levei para a incubadora, mais antes notei que tinha um espaço sobrando nos copos tava bem frouxo o substrato ta um pouco seco, dava para ver uns pedacinhos de arroz cozidos, será que ta tudo ok?
 
Achas que a cena do cooler vai dar certo?

e que tenho 3 coolers aki e tb curtia usar! vai postando
 
Bom dia! Fiquei observando essa idéia do cooler, não cheguei a uma conclusão exata, mas tenho a impressão de que não adiantaria muito mais que um pote só com uma pedra porosa e uma bombinha de ar... Quando o terrário está bem isolado só esse mecanismo já é suficiente. Eu tenho só isso no meu e quando quero aumentar a umidade, enrolo o terrário todo em cobertores, aumento a isolação, isso já faz com que as gotículas se condensem nas paredes e teto, mesmo quando a umidade externa está baixona... Mas como você já montou será muito válido para todos o resultado deste experimento.

Tem micélio querendo sair pelo buraquinho da agulha? :eek: :eek: Depois de fazer os furos você agitou os potes? Se não o fez o micélio surge na superfície e fica mais passível a contaminar. Uma sugestão é fazer isso já e deixar os esporos que germinaram lá pelo meio do substrato, assim ele tem dois sentido pra colonizar (acima e abaixo, além do meio)...

No pote seco eu aconselho que vc use água destilada, pois é mais asséptica (o potinho vem fechado: você não precisa ferver água, limpar tudo, esperar esfriar, etc), então facilita um pouco o processo. Boa sorte aí, torço pra que tudo dê certo :pos:!
 
e quanto os potes que to achando seco, posso aplicar agua normal ou agua destilada?

Eu aplicaria água da torneira mesmo, muito mais prático, a não ser que você já tenha a água destilada em mãos.

Eu tinha um copo aqui aparentando estar seco, um dos queimados, eu injetei 3ml de agua fervida nele e de quebra ainda injetei meia seringa de ar.
Não contaminou, e ainda colonizou 100% em menos de 2 semanas. :D

Deu um baita up no copo, ele estava com poucos pontos de micélio e bem ralinhos, depois que fiz isso a parada desandou no crescimento, este bolo ja foi até quebrado, ta na minha gaveta colonizando o casing com sucesso agora :D
Só não exagere na aplicação, pois o bolo não pode ficar húmido demais.

esse forum ta fraco ultimamente, tem muita visita, muita gente passa so para olhar e nâo comentam nada de nada

Pior que é... o pessoal precisa interagir mais, este fórum anda muito parado.
 
Bom pessoal , como vocês podem ver existem dois copos quase 100% colonizados e outros dois que tava parado, o micélio não crescia mais. Parece loucura ou muita coincidência, mas peguei os dois copos pouco colonizados e dei uma agitada neles, e coloquei de volta na incubadora, mais de cabeça para baixo:eek: kkkkk, pois e no outro dia para minha surpresa o micélio voltou a colonizar! Vai saber o por que ! :luz

Resolvi montar meu terrario ontem, coloquei a argila que tava de molho há quase duas semanas a bomba , passei um plástico filme por baixo da tampa para ajuda na vedação, o termômetro e a minha adaptação, ele ta ligado dês de ontem para testes! A temperatura fica direto nos 27 graus ! tampei os furos com uma mascara cirúrgica dobrada em duas... acho que a umidade ta boa lá dentro.
bolo 1.JPGbolo 2.JPGbolo 3.JPGbolo 4.JPGbolos na incubadora.JPGterrario 1.JPGterrario 2.JPGterrario 3.JPGterrario 4.JPGterrario 5.JPGterrario 6.JPGterrario 7.JPG
 
Cara !!
boa sorte :pos:
cara.. sabe oq eu queria que vc me esclarecesse... eu to meio encanado com essa sua bomba^^
hehe
olha... sua bomba é submersa ou externa ? e outra... vc usou um pote com agua pra borbulhar?
to cheio de duvidas em relação a como instalar essa bomba.. mais eu vou dar ua lida por aí :D
velhao.. boa sorte !! mtos cogumelos pra você !!
abração
 
Cara !!
boa sorte :pos:
cara.. sabe oq eu queria que vc me esclarecesse... eu to meio encanado com essa sua bomba^^
hehe
olha... sua bomba é submersa ou externa ? e outra... vc usou um pote com agua pra borbulhar?
to cheio de duvidas em relação a como instalar essa bomba.. mais eu vou dar ua lida por aí :D
velhao.. boa sorte !! mtos cogumelos pra você !!
abração
Ola LitlleGrow, blz? sobre a bomba , eu ia deixar apena uma dentro de um vidro com agua e a outra solta no terrario, acho que colocando uma das pedras porosas dentro do vidro com água ajuda na umidade, o resto aquele ventilador com um cano eu inventei para ver se da uma ajuda, quando a umidade tiver baixa, acho que a ganbiarra ta ajudando sim, pois quando abro o terrario e coloco a mão por cima (um pouco longe) da para sentir o ar fresco se demorar a mão começar a molhar. vamos ver no que vai dar, ele ta ligado, em fase de testes... quanto a bomba e externa sim. alguém consegui domir com ela ligada? kkkk
 
Sim dá pra dormir com ela. É só abafar :) Eu fiz, deu certo e ainda achei legal porque FILTRA o ar que entra pela mangueira, deixando tudo MUITO mais limpo Boa sorte até logo :)
 
Bom , comecei meu cultivo no dia 19 do mês passado, ja vai fazer um Mês e meus copos que são quatro, pararam, simplismente o micelio não desenvolve mais, tem dois que estão quase 100% colonizados como da para percebe nas fotos dos Postes passados, e outros dois copos pararam nos 20%. Porque essa parada? existe alguns caroços de arroz pela metade, que da pra ver, sera o problema e que o substrato tava muito grande o tamanho? era para ter muido mais? Meu amigo Diogo, la de Recife acha que a quantidade de substrato era pouca para o tanto de vermiculita... eu fiz assim: quatro copos de vermiculita, 2 de arroz com casca muido, e 2 colheres de sopa de cremogema. se eles pararem mesmo por ai, o que eu faço? :confused:
 
Também tenho 2 estácionários, mas os meus tenho certeza de que é porque estão secos... Vou injetar mais água destilada amanhã... como está a umidade dos seus? A receita que vc indicou está com as proporções certas...
 
Bom , comecei meu cultivo no dia 19 do mês passado, ja vai fazer um Mês e meus copos que são quatro, pararam, simplismente o micelio não desenvolve mais, tem dois que estão quase 100% colonizados como da para percebe nas fotos dos Postes passados, e outros dois copos pararam nos 20%. Porque essa parada?


Podem ser vários fatores.

Fure esses copos estagandos e cubra com o furo com micropore ou algum filtro. Pode ser falta de oxigênio, ainda que é pouco provável. Mas não custa tentar.
 
Bom , comecei meu cultivo no dia 19 do mês passado, ja vai fazer um Mês e meus copos que são quatro, pararam, simplismente o micelio não desenvolve mais, tem dois que estão quase 100% colonizados como da para percebe nas fotos dos Postes passados, e outros dois copos pararam nos 20%. Porque essa parada? existe alguns caroços de arroz pela metade, que da pra ver, sera o problema e que o substrato tava muito grande o tamanho? era para ter muido mais? Meu amigo Diogo, la de Recife acha que a quantidade de substrato era pouca para o tanto de vermiculita... eu fiz assim: quatro copos de vermiculita, 2 de arroz com casca muido, e 2 colheres de sopa de cremogema. se eles pararem mesmo por ai, o que eu faço? :confused:

Realmente... Acho que a oxigenação ou a falta de humidade devem ser os prováveis fatores. Você não teria alguns esporos sobrando? Talvez se fizer mais uma inoculação possa vingar! Vi essa tentativa num diário aqui que deu certo! Mas também vi outro que não deu certo, que acabou por contaminar... Bem, boa sorte brother!!!
 
vou tentar fazer isso então , pegarei uma mascara de procedimento, vou fazer masi 2 furos e passar a mascara por cima! so me resta tentar isso, não sabia que tinha que acontecer a troca gasosa dentro dos copos:confused:,

Muito obrigado a todos!
 
vou tentar fazer isso então , pegarei uma mascara de procedimento, vou fazer masi 2 furos e passar a mascara por cima! so me resta tentar isso, não sabia que tinha que acontecer a troca gasosa dentro dos copos:confused:,

Como o Ecuador falou use esparadrapo micropore para tampar os furos que você irá fazer. E lembrando... Não é que tem que acontecer a troca gasosa, ela só é feita em últimos casos, como o seu, em que o crescimento está estagnado. Eu no meu cultivo, por exemplo, não precisei fazer essa "troca gasosa".

Vai lá Jonny!!!!
 
bom coloquei o micropore, agora e so esperar! enquanto isso vou inocular mais 4 copos, dois de wisk, e dois axo que também são de wisk, só que bem maiores, pois e comprei semente de passaro, ninhaça e niger, quando fui conzinhar as sementes ficou uma papa só, entao descartei as sementes e vou fazer com arroz com casca mesmo! valeu a todos!
 
Sobre sementes
Usei a proporção:
3 copos de vermiculita seca.
1 copo de farinha de arroz integral
1/2 copo sementes de passaros enriquecida com niger
1 1/2 copos de água mineral sem gás
3 colheres de chá de Cremogema

Não fervi nada antes, as sementes
cozinharam na hora da panela de pressão,
Tá dando tudo beleza aqui...
(A dica era do tiwa e eu aprovo)
 
Sobre sementes
Usei a proporção:
3 copos de vermiculita seca.
1 copo de farinha de arroz integral
1/2 copo sementes de passaros enriquecida com niger
1 1/2 copos de água mineral sem gás
3 colheres de chá de Cremogema

Não fervi nada antes, as sementes
cozinharam na hora da panela de pressão,
Tá dando tudo beleza aqui...
(A dica era do tiwa e eu aprovo)

olha ai, se você tivesse falado antes, acabei de colocar na panela de pressão, kkkk, a culpa e minha de não ter procurado antes ou então esperar alguem responder, mais obrigado mesmo assim. a dica fica pra proxima, ou axo que na proxima vou fazer no milho; Então ficou assim:

4 copos de vermiculita
2 copos de arroz com casca
2 copos de água mineral
2 colheres de sopa cremogema
1 colher de sopa de calcário de conchas
 
olha ai, se você tivesse falado antes, acabei de colocar na panela de pressão, kkkk, a culpa e minha de não ter procurado antes ou então esperar alguem responder, mais obrigado mesmo assim. a dica fica pra proxima, ou axo que na proxima vou fazer no milho; Então ficou assim:

4 copos de vermiculita
2 copos de arroz com casca
2 copos de água mineral
2 colheres de sopa cremogema
1 colher de sopa de calcário de conchas
Não tem nada errado com sua receita irmão e pelo que vi nas fotos tudo foi feito no maior capricho.
Se está seguindo os parâmetros uma hora a coisa vai. Mas com relação a umidade, pessoalmente não gosto de coolers!
Prefiro a bomba de ar e um teste na questão saída de CO2 adequada para o tamanho do terrário e potência da bomba. De vez em quando vale abrir o terrário para sentir o cheiro, umidade e temperatura, e não custa nada borrifar água+H2O2 para dar umedecida extra.
A umidade também vai depender da temperatura e umidade externa da sua região, como eu disse você vai ter que testar até acertar, ou utilizar de recursos mais precisos para medir tais padrões.

Abraço!
Paz e Luz!
 
Prefiro a bomba de ar e um teste na questão saída de CO2 adequada para o tamanho do terrário e potência da bomba. De vez em quando vale abrir o terrário para sentir o cheiro, umidade e temperatura, e não custa nada borrifar água+H2O2 para dar umedecida extra.
A umidade também vai depender da temperatura e umidade externa da sua região, como eu disse você vai ter que testar até acertar, ou utilizar de recursos mais precisos para medir tais padrões.

Abraço!
Paz e Luz!

CERTO, mais vou usar a bomba de ar sim, o cooler so vai ser um auxilio. Quanto a borrifar H2O2(água oxigenada) isso e so nas paredes? Tem problema se cair no bolo? sobre ultilizar recusos mais precisos, quais seriam? como vou saber o volume da minha bomba de aquario? qual e a ideal para um aquario de 60 Lts? como vou medir a umidade? a temperatura fica sempre nos 27 a 29 graus, mais as vezes coloco o braço la dentro do terrario ligado em fase de teste e ta um pouco quente.
 
Vi que vai usar bomba de ar, só que acho desnecessário o cooler. Outra coisa, quanto as pedras porosas, coloque-as no fundo do terrário, por baixo da argila.
Não há problemas em borrifar e acertar os bolos não, eu borrifo sobre eles também.
Quanto aos recursos aos quais me referi são: higrômetro, aquecedor com termostato (se aí for frio) e um termômetro confiável.

Paz e Luz!
CERTO, mais vou usar a bomba de ar sim, o cooler so vai ser um auxilio. Quanto a borrifar H2O2(água oxigenada) isso e so nas paredes? Tem problema se cair no bolo? sobre ultilizar recusos mais precisos, quais seriam? como vou saber o volume da minha bomba de aquario? qual e a ideal para um aquario de 60 Lts? como vou medir a umidade? a temperatura fica sempre nos 27 a 29 graus, mais as vezes coloco o braço la dentro do terrario ligado em fase de teste e ta um pouco quente.
 
Bom , esse final de semana tenho mais um problema para resolver e gostaria de opiniões de todos, Fui abrir minha incubadora, surpresa, um mau cheiro, tipo comida estragada e agora não sei o que faço pois existem lá dentro oito copos, quatro inoculados há quase um mês, no qual desses quatro dois estão quase 100% colonizados, e outros dois parados em 20%; e mais quatro copos que inoculados há dois dias atraz, separei os copos em lugares diferentes e to esperando o cheiro que ta inpreguinado em todos passar só assim posso saber da onde vem o mau cheiro! Então surge as perguntas: :?::?::?:
:seta:Será que o micélio apodreceu, algo assim?
:seta:O copo fica 100% colonizado quando estiver totalmente branco?
:seta:Será que foi os copos novos que apodreseram?
:seta:pelo ar, eles contaminaram os outros?

(Enquanto isso na sala de justiça, tenho milho de pipoca de molho há dois dias, e hoje vão ficar de molho no calcário, de um jeito ou de outro vou fazer esse cultivo, persistência ! Já agradeço a atenção e a positividade sempre passada aqui no diário. )
 
Back
Top