Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - 1º Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: http://profungos.com.br
Região do país/estação do ano: Nordeste/ inverno
Temperatura Média: Média de 29º C durante o dia e 25º C durante a noite
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 17.07.2008
Fase atual: inoculação

:!:Os valores de cada item estão somados de acordo com as respectivas quantidades indicadas, o valor pode variar de região para região, posso ta esquecendo de algo, mais isso serve para as pessoas ficarem por dentro, muita gente pode aproveitar coisas do dia a dia, que não e meu caso, encontrei quase nada na minha casa.

:teo_seta_direita: 4 copos de whisk R$ 16,00
:teo_seta_direita:Papel alumínio 2 rolos de 5m cada R$ 3,20
:teo_seta_direita:Lysol (spray bactericida) R$ 8,90
:teo_seta_direita:2 borrifadores R$ 4,20
:teo_seta_direita:2 tubos de silicone 50ml cada R$ 7,00
:teo_seta_direita:2 rolos de durex 45mm da 3M R$ 3,00
:teo_seta_direita:Plástico Filme 1 rolo R$ 1,70
:teo_seta_direita:Silver tape, Fita da qual vou isolar o aquário para a luz entra por cima(dois rolos) R$ 14,00
:teo_seta_direita:2 kilos de vermiculita (2 kg). R$ 6,00
:teo_seta_direita:3 kilos de arroz com casca. R$ 9,00
:teo_seta_direita:3 sacos de argila expandia R$ 9,00
:teo_seta_direita:1 seringa de 20 ml R$ 1,50
:teo_seta_direita:Sabonete protex R$ 1,70
:teo_seta_direita:Mascaras (ganhei) R$ 0,00
:teo_seta_direita:Toca (ganhei) R$ 0,00
:teo_seta_direita:Luminária com lâmpada R$ 16,00
:teo_seta_direita:bata, jaleco (já tinha) R$ 0,00
:teo_seta_direita:2 copos para coleta de exame esterilizadas R$ 1,90
:teo_seta_direita:água mineral copinho R$ 0,50
:teo_seta_direita:água mineral para a panela de pressão (usei do garrafão)
:teo_seta_direita:3 carimbos de esporos (PESA, Equador e P6) profungos R$ 10,00
:teo_seta_direita:5 metros de mangueira para bomba de aquário R$ 5,50
:teo_seta_direita:1 bomba de aquário R$ 17,00:teo_seta_direita:2 divisores de mangueira de aquário R$ 6,00
:teo_seta_direita:2 pedras porosas R$ 5,00
:teo_seta_direita:1 aquário de 60 Litros (usado) R$ 40,00
:teo_seta_direita:1 caixa de isopor de 30 Lts (ganhei) 0,00
:teo_seta_direita:1 termômetro de aquário R$ 3,50
:teo_seta_direita:Tampa de vidro para aquário R$ 20,00
:teo_seta_direita:Temporizador Digital (programa quantas veszes por dia a bomba de ar e a luminária vão ser ligadas):idea: ganhei R$ 0,00
:teo_seta_direita:Cooler 12 Vltz, (aproveitei de uma fonte de PC queimada) R$ 0,00

:teo_seta_direita:Total R$ 210,60


Ingredientes: Vermiculita, Farinha de Arroz com casca, cremogema e água mineral fervida.

Hoje quinta-feira 17/07/2008 começou o meu cultivo, venho estudando há meses e olhando uns diários sempre, para não cometer erros graves, mais vamos lá, hoje as 22h00min com a ajuda da minha namorada começamos a fazer a seringa, usando todos os itens necessários para a Limpeza do local e assepsia dos materiais usados, como toca, mascara luva, bata, spray bactericida, álcool 70%, água sanitária. Tomei banho com protex, vesti a bata, coloquei mascara, toca, luvas de procedimento e óculos, passei spray bactericida no ambiente, nas entradas de ar, que ficaram fechadas no momento da confecção da seringa, borrifei um pouco nas paredes próximas a mesa, e um pouco pelo quarto, passei água com cloro no piso, a seringa e os potes estavam lacrados e estéreo, limpava sempre tudo com alcool, raspei todo o carimbo, visto que achei pouco, mais usei 40 ml, pois fiz uma seringa e deixei os outro 20 ml dentro do pote, enrolei com papel alumínio e coloquei dentro de um saco preto na geladeira para um futuro cultivo. Pois e, a principio não da para notar os esporos na seringa, apenas no Pote, Levei para hidratar, vou deixar em media 24 horas na geladeira!

Photo_071508_024.jpgPhoto_071508_020[1].jpgPhoto_071708_022.jpgPhoto_071808_022.jpgPhoto_071808_023.jpgPhoto_071808_024.jpgPhoto_071708_027.jpg

Fotos:
1º Kit seringa
2º pequeno estoque, vermiculica, arroz com casca e argila espandida.
3º "Eu" a Preparação
4º "meu amor" com amor tudo e melhor:D

Hoje sexta-feira 18/07/2008 começamos por volta das 16:00, peguei o arroz com casca, separei três medidas(três copos de wisk) e coloquei de molho no balde com água por 30 minutos, assim o arroz vai hidratando, e a sujeira do arroz fica na parte de cima da água, da para tirar, e também com essa pré-hidratação aparece os possíveis contaminantes do arroz, assim eles aparecem antes de incubar, e acabam na hora de por na pressão! Enquanto deixava o arroz secar em um pano limpo, coloquei a vermiculita para esteriliza, a levei ao fogo na água fervendo por alguns minutos e também coloquei para secar. Enquanto a vermiculita secava coloquei o arroz no liquidificador para triturar, não ficou uma farinha fina, tinha umas partes grandes, Depois disso comecei a mistura, quatro copos de vermiculita e dois copos de arroz com casca moído e 2 colheres razas de cremogema. Limpei bem os copos e coloquei uma camada seca em baixo, coloquei o substrato, depois coloquei a camada para selar, depois foi só passa o papel filtro e as camadas de papel alumino para levar a panela de pressão, isso por volta das 18:30, levei a panela de pressão ao fogo e deixei por volta de 50 minutos, depois foi só esperar ela esfriar para começar a inoculação. Agora são 23:10, vou começar a inocular, a seringa da para notar alguns esporos, mais são poucos, será que tem problema? Fiz uma divisão para os quatro copos, quatro furos em cada copo, que da 16 furos, dividindo por 20ml, dava 1,25ml por furo, achei pouco! ?? Sempre passando o isqueiro de furo em furo na agulha! Após isso levei para a incubadora, mais antes notei que tinha um espaço sobrando nos copos tava bem frouxo o substrato ta um pouco seco, dava para ver uns pedacinhos de arroz cozidos, será que ta tudo ok?
 
Já presenciei a façanha de germinar micélio depois de 15 dias;):pos:
 
ganhei de vc. Aqui acabei de conseguir depois mais de um mês de espera, vamos ver se vinga :?)
 
Pois bem, meus primeiros copos inoculados(total de 4) 2 pararam totalmente de crescer e os outros estão quase 100%, estavam parados, mais depois de injetar um pouco de água em cada, voltaram a desenvolver, muito lento mais voltaram, fazendo o total de 1 mês e 13 dias, tai foto dos copos, tem um que tem um buraco no micelio, sera contaminates? qual o tempo maior que vc's ja ouviram falar para um copo colonizar 100%?
DSC05639.JPGDSC05645.JPGDSC05641.JPGDSC05655.JPGDSC05638.JPGDSC05649.JPGDSC05654.JPGDSC05637.JPGDSC05650.JPG

Ainda tenho 8 copos inoculados na incubadora, fazendo 13 dias e nada de micelio :confused: ? acho que de alguma forma matei os esporos! sei la, 13 dias e nada! espero mais um pouco ? ou descarto esses copos?

O projeto não pode parar! então Não sei se aqui e o local certo para falar sobre, mais se não é, desculpa! axo que to precisando de esporos , ficaria muito grato!!!
 
Última edição por um moderador:
Aguarde mais um pouco, também tenho copos em que os esporos ainda não germinaram; mas li recentemente mais um caso de germinação em 20 dias...:p: faloae boa sorte:pos:
 
valeu viniciusc, entào vou aguarda , mais ate quando ? eles estão normais esses copos?
 
não dá pra saber se estão normais ou contaminados por bactérias, por exemplo

mas dê uma chance à sorte, se seus esporos foram inoculados há 13 dias, eles ainda estão na margem... procurei mas não achei o tópico que fala de germinação em 20 dias, aconteceu recentemente se não me engano:confused:...
 
domingo e o dia, vou espera ate domingo, para ver se vejo resultados nos bolos que nao tem nada ainda, e nos que estào quase 100%, nao vou olhar para nenhum , ate domingo, ai domingo sera definitivo, ou dou um fim neles e começo outro projeto, ou então , nem sei mais! acho que tenho que fazer tratamento para anciedade kkkk.... valeu, abraços a todos!
 
Depois de muito tempo, estou de volta, desculpa pelo sumiço a quem acompanhava o diário, um pouco de falta de compromisso tenho que assumir , e um pouco de correria, misturado com um trabalho e uma serie de problemas pessoas, Mais esta tudo bem agora.
Hoje resolvi olhar os dois últimos copos que sobraram, que não colonizaram 100%, estavam ficando amarelado, o micélio, surpresa quando abri o copo, depois que quase 5 meses, tinha apenas uma camada superficial no bolo, de micélio ,porque no meio do bolo, não tinha nada de micélio, nada mesmo! Só ao redor! Será a temperatura? Será contaminante? Bolo seco d+? O micélio começou e depois morreu ? Contaminantes? Mais se fosse contaminantes ia existir um mau cheiro, acredito, mais não havia mal nenhum, fiquei com raiva que descartei o copo com tudo! Rsrsr, então acho que estou encerrando esse diário , para parte para outro, pois comecei um novo cultivo com trigo!!! Good Vibes a todos! Mais o que aconteceu?
 
Última edição por um moderador:
Pow Jonny...
Que pena velho
=/
e foda o cara ter o mair trabalho , dedicação e tal e no final não da certo :x
e realmente mto estranho num ter dado certo vei.
aparecntemente vc fez tudo direitinho...
num faço a minima ideia doque possa ter sido
:x
mais e isso aê mano
BOLA PRA FRENTE!
Inicia aê o proximo cultivo q vai da tudo certo
:]
Super Good vibes aê pra o seu cultivo novo mano.
Dessa vez vai da certo
:D
Abração aê brother
Eh NOixZ
 
Jonny, reparei no seu diário que vc "inovou" em certos passos do cultivo. Por exemplo, hidratar o arroz e esterelizar a vermiculita antes de fazer os copos não é padrão, e pode ter acarretado em sua falha... Não é preciso hidratar o arroz ou esterelizar a vermiculita antes de botar nos copos. A esterelização na panela de pressão já é o suficiente.

Outra coisa, vc não citou a proporção de água usada na mistura. Aqui eu faço dois copos e meio de vermiculita, um copo e meio de arroz e um copo e meio de água. O arroz é triturado no liquidificador, antes de colocar nos copos, eu separo a farinha fina dos grãos maiores, e jogo a farinha fina fora. Assim o substrato fica aerado, e pode colonizar em duas semanas!

Brother, antes de inovar, tenta acertar o guia de cultivo básico, vai dar certo!

Forte Abraço!
 
Caprichoso vc..
Gostei muito da prateleira com tudo arrumadinho.
Tá tudo certinho.
Os chapeludos agradeçem :rolleyes:
 
Valeu Fetz, vou começar sim um novo cultivo, Obrigado pela força, obrigado mesmo. CubensisJR, realmente estou pegando mais experiência agora, mais a medidas peguei em um manual básico aqui no fórum, e tinha uma parte sobre colocar o arroz de molho, tenho ate imprimido, vou procurar depois o link para te passar! Mais valeu a força! A Ix Chel, obrigado!
To começando um novo Diário amanha e fechando esse, serviu muito com aprendizagem , muito mesmo, obrigado a todos que me acompanharam durante esse tempo, as dicas, as Good Vibes! A todos vocês agradeço, vcs que fazem esse fórum funcionar, nunca deixem de registrar um cultivo, pois muito se aprende com isso... valeu..... Logo mais deixo o link do meu novo Diário....
Possitividade sempre...

Novo Diario Aqui https://teonanacatl.org/threads/mexican-dutch-king-segundo-cultivo.3599/#post-56826
 
Última edição por um moderador:
Back
Top